
Marcos Oliver
O cozinheiro de 31 anos, João Alexandrino da Silva, contou à imprensa que tem saído pouco de casa e que sente medo ao passar pelas ruas do Centro de Campinas (SP) após ter sido vítima de um estupro em frente ao condomínio onde mora. Uma câmera de segurança flagrou o crime. Ninguém foi preso até o fechamento desta matéria. Alexandre foi vítima de violência sexual, no domingo (28), ao sair do prédio onde mora, na Avenida Doutor Campos Sales. Era madrugada e ele deixava o local para trabalhar. Enquanto esperava o motorista de aplicativo, o cozinheiro foi atacado por um homem que o segurou por trás e o pressionou contra o portão do condomínio. A vítima diz que não conhecia o agressor. O cozinheiro disse ainda que o agressor aparentava portar um objeto parecido com uma faca, que tentou baixar a calça dele e chegou a tirar o próprio órgão genital para fora. Ele chamou a situação de “humilhante”. O estupro consumado, crime pelo qual o caso foi registrado pela delegacia, é configurado quando a vítima é submetida a uma agressão de natureza sexual mediante violência ou grave ameaça, não sendo necessária a conjunção carnal. Com a chegada do motorista de aplicativo, a vítima diz que conseguiu se desvencilhar do agressor e correr para o carro. Ela estava a caminho do trabalho. Assim, o cozinheiro procurou o 1º Distrito Policial de Campinas, que registrou o caso como estupro consumado, que tem pena prevista de 6 a 10 anos de prisão. A Polícia Civil solicitou as imagens das câmeras de segurança para auxiliar na investigação. Em suma, a Guarda Municipal de Campinas informou que realiza ronda rotineira “em todo o Centro durante o dia e à noite”, inclusive no local onde ocorreu o crime.
Um bebê de quatro meses foi hospitalizado na UTI de um hospital na Itália após sofrer um coma alcoólico, supostamente causado pelo consumo de vinho. Acredita-se que a mãe, ao preparar a mamadeira do filho, confundiu vinho, armazenado em uma garrafa escura, com água para diluir o leite em pó. A mulher rapidamente levou a criança ao pronto-socorro de um hospital no sul do país. O bebê passou por uma lavagem gástrica e, devido à gravidade de seu estado, foi entubado e transferido para um hospital pediátrico. A polícia está envolvida no caso, tratando-o inicialmente como um acidente doméstico.
Na tarde da última quarta-feira (01), um homem foi preso na zona rural de Tanque Novo acusado de violência doméstica. Militares foram acionados por vizinhos da vítima e ao chegar na localidade, a mesma informou que havia sido agredida pelo companheiro. O autor das agressões estava no quintal da residência com sinais de embriaguez e não resistiu à abordagem policial, conforme consta na ocorrência policial. Os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Guanambi para a adoção das medidas cabíveis.
A Sociedade Musical e Beneficente Lyra de Nossa Senhora do Livramento completou, na última quarta-feira, dia 01 de maio, 67 anos de sua criação. Fundada em 01 de maio de 1957, ficou inativa de 1996 até o ano de 2019. Após este período, foi reativada e continua no pleno exercício de suas atividades, abrilhantando todas as festividades de Livramento de Nossa Senhora. Carlos Henrique Castro, atual presidente e maestro da Lyra, faz votos de sinceros agradecimentos aos livramentenses por todo o apoio recebido.
Um homem com mandado de prisão em aberto por violar dispositivos da Lei Maria da Penha foi localizado na terça-feira (30), na cidade de Macaúbas. A informação foi confirmada pela 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a corporação, o indivíduo foi encontrado durante rondas ostensivas realizadas por uma guarnição do motopatrulhamento da unidade. A PM realizou uma busca pessoal e foi informada sobre o mandado em seu nome. Em seguida, foi conduzido para a Delegacia Territorial de Macaúbas para adoção de medidas cabíveis. Informações do site Achei Sudoeste.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começam a receber nesta quinta-feira (02) a antecipação do décimo terceiro. O pagamento vai até o próximo dia 08, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O pagamento do décimo terceiro a quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 e também vai até o dia 08. Até a metade da próxima semana, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, considerando os que ganham o benefício mínimo e os que recebem acima dele. O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro pode ser consultado no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss. Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Um esforço conjunto da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e dos municípios permitiu que todas 120.022 doses de vacina contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril fossem aplicadas antes do vencimento. Todo o estoque foi zerado na segunda-feira (29). A parceria, que contou também com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, desenvolveu iniciativas de incentivo à vacinação com realização de campanhas e também busca ativa. A redistribuição de vacinas também foi uma das estratégias adotadas no estado para utilização dos imunizantes. Inicialmente 115 municípios baianos receberam a vacina. Com a decisão de redistribuir, outros dez puderam iniciar a vacinação. A resolução foi pactuada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne gestores municipais e estaduais de saúde. A iniciativa foi tomada com base na autorização do Ministério da Saúde para a redistribuição de vacinas com o prazo de validade até 30 de abril. Na segunda-feira (29), a Bahia recebeu mais 67.087 doses da vacina contra a dengue, que estão sendo distribuídas para 115 municípios, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com esta entrega, a Bahia contabiliza 237.556 doses recebidas, tendo como público-alvo da imunização a faixa etária de 10 a 14 anos.
Um guarda municipal de Vitória da Conquista é acusado de agredir um homem a pauladas. O fato ocorreu após uma discussão de trânsito no bairro Nova Cidade, na quarta-feira (01). Devido aos ferimentos, o morador foi levado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. Segundo a companheira da vítima, após a primeira discussão, o guarda seguiu o motorista até a porta da casa dele, onde voltaram a discutir. Depois, outro agente se aproximou, pegou um pedaço de pau e golpeou o morador na cabeça. O caso foi registrado na delegacia de Vitória da Conquista. Conforme informações, a Guarda Municipal disse, em nota, que já iniciou a apuração do caso. O órgão declarou ainda que o fato ocorreu quando os agentes seguiam para casa após o turno de trabalho. O homem, ainda estaria em estado de embriaguez, e teria se recusado à abordagem, entrando em luta corporal com um dos agentes.
Subiu para 13 o número de vítimas em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29). De acordo com balanço da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta (02), as três últimas mortes foram confirmadas em Santa Maria (duas pessoas) e São João do Polêsine, todas na Região Central do RS. O levantamento aponta ainda que 21 pessoas seguem desaparecidas. Ao todo, 134 cidades registram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre. Conforme o boletim, 44,6 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos do mau tempo. São 8,3 mil moradores fora de casa. São 3.079 em abrigos e 5.257 desalojados (na casa de familiares ou amigos). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho sobre parte do RS até às 15h desta quinta. A previsão do tempo indica chuvas fortes, com queda de granizo, ventos intensos e descargas elétricas.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a coligação Brasil da Esperança em R$ 250 mil por impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet no pleito de 2022. As informações são da CNN. As normas do TSE proíbem que candidatos paguem para as plataformas impulsionar conteúdos negativos contra adversários. A ação foi apresentada pela coligação de Jair Bolsonaro (PL), que questionou um vídeo em que um locutor chama o ex-presidente de incompetente, mentiroso e desumano. A estratégia de impulsionar publicações só pode ser adotada se for para promover ações positivas de candidaturas, partidos ou federações que contratem o serviço. O julgamento aconteceu no plenário virtual da Corte, onde os magistrados apenas depositam os seus votos. A decisão foi unânime, com todos os ministros seguiram o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia. A íntegra dos votos não foi divulgada.
Um homem foi condenado a 26 anos e oito meses de prisão por estuprar e matar a ex-companheira na cidade de Paulo Afonso. O julgamento foi realizado na última quinta-feira (25), e divulgado na terça (30), pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Segundo o MP-BA, após estuprar Cíntia Maria da Silva, no dia 10 de novembro de 2020, no período da manhã, Carlos Antônio dos Santos asfixiou a vítima no interior da sua residência, localizada no bairro Moxotó. “O réu praticou estrangulamento, por meio de um laço feito com um lençol e com sua força muscular, causando a morte de Cíntia Maria por asfixia mecânica”, revelou o MP, através de nota. Ainda de acordo com a entidade, consta ainda nos autos que, para que o crime não fosse descoberto, o réu modificou a cena do crime, forjando uma situação de suicídio por parte de Cíntia e apagando as marcas da violência deixadas em objetos.
O MP-BA informou que Carlos Antônio amarrou um lençol na coluna da escada e declarou ter presenciado a vítima suspensa, dizendo que teria agido para retirá-la da suspensão, ao chegar em casa, à noite, cortando o tecido com uma faca. Após a polícia solucionar o caso e descobrir que a morte de Cíntia não tinha sido resultado de um suicídio, uma operação foi realizada em 22 de dezembro para cumprir mandado de prisão expedido contra ele, no entanto não foi encontrado. Carlos Antônio só foi preso em 13 de janeiro de 2021, mais de dois meses após o crime, também em Paulo Afonso. Na sentença, o juiz Dilermando de Lima Costa Ferreira determinou que o réu cumpra a pena em regime fechado, em razão do estupro seguido de feminicídio com asfixia e por motivo torpe, além de ter alterado o local do crime, praticando a fraude processual. Além da prisão, Carlos Antônio dos Santos foi condenado a pagar 30 dias/multa, sendo o valor de cada dia calculado em 1/30 do salário mínimo vigente na época do crime.