OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Madrugada 88

Operador 88

Cartão amarelo, vermelho, pênalti e escanteio estão entre os lances exigidos pelos apostadores e aliciadores para os jogadores investigados na operação que apura a manipulação de resultados de jogos de futebol. Segundo o Ministério Público de Goiás (MPGO), três suspeitos foram presos em São Paulo e 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo pelo menos nove deles em casas de atletas. De acordo com o MP, dentre os suspeitos nesta segunda fase da Operação Penalidade Máxima, além de jogadores, estão pessoas suspeitas de integrar o esquema de apostas. A primeira fase da operação foi deflagrada em fevereiro deste ano e uma pessoa chegou a ser presa na época. Até a última atualização, quatro atletas suspeitos de envolvimento nesta 2ª fase da operação já foram identificados, são eles: Victor Ramos, ex-Palmeiras, Vasco e Vitória, e atualmente zagueiro na Chapecoense; Igor Cariús, lateral-esquerdo do Sport Recife; Kevin Lomonaco, jogador do Red Bull Bragantino; e Gabriel Tota, jogador do Esporte Clube Juventude. Durante uma coletiva de imprensa na terça-feira, o Ministério Público detalhou quais foram os 11 jogos que são alvos da segunda fase da operação e explicou quais foram as ações pedidas pelos aliciadores para os jogadores envolvidos.

 

Com o objetivo de garantir a segurança nas escolas públicas do Estado da Bahia, um projeto de indicação ao governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), sugere a instalação de controle de acesso através de Identificação por Biometria. De acordo com o deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB), autor do texto, a medida se tornou ainda mais necessária após os recentes ataques em escolas no estado e o episódio trágico ocorrido em uma creche em Santa Catarina, que resultou na morte de quatro crianças em uma creche. Ele destaca que a implementação do controle de acesso por biometria nas escolas estaduais da Bahia é uma medida prática e eficiente, que não necessita do uso de cartões ou chaves. A proposta foi encaminhada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, que irá analisar e encaminhar a indicação ao Governador do Estado para que a medida possa ser implementada o mais breve possível.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 19.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 19.04.2023

Índio, Roberto e Expedito De 1943 a 2022, a data de hoje, 19 de abril, era o Dia do Índio. Mas a Lei nº 14.402/2022 mudou o nome para Dia dos Povos Indígenas. O motivo seria porque a palavra índio teria passado a ser considerada preconceituosa. Coisas do Brasil dos últimos tempos! Seja como for, parabéns a essas criaturas de Deus, que são simbolicamente os verdadeiros donos do país, pois já estavam aqui antes do descobrimento. Inclusive, a origem populacional de Livramento tem influência indígena, através das tribos mongonhós e aimborés. Hoje, também, o rei da MPB (música popular brasileira), Roberto Carlos, faz hoje 82 anos de idade! E mais, em 19 de abril, a Igreja Católica celebra o dia de Santo Expedito, mártir da fé, que morreu decapitado, em 303, a mando do imperador Diocleciano, por ele se recusar a renunciar ao Cristianismo. É considerado o Santo que ajuda a resolver as causas que parecem impossíveis.

Obra parcelada A gestão do prefeito de Livramento Paulo Azevedo (2013-2016) foi comum, mas ele fez duas avançadas intervenções urbanas, na sede, interligando os bairros Polivalente e Estocada, e ao abrir novo acesso à cidade, prolongando a Av. Dr. Nelson Leal até o bairro Taquari. Mas a extensão está inacabada, há 10 anos. Faltam pequena ponte no rio taquari e pavimentação da via. Só no 2º mandato do prefeito atual Ricardo Ribeiro, conseguiu-se que a Conder (empresa do Estado) assumisse a obra, mas segue parcelada. Feita a base de cimento da ponte, há meses, só agora chega a estrutura metálica, a ser instalada. Ano que vem tem eleições, então, embora não haja mais certeza de nada, há esperanças da obra, finalmente, ser concluída.

Regulação da saúde É comum, inclusive em Livramento, o apelo a Deus, se algo sai do controle, com parentes ou amigos, em casos graves de doença ou acidente, por exemplo. Formam-se redes de fé e orações, pela recuperação do ente querido ou de um amigo. Deus não decepciona quem tem fé, mas espera pela nossa parte, que não é só rezar. A oração é para quando não depender mais de nós. Veja o exemplo da fila da regulação, na saúde, onde a demora agrava o estado do paciente, com risco de morte ou de sequelas que seriam evitáveis. Poucos sabem que o sistema foi criado justo para agilizar o atendimento, com serviço de alto padrão, para todos, mesmo em municípios pobres.

O sistema de regulação foi concebido para não ter fila, de jeito nenhum, pois envolve a vida das pessoas. Mas os governantes desviam e até roubam o dinheiro público, não fazem a quantidade de UTI necessária. Vimos isso na pandemia! São péssimas também a Educação, a Segurança Pública e outras áreas. Deus certamente quer nossa parte, rezar só não vale! Temos de eleger gestores honestos e preparados. A mesma mobilização para rezar, na dolorosa fila das urgências e emergências, deve ser feita, para se eleger pessoa preparada, e sempre cobrar dela, depois! Não venda e denuncie que vender o voto! A venda tira o direito de reclamar, e prejudica a todos! Deus tá de olho, em tudo!

Para refletir Raras pessoas vivem além de 100 anos! E 100 anos são como um piscar de olhos para os bilhões de anos da criação de Deus. Descontados os anos da infância e da velhice, a vida útil de uma pessoa, na Terra, chega a cerca de 50 anos, no máximo, que é muito pouco para gozar, mas pode ser uma eternidade para sofrer. O ser humano costuma analisar e medir o tempo da vida, balizado no prazer e na dor, ora torcendo para passar rápido, ora desejando que nunca acabe. Uns dizem que não têm tempo, nem mesmo para conversar com o filho, com os pais. Sem tempo para namorar ou para rezar. Falta tempo até de pensar para que, de fato, têm tempo. Um dia, vão se arrepender, tarde demais, de não ter dado mais tempo ao filho e aos pais; de não ter namorado mais; de não ter rezado mais. 

Há um tempo para tudo, mas todo o nosso tempo pertence a Deus. E, pertencendo a Deus, não haverá limite de tempo em nossas vidas. Viveremos a eternidade de Deus, já aqui na Terra, onde somos testados no viver conforme o plano do Criador, experiência que desafia o tempo! Nenhum minuto deve ser perdido, nessa vida, pois é a relação com o mundo real de Deus, na alegria de ser suas criaturas. Ele quer que tratemos bem uns aos outros, sendo reciprocamente gentis e compassivos! Vamos preencher o tempo com ações, gestos e atitudes que agradem a Deus. Vamos nos empenhar em descobrir e sentir o divino em nós, e ficar além do tempo, na plenitude e clareza da existência espiritual. Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 17.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Menores sofrem abuso sexual na comunidade da Barrinha

De acordo com informações cedidas pela Polícia Civil, três menores foram abusadas sexualmente na comunidade da Barrinha, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Duas delas foram abusadas pelo padrasto, enquanto a outra jovem, de um outro caso, também teria sido abusada por um outro indivíduo, totalizando, assim, três casos de estupro na mesma comunidade. Mediante dados da polícia, as jovens abusadas pelo padrasto sofriam os abusos há alguns anos, onde eram assediadas em sua residência, durante diversos momentos do dia, inclusive, enquanto executavam atividades domésticas. O homem surgia nu diante delas, forçando relações carnais e outros atos totalmente obscenos, e as menores, quando conseguiam, corriam para o quarto e trancavam a porta na tentativa de se proteger. Um dos casos de estupro foi registrado formalmente na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, e segue em andamento dentro dos trâmites legais. 

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 17.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Ciclista é atropelada por carreta em Livramento

Uma mulher que transitava de bicicleta pela Avenida Dep. Leonidas Cardoso, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi atropelada por uma carreta na manhã desta segunda-feira (17). O acidente foi registrado em imagens por uma câmera de segurança. No vídeo, que tem circulado com frequência através das redes sociais, é possível observar o momento em que a mulher é atingida pelo veículo e cai ao solo de maneira agressiva. Após o impacto, ela se contorce no chão e é socorrida por um motociclista que estava parado no local. A carreta imediatamente freia e em poucos segundos outros transeuntes se aproximam. Até o momento, não há detalhes mais precisos sobre o fato e sobre o estado de saúde da ciclista. Você pode conferir o vídeo do acidente em nossas redes sociais.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 17.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Terceiro bispo da Diocese de Livramento, Dom Vicente Ferreira tomou posse

A posse canônica do terceiro bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Dom Vicente Ferreira, aconteceu no último sábado, dia 15 de abril, e reuniu centenas de fiéis em uma missa campal, celebrada na área externa da Catedral de Nossa Senhora do Livramento. A cerimônia foi iniciada por uma caminhada que partiu do Centro Paroquial em direção à igreja, embalada pelos belos dobrados tocados pela Sociedade Musical e Beneficente Lyra de Nossa Senhora do Livramento, que esteve presente no evento contando com a participação de membros da Sociedade Lítero Musical Lira Abairense, ambas sob a regência do Sr. Carlos Henrique Castro. Estiveram presentes também alguns membros da Filarmônica 23 de Dezembro de Mucugê, que participaram da solenidade junto ao coral. Ressaltamos a importância da participação dessas entidades, pois elas guardam muito da memória local e regional. Após a caminhada, a cerimônia teve início por volta das 17 horas e contou com a presença e participação de párocos e bispos de toda a região, além de freiras, padres redentoristas e outras figuras religiosas, bem como o presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor, que é um bispo brasileiro e arcebispo de Belo Horizonte, falou por um momento com a nossa equipe de reportagem e desejou sucesso à Dom Vicente na nova missão. Moradores de comunidades da zona rural de Livramento e também de cidades vizinhas vieram ao município em caravanas e somaram-se à multidão que prestigiou o momento histórico e importante na Praça Dom Hélio Paschoal.

O mais novo bispo, Dom Vicente, mostrou-se emocionado do início ao fim do evento, e rendeu-se às lágrimas enquanto recebia as boas vindas e homenagens à sua posse. Contou também com a presença de seus pais, Osias e Rosinha, de sua sobrinha e de sua cunhada, que vieram do Espírito Santo para prestigiar a solenidade. Ele também falou com nossa equipe sobre o momento e mostrou-se feliz e animado. Ao final da celebração, houve a assinatura da ata e uma grande movimentação no interior da igreja, onde os fiéis foram atendidos pelo bispo recém-empossado Dom Vicente, pelo bispo emérito Dom Armando Bucciol e demais sacerdotes. A posse canônica contou com a transmissão em tempo real da Rádio 88 FM pelo rádio, pelas plataformas digitais, ou seja, pelo nosso canal no YouTube e pela nossa página no Facebook, e está disponível para ser assistida a qualquer momento. Transmitimos também pelo canal no YouTube da Diocese de Livramento com quem trabalhamos em parceria. Aproveitamos a oportunidade para dar as boas-vindas à Dom Vicente e para desejar boa sorte nessa nova jornada!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 17.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 17.04.2023

Posse na Catedral Nossa diocese está sob nova direção, de Dom Vicente de Paula Ferreira, que assumiu, no último dia 15. Abre nova era apostólica católica, em 21 municípios, com sede em Livramento. Diocese é uma referência forte, em uma região, seja para atrair progresso ou atraso, vai depender do pastor. Dom Vicente é de sabida visão pastoral política, confirmada na sua homilia de posse. É apontado como de esquerda, provado na chamada Carta ao Povo de Deus, que assinou com outros 151 outros bispos, posicionando-se politicamente e criticando, de forma contundente, o então governo da República. A carta recebeu críticas dos católicos, por ser tida como fora da função social e apostólica da Igreja. Na posse, o prelado invocou as chagas de Cristo, pela bandeira da solidariedade cristã, usando expressões que são típicas do socialismo e da teologia da libertação, defendidos por uma parte do clero brasileiro. 

“Nossa solidariedade cristã é um testemunho para o mundo, e deve provocar todas as estruturas sociais e confrontar aquelas que são injustas, as arrogantes, excludentes. Desconfiem de um cristianismo que não incomoda, que não muda, que não transforma, que não é perseguido”, disse Dom Vicente. E acrescentou: “Jesus se misturou nas nossas misérias, para nos orientar”, “a Igreja começa na divisão e não no acúmulo como modelo de sociedade global, que mata. É no dividir das coisas que a gente aumenta, que a gente multiplica, não no acúmulo, como, infelizmente, prega esse nosso modelo de sociedade global, que mata, porque coloca o lucro acima da vida, mata a gente, mata a natureza”. Vamos torcer e colaborar para que Dom Vicente ajude a fortalecer a nossa fé em Deus, no caminho da evolução espiritual, com as passageiras preocupações mundanas sendo colocadas no seu devido lugar, sempre vivendo na união e no amor, como Cristo nos ensinou, e não em confrontos. (veja vídeo da missa no Youtube da 88 FM e matéria neste site)

Reajuste do servidor A assembleia geral dos servidores da Educação de Livramento, realizada pelo sindicato da categoria (APLB), dia 15, não passou de uma reunião para aprovar os 5,79% de reajuste salarial linear, proposto pelo prefeito Ricardo Ribeiro. Consta que não houve contestação e, de 36 filiados a favor, a maioria tem cargo em comissão na gestão municipal, ou seja, pessoas da confiança do gestor. Livramento tem mais de 400 professores, mas só 36 foram à assembleia. Dos ausentes, alguns disseram que não foram por ser contra os 5,79%, ou seja, agiu de modo contrário, pois deveriam ter ido para dar o voto contrário. Agora, o prefeito fica à vontade para aplicar esses 5,79%, oficialmente aprovados na assembleia da categoria. 

Frustrou-se a expectativa dos que ganham acima do piso de terem os mesmos 14,95% usados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) para estabelecer o valor mínimo obrigatório de R$4.420,00, em 2023. Na verdade, os sindicatos manipulam informações e criam falsas expectativas, e os filiados vão na onda, sem nada questionar. A lei só obriga estado e municípios a pagar o valor mínimo, nada fala sobre as demais faixas e níveis salariais, para as quais se aplicam as leis locais (estadual e municipal), segundo já reconheceu o próprio Supremo Tribunal Federal. Assim, para aplicar 14,95%, entendo que o prefeito precisa de lei local, e seria bom que fosse pela lei do Plano de Carreira, garantindo o uso de recursos do Fundeb. Mas essa lei do plano é omissa, precisaria ser emendada. 

Para refletir A existência da espiritualidade, cuja autoria é Deus, não depende da vontade humana. Jesus Cristo mostrou que ela é regida por leis facilmente compreensíveis, até pelos tolos, mas de espíritos puros! Felizes os que a fé conduz à intimidade com Jesus, seja em matéria ou em espírito. Estes terão assento na Ceia do Senhor. O Plano do Criador é tão perfeito que mesmo os seduzidos pela miséria humana, um dia, serão iluminados e chegarão lá. Nós fazemos nosso caminho, como diz Lucius, no livro Esculpindo o Próprio Destino. A diferença é só no modo e tempo de caminhar. Quem promove o nascer de vidas, por exemplo, tende a chegar antes de quem patrocina a morte, o aborto, por exemplo. A vida é a essência do Plano de Deus! Infelizes, portanto, os que promovem ou se alegram com a barbárie, os que roubam aquilo que é da coletividade, como os criminosos da corrupção, os enganadores! Infelizes os covardes que maltratam mulheres, crianças e animais inocentes! Tristes  os que torturam e ou matam aqueles que deveriam proteger e defender. Coitados dos que roubam e trapaceiam, trazendo sofrimento a outros! Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 14.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Homem é preso em Livramento por porte ilegal de arma de fogo

Após receber denúncias de que um indivíduo portava arma de fogo de maneira ostensiva no povoado de Angu, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a guarnição do PETO da 46ª CIPM deslocou-se para averiguação dos fatos no início da tarde de ontem, quinta-feira (13). Na localidade, foi encontrado um indivíduo com as características denunciadas, ele foi abordado e identificado sem oferecer resistência, assumindo ter em sua posse duas armas de fogo não registradas. Com o homem, foram encontradas uma espingarda de socar, tipo chumbeira, de fabricação artesanal; Uma espingarda calibre .20 de dois canos, nº 107814 e fabricação não identificada; e 10 cartuchos intactos. Após receber voz de prisão, ele foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis. 

 

Imagens do corpo da cantora Marília Mendonça no IML (Instituto Médico Legal) foram vazadas compartilhadas na web. A equipe da artista declarou em nota que o advogado dela está acionando a Justiça depois que compartilharam as fotos do corpo de Marília, que morreu em um acidente de avião no interior de Minas. Além disso, a assessoria afirmou estar em "choque" com o fato de pessoas estarem comentando e compartilhando esse material. Em 2015, depois que o corpo do cantor Cristiano Araújo foi levado para autópsia e preparação na funerária, fotos e vídeos que trouxeram imagens chocantes do sertanejo também foram divulgados. Produzir e repassar material desse tipo é considerado ilícito, e familiares podem processar e exigir indenização por danos morais, segundo advogados ouvidos pela imprensa.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 14.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Novo Farmácia Popular vai ser lançado nos próximos dias, diz Rui Costa

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que o Novo Farmácia Popular deve ser lançado nos próximos dias. A declaração foi feita em entrevista à rádio CBN, na manhã desta sexta-feira (14). O programa Farmácia Popular foi criado pela primeira vez em 2004, com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento de doenças através de medicamentos gratuitos ou com descontos e fraldas geriátricas. No caso de remédios subsidiados, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Porém, diversas pessoas reclamam que o atual programa apresenta falhas e dificuldades no processo de aquisição do medicamento. No ano passado, o programa Farmácia Popular atendeu cerca de 20 milhões de pessoas. Foram quase 9 milhões de atendimentos a menos do que o número registrado em 2015 – ano com o maior volume de recursos destinados às modalidades com e sem coparticipação. De acordo com o Cuida Brasil, a queda do número de pessoas atendidas está relacionada com a redução de investimento ao longo dos anos.

 

Uma jornalista, mulher trans, denunciou ter tido o carro apedrejado na tarde da última quinta-feira (13), na cidade de Riachão do Jacuípe, na Bahia. Segundo Alana Rocha, que trabalha como apresentadora em uma emissora de rádio do município, o caso aconteceu enquanto ela apresentava o programa em que atua diariamente. Quando saiu, viu que o veículo estava com o pára-brisa e vidros das janelas quebrados e uma pedra no lugar. Alana acredita que o ataque ao veículo tem relação com pautas que ela aborda no programa que apresenta. Um vídeo feito pela jornalista mostra o carro danificado. Nas imagens, é possível ver o desespero da dona do carro. O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Riachão do Jacuípe. A ocorrência foi registrada no fim da tarde de quinta. Em nota, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) afirmou que o caso é acompanhado pela Comissão da Mulher da categoria. 

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 14.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 14.04.2023

Saúde na UTI Aliás, sem UTI! Esta semana, foi muito divulgado nas plataformas virtuais (Livramento) o fato triste de duas pessoas, gravemente acidentadas, no trânsito, postas na famigerada fila da regulação! Entre as vítimas, está um servidor da prefeitura. Primeiro, esperou na UPA local, totalmente desestruturada. Depois, foi para uma UTI em Brumado, onde espera vaga, em outra cidade, para realização de procedimento cirúrgico urgente, devido a lesões por traumatismo craniano. As situações exigiam pronto atendimento, pelo risco de agravamento das lesões, e até de morrer. A falta de vaga é causada pela má qualidade do serviço público de saúde, causada pelo total descaso dos gestores!

Conselho Tutelar Estarão abertas até próximo dia 28/4 as inscrições para eleição de membros do Conselho Tutelar de Livramento, realizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), conforme edital publicado no DOM (Diário Oficial do Município) do dia 3/4. Trata-se de função pública, em mandato de quatro anos, no caso, de 2024 a 2028, salário mensal de R$2.604,00, jornada de 40h semanais. A missão é tutelar, ou seja, defender os direitos das crianças e adolescentes, nos termos da Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e Adolescente-ECA). Podem concorrer à função pessoas acima de 21 anos de idade, residentes no município, tendo pelos menos ensino médio e ficha-limpa, entre outros requisitos previstos no edital. Os inscritos farão prova de conhecimentos específicos sobre o ECA. Diário Oficial: https://www.livramentodenossasenhora.ba.gov.br/site/diariooficial.

Combustíveis caros A Prefeitura de Livramento segue com gastos milionários de combustíveis (gasolina e óleo diesel), valor total de R$7,383 milhões, esse ano, para automóveis e máquinas, sem demonstrar se, de fato, precisa tanto. Há evidências indicando que não precisa! Este mês, houve pequena redução (R$ 845.284,00). O preço dos combustíveis caiu muito, no Brasil, mas o valor pago pela prefeitura não caiu na mesma proporção. A venda continua feita, com exclusividade, pelo Auto Posto Irmãos Ribeiro, de parentes do prefeito Ricardo Ribeiro. A prefeitura paga combustível e mais o aluguel também milionário de carros e máquinas, sem mostrar a utilidade dos serviços feitos.

Piso e valorização Servidores da Educação de Livramento terão assembleia geral do sindicato (APLB), amanhã, a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores, para discutir reajuste do piso salarial e a valorização dos profissionais e demais trabalhadores. Penso que “demais trabalhadores”, no caso, não são da legitimidade do sindicato. Mas os temas são legítimos e relevantes, pois afeta o ensino e, consequentemente, a vida de centenas de crianças e jovens. A categoria terá de quebrar a birra do prefeito Ricardo Ribeiro, para estender o percentual de reajuste do piso (14,95%) às demais faixas e níveis salariais. Não há previsão legal para isso, e o município só deu 5,79%. Há ações judiciais de servidores de outros estados em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal), em grau recursal, mas ainda sem decisão definitiva. O reajuste linear, para faixas acima do piso, exige lei local (estado ou município). Em Livramento, a lei do Plano de Carreira é omissa e há queixas de que muitas de suas determinações são ignoradas pelo prefeito. 

Para refletir A vida e morte de Jesus, recontada na “Quaresma” e “Semana Santa”, exigem contínua reflexão. Por isso, costumamos repetir aqui! O ponto central é o destino espiritual do homem, que Cristo deixou o mais claro possível. O espírito é a parte principal de cada um de nós. Jesus mostrou isso, ao continuar falando com os discípulos mesmo após seu corpo ser considerado morto. Para não haver dúvida, não alterou sua aparência terrena, que todos já conheciam. Por alguns dias, continuou ensinando os apóstolos em espírito, revelando que a vida é uma só. Embora haja dois mundos: material, onde nos encontramos, e espiritual, onde Deus está, e onde a vida é plena e eterna.  Insisto que, quem puder, deve estudar muito sobre teologia, religiões, e sobre a Bíblia! Não é indispensável, mas ajuda na evolução humana! O que não pode faltar é a consciência sobre Deus, é invocar e querer encontrar-se com Jesus! Ele sempre acode, com sua inspiração, a quem o chama com convicção e segurança. Isso é viver segundo o espírito. O próprio Messias disse, em sua última aparição aos discípulos: “eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Pensem nisso!

Moradores da Fazenda Caiçara de Pio, localizada na zona rural de Dom Basílio, Bahia, relataram um ato criminoso que ocorreu nos últimos dias e que chocou os residentes daquela localidade. Um cachorro foi espancado e morto a pauladas por um homem que também é morador do local citado e, de acordo com informações passadas à nossa redação, a motivação do ato de crueldade foi proveniente de uma cruza que acontecia entre o cachorro e uma cachorra da qual o agressor, até então, é o tutor. O homem não teria gostado e então partiu para cima do animal que apanhou ainda em contato físico com a fêmea, sem a possibilidade de se soltar para se defender, dadas as circunstâncias em que se encontrava. O cachorro agredido e morto também tinha um tutor e era de grande estima tanto deste, quanto de seus filhos, ainda crianças, que tem sofrido em demasia pela perda do animal. Em um sentimento de consternação e de indignação, o tutor do cão assassinado decidiu reparar os danos causados com suas próprias mãos e agrediu sem pudor o autor do crime cometido contra seu animal de estimação, que de acordo com informações de alguns moradores, ficou significativamente ferido. Não se sabe, ainda, se alguma das partes recorreu à meios legais perante a justiça. Vale ressaltar que, na esfera penal, o crime de agressão contra o animal é previsto pelo art. 32 da Lei nº 9.605, com alteração da Lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte, a pena pode ser aumentada em 1/3 a 1/6. Reforçamos, ainda, que não aderimos ao incentivo de resoluções que fujam dos parâmetros da lei. Em casos de crime contra o animal, não tome atitudes imprudentes, movidas pelo estado emocional, que possam vir a prejudicá-lo(a). Você pode ir à delegacia de polícia mais próxima para efetuar a denúncia pessoalmente. As denúncias também podem ser feitas gratuitamente pelo telefone da central de denúncias do IBAMA: 0800 61 8080.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 12.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 12.04.2023

100 dias de governo Dia 10, a atual administração federal fez 100 dias. Infelizmente, nada relevante a comemorar! O governo mostra-se perdido, sem maioria no Congresso Nacional, sem apoio popular. E, pior, sem um projeto de país. O presidente Luís Inácio da Silva e seus ministros não param de colocar a culpa no presidente anterior, Jair Bolsonaro. Já virou motivo de piada! Não há boas perspectivas para a população! O novo governo elevou muito as despesas, incluindo os novos ministérios criados, e quer dinheiro para cobrir os gastos. Quem pagará tudo, claro, é o pagador de impostos, os brasileiros! Os preços sobem de forma galopante, e a carestia é inevitável, e o rombo fiscal poderá ser inédito! O presidente está na China, com uma big comitiva, em missão vista mais como ideológica do que comercial! A China quer dominar o mundo!

A lei do saneamento O presidente da República Luís Inácio da Silva alterou, por decretos, a nova Lei Nacional do Saneamento, aprovada em 2020, que atualizou as regras do setor, abrindo para investimentos privados. O atraso do setor era atribuído à falta disso, como em Livramento, que ficou sem esgoto e o sistema de água está mais de 20 anos defasado, segundo a Agência Nacional de Água (ANA). Os atos presidenciais reabilitam privilégios de concessionárias estatais, como a Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento), ao acabar com a licitação e relaxar prazos da lei de 2020. Isso afasta ou dificulta investimentos privados, que ajudariam a tirar o setor do atraso. Será até 2033 o prazo para 99% a população ser suprida de água potável e 90% de esgoto. Os decretos do presidente, no entanto, podem ser derrubados no Congresso Nacional, pois uma lei só pode ser alterada por outra lei e nunca por decretos. 

Inativos maltratados Sobre o achatamento de vencimentos dos aposentados da Educação da Bahia, o jornal Correio, de Salvador, publicou, dia 8/4, matéria detalhada sobre o assunto, da qual destaco o drama de duas irmãs que dividem as contas para poder sobreviver. Uma delas disse que se Deus levar uma a outra não terá como se manter. Segundo os inativos, a deterioração salarial e o empobrecimento deles foram nos últimos 12 anos, justo nos governos do Partido dos Trabalhadores. Uma perversidade com quem dedicou a vida à Educação. Ao invés de pagar o piso (R$4.420,00), incluindo os aposentados, o governo muda nomenclaturas, para usar reajuste linear, bem inferior. Salário, por exemplo, virou subsídio, para professor de nível médio. Não cola, e quem se achar prejudicado pode recorrer à Justiça! O governo também aumentou a contribuição ao Funprev (fundo de previdência) de 12% para 14%, sem aumentar os salários, e reduziu de 4% para 2% a cota estatal ao Planserv (plano de saúde), piorando os serviços.  No final de sua gestão, o então governador Rui Costa só pagou metade dos precatórios Fundef devidos (R$2,8 bilhões). E os servidores e sindicatos não questionam isso, onde está a outra metade (R$1,4 bilhão)!

Para refletir O evangelista Lucas (24, 1-12) relatou que, após a morte de Jesus, mulheres foram cuidar do corpo, como era o costume, e encontraram o túmulo vazio. Enquanto imaginava que o corpo fora roubado, aparecem dois homens vestidos de branco e dizem a elas: “Por que procuras entre os mortos quem está vivo? Ele Ressuscitou!” E as mulheres foram avisar os apóstolos, que correram todos ao local. Na “Quaresma”, vimos muito da vida de Jesus e do que Ele ensinou. Na “Semana Santa”, revivemos os dias angustiosos que Ele viveu. De algum modo, testemunhamos o desprezo a que foi relegado, mesmo sendo filho de Deus, e a forma cruel com que fora assassinado. E agora? 

Como usaremos essa experiência? Só repetir tudo, ano que vem, como fazemos há centenas de anos? Ou vamos agir como verdadeiros cristãos, trazendo o exemplo de Jesus para dentro de nossas vidas? Devemos aprender tudo sobre o sentido da vida de Cristo, de tudo que ele ensinou. Conseguiremos isso estudando os evangelhos e outros livros sobre sua vida, e ouvindo nossas igrejas. Os evangelhos são de dois mil anos atrás, escrito na linguagem da época, quando nem o próprio Jesus pode falar mais claramente sobre a realidade espiritual. Ele foi muito didático, mas sabia o que não era compreensível naquele tempo. Observem os relatos da transfiguração, no Monte Tabor, os homens de branco com aquelas mulheres, a aparição de Jesus na reunião de portas trancadas dos discípulos! Enfim, há muito a estudar e a aprender. Mas temos muito a viver! Muitas vezes, basta viver corretamente! E, um dia, a plena iluminação chegará! Pensem nisso! 

Circulou em Livramento de Nossa Senhora a informação de que adolescentes estariam planejando atacar a Unidade Escolar Centro Educacional Humberto Leal, no bairro Taquari. A notícia foi veiculada através de áudios e de supostas conversas entre os jovens nas redes sociais, onde eles descreviam o ato que seria cometido contra alunos e demais pessoas que estivessem presentes na escola. Com a onda de violência que tem abrangido escolas e creches em nosso país nos últimos tempos, os pais dos alunos da referida unidade escolar mantiveram-se apreensivos e temerosos pela vida de seus filhos, e exigiram providências por parte dos responsáveis. Ainda em um áudio que tem sido compartilhado nas redes, uma professora tranquiliza pais e demais funcionários e garante que já havia tomado as devidas atitudes para que os autores das ameaças fossem identificados e devidamente responsabilizados. A Redação do Jornal da 88 recebeu na manhã desta terça-feira (11) o relato do pai de um aluno do Centro Educacional Humberto Leal onde ele temia que, diante desta situação, o pior pudesse acontecer, e solicitou que o município reforçasse a segurança nas escolas para prevenir uma possível tragédia. De imediato, o Delegado Titular da Delegacia Territorial de Livramento, Dr. Antônio Cláudio Oliveira, entrou em contato com nossa equipe de reportagem e informou que os adolescentes, autores da ameaça, já haviam sido identificados, e que um processo judicial já havia sido iniciado, tal como os pais também já haviam sido intimados para comparecerem à Delegacia acompanhados dos referidos adolescentes para que as medidas legais e cabíveis pudessem ser tomadas. Em caso de atualizações sobre o fato, nós da Rádio 88 FM manteremos você, ouvinte e leitor, a par de qualquer novidade.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2025 - Todos os direitos reservados.