
Marcos Oliver
A Rádio 88 FM falou com os alunos Bruno Renato e Otavio Fernandes, que participaram de uma feira escolar no Colégio Estadual João Vilas Boas. Juntos esses alunos criaram o projeto “Barbatimão e licuri: Uma conexão entre os saberes tradicionais e científicos” , basicamente uma pomada, capaz de cicatrizar e clarear a pele. E falamos com os protagonistas desse projeto incrível, os alunos do 3º ano Bruno Renato e Otávio Fernandes. Acompanhe a entrevista em áudio abaixo.
A Procuradoria Geral do Estado da Bahia representando o Estado da Bahia e o Consórcio Nordeste, entrou junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com medidas administrativas e judiciais para reverter a decisão judicial que entendeu pela incompetência para a tramitação dos procedimentos criminais relativos à compra dos respiradores mecânicos, atualmente objeto de investigação na operação Ragnarok. A decisão ocasionou a soltura dos suspeitos e paralisação das investigações. A PGE considera que a eventual existência de outro processo ou investigação em outra instância não exclui necessariamente a competência estadual. A PGE apresentou agravo interno para reverter a extinção do mandado de segurança, que foi impetrado com o objetivo de cassar os efeitos da decisão. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia apresentou também, desta vez junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público, pedidos de providências. Por serem procedimentos aos quais a lei impõe sigilo, não é possível apresentar detalhes. Sendo o governador do Estado da Bahia o representante eleito do Consórcio Nordeste, compete a PGE-BA o assessoramento jurídico do referido consórcio.
Uma tentativa de homicídio foi registrada neste último fim de semana onde um homem sofreu uma perfuração de arma branca tipo canivete na região da barriga, desferido por sua companheira. A mulher permaneceu no local do ocorrido e com a chegada da Guarnição se auto acusou, como senda ela que teria furado seu companheiro, onde segundo a mesma o ato se deu por que o companheiro havia lhe agredido com um tapa no rosto. A equipe do Samu foi acionada e prestou os primeiros atendimentos ainda no local e posteriormente levou o ferido para a Unidade de Pronto Atendimento. A mulher foi conduzida para a delegacia local e foi apresentada como flagranteada por Tentativa de Homicídio pelo Delegado Titular Dr. Cláudio e ficará a disposição da justiça.
O município de Rio de Contas, através da secretaria de saúde, comunicou na última sexta-feira (12), o seu primeiro caso positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. A confirmação foi através do exame RT- PCR, trata-se de uma mulher que chegou do estado Goiás e estando em seu município foi informada, por telefone, que o resultado do seu exame foi positivo. A secretaria de saúde teve acesso ao laudo oficial do exame, o qual confirma a positividade para a Covid-19. De acordo com a pasta, todas as medidas de segurança necessárias já foram tomadas no intuito de proteger a população e evitar a propagação do vírus no município.
A 2ª RETRAN (Circunscrição Regional de Transito) de Livramento de Nossa Senhora retorna os seus atendimentos a partir desta segunda-feira (15). Os usuários de Livramento e as cidades de Jussiape, Rio de Contas e Dom Basílio devem ficar atentos, pois os atendimentos serão realizados por agendamento eletrônico através do site Sac Digital, acesse clicando aqui.
A vizinha cidade de Rio de Contas, a 10 km de Livramento não manteve a tradicional festa católica neste feriado do Corpus Christi, como forma de evitar aglomeração por causa da pandemia do novo coronavírus. Missas, procissões, confecção dos tapetes, não vão ocorrer, mas para o festejo católico, os moradores mantiveram suas casas decoradas e iluminadas. Desde a noite de ontem, véspera do Corpus Christi, que foi possível ver a homenagem da população de Rio de Contas para a data em que a igreja católica festeja o corpo e do sangue de Jesus Cristo. O ritual que é repetido há mais de três séculos é conhecido como "Noite das Lanternas". A festa do Corpus Christi em Rio de Contas é, além de uma expressão de fé, um evento que já faz parte da tradição da cidade. O Santíssimo Sacramento é o padroeiro do município. Já em Livramento a missa foi celebrada hoje às 8 horas na Paróquia Bom Jesus do Taquari com transmissão da sua Rádio 88 FM, e as 17 horas será celebrada na Catedral, também com transmissão ao vivo pela nossa página no facebook (clique aqui). Na sequência uma procissão será realizada em alguns pontos da cidade e a igreja pede para que os moradores acompanhem de suas residências.
Durante patrulhamento da guarnição de Rondas Rurais em Livramento por volta das 16h15 desta terça-feira (09) foram observados cerca de 16 pássaros silvestres que se encontravam confinados em gaiolas próximos da lagoa de Várzea de Dentro. Foram identificadas diversas espécies (Coleira, Estevão, Papa Capim, Pássaro preto, Azulão, Cardeal, Canário da Terra e Caboclinho), o que incide em crime ambiental, art. 29, Lei n° 9.605/98, que se refere a não permissão de caçar, apanhar, perseguir e matar espécies da fauna silvestre. Todas as aves foram apresentadas na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, as quais serão entregues as autoridades ambientais. Posteriormente essas aves serão soltas e segundo informações policiais o proprietário das aves se recusou a sair da casa e o mesmo foi intimado a comparecer a Delegacia de Polícia na próxima sexta-feira para prestar esclarecimentos.
Na avaliação de presidentes de partidos do centrão, não há comprovação de benefícios para a saúde das pessoas em mudar a data das eleições municipais. Até o momento, o primeiro turno está previsto para ocorrer no dia 4 de outubro, mas o adiamento está em discussão. A decisão deverá ser tomada neste mês de junho.
"Não dá pra se basear em achismo. Teria que ter comprovação científica. Se tiver, vamos mudar, mas nada hoje diz que novembro vai estar diferente", argumentou o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, PP, PL, Solidariedade e PSD mantêm posições semelhantes sobre o assunto. Vale ressaltar que, há pouco mais de um mês, essas mesmas legendas indicavam apoiar o adiamento da eleição.
Em meio a essas discussões, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que leve médicos para conversar com líderes políticos.
De acordo com a publicação, entre os dois e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), há consenso de que o adiamento é necessário. Isso porque o Brasil enfrenta a pandemia do novo coronavírus, então a votação pode representar risco de alto contágio, se não forem tomadas medidas rígidas, e as atividades de campanha, que tendem a provocar aglomerações, serão prejudicadas.
O valor referente à compra de 750 respiradores adquiridos pelo Consórcio do Nordeste foi devolvido ontem pela empresa Pulsar, que não conseguiu cumprir os prazos de entrega exigidos no contrato. Por uma questão de segurança, o presidente do Consórcio, Rui Costa, solicitou a imediata devolução dos recursos quando a empresa não cumpriu o prazo de entrega. A decisão já foi informada aos demais governadores e o valor referente a cada Estado já está sendo transferido para as respectivas contas oficiais. O valor total da compra foi de U$ 7.930.000,00. Em episódio recente anterior, o Consórcio denunciou uma fraude na compra de respiradores junto a uma empresa o que resultou na prisão de três envolvidos no esquema.
O governo federal decidiu prorrogar, por pelo menos mais um mês, os prazos previstos na Medida Provisória 936/2020, que permite a redução de jornada e de salários em até 70% e a suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a CNN apurou com fontes da equipe econômica, a prorrogação será oficialmente anunciada após a MP ser aprovada pelo Congresso. A proposta já foi aprovada pela Câmara e deve ser votada hoje no plenário do Senado. De acordo com o texto aprovado pelos deputados e que deve ser chancelado pelos senadores, as empresas podem suspender os contratos de trabalho de seus empregados por até 60 dias. Já a redução da jornada e dos salários não poderia passar de 90 dias.A decisão do governo é prorrogar cada um desses prazos inicialmente por mais 30 dias. A medida será possível após a Câmara, em acordo com governo, aprovar um dispositivo que permitiu o Executivo prorrogar prazos por meio de um decreto presidencial. Segundo fontes do Ministério da Economia, a MP já atingiu 10 milhões de trabalhadores em todo o Brasil. A meta geral do programa é de beneficiar 24,5 milhões de pessoas. O custo das medidas para os cofres públicos é estimado pelo governo em R$ 51,2 bilhões.
O prazo para pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 acaba hoje (10). O procedimento precisa ser feito por todos os inscritos que não se enquadram nos perfis isentos.
Para pagar, a pessoa deve acessar a Página do Participante (clique aqui) e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor da inscrição é R$ 85 e pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.No início de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu prorrogar por 12 dias o prazo para o pagamento da taxa. Segundo o órgão, a medida foi determinada para evitar que os inscritos tivessem prejuízos em meio à pandemia do novo coronavírus e o isolamento social.
O Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação das provas, informou que o Enem 2020 - que pode ser realizado entre dezembro e janeiro - recebeu 6,1 milhões de inscrições. Cerca de 300 mil inscritos ainda precisam realizar o pagamento para garantir a participação no exame. Aproximadamente 4,8 milhões de participantes se enquadram nos perfis de isenção da taxa.
Fomos procurados pelo locutor Tony Carlos da Rádio Band FM da cidade de Juína em Mato Grosso, pedindo um auxílio para encontrar a família de um morador da referida cidade. Fomos informados que o senhor José Genésio da Silva conhecido como Deca saiu de Livramento de Nossa Senhora, da comunidade de Tabuleiro há 30 anos e desde então não tem contato com sua família. A sua mãe é a Dona Jardilina Maria de Jesus, irmãos Vanice, Adelira, Ana, Maria, Carmelita e Nivaldo. Qualquer informação, entre em contato com a Rádio 88 FM (77) 34441088.
As agências dos Correios já estão habilitadas a fazer o cadastro e solicitar o auxílio emergencial do governo federal no valor de R$ 600. A empresa informou em nota que o atendimento será feito em mais de seis mil agências, gratuitamente. Os dados serão repassados à Dataprev para análise e posterior envio à Caixa Econômica Federal para efetuar o pagamento. Foi elaborado um cronograma para o atendimento nas agências dos Correios segundo o mês de nascimento:
Segunda-feira - nascidos em janeiro e fevereiro;
Terça-feira - nascidos em março e abril;
Quarta-feira - nascidos em maio e junho;
Quinta-feira - nascidos em julho, agosto e setembro;
Sexta-feira - nascidos em outubro, novembro e dezembro.
Para realizar o cadastro na agência dos Correios, são necessários os seguintes documentos: identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário; CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente da Corte, Luiz Edson Fachin, se reuniram ontem a tarde com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, para discutir a realização das eleições municipais em meio à pandemia do coronavírus. Barroso relatou aos líderes que conversou nas últimas duas semanas com oito especialistas (epidemiologistas, infectologistas, sanitarista, físico especializado em estatística de pandemia e biólogo). O ministro afirmou aos parlamentares que há um consenso médico sobre a necessidade do adiamento por algumas semanas – primeiro turno entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro. Barroso deixou claro, porém, que a definição da data é uma “decisão política”. “Todos os especialistas têm posição de consenso de que vale a pena adiar por algumas semanas, mas não deixar para ano que vem (2021), porque não muda muito do ponto de vista sanitário. Eles acham que, em agosto, setembro, a curva pode ser descendente. Endossaríamos, portanto, a ideia de adiar por algumas semanas”, disse Barroso aos parlamentares. As datas do pleito serão definidas pelo Congresso, uma vez que o dia da eleição está previsto na Constituição – primeiro domingo de outubro –, e, para alterá-lo, é necessária emenda constitucional. Os parlamentares propuseram que os líderes partidários das duas Casas participem de conversas com os médicos. O TSE se comprometeu a organizar reunião com especialistas na semana que vem.
O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, que reúne os gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, inaugurou no último domingo (7) um portal "paralelo" para divulgar os dados da pandemia de coronavírus no país. Segundo a entidade, os dados serão atualizados diariamente às 17h – horário em que os dados são enviados ao Ministério da Saúde para consolidação do boletim nacional. Desde a última quinta (4), o governo federal passou a divulgar os dados só ao fim da noite, depois das 21h30. Os dados ficarão disponíveis no site do Conass. A iniciativa foi tomada após o governo Jair Bolsonaro começar a omitir dados que vinham sendo divulgados desde o início da pandemia. O Ministério da Saúde retirou, do site oficial sobre a pandemia do novo coronavírus, os dados acumulados sobre o número de infectados e mortos pela Covid-19. Desde a tarde de sábado (6), o portal passou a exibir apenas resultados das 24 horas anteriores à atualização. Na noite de ontem o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde volte a divulgar os dados acumulados no coronavírus no site do órgão. A decisão de Alexandre de Moraes foi tomada após analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede, Sustentabilidade, PSOL e PCdoB. "[Decido] determinar ao ministro da Saúde que mantenha, em sua integralidade, a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos à pandemia (Covid-19), inclusive no sítio do Ministério da Saúde e com os números acumulados de ocorrências, exatamente conforme realizado até o último dia 4 de junho", escreveu Moraes na decisão. Alexandre de Moraes determinou que a Advocacia Geral da União (AGU) preste as informações "que entender necessárias" no prazo de 48 horas.