A Bahia registrou até o início do mês de abril, 5.353 casos de acidentes com escorpiões. Deste número, apenas entre 01 janeiro e 31 de março foram 5.347 contabilizados. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA) informou que é possível que este ano o número seja maior que o de 2023, quando foram registrados 5.622 casos. De acordo com Jucelino Nery, diretor do CIATox-BA, a frequência de acidentes com escorpiões está relacionada a um conjunto de fatores, como o tamanho da população, o clima, problemas de saneamento básico, desmatamentos, espécies predominantes de escorpião. Além disso, a existência de predadores (corujas, sapo, lagartixas etc.) e a realização de ações públicas de orientação à população e de manejo e controle desses animais pelos órgãos competentes. Ainda segundo o diretor, uma das explicações para que a cidade de Vitória da Conquista apareça em primeiro lugar é o número de habitantes. O município do sudoeste baiano ocupa o terceiro lugar entre as cidades mais populares da Bahia.
Uma cabeça humana foi encontrada dentro de uma lata, na segunda-feira (15), em Salvador. A parte do corpo foi deixada em um bairro que enfrenta uma onda de violência. A informação foi confirmada pela Polícia Militar, que constatou o fato após agentes da 18ª Companhia Independente (CIPM/Periperi) serem acionados, e também pela Polícia Civil. Como de praxe, o Departamento de Polícia Técnica se encarregou da perícia. O crime é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer autoria e motivação do crime.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo multou o pré-candidato à prefeitura da capital paulista Guilherme Boulos (PSOL) em R$ 53,2 mil por divulgação irregular de pesquisa eleitoral. A condenação ocorreu em resposta a uma ação movida pelos partidos MDB, do prefeito e pré-candidato à reeleição Ricardo Nunes, e PSB, da pré-candidata Tabata Amaral. A assessoria de Boulos informou que a "pré-campanha vai recorrer" da decisão do TRE. A publicação em questão foi divulgada nas redes sociais de Boulos afirmando que ele liderava "contra qualquer bolsonarista". A pesquisa mostrava Boulos com 34%, Nunes com 29%, Salles com 12% e Pontes com 11%. Na decisão, o juiz eleitoral Antonio Maria Patiño Zorz citou três pesquisas estimuladas e espontâneas da empresa. De acordo com ele, Boulos teria criado um cenário misturando dados de outras pesquisas como uma forma de "induzir o eleitor ao erro". O cenário divulgado por Boulos ainda cita Salles e Pontes, ambos do PL, que não poderiam concorrer simultaneamente.
Um idoso de 68 anos foi preso, na quarta-feira (10), por suspeita de estupro de vulnerável contra duas netas, adolescentes de 12 e 14 anos. O crime ocorreu em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Já a prisão foi cumprida em Trindade, município de Goiás. O caso foi descoberto após a neta mais velha passar mal na escola. A partir disso, a mãe da garota descobriu que ela estava grávida e a vítima revelou que era abusada e ameaçada de morte pelo avô desde os 13 anos. Depois, uma equipe de psicólogos que atuavam na escola descobriu que a adolescente mais nova também era vítima da violência. A menina passou a ser acompanhada por profissionais após apresentar um rendimento baixo na escola e, quando esteve em contato com a rede de assistência, descreveu a situação. Ela era vítima dos abusos desde os 10 anos. Segundo a Polícia Civil, a mãe das garotas foi a responsável pela denúncia — o suspeito é avô delas por parte de pai. Ao saber que a investigação estava em curso e que a neta estava grávida, o homem fugiu para o estado de Goiás, onde foi preso e agora segue à disposição da Justiça. As meninas são acompanhadas pela rede socioassistencial de Bom Jesus da Lapa. A mais velha deu à luz a criança.
As ações da Vigilância Epidemiológica de Guanambi passaram a contar a partir de quinta-feira (11) com um importante reforço: 20 Bombeiros Militares se juntaram aos Agentes de Combate a Endemias. Os militares vieram de bases das cidades de Juazeiro, Vitória da Conquista e Salvador, equipados com viaturas, e vão utilizar de pulverizadores costais para atuarem nos bairros de maiores índices de infestação e de notificação. A coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, destaca a ação como fundamental para buscar impedir o avanço da dengue na região. As ações serão de borrifação, tratamento de caixas e retirada de tudo que possa ser apropriado para a reprodução do Aedes Aegypti.
Na última quarta-feira (10), o Governo Federal realizou a divulgação do resultado das seleções de duas modalidades do Minha Casa Minha Vida, que têm por objetivo oferecer moradia para a população urbana organizada e para agricultores familiares, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos e comunidades tradicionais residentes em áreas rurais. As Seleções foram realizadas por meio das portarias MCID Nº 743, de 20 de junho de 2023 e MCID nº 862, de 4 de julho de 2023. Entidades organizadas de Movimentos Sociais, prefeituras e governos estaduais enviaram propostas que foram analisadas e selecionadas de acordo com os critérios previstos nas portarias de seleção. Em Livramento, a ASAMIL foi selecionada, e a contemplação totalizou 50 unidades habitacionais.
Aproximar o conhecimento da pesquisa acadêmica com a vivência ancestral dos povos tradicionais que habitam na região de Rio de Contas é a proposta das professoras de Biologia, Dilcinéia Anjos, e de Química, Naiara Ramos, com a Litoteca Intercultural do Colégio Estadual Carlos Souto (CECS). O projeto, lançado no início de março, no município de Rio de Contas, será implantado dentro da biblioteca da escola e terá a exposição de materiais, como amostras de tipos diferentes de solos, pedras, argilas e minerais. A ponte entre os saberes geológicos e culturais da região é uma iniciativa inédita na rede estadual de ensino e está sendo possível graças à parceria com o Instituto de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ao apoio dos povos tradicionais, como lideranças quilombolas e indígenas do Território de Identidade da Chapada Diamantina. Para a comunidade escolar do CECS, a litoteca tem uma dimensão bem maior do que seu próprio significado, que vem de lithos - rocha e teca - local de armazenamento. A ideia de sua criação veio para complementar a linha sustentável permeada pela escola, onde os 520 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) abraçam os princípios da permacultura -- utilização dos recursos naturais de forma eficiente que preserve o meio ambiente, como a criação de horta orgânica; captação de água de chuva; e viveiros de mudas nativas da região. Informações do site Agora Sudoeste.
Nos últimos dias, o boato de que uma jovem veio a óbito por dengue grave no município causou apreensão entre os moradores de Livramento. A jovem trata-se de Jéssica Carvalho Souza e, conforme foi informado à Redação do Jornal da 88 pela Secretária de Saúde do Município, Fabiana Ribeiro, ela não residia e não foi tratada na cidade. A secretária disse ainda que Jéssica residia em Dom Basílio e que passou pelo tratamento no município de Brumado, onde foi atendida e acompanhada, o que desmente os boatos que giravam em torno de um possível óbito em Livramento. A senhora Fabiana também complementou que o pai de Jéssica residia neste município e que por esta razão o corpo foi velado aqui. Reforçamos, ainda, a importância do combate, eliminando os possíveis focos e evitando a procriação do mosquito. Em caso de suspeita de dengue, procure a unidade de saúde e notifique.
Um casal morreu na noite de segunda-feira (08) em um acidente de trânsito registrado na BR-030, na comunidade do Pancadão, zona rural de Lagoa Real. O trecho ficou bloqueado por cerca de 4h. Segundo informou a Polícia Militar, o sinistro foi registrado por volta das 19h20, e envolveu uma Parati e um Palio. O casal, Sebastião Soares Silva e Ana Oliveira Silva, que estavam a bordo da Parati, morreram no local. As vítimas fatais são de Lagoa Real. No outro veículo, um casal com duas filhas, moradores de Pindaí, ficaram feridos e foram conduzidos por familiares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Caetité. De acordo com a Polícia Militar, ambos estão fora de perigo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para serem necropsiados. Um guincho retirou os veículos da pista, liberando a via por volta das 23h.
Foi anunciada uma novidade para a Companhia Independente de Polícia Militar em Livramento de Nossa Senhora. O Capitão PM Cláudio Márcio dos Santos Dantas é o novo Subcomandante da 46ª CIPM. A informação foi divulgada pela Assessoria de Comunicação da quadragésima e a nomeação foi divulgada na Edição do Diário Oficial do dia 06 de abril de 2024. Natural de Salvador, Bahia, o Cap PM Cláudio Márcio atua na 46ª CIPM desde o ano de 2014, desempenhando funções de diversas naturezas que contribuem para o bom andamento da Unidade.
Morreu no último sábado (06), aos 91 anos, o escritor Ziraldo. A informação confirmada pela família do desenhista foi que ele morreu enquanto dormia, no apartamento onde morava, no Rio de Janeiro, por volta das 15h. Ele tinha três filhos. Reconhecido pelo trabalho literário infantil, Ziraldo recebeu diferentes premiações, como o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Levou ainda o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1980, com O Menino Maluquinho, e novamente em 2012, com Os Meninos do Espaço. Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Aos 7 anos de idade, em 1939, Ziraldo apresentou seu primeiro desenho no jornal Folha de Minas. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez carreira. Apesar da formação em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais, construiu uma carreira importante como desenhista, escritor, apresentador e jornalista. Na década de 1960, publicou a primeira revista em quadrinhos de sucesso, a Turma do Pererê, que seria cancelada pouco tempo depois do golpe militar de 1964. Sua mais conhecida criação, o Menino Maluquinho, nasceu nos anos 1980 e foi inspirado no filho do escritor. O personagem deu origem ao livro infantil campeão de vendas e ao filme de grande sucesso nos cinemas do país. O livro foi traduzido para o inglês, espanhol, basco, alemão e o italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão.
O jovem Edinilton Cruz dos Santos, de 23 anos, natural da cidade de Brumado, que estava desaparecido desde a última terça-feira (02), foi encontrado morto na tarde de domingo (07), em Rio de Contas. A informação foi confirmada pelo delegado Fábio Lago. Edinilton havia saído de sua terra natal para trabalhar na perfuração de poço artesiano, quando desapareceu, no Povoado do Jiló. Ele estava acompanhado por mais duas pessoas. Durante a madrugada, Edinilton teria acordado por duas vezes pedindo para voltar para a sua cidade natal. O responsável pela equipe pediu a ele que aguardasse um pouco e que ele o levaria de volta para sua residência. Após a última conversa na madrugada, o jovem não foi mais visto. A Polícia Civil montou uma força-tarefa para atuar no caso e o corpo de Cruz foi encontrado por dois nativos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Edinilton foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. Informações do site Achei Sudoeste.
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão sendo vítimas de desconto indevido no benefício mesmo após o órgão ter alterado as regras de cobrança de mensalidades de sindicatos e associações direto nas aposentadorias e pensões. O instituto publicou instrução normativa que prevê como serão os acordos de cooperação técnica com as entidades e quais as normas a serem seguidas para descontar a contribuição de seus associados. Dentre as principais estão a implementação de biometria para a celebração de novos contratos e o limite de cobrança de mensalidade sindical estabelecido em 1% do teto dos benefícios, hoje em R$ 7.786,02, o que dá R$ 77,86 ao mês. É justamente o valor-limite de R$ 77,86 ao mês que está sendo cobrado no benefício pago a alguns aposentados sem que o desconto tenha sido autorizado. No extrato de pagamento, o débito tem um código específico e uma descrição conforme o nome da associação ou sindicato. No extrato de pagamento aparece o código 277, descrito como "contrib master prev". O nome é da entidade conveniada Master Prev Clube de Benefícios. De acordo com o Reclame Aqui, nos últimos meses, a plataforma registrou mais de 900 reclamações contra a Master Prev Clube de Benefícios. Mais de 70% dessas queixas são referentes a cobranças indevidas. Atualmente, 29 entidades têm ACTs com o INSS. O instituto diz que apura a conduta de seis dessas entidades por indícios de fraudes. A Master Prev é uma delas.
Uma colisão frontal entre dois veículos de passeio deixou uma pessoa morta na manhã de sábado (06), na BA-148, trecho entre os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora. O acidente envolveu um GM Corsa e um Fiat Uno, que ficaram destruídos. Após a colisão, o Uno saiu da pista. Um dos ocupantes foi arremessado para fora do veículo e morreu na hora. Outros envolvidos no acidente ficaram feridos e foram encaminhados para uma unidade de saúde. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local. O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. As informações são do site Achei Sudoeste.
Os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, recapturados no Pará, chegaram ao Rio Grande do Norte na madrugada desta sexta-feira (05). Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram levados de avião até o estado e desembarcaram em Mossoró. Os fugitivos retornaram para o presídio de Mossoró, que teve a segurança reforçada e a direção trocada. Os dois ficarão em celas separadas e sob constante monitoramento, segundo o Ministério da Justiça. As buscas pelos fugitivos duraram 50 dias. A recaptura aconteceu na tarde de quinta-feira (04), durante uma operação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Rogério e Deibson fugiram da prisão no dia 14 de fevereiro. Na quinta-feira, a polícia localizou os fugitivos a mais de 1.600 km de distância de Mossoró. Os dois fugitivos ficaram em silêncio durante depoimento à PF, após a recaptura. Por volta das 21h30, ambos deixaram a delegacia de Marabá e foram encaminhados até o aeroporto da cidade. A aeronave da PF decolou do aeroporto de Marabá por volta das 22h de quinta-feira, chegando a Mossoró à 1h30 desta sexta-feira. Após o desembarque, os fugitivos seguiram para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), onde fizeram exames de corpo de delito. Rogério e Deibson fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro, uma Quarta-Feira de Cinzas. Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e são do Comando Vermelho. A fuga dos detentos foi a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda as penitenciárias de Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). Para deixar a cadeia, os detentos abriram uma passagem atrás de uma luminária do presídio e cortaram duas cercas de arame. Segundo as investigações, eles usaram ferramentas de uma obra que estava sendo feita na penitenciária. Após a fuga, autoridades locais e federais criaram uma força tarefa para capturar os fugitivos. O grupo incluiu agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do estado. Logo nos primeiros dias de fuga, Rogério e Deibson invadiram casas e fizeram uma família refém. Além disso, a PF informou que uma facção criminosa teria ajudado os fugitivos a pagar R$ 5 mil ao dono de uma fazenda que auxiliou na fuga. A dupla conseguiu deixar o Rio Grande do Norte e, no dia 18 de março, usou um barco pesqueiro para viajar de Icapuí (CE), a 202 km de Fortaleza, com direção à Ilha de Mosqueiro, em Belém do Pará. A viagem pela costa brasileira durou seis dias, e os fugitivos chegaram a Belém no dia 24 de março.