OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 termina às 23h59 de sábado (21).

As provas nas versões impressa e digital serão aplicadas em 13 e 20 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Quem não obteve isenção da taxa de inscrição deve fazer o pagamento de R$ 85 até 27 de maio.

 

Veja abaixo detalhes sobre os seguintes pontos:

1- Inscrição
2- Passo a passo
3- Novidade na aplicação
4- Inglês ou espanhol? Prova impressa ou digital?
5- Cronograma
6- Disciplinas e horários

 

1. Inscrição

O prazo para inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas versões impressa e digital, teve início nesta terça-feira (10) e vai até 21 de maio.

A inscrição deve ser feita na página do participante do Enem. A taxa para quem não conseguiu isenção é de R$ 85 e deve ser paga até 27 de maio, por boleto, PIX ou cartão de crédito.

Atenção: os estudantes que obtiveram o direito à isenção desse valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever. Caso contrário, não poderão prestar o Enem.

2. Passo a passo

1. Acesse a página do participante e clique em 'Inscrição'

2. Selecione a imagem indicada nas orientações do desafio

3. Informe o CPF, data de nascimento e clique em 'Iniciar a inscrição'

4. Leia as orientações e clique em 'Próximo'

5. Informe o nome do pai ou selecione 'Não quero declarar'

6. Preencha os dados de sexo, raça/cor, estado civil e nacionalidade

7. Informe o município de nascimento

8. Insira o CEP e clique em 'Próximo'

9. Confirme o endereço e complemento

10. Informe se precisa de recurso de acessibilidade e diga qual

11. Escolha o idioma da língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)

12. Informe a situação de ensino médio

13. Responda o questionário socioeconônico

14. Informe telefone e e-mail para contato

15. Escolha o formato da prova (impresso ou digital)

16. Escolha o município de aplicação da prova

17. Envie uma foto do participante

18. Confirme as informações pessoais e clique em 'Enviar Inscrição'

19. Confira o comprovante e o número de inscrição

20. Acesse as informações de pagamento da taxa de inscrição na página do participante. Faça login com CPF e senha no gov.br

21. Escolha a forma de pagamento e pague a taxa de inscrição.

3. Novidade na aplicação

Pela primeira vez, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como:

e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.

O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas.

Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

4. Inglês ou espanhol? Prova impressa ou digital?

O candidato deve escolher, no ato da inscrição, se deseja que as cinco questões de língua estrangeira sejam em inglês ou em espanhol.

Também precisa sinalizar se quer fazer o Enem impresso (tradicional) ou o digital.

É importante lembrar que a versão informatizada:

- também é aplicada nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa;

- traz 180 questões a serem respondidas digitalmente, mas com redação manuscrita.

5. Confira o cronograma

Inscrições: 10 a 21 de maio

Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio

Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio

Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho

Provas: 13 e 20 de novembro

6. Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.

13 de novembro

O candidato deverá fazer:

- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);

- 45 questões de ciências humanas; e
redação.

20 de novembro

A prova trará:

- 45 questões de matemática; e

- 45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (19) por unanimidade validar a punição administrativa prevista no Código de Trânsito Brasileiro ao motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro.

A decisão tem repercussão geral, isto é, deverá ser seguida pelos demais tribunais no país. Ao todo, mais de mil processos aguardavam um posicionamento do plenário do STF sobre o tema.

O Código de Trânsito prevê multa administrativa para quem se recusa a fazer "teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa". Além de multa, há suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento da habilitação e retenção do veículo.

O Supremo tomou a decisão ao julgar recurso do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), que tentava reverter a anulação — pela Fazenda Pública estadual — de multa aplicada a um motociclista de Cachoeirinha (RS) que se recusou a fazer o teste.

Além da questão do bafômetro, foram julgados em conjunto nesta quinta no STF outras duas ações que questionavam pontos do Código de Trânsito:

ação da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Associação Brasileira das Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo contestando a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas em rodovias federais;
ação da Associação Brasileira Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel Nacional) questionando trechos da Lei Seca e pedindo o estabelecimento de um limite de álcool diferente do zero para os motoristas.

Em relação a essas duas ações, os ministros entenderam que

- a proibição atualmente em vigor da venda de bebidas nas rodovias não é ilegal (neste caso por 10 votos a 1).

- e que também não são ilegais outros trechos do Código de Trânsito, como o que prevê tolerância zero ao volante (neste, por unanimidade).

Voto do relator

O julgamento começou nesta quarta com a manifestação do relator das ações, ministro Luiz Fux, que votou pela constitucionalidade das normas atuais.

"Há um consenso de que o melhor dos mundos é a tolerância zero", defendeu o ministro durante o julgamento.

Segundo o ministro, o questionamento contra punição igual para os motoristas com diferentes graus de embriaguez “não se sustenta”.

"Não há um nível seguro de alcoolemia na condução dos veículos. Todo condutor tendo ingerido álcool deixa de ser considerado um motorista responsável", argumentou.

Voto dos demais ministros

Saiba como votaram os ministros na sessão desta quinta-feira:

André Mendonça: acompanhou o relator. "A restrição que é trazida pela lei atende um valor importante da nossa Constituição, que é a preservação da vida e a cidadania plena."

Nunes Marques: também entendeu que não há inconstitucionalidade em punir a recusa ao bafômetro, mas discordou em relação à proibição da venda de bebidas nas estradas. "A proibição vai atingir apenas pequenos comércios, como se não houvesse consumo de álcool nas áreas urbanas."

Alexandre de Moraes: acompanhou o relator. "Isso justifica o tratamento mais enérgico por parte do Brasil”, afirmou o ministro, que citou que, apenas no ano passado, foram 360 mil mortes derivadas de acidentes de trânsito atribuídas a álcool.
Luiz Edson Fachin: acompanhou o relator. "Foi legítima e constitucional a escolha do legislador, não havendo afronta ao princípio da autoincriminação."

Luís Roberto Barroso: acompanhou o relator. "O melhor resultado que se pode esperar do direito punitivo é fazer com que as pessoas não cometam delitos. E a Lei Seca conseguiu mudar uma cultura e que até glamurizar a direção embriagada."

Cármen Lúcia: acompanhou o relator. Reforçou que a lei foi uma resposta eficiente para as mortes no trânsito, "porque a liberdade foi levada em consideração, mas a vida também".

Rosa Weber: acompanhou o relator.

Dias Toffoli: acompanhou o relator. "São políticas que salvam milhares de vidas", disse.

Ricardo Lewandowski: acompanhou o relator.

Gilmar Mendes: acompanhou o relator. "Estamos diante de uma sanção de natureza administrativa. Acompanho inteiramente”, afirmou.

  • Por Secretaria da Saúde da Bahia

  • 20.Mai.2022 // 00h00

  • Geral

Doenças evitáveis ou reduzíveis mataram cerca de 9 mil pessoas no Brasil

Dengue, leptospirose, leishmaniose, chagas, esquistossomose, diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível são algumas das doenças evitáveis ou reduzíveis que mataram 8.970 pessoas apenas em 2020 no Brasil. Os dados são do DataSUS e são os mais recentes compilados nacionalmente. Este e outros temas foram pauta de uma oficina nacional de vigilância do óbito, que aconteceu nesta semana, em Brasília, e contou com a presença de técnicos de oito estados do Brasil. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

O curso contou com a participação de técnicos da Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep) e buscou compreender quais os determinantes dos óbitos por causas evitáveis ou reduzíveis, a fim de nortear as ações de prevenção e promoção à saúde, além de qualificar as informações dos sistemas de informação em saúde. São Paulo e Minas Gerais lideram o ranking nacional com 1.860 e 1.442 óbitos evitáveis ou reduzíveis em todas as faixas etárias, respectivamente. A Bahia teve 958 óbitos em 2020.

As discussões realizadas reforçaram a importância do fortalecimento das ações de vigilância do óbito, o que deve incluir o estabelecimento de diretrizes nacionais para a investigação, com foco no delineamento dos fatores para evitar ou reduzir a ocorrência de óbitos, assim como, a proposição de indicadores para monitoramento e orientação das ações.

A prevenção de doenças é um ramo da medicina que possui o intuito de auxiliar as pessoas a evitar ou contrair doenças e, nesse sentido, o uso de medicamentos, a vacinação e a identificação de fatores de risco são exemplo de medidas preventivas que contribuem para a redução do número de óbitos

  • Por Rádio 88 FM

  • 20.Mai.2022 // 00h00

  • Geral

“Cabaré Monumental” adquira seu ingresso

A festa “Cabaré Monumental” promete agitar a cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, com muita diversão e músicas românticas. Com dois palcos e pistas de danças temáticas, o evento terá shows de Radamés e os Homens de Cabaré, Paulinho Natureza e Thiago Ribeiro.

O “Cabaré Monumental'' acontece no dia 4 de junho, a partir de 21h no Monumental Festas e Eventos, e contará com três setores: ouro, prata e verde.

O setor ouro está localizado dentro do salão coberto, onde será montado o espaço cenográfico, pista de dança e o palco principal. Cada mesa, que dá direito a 4 ingressos, terá ainda uma vaga no estacionamento privativo ao lado do Monumental.

Já no setor prata, na área externa, terão direito a visão para os dois palcos e mais próximo ao bar e aos banheiros. 

E no setor verde, no gramado, terá privilégio de estar perto do palco e pista de dança alternativa, decorado e com uma cenografia arrojada. Adquira sua mesa pelo contato (77) 9-9802-6100. Todos os ingressos dão acesso a circulação por todo o espaço do evento. Também serão vendidos tira-gostos e bebidas no local. 

Não será admitida a entrada de bebidas, exceto espumantes e vinhos com uma taxa de R$ 40,00 por rolha. Serão vendidos combos de bebidas (gin, whisky e vodkas diversas).

"Cabaré Monumental" sábado dia 04 de junho de 2022, você não pode perder. 

Na madrugada de hoje (19) um homem aparentemente alcoolizado arremessou um carro em direção a algumas pessoas e motocicletas no bairro Beira Rio em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo a Polícia Militar, eles foram acionados e durante as buscas encontraram o indivíduo identificado como Kaíque Santos, que tentou empreender fuga saltando muros de residências. A Polícia informou ainda que ao tentar abordagem, Kaique teria disparado contra a guarnição e a Polícia matou o mesmo, revidando aos tiros. Ainda segundo a guarnição,  o homem portava diversos documentos falsos em nome de Élio Santos Matos Júnior e possuía registros policiais por crimes de furto e roubo.

Na sessão desta quarta-feira (18), os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acataram, parcialmente, denúncia formulada contra o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, em razão de irregularidades em processo licitatório realizado no exercício de 2020.

Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, aplicou multa de R$ 2 mil ao gestor. De acordo com a denúncia, o termo de referência do processo foi elaborado consultando um único fornecedor, o que, segundo o denunciante, não serve para balizar o valor médio de mercado. Ressaltou, ainda, que os arquivos referentes ao edital e suas publicações não foram disponibilizados para consulta pública no sistema e-TCM.

O conselheiro Mário Negromonte, em seu voto, disse que no processo, o responsável não conseguiu demonstrar a compatibilidade dos valores contratados com os de mercado, fato este que pode ser inclusive corroborado pela inconsistência, injustificada, entre o valor orçado nas duas cotações (a primeira com empresa “RB Alves” no valor de R$ 605.574,00, e a segunda com a empresa “Açougue Dias” no valor de R$1.002.108,80) e o valor global estimado para a contratação, no total de R$ 440.557,13. Cabe recurso da decisão.

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. È uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. A data também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite, para assistência das mães e dos bebês durante o processo de amamentação.  A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2.015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade. O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. 

Uma aposta de Urucuca, na Bahia, acertou os 15 números do concurso 2.523 da Lotofácil, realizado na noite desta terça-feira (17) em São Paulo. O prêmio foi de R$ 1.284.224,95. O próximo sorteio (2.524) será hoje (18). O prêmio será de R$ 1,5 milhão. As dezenas sorteadas foram 01 - 04 - 05 - 06 - 07 - 10 - 11 - 12 - 14 - 15 - 17 - 18 - 20 - 23 - 24.

Veja as demais faixas premiadas

* 14 acertos: 362 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 1.062,63;

* 13 acertos: 11.187 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 25;

* 12 acertos: 115.840 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 10;

* 11 acertos: 573.274 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 5.

Dezenove municípios baianos participam da terceira edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, que pretende identificar as condições de saúde bucal mais prevalentes na população brasileira e subsidiar políticas públicas.

O levantamento é realizado pelo Ministério da Saúde e será feito até junho. No total, a pesquisa vai coletar dados da população em 422 municípios de todo país , sendo 19 na Bahia.

De acordo com o Ministério da Saúde, a SB Brasil é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira e, neste ano, será realizado com 50 mil pessoas. Nesta primeira etapa, os profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal passarão de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e coletar dados socioeconômicos, por meio de questionário.

O Ministério destaca a importância da participação popular, e cada participante que tem algum problema bucal detectado, já é encaminhado para a unidade odontológica.

De acordo com o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, a pesquisa deve gerar um retrato da situação sobre a região Nordeste.

"Serão cerca de 17 mil pessoas que serão visitadas na região. A participação é importante para o Ministério conhecer melhor a saúde bucal da população. O nosso compromisso é garantir o acesso de toda a população brasileira ao serviço odontológico", disse.

Após o mapeamento da população, haverá uma fase de avaliação da saúde bucal com um exame físico, de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Além disso, também serão verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentárias.

Confira os municípios na BA

1.Belo Campo
2.Camaçari
3.Canudos
4.Cordeiros
5.Eunápolis
6.Feira de Santana
7.Guanambi
8.Itabuna
9.Itamari
10.Jaguaquara
11.Livramento de Nossa Senhora
12.Morro do Chapéu
13.Paulo Afonso
14.Prado
15.Salvador
16.Saubara
17.Teixeira de Freitas
18.Valença
19.Vitória da Conquista

Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indicam que este ano já foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes ligados a situações de violência sexual. Para alertar sobre o assunto, hoje (18) marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Entre janeiro e dezembro de 2021, houve 18.681 registros contabilizados entre as denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o equivalente a 18,6% dos relatos. O levantamento de 2021 indicou que o cenário da violação que aparece com maior frequência nas denúncias é a residência da vítima e do suspeito (8.494), a casa da vítima (3.330) e a casa do suspeito (3.098).

O padrasto e a madrasta (2.617) e o pai (2.443) e a mãe (2.044) estão entre os maiores suspeitos nos casos. Em quase 60% dos registros, a vítima tinha entre 10 e 17 anos. Em cerca de 74%, a violação é contra meninas.

Apesar dos dados relatados, a subnotificação de casos pode esconder o agravamento da situação. De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2017, 70% das 527 mil pessoas estupradas no Brasil anualmente, em média, eram crianças e adolescentes. Além disso, 51% das que foram abusadas têm entre um e cinco anos.

Campanha

A Organização Não Governamental (ONG) Plan International Brasil realiza várias ações para marcar o combate ao assédio e exploração sexual infantil. Entre as medidas, figura a campanha Fato Certo Não Tem Erro.

Segundo o gerente de projetos da ONG na Bahia, Elaine Amazonas, a iniciativa foi criada para conscientizar famílias, profissionais da educação e a sociedade em geral sobre as consequências da desinformação e das fake news sobre vários temas, inclusive, o abuso sexual.

“Os materiais criados também dão subsídios teóricos e jurídicos para o debate sobre as identidades de gênero. Temos diversos materiais, como uma cartilha de Alfabetização em Direitos, posts para redes sociais, três filtros de Instagram, sendo um deles um quiz sobre identidades de gênero e stickers para WhatsApp”, disse.

O material inclui, ainda, cinco vídeos temáticos que abordam temas como transfobia, homofobia, gravidez na adolescência, abuso sexual e infecções sexualmente transmissíveis.

Também serão disponibilizados podcasts com dez episódios que debatem fatos e notícias falsas, trazendo, por exemplo, a diferença entre mentira e fake news e histórias reais de pessoas vítimas de preconceito por causa de notícias falsas. Todos os materiais já lançados podem ser vistos aqui. 

Denúncias

Elaine orienta que, ao vivenciar qualquer situação que traga um desconforto a uma criança, por exemplo, o ideal é que ela procure um adulto de sua confiança para relatar o ocorrido.

“Esse adulto pode ser o pai ou a mãe, o cuidador e cuidadora. Algum parente próximo, uma professora na escola, algum profissional de saúde que possa ouvir o relato. Para as famílias, o que nós orientamos é que escutem e deem crédito ao que a criança está trazendo. Investigue, preste atenção aos sinais e faça o encaminhamento para um serviço especializado que vai poder acolher e dar os encaminhamentos necessários à questão. Não só em relação à denúncia, mas também com relação ao acolhimento e ao acompanhamento dessa criança ou desse adolescente”, explicou.

Como denunciar

Para conscientizar sobre o assunto, o ministério lançou a campanha Maio Laranja. O objetivo é incentivar que os casos sejam denunciados. Em 2021, 48,4% (9.053) das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio do Disque 100, foram anônimas. A qualquer momento a central de atendimento da Ouvidoria pode ser acionada, 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados.

O ministério também disponibiliza o aplicativo Direitos Humanos Brasil, WhatsApp (61-99656-5008) e Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasilbot”), que oferecem os mesmos serviços de escuta qualificada. No caso de crianças e adolescentes, a denúncia também pode ser feita por meio do Aplicativo Sabe - Conhecer, Aprender e Proteger.

Quando a vítima é criança ou adolescente, a denúncia é encaminhada ao Conselho Tutelar e, nos casos em que a violação configura, à Delegacia Especializada ou à Delegacia Comum, no caso de inexistência, e ao Ministério Público.

Na manha de hoje (18) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, (Creas) de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, realizou uma campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que contou com um stand informativo na praça da feira para que fosse feito um trabalho de conscientização em meio à população.

O movimento realizado hoje dá-se pelo "Dia Nacional do Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes". Este mês também é marcado pelo termo "Maio Laranja", e a flor da infância, como é chamada, é símbolo da campanha "Faça Bonito".

A data foi instituída no ano 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje e, infelizmente, permanece impune.

A plataforma de busca Google anunciou que sua ferramenta de tradução vai passar a entender mais 24 idiomas, entre eles o guarani. Agora, ao todo, o Google Tradutor poderá traduzir 133 línguas. 

O anúncio foi feito na última terça-feira (10), durante o evento Google I/O 2022, uma conferência anual da empresa.

Um dos idiomas oficiais do Mercosul, junto ao português e o espanhol, o guarani é falado por cerca de 7 milhões de pessoas em países como Argentina, Paraguai e Bolívia. 

O idioma também é comum entre algumas tribos indígenas do Brasil. Segundo dados do IBGE, mais de 26 mil pessoas falam dialetos do guarani no país.

Outros idiomas incluídos na ferramenta de tradução incluem outros idiomas da América do Sul, como aimára e quechuá. Línguas da Índia, Gana e Nepal, como assamês, axante e boiapuri.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 17.Mai.2022 // 00h00

  • Geral

3 pessoas morrem em grave acidente na BA-156

Na manhã de hoje (17) ocorreu um grave acidente de trânsito na BA-156 próximo a cidade de Botuporã, Bahia. Segundo informações da Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, um veículo Pajero transportava oito ocupantes, no trecho da cidade citada,  e ao tentar desviar de um outro veículo  na pista acabou capotando. O SAMU 192 foi acionado e até o fechamento desta matéria, infelizmente 3 óbitos haviam sido registrados, dois no local do acidente e um outro em uma Unidade de Saúde, onde inclusive as demais vítimas, foram encaminhadas. Informações preliminares que chegam em nossa redação, dão conta de que um condutor de auto escola conduzia esse veículo com alunos para realizar provas na cidade de Macaúbas, quando infelizmente este acidente ocorreu. Segundo a Polícia Militar, a ocorrência ainda está em andamento.

O cantor e compositor Milton Nascimento, de 80 anos, anunciou no último domingo (15/5) que fará uma turnê de despedida dos palcos.

A Última Sessão de Música, como Bituca batizou a sequência de shows ocorre a partir de 11 de junho, com um show no Rio de Janeiro. Ao todo, serão 17 apresentações ao redor do país e do mundo. A venda de ingressos começa nesta terça-feira (17/5), no site www.aultimasessaodemusica.com.

“A gente quer proporcionar uma experiência única e emocionante, do começo ao fim”, afirmou Milton Nascimento no material de divulgação da turnê. Com 60 anos de carreira na música, Milton Nascimento se tornou um dos maiores nomes da música brasileira.

Ele foi fundador do movimento Clube da Esquina, a partir do lançamento da música com o mesmo nome, escrita junto com Lô Borges. O disco Clube da Esquina, lançado em 1972, foi eleito recentemente o melhor álbum brasileiro de todos os tempos, de acordo com 162 especialistas ouvidos pelo podcast Discoteca Básica.

O período de inscrições para o Vestibular 2022 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) termina hoje (16). Para participar é preciso se inscrever pela internet no site (clique aqui) e efetuar o pagamento do boleto até a data de vencimento. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de junho, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, cidades onde a Uesb possui campus. Após quase dois anos de pandemia de Covid-19, a universidade retoma a realização do vestibular com novidades, como a realização das provas pelo Instituto Avalia e a oferta exclusiva de cursos pelo processo seletivo. No vestibular deste ano, a Uesb oferece 1.264 vagas em 47 opções de cursos. A seleção conta também com a reserva de vagas e cotas adicionais.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.