
Marcos Oliver
Mais uma apreensão por tráfico de drogas foi registrada em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Após os muitos registros do final de semana, outro fato ocorreu na noite de segunda-feira (18), por volta das 20h00, envolvendo um casal, que estava em atitude suspeita na Rua Ayrton Senna, no bairro Passa Quatro. Ao notarem a presença da Polícia Militar, o casal que estava em uma motocicleta de Cor Preta, Honda Titan, tentaram fugir mas foram alcançados pela Polícia, que após abordagem e busca pessoal, encontraram uma vasta quantidade de substância análoga à maconha, dinheiro e uma balança de precisão. Todo material apreendido e o casal, foram conduzidos à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou segunda-feira (18) a criação de uma comissão especial para buscar uma conciliação entre a União e os estados sobre a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre os combustíveis.
O governo federal e os estados não se entendem sobre as alíquotas. Representantes dos governos locais defendem a aplicação das regras para o tributo que estavam em vigor até março – antes de novas leis sobre o tema serem sancionadas.
Uma das principais alterações realizadas pelo Congresso tornou bens e serviços essenciais os relativos à combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos. Na prática, ao estabelecer esta espécie de "carimbo" a estes produtos, a legislação impediu que os governos estaduais cobrem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia de 17% a 18%, dependendo da localidade.
O ministro é relator de duas ações sobre o tema. Em uma delas, o governo federal acionou o Supremo para que fosse declarada a inconstitucionalidade de leis complementares dos estados e do Distrito Federal que fixaram alíquotas do ICMS.
A comissão vai ser formada por representantes do governos federal e estaduais, além do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU). Os municípios poderão indicar dois representantes.
O grupo vai ficar responsável por ouvir especialistas em contas públicas e arrecadações. Os trabalhos vão começar no dia 2 de agosto e devem ser encerrados até 4 de novembro.
"Tenho que a medida processual adequada ao quadro descrito acima é a criação de Comissão Especial para acompanhamento/equacionamento de todas essas questões, a qual servirá também para ouvir especialistas e experts em contas públicas e arrecadação de ICMS. Tal mecanismo gerará as condições para o estabelecimento de amplo debate entre os entes federativos e a sociedade civil", escreveu o ministro.
A comissão terá que analisar:
- Vetos presidenciais do PLP 18/2022 — projeto de lei que limita em até 18% o ICMS sobre combustíveis e outros itens essenciais, como energia;
- Eventuais incompatibilidades entre as Leis Complementares 192/2022 e 194/202, que tratam de novas regras;
- As divergências quanto aos impactos fiscal-orçamentários das citadas invocações legislativas;
Divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira (15), as estatísticas do eleitorado revelam que, seguindo a tendência de eleições anteriores, as mulheres são a maioria das pessoas aptas a votar nas Eleições 2022.
Dos 156.454.011 de indivíduos que poderão votar no pleito, marcado para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro, em eventual segundo turno, 82.373.164 são do gênero feminino e 74.044.065 do masculino. O número de eleitoras representa 53% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47%.
Maiores colégios eleitorais do país
São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ) são os estados que concentram quase metade do eleitorado brasileiro (42,64%). Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, há 34.667.793 de votantes, sendo 18.395.545 mulheres e 16.255.921 homens. O eleitorado paulista equivale a 22,16% do total do país.
Com a segunda posição do ranking, Minas Gerais reúne 16.290.870 pessoas aptas a votar. O eleitorado mineiro é formado por 8.505.582 mulheres e 7.778.969 homens. Dos 12.827.296 eleitores do RJ, terceiro maior colégio eleitoral brasileiro, 6.916.729 são do gênero feminino e 5.900.224 do masculino. Minas Gerais e Rio de Janeiro detêm, respectivamente, 10,41% e 8,2% do eleitorado nacional.
Bahia vem na quarta posição de maior eleitorado, com 11.291.528 de votantes, representando 7,22% do total do país. As eleitoras no estado também são maioria. São 5.927.765, o que corresponde a 52.50%. Já os homens são 5.363.087, o que equivale a 47.50%. Em quinto lugar, o Rio Grande do Sul (RS) tem 8.593.469 pessoas aptas a votar, ou seja, 5,49% do eleitorado nacional. No estado, há 4.524.133 eleitoras (52.65%) e 4.069.336 eleitores (47.35%).
A maior parte das eleitoras brasileiras (5.33%) está na faixa que vai dos 35 aos 39 anos, seguida por mulheres que têm entre 40 e 44 anos (5.32%) e pelas que possuem de 25 a 29 anos (5.20%). Entre as eleitoras, há 87.400 mulheres com 100 anos ou mais.
Elas também são maioria no exterior
O número de eleitoras também é maioria no exterior. Das 697.078 pessoas que moram fora do país e se habilitaram para votar para o cargo de presidente da República, 408.055 (59%) são mulheres e 289.023 (41%) são homens. Esses números correspondem, respectivamente, a 0,26% do eleitorado feminino e a 0,18% do masculino do país.
Mulheres ainda são sub-representadas
Apesar de comporem a maioria parte da população brasileira, as mulheres continuam sub-representadas nos espaços políticos e de poder. Nas Eleições Gerais de 2018, apenas seis das 81 vagas do Senado Federal foram conquistadas por mulheres. Na Câmara dos Deputados, o cenário é semelhante: dos 513 eleitos, somente 77 eram do sexo feminino. Em 2018, apenas uma governadora foi eleita: Maria de Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte (RN).
Estímulo à participação feminina na política
Para incentivar a entrada e a permanência das mulheres na política, o TSE lançou, em junho de 2022, a nova campanha Mais Mulheres na Política 2022. Exibida nacionalmente em emissoras de rádio e de televisão, redes sociais da Justiça Eleitoral e no Portal do Tribunal, a campanha enfatiza a diferença entre o Brasil real, de forte presença feminina, e o Brasil político, universo no qual as mulheres ainda são minoria.
O município de Abaíra, na Chapada Diamantina, voltou a registrar uma morte violenta contra uma pessoa após oito anos. Até a manhã desta terça-feira (19), o suspeito pelo crime não foi localizado. Segundo o Achei Sudoeste, desde 4 de janeiro de 2014 não havia casos de homicídios na cidade.No último domingo (17), um homem, de 41 anos, identificado como Maurício Santos Aguiar, foi morto a tiros. Ele foi encontrado sem vida com marca de disparos de arma de fogo quando estava na porta da residência dele. Após atirar contra a vítima, o acusado fugiu a bordo de uma motocicleta.
Uma colisão entre um caminhão Mercedes Benz Atron 2324, carregado com botijões de gás, licenciado em Vitória da Conquista, e uma van Mercedes Bens Sprinter, licenciada em Lagoa Real, deixou mortos e feridos na tarde desta segunda-feira (18).
O acidente ocorreu no trecho da BR-030 que liga Caetité a Brumado, entre os trevos de acesso para Ibiassucê e Lagoa Real. A van transportava passageiros que regressavam de Guanambi com destino a Lagoa Real.
De acordo com informações preliminares, repassadas pelo comando da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar, quatro óbitos foram confirmados.
Três ocupantes da van morreram no local, inclusive o motorista, identificado como Jair Pinheiro Souza. Pelo menos outros quatro foram levados com vida para o Hospital Geral de Guanambi (HGG) por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Um deles morreu dentro da ambulância, a caminho da unidade de saúde. O estado de saúde das demais vítimas não foi informado. Já o condutor do caminhão não foi identificado. Segundo a PM, ele fugiu do local após a colisão.
Militares do Corpo de Bombeiros de Guanambi também foram acionados para resgatar algumas das vítimas que ficaram presas às ferragens. A Polícia Militar também ajudou no resgate e no controle do fluxo de veículos na rodovia.
O trabalho de resgate segue acontecendo na localidade. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foram acionadas para realizar a perícia no local e a remoção dos corpos.
Ainda não se sabe o que pode ter causado o acidente. Todos os passageiros da Van são moradores do município de Lagoa Real.
Na última segunda-feira, dia 18 de julho, fez-se um mês desde a lamentável partida do querido professor Pedro, um exemplar educador que possuía verdadeira paixão pela profissão. Natural de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, teve sua origem proveniente da comunidade da Rua do Fogo, e deu os primeiros passos na carreira ainda muito jovem, lecionando matemática, física e química. Após uma brilhante jornada marcada pela extrema qualidade de suas aulas, aposentou-se na teoria mas, na prática, manteve o fôlego e decidiu ingressar na faculdade, onde licenciou-se em química. Pedro tinha uma verdadeira paixão pela sala de aula e preocupava-se em garantir o melhor aprendizado para seus alunos, pensando verdadeiramente em contribuir de maneira positiva para o futuro dos mesmos. Fazia das salas por onde passava um verdadeiro santuário de educação, mantendo o máximo respeito entre mestre e aluno, prezando pela ordem e disciplina. Não ensinava apenas as matérias das quais tinha pleno domínio, mas dava lições de dedicação e comprometimento com a responsabilidade. A lousa para ele era sagrada e, com suas mãos, distribuía todo o seu conhecimento com nítido brilho nos olhos enquanto escrevia com precisão os cálculos e gráficos. Preparava suas aulas previamente com afinco para certificar-se de que seus alunos absorveriam um conteúdo de qualidade que contribuiria de forma fundamental para a construção de suas futuras formações e escolhas. Em Livramento, Pedro lecionou inicialmente na Escola Polivalente, atual Fernando Lêdo, depois, atuou com louvor no Colégio Estadual João Vilas Boas, Humberto Leal e também no Colégio Probo COC. Durante o período em que esteve enfermo, ele manteve sua fé acesa e permaneceu firme e confiante, assim como havia sido ao longo de toda a sua vida. Deixou-nos no dia 18 de junho, e como herança ficou aqui o seu legado não apenas como professor, mas como peça fundamental para a formação de grandes homens e mulheres, que tiveram a oportunidade de aprender com ele as riquezas que o mesmo tinha para com grande felicidade compartilhar. Pedro deixou sua esposa Hildete, suas filhas Fábia e Tácia e sua pequena neta Yarine. Segundo seus entes, "a prioridade em sua vida era zelar pela sua família". Toda a equipe da Rádio 88 FM solidariza-se com esta imensurável perda. Prestamos os nossos sinceros sentimentos e a nossa consideração a todos os familiares e amigos deste grande educador. Ele permanecerá vivo em cada fruto das boas sementes que plantou e que germinaram através de seus ensinamentos. A memória do professor Pedro será sempre lembrada por todos nós.
O final de semana para Polícia Militar e Polícia Civil foi bem movimentado em Livramento de Nossa Senhora, Ba, com vários registros de ocorrências.
Na última sexta-feira, dia 15, durante realização da “Operação Força Total”, uma pessoa foi presa no bairro Benito Gama, por tráfico de drogas. O indivíduo juntamente com o material apreendido foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento para adoção de medidas cabíveis. Ele estava em posse de aproximadamente 250g de substância análoga à maconha; 18 tabletes de maconha; 01 Balança de precisão; R$ 300 em espécie; aparelho celular dentre outros objetos.
Outra ocorrência de tráfico de drogas foi registrada, e registro também de porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu sábado, dia 16, na Ba-148. Um indivíduo estava com cerca de 60g de maconha; R$ 150,00 em espécie; aparelho celular e uma Espingarda Artesanal.
Infelizmente, um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado no sábado na cidade de Paramirim, a vítima fatal foi um livramentense. Identificado como Rodrigo Lima, que residia em Livramento de Nossa Senhora, trafegava na via com um chevrolet corsa de cor vermelha e um outro homem identificado como Joseli Azevedo que estava com um caminhão volkswagen de cor branca com placas de Goiânia, acabaram colidindo de frente. Infelizmente Rodrigo faleceu no local do acidente e o caminhoneiro teve alguns ferimentos leves. A guarnição da 46ª esteve no local fazendo o isolamento da área, bem como o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Outro registro, e de tráfico de drogas ocorreu ontem à tarde na Travessa Padre Sinval Laurentino no bairro Estocada. Durante rondas a guarnição do Peto sentiu forte odor de maconha e visualizou 3 indivíduos em atitude suspeita. Após realizar busca pessoal foi encontrado vasta quantidade de substância de entorpecente análoga á maconha e cocaína. Todos envolvidos foram levados à delegacia. Com eles foram apreendidos, 25 trouxinhas de Maconha pesando aproximadamente 200g; 21 trouxinhas de Cocaína pesando aproximadamente 20g; 01 porção de Cocaína pesando aproximadamente 30g; mais de R$ 1 mil em espécie; 3 aparelhos celulares; 01 balança de precisão e Sacos plástico para acondicionamento da droga. Foi isso Luis, ocorrências registradas no final de semana.
O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), já recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Samur, em Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (18). Vasconcelos está bem e chegará em Brumado nas próximas horas. Eduardo sofreu um infarto, enquanto trabalhava na Prefeitura Municipal, na noite de quinta-feira (14). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Lima deu entrada inicialmente no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, em seguida, transferido para Vitória da Conquista e imediatamente submetido a um cateterismo cardíaco e realizou uma angioplastia com o implante de um Stent, que garantiu a normalização do fluxo coronariano. Lima apresentou significativas melhoras após o procedimento, tendo alta nesta manhã. Ainda não foi divulgado se o gestor retornará logo as atividades ou transmitirá o cargo ao vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, para ficar de repouso.
Faleceu na manhã do último domingo (17), em Brotas de Macaúbas, o médico paramirinhense Heitor Wagner Silva Oliveira, aos 40 anos.
Ele estava de plantão no hospital do município quando foi encontrado sem sinais vitais no conforto médico da unidade. A causa da morte ainda não foi confirmada oficialmente.
Heitor formou-se em Medicina pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em 2017. Desde 2007 era perito do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Em Paramirim, como médico, atuou no Hospital Aurélio Rocha e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Atualmente, trabalhava nos municípios de Abaíra, Piatã e Brotas de Macaúbas.
As prefeituras de Paramirim, Piatã e Brotas lamentaram o falecimento por meio de notas oficiais.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 18.07.2022
Tristeza ambiental A Prefeitura de Livramento dá maus exemplos na questão ambiental, apesar de ter uma secretaria específica para isso, um Conselho do Meio Ambiente e um Código Ambiental! Não cumpre seu dever de fiscalizar e ainda viola as leis, como o código de Postura e o Ambiental. Mutila, ao invés de podar, e derruba árvores urbanas! Ignora a queima criminosa de lixo e outros detritos, deixa verdadeiros matagais crescerem em áreas urbanas. Não se importa com os incômodos e agravamento de doenças que isso causa aos moradores, inclusive na área central da cidade.
Ipê está ameaçado Na última sessão da Câmara de Livramento, dia 15, o vereador Josemar Miranda, da oposição, requereu da Mesa Diretora que fosse solicitado da Secretaria de Meio Ambiente e do Conselho do Meio Ambiente, cópia dos estudos de impacto ambiental das obras de urbanização da lagoa da Estocada (Pau de Colher) e pavimentação asfáltica da via entre o centro da cidade e o bairro Valérios, partindo da Ladeira do Bonfim e passando por Av. Recreio, Enforcado, Rua do Fogo e Rua do Areião. As obras, prestes a se iniciar, exigem grandes intervenções ambientais, envolve o espaço urbano, vegetação, arborização e edificações. No pedido, o vereador manifesta preocupação ante o risco de degradação ambiental, sem as devidas ações compensatórias. Cita o exemplo de um pé de Ipê, na Lagoa da Estocada, que estaria ameaçado. Trata-se de árvore rara em áreas urbanas, que produz flores encantadoras!
Uma fala insensata Ao encerrar a sessão da Câmara, dia 15, o presidente Ronilton Carneiro tentou desqualificar a defesa das árvores, feita por Josemar Miranda, e surpreendeu com uma fala tola. Disse ser impossível cumprir as leis ambientais, que árvores tinham de ser derrubadas, para não prejudicar produtores, principalmente os de manga e maracujá, que usam muita madeira para sustentar plantações. Chocante, um legislador ser contra as leis, que existem para as necessidades humanas serem atendidas de forma sustentável, sem degradar o ambiente. Não pode ser ao bel-prazer de ninguém, tem de preservar o equilíbrio ecológico, para o bem-estar da população, principalmente das futuras gerações! Para lembrar, Ronilton Carneiro, em 2015, era vereador e votou a favor do PL (projeto de lei) que resultou na Lei 1.302/2015, instituindo o Código de Defesa Ambiental do município. Na época, ele não disse o que acaba de dizer! Portanto, sua fala foi desastrada, insensata, contraditória e irresponsável!
Para refletir Costumamos clamar por Deus de modo superficial, com as expressões: “ai meu Deus”, “Deus te pague”, “se Deus quiser”, “Deus do céu”, e outras. Sem reflexão, nem concentração. Muitas vezes, sem nem pensar em Deus! Por que Deus é tão chamado, em nosso quotidiano? Seria apenas hábito ou uma questão cultural? Ou teria um sentido espiritual? Ou seria por nossa intimidade com Deus? Sendo intimidade, de onde ela teria vindo? O homem sempre precisou de Deus para resolver suas dificuldades. Tudo de difícil é colocado nas mãos de Deus, independente de se ter merecimento ou não! É que confiamos na generosidade e nas graças do Criador! Embora haja os incrédulos, os desanimados e os que duvidam, perguntando: Será que Deus existe mesmo? Até Jesus teria dito, na cruz: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Concordo com os que dizem que Ele, na verdade, disse: Meu Deus, te dou graças por me glorificar! A frase original, em aramaico (Eloi, Eloi, lama sabactani), não tem interrogação! A Bíblia não pode ser mudada, mas prefiro a versão do agradecimento, por ser uma exclamação mais coerente com a grandeza da vida de Cristo e seus ensinamentos! Pensemos nisso!
Na noite da última sexta-feira, dia 15 de julho, foi realizada uma reunião na Casa do Idoso para eleger uma nova diretoria que será responsável pelo funcionamento da casa. Na ocasião, foi reformulado o estatuto que propiciará futuras parcerias público-privadas para manter a Casa do Idoso Dom Hélio Paschoal. A nova composição foi eleita por unanimidade, sendo eleitos à Presidente Telma Pereira, à Secretária Célia Catro e à Tesoureiro Mário Souza. O Conselho Fiscal é composto por Dona Maria da Silva, Maura Pezzato, Vilson Silva e Gilvan Ferreira, que será o suplente. Com as obras já concluídas e com a eleição da nova diretoria, a Casa do Idoso Dom Hélio Paschoal começa a dar os primeiros passos para o seu funcionamento. Segundo a presidente eleita, Telma Pereira, esta é "uma luta que se inicia, mas com a graça de Deus e boa vontade de todos, tudo dará certo", concluiu.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 15.07.2022
Saúde e saneamento Termina hoje (15/07) o prazo da Prefeitura de Livramento para o cidadão apresentar sugestões ao PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) e o PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), cujo relatório final foi divulgado pela empresa Saneando-Projetos de Engenharia, contratada pelo Governo do Estado, para elaborar os planos, que serão apresentados, dia 20, em audiência pública, na Câmara, a partir das 8h30. Qualquer cidadão pode ir à reunião e dar opiniões e sugestões, conforme decreto do dia 4 deste mês, porém somente divulgado dia 12, pelo prefeito Ricardo Ribeiro. Na verdade, tudo parece feito, para cumprir as formalidades legais, com pouco empenho pela participação da população, que também se mostra desinteressada. Ainda bem que a empresa responsável, contratada pelo Estado, tem feito, até agora, um bom trabalho, como revela o relatório divulgado.
Minha expectativa é que teremos um plano de saneamento adequado às nossas necessidades. Espero poder confirmar isso, na audiência pública! O saneamento básico garante a saúde pública e também a de cada pessoa, ao proporcionar um ambiente com condições dignas de vida. Por isso é regulado por lei federal, que obriga o município a ter um plano específico para isso, o PMSB, com todas as ações necessárias ao fornecimento adequado de água potável para a população, coleta de esgoto e de lixo. Além da canalização das águas de chuva, na sede municipal e demais aglomerados urbanos. Se você não participar, agora, da elaboração desses planos, com suas opiniões e sugestões, não terá moral para reclamar, depois, por exemplo, de falta d’água, esgoto a céu aberto o lixo acumulado.
O relatório da empresa Saneando, ao citar leis municipais, omitiu a Lei 1.416/2019, que aprovou uma gambiarra, articulada pela Embasa e o prefeito, chamada Plano Setorial de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, para fugir das exigências, como a licitação, do novo marco regulatório do setor, que tramitava no Congresso Nacional. Assim, foi renovado, por 30 anos, o contrato de concessão, vencido em 2018! Até lá, os atuais gestores estarão, no mínimo, aposentados! Chama a atenção a Câmara ter aprovado um plano e ser anexado outro ao texto legal. As futuras gerações vão pagar por isso! A menos que o contrato seja refeito, com o plano atualmente em elaboração!
Para refletir Apesar do nosso desassossego, de todo dia, o mundo caminha para a pacificação, com nossa compreensão sobre o objetivo da criação, o que, a cada dia, vamos aprendendo! Ainda haverá muita turbulência, como em um avião, que atravessa longas distâncias, mas, em pleno ar, enfrenta tempestades e até balança. Há momentos em que as chamadas turbulências são tão fortes que o avião sacode e os passageiros ficam com medo dele cair. Como quando um automóvel passa por estrada esburacada. Mas, ao final, tudo passa e se chega ao destino. Muitas pessoas põem seus objetivos só no plano terreno.
Nascem, crescem, estudam, aprendem uma profissão, trabalham, casam-se, criam filhos, usufruem os gozos terrenos, fazem festas. E, por último, morrem! Contra a vontade, claro. Muitos morrem sem saber para que, de fato, viveram. Alguns se arrependem de não ter feito diferente. O arrependimento, aliás, é uma grandeza humana. Leva à reflexão sobre a vida. E traz, fatalmente, o desejo e a necessidade de mudar, para melhor. E quanto mais cedo isso acontece, melhor será. O mundo segue para essas mudanças, no sentido coletivo e individual. Está no Plano de Deus. Fique atento, não perca o horário de embarque nesse voo! Quem ler o manual deixado por Jesus Cristo poderá ser um passageiro de 1ª classe, nesse voo da vida! Pensem nisso!
Foi iniciado em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o projeto social "Sou Capoeira", idealizado pelo Formado Lucas Preá em parceria com a 46ª Companhia Independente da Polícia Militar, que visa resgatar crianças e adolescentes e, assim, fazer com que eles pratiquem esportes, para que desta forma sejam encaminhados às melhores escolhas de vida em meio à nossa sociedade. O projeto concretizou-se na última semana, quando foi realizada a primeira aula de capoeira no espaço disponibilizado pela 46ª CIPM, no quartel da PM. As aulas acontecem todas as quintas-feiras das 17h00 às 19h00 e, segundo Preá, contam com o apoio do Mestre Raimundo, da Instrutora Janália, e de outros envolvidos. Preá também reforçou que os pais que tenham o interesse de inserir os seus filhos nas aulas, podem procurá-lo para informarem-se precisamente à respeito do funcionamento do projeto. A capoeira é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira e, segundo o Capitão Wagner Rocha, sendo o resgate de jovens o principal objetivo do projeto, houve então o reforço da colaboração da companhia que, em conjunto com a nossa sociedade, trabalha em prol da preservação dos indivíduos que estão propensos à uma vulnerabilidade social, a exemplo de jovens e adolescentes dos bairros Taquari, Benito Gama, Jurema, Piçarrão e outros bairros circunvizinhos que integram o então projeto. Lucas Preá concluiu suas considerações lembrando que a capoeira é um esporte genuinamente nacional, criada durante o século dezesseis (XVI) pelo povo afro-brasileiro, e que este projeto, para ele, simboliza a esperança e a construção de um mundo melhor através da boa construção de caráter destes jovens que serão o futuro de nossa nação.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 13.07.2022
Colégio em Iguatemi O vereador Aparecido Lima, de Livramento, apresentou, à Mesa Diretora da Câmara, indicação para que o prefeito Ricardo Ribeiro construa novo prédio para a Escola David Mendes Pereira, na Vila de Iguatemi. Indicação sem dúvida muito oportuna, pois, como citado na sugestão, o atual prédio da escola tem mais de 40 anos. Encontra-se em estado de abandono, com várias salas demolidas, no ano passado, a pretexto de alguma obra que não foi continuada. O prefeito teve dois anos para reformar a escola, fechada devido à pandemia, mas resolveu fazer, justo este ano, em plena volta das aulas presenciais!
E isso foi omitido na citada indicação. Apesar de três integrantes do Legislativo Municipal ser de Iguatemi, Aparecido Lima preferiu assinar sozinho o pedido ao prefeito. Mas, na discussão da matéria, houve apoio unânime da Casa. Há que ser aplaudida a iniciativa, mas ela mostra uma banda triste da gestão municipal! É que o prefeito parece não ter percebido essa necessidade tão urgente de Iguatemi! Foi preciso um vereador indicar! Ou foi combinado, tipo: “você indica, eu faço, você divulga que eu fiz porque você pediu. Na eleição, ganha votos você e eu”! Ou seja, o velho teatro eleitoreiro, do qual já falei aqui!
Nossa economia Não há estudos socioeconômicos, em Livramento! Os dados existentes são do IBGE. E indicam que somos um município pobre! Não geramos renda suficiente para nos manter! Está confirmado no próprio orçamento municipal, onde mais de 90% das receitas são repasses feitos pela União! A gestão municipal não promove o desenvolvimento do município! A qualidade dos próprios serviços públicos é muito criticada! Tudo fica por conta do esforço da iniciativa privada, que tem feito a cidade crescer, notadamente o comércio, nas suas diversas modalidades! Os benefícios sociais, pagos pelo governo federal, também ajudam muito! Ainda vivemos a ilusão da manga, cuja renda é concentrada em uns poucos! Apesar de tudo, Livramento virou polo de desenvolvimento, atraindo consumidores de municípios vizinhos. Só falta uma gestão planejada e eficiente, para aproveitar essa grande oportunidade!
Para refletir É função do ser humano administrar as sociedades em que vive. Isso significa organizar o modo de viver e cuidar das coisas de que necessita para sua subsistência. O modo de viver é o comportamento das pessoas diante dos semelhantes, dos animais, das plantas, da água e de tudo que faz parte da natureza. Esse comportamento deve ser de tal modo que todos vivam em paz e feliz, com respeito, amor, solidariedade e generosidade. Para isso, existem as leis, que definem a forma de relação das pessoas com as outras, com os animais, as plantas e demais seres da natureza. A lei é que determina onde acaba o direito de um e começa o do outro. Podemos chamar isso de lei dos homens. Há, ainda, as leis de Deus, embora tudo seja lei de Deus ou criadas sob o seu comando, pois Ele é o regente de tudo, inclusive das nossas vidas.
Pelo seu comando, é que a natureza foi criada, graças a Ele é que existimos. As leis da Terra nada mais são do que cópias das leis gerais de Deus. Pela lei de Deus, tudo que há na natureza nasce, cresce, vive e, aparentemente, morre. Digo “aparentemente” porque, na verdade, a morte não existe. É apenas uma transformação, em que saímos do estágio terreno, para retornar à existência espiritual. A sociedade em que vivemos necessita, urgentemente, ser organizada nesse sentido, para que essa vida não seja inútil ou mal aproveitada. As cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra viveram a estúpida experiência do afastamento do Plano de Deus e foram destruídas pela vontade do criador. Se a voz amorosa de Deus não é ouvida, a natureza reage com força, para que as coisas se reordenem. Não deixe a desordem existir em nossa cidade. Vamos fazer dela um aconchego de Deus, onde viveremos a verdadeira vida de cristãos, tal como Jesus ensinou!
Daqui a menos de três meses, no dia 2 de outubro, cerca de 150 milhões de eleitores voltam às urnas em todo o Brasil para escolher os ocupantes dos cargos de deputado federal, deputado estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República. E para garantir direito ao voto de brasileiras e brasileiros com paz, transparência e segurança, como faz há mais de 90 anos, a Justiça Eleitoral (JE) contará com a colaboração de cerca de 2 milhões de mesários. Voluntários e convocados para trabalhar nas Eleições 2022 começaram a ser nomeados. O prazo para que juízas e juízes façam a nomeação de eleitoras e eleitores que comporão as mesas receptoras de votos e de justificativas e o pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turnos da eleição termina no dia 3 de agosto e está previsto na Resolução TSE 23.674/2021 (Calendário Eleitoral). Em Livramento de Nossa Senhora, está na fase das agregações de seções; depois das agregações é que serão feitas as convocações dos mesários pelo MÓDULO CONVOCAÇÃO disponível no sistema ELO.