
Operador 88
Nesta segunda-feira (23), uma motocicleta licenciada em Brumado foi localizada por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na cidade de Caetité. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o veículo foi encontrado no Bairro Alto do Cristo. A motocicleta foi apresentada na delegacia de Caetité.
Na sessão de 13.07.2018, a Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, converteu em leis os PL-06/2018 (aposentadoria incentivada) e PL-10/2018 (diretrizes orçamentárias).
Mas rejeitou os PLC-07/2018 (jornada de técnico em radiologia) e PLC-09/2018 (criação de vagas), assinados pelo prefeito Ricardinho Ribeiro, que cumpria termo de ajustamento de conduta (TAC), firmado com o Ministério Público.
Pelo TAC, o PLC-07/2018 ajustaria de 40 horas para 24 horas a jornada legal dos técnicos em radiologia (Lei Federal nº 7.394/1985, art. 14). Essa redução abriria vagas no cargo, que seriam criadas pelo PLC-09/2018.
Mas o prefeito fez uma reunião com nove dos seus vereadores, antes da votação, e todos votaram contra os projetos, exceto Josemar Miranda, que se juntou aos dois votos a favor, dos colegas da oposição.
Ficou claro que o próprio autor dos projetos, Ricardinho Ribeiro, tinha interesse na reprovação, burlando o TAC, e foi obedecido por seus vereadores, entre eles João de Ogum, que entrou para a galeria dos “lagartixas”.
Na região da Chapada Diamantina, 26 cidades estão sem crimes contra a vida entre há pelo menos 85 dias e 10 delas estão livres de mortes violentas há mais de um ano. O município de Abaíra é o que possui o maior recorde, apresentando 1.649 dias, ou mais quatro anos e meio, sem homicídios, latrocínios ou lesões dolosas seguidas de morte. A lista continua com Boninal (898 dias), Nova Redenção (857 dias), Palmeiras (491 dias), Wagner (491 dias), Ibiquera (461 dias), Presidente Dutra (452 dias), Brotas de Macaúbas (437 dias), Ipupiara (410 dias), Piatã (366 dias), Gentio de Ouro (315 dias), Itaguaçu da Bahia (264 dias), Milagres (245 dias), Boa Vista do Tupim (253 dias), Seabra (235 dias), Mucugê (228 dias) Ibipeba (206 dias), Pintadas (180 dias) Buritirama (178 dias), Barra do Mendes (163 dias), Macajuba (162 dias), Marcionílio Souza (116 dias), Iraquara (116 dias) Cafarnaum (106 dias), América Dourada (89 dias) Mundo Novo (85 dias).
A região conta com três Coordenações Regionais de Polícia Técnica (CRPTs) implantadas nos municípios de Jacobina, Irecê e Itaberaba, seis unidades da Polícia Militar, entre elas companhias independentes e especializadas (42ª/Lençóis, 29ª CIPM/Seabra, 98ª CIPM/Ipirá e Cipe) além de batalhões (7º BPM/Itaberaba e 11º BPM/ Irecê), Rondas Especiais (Rondesp) e o Comando de Policiamento Regional (CPR) Chapada. A Polícia Civil possui 55 sedes na região da Chapada, entre elas estão as Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e as Delegacias Territoriais (DTs). O Corpo de Bombeiros, que está presente nas localidades de Itaberaba e Lençóis, também tem participação neste resultado. As duas estruturas atendem ainda aos demais municípios que compõem a região, principalmente em locais que apresentam riscos de afogamento e mal estar para a população.
Um foragido da justiça pelo crime de estupro foi preso no município de Rio de Contas, na noite do último sábado (14), por volta das 21:00h. Segundo informações do site Livramento Manchete, o meliante identificado como José Santos Fernandes cometeu a ação delituosa na cidade de Paramirim, ele foi preso e estava custodiado na delegacia de Macaúbas, mas conseguiu fugir da carceragem e estava foragido desde o ano passado, o mesmo não tinha sido encontrado para cumprir a pena. Uma guarnição da Polícia Militar de Rio de Contas acabou recapturado o foragido após uma abordagem suspeita. O homem que apresentou um nome falso, identificando como João Paulo Carvalho não teve como escapar dos PMs, após buscas de antecedentes criminais. Fernandes foi encaminhado a Delegacia Territorial de Polícia Civil de Livramento, onde está a disposição da justiça.
O plenário do Senado aprovou nesta última quarta-feira (11) o projeto que cria a Política Nacional para Doenças Raras no Sistema Único de Saúde (SUS).
Por ter sido alterado pelos senadores, a medida volta para apreciação da Câmara dos Deputados, sua Casa de origem.
O texto prevê o fornecimento de medicamentos pelo SUS de doenças raras, negligenciadas ou sem alternativas terapêuticas e reconhece o direito de acesso dos pacientes diagnosticados com essas doenças aos cuidados adequados, o que inclui a entrega de “medicamentos órfãos” (aquele destinado ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doença rara).
A política deve ser implementada tanto na atenção básica à saúde quanto na atenção especializada. O objetivo é que os portadores de doenças raras sejam identificados precocemente, no pré-natal ou ainda recém-nascidos, e que recebam o tratamento adequado desde a primeira infância. A política prevê, ainda, o suporte às famílias dos pacientes.
Pelo texto aprovado, cada estado deverá estruturar pelo menos um centro de referência, que deverá, na medida do possível, aproveitar a estrutura já existente em universidades e hospitais universitários. O relator da proposta, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), afirmou que os medicamentos são um dos principais instrumentos para enfrentar as doenças e, portanto, "é fundamental para garantir o acesso a todos os produtos considerados necessários, mesmo àqueles que não fazem parte das listas utilizadas nas unidades de saúde vinculadas ao SUS".
Pelo texto, também se estabelece a criação de um mecanismo de avaliação de preços, para equilibrar o impacto financeiro incidente sobre o Ministério da Saúde.
Doenças raras
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que as doenças raras afetam até 65 pessoas em cada grupo de 100 mil indivíduos, sendo 80% decorrentes de fatores genéticos.
No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas são acometidas por esse tipo de enfermidade. Segundo o Ministério da Saúde, desde 2014, o SUS incorporou 19 exames de diagnóstico e 11 medicamentos, além de organizar a rede de assistência a doenças raras no Brasil.
O país conta, atualmente, com sete serviços de referência no atendimento de doenças raras.
Por volta de 12h30 desta sexta-feira (13), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional - Peto, em patrulhamento na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, suspeitou de dois indivíduos. Após abordagem e busca pessoal, os policiais constataram que um deles tinha em seu desfavor um mandado de prisão expedido pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Brumado, em virtude de condenação por crime de furto qualificado. Diante das circunstâncias, Fábio Júnior Pereira da Silva, foi conduzido à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram tomadas as medidas cabíveis.
Um caminhão-cegonha com 11 veículos tombou na tarde desta terça-feira (10) em um trecho da BR-116, de Vitória da Conquista. Segundo o G1, a ViaBahia, que administra a rodovia, informou que o condutor do caminhão ficou preso às ferragens do veículo. Uma ambulância do Samu socorreu a vítima e a levou para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. As causas do acidente também não foram esclarecidas.
Um motociclista foi atingido por um carro em um cruzamento entre a Rua Ursino Meira Junior e Avenida Dr. Edilson Pontes, no centro de Livramento. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do acidente, fato ocorrido na manhã da última terça-feira (10), por volta das 07:32h. A vítima bateu na lateral do automóvel e acabou caindo da motocicleta, mas não sofreu ferimentos. Segundo informações, não houve registro de boletim de ocorrência. O caso foi resolvido de forma amigável.
O Senado aprovou nesta terça-feira (10) um projeto que prevê o aumento de potência máxima de rádios comunitárias, dos atuais 25 Watts para até 150 Watts.
O projeto foi apresentado pelo senador Hélio José (Pros-DF) e seguirá para análise da Câmara dos Deputados.
Para virar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pelos deputados e sancionado pelo presidente Michel Temer.
Pela proposta, as novas regras entrarão em vigor 45 dias após a publicação do texto no "Diário Oficial da União".
Mudanças
Inicialmente, a proposta previa que a potência máxima poderia chegar a 300 Watts. No entanto, um acordo feito entre os senadores reduziu o teto para 150 Watts.
Outra modificação, feita pelo relator, Otto Alencar (PSD-BA), diz respeito ao número de canais designados na faixa de frequência do serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada. O texto inicial previa três canais para essa finalidade. Alencar alterou para dois.
Essas modificações deverão ser regulamentadas pelo Ministério das Comunicações, ao qual caberá dizer qual potência será permitida em uma determinada localidade.
Segundo Otto Alencar, a aprovação da proposta só foi possível após essas alterações. Uma potência maior, de até 300 Watts, por exemplo, de acordo Alencar, poderia causar "interferências" no sinal de outras rádios.
O veiculo de tração animal é o mais antigo meio de transporte usado pelo ser humano. Em Livramento de Nossa Senhora como em outras cidades Brasil afora ainda é muito comum o uso deste veiculo, fazendo com que muitas famílias possam tirar deste tipo de veiculo seu sustento. Na manhã desta última segunda-feira (09), esse meio de transporte foi o protagonista de um acidente que por pouco não terminou em uma tragédia. Uma câmera de segurança instalada em um estabelecimento comercial registrou o momento em que um automóvel Saveiro Cros de cor amarela, colidiu na traseira de um veiculo de tração animal (carroça), que estava estacionado na Avenida Dr. Nelson Leal. Pelas imagens pode se observar que o condutor do veiculo Saveiro desenvolvia uma velocidade acima da permitida para a via do perímetro urbano. O veiculo de tração animal, estava estacionado próximo de algumas motocicletas as quais no momento da colisão foram laçadas ao solo, na imagem da para perceber que por pouco o veiculo Saveiro Cros não capota. Não houve feridos, apenas o susto e pequenos danos materiais. Vejamos o que diz o Código de Transito Brasileiro (CTB) sobre veículos de tração animal. Em seu Capítulo III o Código fala sobre as normas gerais de circulação e conduta. “Art. 52; Os veículos de tração animal serão conduzidos pela direita da pista, junto à guia da calçada (meio-fio) ou acostamento, sempre que não houver faixa especial a eles destinada, devendo seus condutores obedecer, no que couber às normas de circulação previstas neste Código e às que vierem a ser fixadas pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via”. Por tanto, podemos concluir que o CTB não restringiu o deslocamento desses veículos em qualquer tipo de via.
A maçã não cai muito longe da árvore, diz um ditado popular. Pelo menos no que se refere a hábitos saudáveis, isso parece ser verdade. Uma pesquisa publicada na revista científica BMJ mostra que mães com estilo de vida que não é saudável têm maiores chances de que filhos desenvolvam obesidade. Segundo o estudo, filhos de mulheres que levavam um estilo de vida saudável tinham um risco 75% menor de desenvolver obesidade, quando comparados aos filhos de mulheres que levavam uma vida mais insalubre.
Além disso, quando tanto a mãe quanto a criança ou adolescente levam um estilo de vida saudável a chance de obesidade diminui em 82%. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo verificaram o IMC, a qualidade da dieta, regularidade de exercícios e consumo de álcool e cigarro de 16.945 mulheres, fatores que juntos compunham o estilo de vida da pessoa. Especificamente quanto à dieta, os cientistas se focaram no consumo de vegetais, frutas, nozes, grãos integrais, ácidos graxos poli-insaturados, ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa, consumo de carnes vermelha e processadas, bebidas açucaradas, gorduras trans e sódio.
A partir disso, tentou-se buscar os possíveis impactos que o estilo de vida da mãe tinha sobre seus filhos - as 24.289 crianças e adolescentes na pesquisa. A pesquisa afirma que isso reforça evidências recentes encontradas em outros estudos que relacionam obesidade a fatores ambientais. Os cientistas citam, por exemplo, análises que demonstram que o risco de obesidade nos filhos dobra quando as mães eram obesas na infância e adolescência do rebento. Outras pesquisas também já demonstraram que o nível de atividade física das mães e suas dietas influenciam a busca de exercícios e as escolhas alimentares de seus filhos.
Por outro lado, a pesquisa não achou uma correlação direta entre os padrões de alimentação das mães e obesidade em seus filhos. Uma possível explicação para isso é que a alimentação das crianças não ocorre exclusivamente em casa e recebe influência do ambiente alimentar escolar e da vizinhança. De acordo com os pesquisadores, uma das limitações do estudo é que as mulheres participantes tinham níveis socioeconômicos e educacionais relativamente homogêneos.
Uma idosa acabou sendo baleada após tentar proteger o filho de 20 anos de uma tentativa de homicídio em Vitória da Conquista.
O fato ocorreu no domingo (08), no bairro Guarani, quando a mulher de 67 anos andava com seu filho, de 20 anos de idade, e foi surpreendida pelos suspeitos. Segundo informações de testemunhas, dois homens em uma motocicleta teria se aproximado das vítimas, quando um deles ordenou que a idosa se afastasse do filho. Após se recusar a se afastar, a mulher abraçou seu filho, e ambos foram atingidos pelos disparos.
Os dois foram socorridos ao Hospital Geral de Vitória da Conquista e não tiveram estado de saúde divulgado.
A causa da morte da gestante Laila Ferreira da Silva, popular “Gabi”, que residia no Bairro Piçarrão, ocorrida no mês de outubro de 2017 só foi desvendada agora, dez meses após o fato. Gabi foi encontrada por populares ainda com vida na fatídica terça-feira (10) do ano acima citado. A mulher foi encontrada a margem do esgoto ‘Pinicão’ em Livramento de Nossa Senhora e apresentava sinais de violência, a mesma foi socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal, e travou uma luta pela vida enquanto aguardava uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Cidade de Vitória da Conquista. Laila estava grávida de oito meses e infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na manhã do dia seguinte. A Polícia Civil instaurou inquérito e passou a investigar o caso inicialmente como sendo homicídio, enquanto aguardava o laudo do Instituto Médico Legal (IML) da Cidade de Brumado. Na manhã desta sexta-feira (06), em entrevista exclusiva ao radialista Emanuel Fernandes, âncora do jornal da 88, o Delegado Titular da DP de Livramento,Dr. Cláudio Oliveira, disse que, o caso Gabi esta elucidado tendo em vista que “o laudo de necropsia foi taxativo e identificou como causa da morte , overdose por cocaína”, ainda segundo o Delegado, “as manchas que a vitima apresentava em partes do corpo aparentando sinais de violência, foi em virtude do longo período de exposição ao sol”. Conforme consta no laudo do IML, o titular da DP disse que, “com relação ao feto, nada poderia ser feito, pois o mesmo também já estava em óbito por conta da alta quantidade de cocaína usada pela mãe”.
Confira áudio da entrevista
Na madrugada deste sábado (07) por volta de 01h:45min, um automóvel Corsa Sedam, colidiu contra um poste na travessa Deóclides Alcântara nas proximidades da Baixa do Bonfim. Uma moradora acordou assustada com a batida, que aconteceu enfrente sua residência. “Por pouco o carro não tinha entrado dentro da minha casa”relatou. Segundo informações apuradas pela nossa redação junto a populares no local, o condutor teria perdido o controle da direção fato que ocasionou o acidente, não houve feridos.
Nosso site informou sobre a entrega de somente uma das três viaturas que haviam sido anunciadas pelo Governo do Estado, para a Polícia Militar de Livramento, que foi entregue nessa última terça-feira (3). A 46ª CIPM entrou em contato com a nossa redação e nos informou que as três viaturas foram entregues na cidade de Vitoria da Conquista e, por conta de transporte, somente o automóvel veio para Livramento, ficando as duas motocicletas para serem deslocadas ao município em breve.