Um aumento na tarifa das contas de luz de consumidores da Bahia foi aprovado nesta terça-feira (16) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os novos valores passam a ser cobrados a partir do dia 22 deste mês. Os consumidores residenciais baianos serão impactados por um reajuste médio de 6,22%. Para os consumidores atendidos em baixa tensão, o aumento médio, residenciais e comerciais será de 6,6%. Já para consumidores atendidos em alta tensão, industriais, o aumento será de 5,09%. A empresa atende 6 milhões de unidades consumidoras. De acordo com a Aneel, a revisão tarifária periódica “reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica.
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de R$ 85 da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta quarta-feira (17). Para verificar se teve o benefício concedido ou não, o candidato deve acessar a Página do Participante e inserir CPF e senha.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu este ano, 3.687.527 pedidos de isenção. O Inep não informou quantos pedidos foram aprovados.
Os candidatos que tiveram a solicitação de isenção reprovada terão o direito a entrar com recursos entre 22 e 26 de abril. O resultado dessa solicitação será divulgado dia 2 de maio.
Para os interessados em fazer o Enem 2019, isento ou não da taxa, é necessário acessar o site do exame a partir do dia 6 de maio para concluir a inscrição.
Circula pelas redes sociais, uma notícia falsa, a chamada fake news, que relata a apreensão de 100 a 200 aparelhos celulares feito pela Polícia. Por isso, a Policia Civil logo tratou de desmentir o boato. A fake news ainda dizia que os celulares haviam sido roubados na festa de aniversário da cidade de Dom Basílio acontecida recentemente. Outra notícia falsa que está circulando pelas redes é a de que uma GM/D20 teria sido apreendida em Brumado, com diversos aparelhos celulares no interior do suposto veículo. A Policia pede para a população que não dissemine fake news, pois elas só atrapalham o trabalho da instituição.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta última segunda-feira (15), uma operação contra fraudes no recebimento do seguro-desemprego nas cidades de Ibicuí (Bahia), Mauá (São Paulo) e Porangatu (Goiás). De acordo com o G1, nove pessoas foram presas até o momento. Segundo as investigações, a quadrilha conseguiu sacar mais de R$ 20 milhões em benefícios de seguro-desemprego. Os agentes da PF cumprem, ao todo, 21 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades.
A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca. Em Livramento, alguns casos já foram registrados. Por isso, o Jornal da 88 entrevistou a médica pediatra livramentense Dra.Flávia Porto que fez esclarecimento acerca da doença, bem como os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Confira no áudio abaixo:
A Secretaria de Saúde é uma das mais importantes e também uma das mais complexas da gestão municipal de Livramento. São inúmeros editais que a secretaria deve se inscrever, além de uma série de procedimentos administrativos de competência da pasta. E a saúde, muitas vezes, é alvo central até mesmo da campanha eleitoral, é responsável direta pela popularidade de um gestor. Pois bem; soubemos por fonte oficial que a secretária de saúde de Livramento, a enfermeira Kyara Ribeiro, só fica no cargo até o fim do mês, e que o prefeito, Ricardinho Ribeiro, já tomou conhecimento do fato. Nossa fonte não nos informou as motivações sobre o futuro desligamento de Kyara da pasta. Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação de Livramento para saber mais sobre o caso, e foi confirmado sobre o desligamento de Kyara que fica até o fim do mês, no entanto, nenhum nome para substituí-la foi cotado, disse a Ascom.
Na tarde da última sexta-feira (12) por volta das 13 horas, um fato bem incomum aconteceu em Livramento de Nossa Senhora. Ao fazer uma ronda costumeira pela cidade, uma guarnição da Polícia Militar foi abordada por um popular que deu conta que estava tendo um tumulto na agência do Banco do Brasil. Segundo informações da polícia repassadas a nossa redação, ao chegar no local, a PM foi informada por funcionários da agência que uma senhora estaria tentando sacar o PIS/PASEP com um documento falso. Os agentes agiram e conduziram a infratora para a delegacia da cidade, onde foi confirmada a falsidade documental. Ainda na delegacia a mulher disse participar de uma gangue que aplica esse tipo de golpe e a organização é da cidade de Bom Jesus da Lapa. Do desfecho do caso, a mulher está na Delegacia Territorial de Livramento à disposição da Justiça.
Aconteceu na noite deste último domingo (14) na comunidade da Barrinha em Livramento de Nossa Senhora, um acidente envolvendo um automóvel modelo Gol, em que o condutor perdeu o controle do veículo numa curva e se chocou contra um barranco. Segundo informações o motorista que não teve sua identidade revelada, sofreu apenas lesões leves e foi amparado por populares.
Na tarde deste último domingo (14), por volta da 16h30, a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, CIPM, teria recebido uma denúncia via ligação telefônica que, um homem de prenome Edenilson teria sido agredido por três indivíduos durante uma festa na cidade de Rio de Contas. Os agentes foram até o Hospital Municipal para averiguar o caso. A polícia soube ainda que os três indivíduos pretendiam atentar contra à vida de Edenilson mesmo este estando hospitalizado. Após a vítima ter recebido, a vítima recebeu apoio do PETO, então, os agentes encontraram um menor, que de acordo com Edenilson, seria um dos responsáveis pelas agressões que sofrera. Por isso, o suposto agressor foi conduzido ao Conselho Tutelar Municipal de Rio de Contas.
Um homem de Paramirim, de 52 anos, de nome José Nilton Borges, foi morto a tiros, na cidade de São Paulo, na última quinta-feira (11). Segundo informações o homicídio aconteceu quando a vítima teria saído para trabalhar e foi alvejada por três disparos de arma de fogo, efetuados por um indivíduo desconhecido. Câmeras de segurança instaladas em frente a residências mostram a ação do crime; o autor dos disparos estava em um ponto de ônibus, esperando o pedreiro passar, logo em seguida o mesmo atirou nas costas da vítima que estava acompanhada de uma pessoa. Segundo a Polícia, a investigação aponta para crime passional, já que o pedreiro vinha se relacionando com uma mulher. As conversas foram encontradas no aparelho celular de José Nilton.
Um grande número de católicos saiu em procissão nas ruas de Livramento na noite deste último domingo (14) para celebrar o domingo de ramos. O evento religioso marca o início da Semana Santa e antecede o domingo de Páscoa. Na paróquia Bom Jesus do Taquari, os fiéis se concentraram no bairro Benito Gama, tendo assim o início da Santa Missa e benção dos ramos. De lá seguiram rumo à Torre do Bom Jesus, onde foi presidida a missa pelo pároco Padre Josemar. Já na paróquia Nossa Senhora do Livramento, os fiéis se reuniram em frente ao Banco do Brasil, onde seguiu com os ritos iniciais da santa missa e também benção dos ramos, e seguiram para a igreja matriz, sendo a missa presidida pelo pároco Padre Ademário.
Durante a procissão, uma das celebrações mais marcantes do calendário católico, os fiéis celebram a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém montado em um jumento, que é considerado um símbolo de humildade.
E hoje (15) a programação segue nas duas paróquias. Na paróquia Bom Jesus, as 19:30 missa com as famílias e na paróquia Nossa Senhora do Livramento, será celebrada a missa da Unção dos enfermos às 17:00.
Na última segunda-feira (08), a Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora foi informada em relação a um furto que estava acontecendo numa propriedade rural, mais precisamente no Lote 7, localizada depois da comunidade da Barrinha. De acordo com informações da PM, se tratava de um furto em um tanque de peixes. Porém, ao se deslocar para a localidade, a Polícia, na ação, não conseguiu surpreender o autor da ação delituosa, mas ao que tudo indica, pelos objetos que foram encontrados próximos ao tanque de peixes, e pelas pegadas no local, o furto foi viabilizado por duas pessoas. Ao certo, os indivíduos devem ter percebido a presença da Polícia e, por isso, fugiram. Na propriedade, ainda foi encontrada uma motocicleta que, certamente, foi usada pelos indivíduos. A diligência em busca dos autores não obteve sucesso.
O programa Farmácia Popular deixou de atender 7 milhões de pessoas nos últimos dois anos após passar por um corte de 27% de seus gastos desde 2015. Os números refletem o encerramento de atividades, no ano de 2017, de 400 farmácias públicas administradas pelo governo federal e a queda na distribuição dos medicamentos pelas farmácias privadas conveniadas.
Segundo a Folha de S. Paulo, com o menor orçamento em seis anos, o programa está sem coordenador desde setembro e não tem previsão de ampliação pela atual gestão. O programa Farmácia Popular foi criado no ano de 2004, e é responsável pela distribuição de medicamentos básicos de forma gratuita para tratamento da hipertensão, diabetes e asma por meio de 31 mil farmácias privadas conveniadas.
Medicamentos para controle de colesterol, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas e anticoncepcionais, são vendidos nos estabelecimentos que aderiram ao programa com 90% de desconto. Fechadas na presidência de Michel Temer, essas unidades vendiam outros 77 medicamentos com desconto e atendiam ao menos 6 milhões de pessoas anualmente.
O interessante é que os cortes sempre são feitos com objetivo de diminuir os direito do povo trabalhador e preservar as regalias e vantagens dos agentes de uma pequena parcela da população, principalmente a dos banqueiros, a agiotagem legalizada deste país. Um programa como este, a Farmácia Popular, deveria ser prioridade de qualquer governo, pois os medicamentos são muito caros neste país, já que, a indústria farmacêutica brasileira possui menos de 30% das patentes, ou seja, nós precisamos importar remédios de fora, por isso, o preço de uma medicação do Brasil é um absurdo.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (11) um projeto de lei que garante o pagamento de indenização por danos morais em caso de violência doméstica e familiar contra a mulher. O pagamento deverá ser feito pelo agressor, em valor que a Justiça determinar. O texto que altera a Lei Maria da Penha, segue agora para o Senado Federal. O projeto de lei original fixava o valor da indenização entre seis e cem salários mínimos. No entanto, a relatora da proposta, deputada Maria do Rosário (PT-RS), preferiu retirar do texto a menção a qualquer valor argumentando haver casos graves, como feminicídio (assassinato de mulheres), que justificariam o pagamento de um valor mais alto. A deputada destacou que o pagamento de dano moral na seara criminal não impede a vítima de ingressar com uma ação cível com o objetivo de complementar o valor que considerar justo. Maria do Rosário ressaltou ainda que o pagamento de danos morais será devido sem prejuízo das punições penais cabíveis.
Horas após anunciar o aumento do preço do diesel, na noite desta quinta-feira (11), a Petrobras recuou e informou que vai manter "por mais alguns dias" o preço praticado desde 26 de março, quando mudou sua política de reajustes. No mês passado, a empresa tinha anunciado que os preços do diesel nas refinarias, que correspondem a cerca de 54% do total pago pelo consumidor, passariam a ser reajustados "por períodos não inferiores a 15 dias". Exatamente 15 dias úteis após o anúncio, a Petrobras anunciou reajuste de 5,7%. O litro passaria de R$ 2,14 para R$ 2,26, maior alta desde que os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e da petroleira, Roberto Castello Branco, assumiram os cargos. Até então, a maior alta havia sido de 3,5%, registrada em 23 de fevereiro. Com exceção desses dois casos, os preços variaram em intervalos de 1% a 2,5%.