OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR

Uma auditoria aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 1,9 milhão de doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 foram descartadas pelo Ministério da Saúde por não terem sido distribuídas antes de atingirem o prazo de validade.

Os imunizantes faziam parte de uma carga de 2,18 milhões de doses, oriundas de uma doação feita pelo governo dos EUA. As vacinas, que venciam no dia 31 de dezembro de 2021, chegaram ao Brasil no dia 21 de novembro.

De acordo com o TCU, o descarte resultou em despesas de quase R$ 1 milhão, “com transporte, desembaraço aduaneiro, armazenagem e incineração, sem trazer benefícios à população".

Diante dos impactos gerados pela falta de organização, o TCU avalia que as autoridades brasileiras se equivocaram ao aceitar os imunizantes, que estavam há 40 dias de vencerem quando foram recebidas pelo país, e este equivo deve ser ressarcido ao erário.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 08.Mar.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 08.03.2023

Falta o PMSB Em 1998, a prefeitura de Livramento assinou, sem licitação, contrato com a Embasa, por 20 anos, para tratar água e esgoto. Mas ela nada fez de esgoto, e nenhum prefeito cobrou isso! O contrato venceu em 2018 e foi renovado em 2019, por mais 30 anos, sem um dos requisitos de validade, que é ter o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). Juridicamente falando, isso é causa de anulação. Em 2021, prefeitura e estado tentaram corrigir o vício, contratando uma empresa para fazer o Plano. A empresa apresentou um relatório muito bem elaborado, e foi marcada audiência pública para análise pela população, que seria em 20.07.2022. Mas a reunião foi suspensa, sem qualquer explicação. Passados oito meses e nada de audiência, em total desrespeito à população. Cadê prefeito e vereadores, que nada falam?

Se liga no lixo Sai a Lig e entra a Cardoso, na limpeza urbana de Livramento. Na demora da licitação, o lixo e o mato cresceram, a cidade ficou horrível, principalmente nas áreas afastadas do centro! A Cardoso chegou sem se apresentar e sem ser apresentada pela administração! Faltou essa gentileza! A Lig-Lixo divulgou um comunicado gentil e agradeceu aos livramentenses, que chamou de “povo hospitaleiro, exigente, educado e trabalhador”, pelos 10 anos aqui. Senti falta de preocupação da prefeitura e das empresas para com as pessoas demitidas, seriam 74, todas com experiência. De uma hora para outra, elas perderam o sustento da família. Penso que poderiam ter migrado para a nova empresa. Faltou sensibilidade do gestor públicos e dos empresários!

Ônibus da diálise Surgiu nova foto do ônibus, novamente quebrado, na 2ª feira, com pacientes que fazem hemodiálise fora do município. Foi mostrado que, além de falhas mecânicas, o veículo tem licenciamento e IPVA atrasados, transferência de dono pendente, violando o art. 233 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Corre o risco de ser apreendido, causando mais constrangimento e dor aos pacientes. Tudo isso é ignorado pela administração municipal. A pergunta que se faz é se teve licitação para se contratar esse ônibus, ou ele pertence às empresas que alugam veículos para o município, no caso a Araújo Alves e a RP Amaral? A prefeitura paga a elas perto de R$8 milhões por ano. 

Para refletir Hoje, “Dia da Mulher”, rezo para a maior delas, Maria, mãe de Jesus! Em nossa vida, o sol nasce, enche as manhãs de luz, envolve a Terra, aquece os seres vivos, ilumina o dia! Chega a pino, forma a tarde e, por fim, se põe. Os sinos dobram e a música toca: “Ave Maria”! Senhora na Terra, Rainha do Céu, predileta de Deus. Rogamos-te que nos ilumine e sossegue nossos espíritos. A seus pés, deixamos os frutos e o cansaço de todo dia. Não há fadiga nem dor que teu olhar não suavize. Oh, Maria! Que teu amor de mãe e de santa brilhe em nosso caminho para Deus. Tiveste a glória, como mulher, de conceber o herdeiro do Céu. Colocaste-te como escrava do Senhor, sem te importar que a missão era de dor. 

Quão doído ficou teu coração, nas horas longas em que tua alma, de mulher e mãe, sofreu ao pé da cruz, de cujo alto gotejava o sangue do teu filho. Quis o criador que fosse nossa mãe, a nos ouvir sempre que rezamos: “Ave Maria”. Tu, cheia de graça, consoladora, ajude-nos a vencer a dor humana, pois “achastes graça diante de Deus”! Sois mãe do Redentor, imaculada, das Dores, de Lourdes, de Aparecida, da Conceição, do Livramento, esposa da nossa alma, refúgio do nosso coração! Na pessoa da amada professora Márcia Oliveira, homenageio a todas que vieram a este mundo na missão divina, especial, de ser mulher! Que Deus as abençoe, sempre, e nunca as deixe sozinhas! Pensem nisso!

O Colégio Estadual João Vilas, decretou ontem luto de três dias, devido ao falecimento do seu aluno Tarcísio Almeida Silva, do 2ª turno matutino, e hoje dia 7, durante todo o dia não haverá aula. Segundo informações que chegam em nossa redação, a causa da morte teria sido por complicações de saúde e que o jovem estaria internado em uma unidade de saúde em Vitória da Conquista, mas acabou não resistindo e vindo a óbito ontem. A diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região lamentou a morte precoce de Tarcísio, filho de Edileusa Silva, bancária da Caixa Econômica Federal de Livramento de Nossa Senhor, Bahia. Toda equipe da Rádio 88 FM deseja que Deus dê muita força a essa família que sofre por essa perda. Bem como colegas, amigos e professores, nossos sinceros sentimentos.

 

Nove em cada dez adolescentes, entre 13 e 17 anos de idade, conseguem comprar cigarros em locais comerciais autorizados, como padaria, cafeteria, mercados e bancas de jornal, conforme estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgado na última semana. A venda é proibida para essa faixa etária.

O estudo, que usa dados de pesquisas escolares, mostra ainda que sete em cada dez jovens teve acesso a cigarro pela compra direta nos estabelecimentos autorizados. Entre 2015 e 2019, a venda proibida cresceu de 81,1% para 89,6%. Outro dado é que 70% dos menores de idade adquirem cigarro unitário, o que significa que os postos de venda abrem o maço de cigarros e comercializam unidades avulsas, em desacordo com a lei.

Para o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, os dados mostram que os adolescentes têm tido facilidade em comprar cigarros em locais onde a venda não deveria ocorrer.

“Quando se viola um maço ou embalagem de cigarro qualquer, que é produto para consumo, você está colocando em risco a integridade do produto. Não se sabe se o que havia ali dentro foi alterado”, alerta o médico. “São duas transgressões importantes. Primeiro, não cumprindo a lei em relação a vender para menores de idade e, segundo, vender o cigarro avulso, que é outra transgressão que a lei não permite”.

De acordo com Maltoni, pais, sociedade e instituições de controle devem manter vigilância no combate ao tabagismo no Brasil, mesmo com a queda em mais de 50% do número de fumantes no país. “A gente percebe que não tem conseguido avançar muito mais nessa redução. É preciso manter constantemente a atenção sobre todos esses pontos, para atuar na faixa etária em que existe oportunidade maior de fazer com que o hábito de fumar não se inicie e, portanto, o vício entre as crianças, os jovens e adolescentes”.

Desde 2019, Brasil e a Turquia são citados como dois países que adotaram todas as medidas de combate ao tabaco, estabelecidas em 2005 pelo Relatório MPOWER, da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo do diretor. “Não podemos deixar que a falta de fiscalização ou que as novas formas de fumar, como os cigarros eletrônicos, reaqueçam esse mercado com a formação de novos públicos”.

O fumo, ativo ou passivo, pode levar a diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, respiratórias e câncer.

Os cartórios e postos de atendimento aos eleitores e eleitoras em algumas cidades baianas retomam, o atendimento com coleta biométrica. De acordo com o  Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a retomada não tem caráter convocatório e ocorrerá de forma gradativa nos demais municípios do estado. O cadastramento biométrico consiste em coletar as digitais de todos os dedos das mãos, uma assinatura e fazer um registro fotográfico do(a) eleitor(a).  De acordo com a Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL) do TRE baiano, a expectativa é contemplar aqueles que fizeram o alistamento (1º título) de modo on-line e durante o período de suspensão do serviço em razão da pandemia da Covid-19. O Eleitoral atenderá, ainda, aos que precisam regularizar o documento, por terem deixado de responder à revisão biométrica, finalizada em 2018 na capital baiana. A retomada da coleta biométrica no estado segue cronograma estabelecido pela Secretaria de Planejamento (SPL) do Eleitoral baiano. De acordo com  o secretário da pasta, Victor Xavier, o objetivo é ampliar o serviço para todo estado da Bahia até o próximo dia 10 de abril. 

Foram realizadas neste domingo (05), eleições para a diretoria da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Livramento de Nossa Senhora, sendo eleita a chapa 2 com 180 votos (mais de 70% dos votos válidos), a chapa adversária (chapa 1) obteve 65 votos, nulos 4 votos e branco 1 voto, totalizando 250 votos válidos. A nova diretoria, eleita para o mandato de 4 anos, que tomará posse em 11/03/2023, é formada pelos seguintes associdados:

Conselho de Administração

Presidente, Renan Thiago Meira Araújo, Vice-presidente financeiro, Helder Gerardo Meira, Vice-presidente administrativo, Raimundo Bonfim de Souza, Suplente vice-presidente financeiro, Thaiane Caires de Oliveira, Suplente vice-presidente administrativo, Naiane Pires dos Santos

Conselho Fiscal

Presidente do conselho, Thiago Carneiro Vilasboas Gutemberg, Membro efetivo, Marivaldo Santos Marques (Nanau), Membros suplentes, Mateus Martins Carneiro de Souza e Joaquim da Silva (Kinca)

O último final de semana foi agitado no município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Na sexta-feira (03) por volta das 22h10 a Polícia Militar foi acionada por populares no bairro Taquari, informando que ouviram disparos de arma de fogo na Avenida Ulisses Cambuí Lima nas imediações da Rodoviária. Quando a guarnição chegou no bar, o mesmo estava fechado, os policiais se deslocaram até a UPA 24 Horas, onde o dono do estabelecimento estava sendo medicado, o mesmo havia passado mal com ocorrido. Para a Polícia Militar, o dono do estabelecimento informou que dois homens a bordo de duas motocicletas efetuaram disparos contra um indivíduo que adentrou no bar. Ninguém foi alvejado. A guarnição ainda realizou rondas com o intuito de localizar a vítima, porém sem êxito. 

Outro registro do final de semana ocorreu no sábado (04). Um homem foi avistado pela Polícia Militar, transitando em alta velocidade com uma motocicleta na Rua "Y" no bairro Benito Gama. Foi dada voz de abordagem mas o condutor que estava inclusive com outra pessoa na garupa, empreendeu fuga. O condutor foi alcançado, sendo identificado como menor de idade e com ele havia uma mochila contendo entorpecentes. Já o garupa se escondeu em área de mata, não sendo possível localização. O menor foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil juntamente com todo material, a moto, 7 cigarros de substância análoga a maconha, 2 porções de maconha in natura, além de um dichavador, acessório com dentes usado para moer ervas. 

O Flamengo continua amargando insucessos. Neste domingo, 5, à noite, o time rubro-negro perdeu a chance de conquistar a Taça Guanabara, o turno do Campeonato Carioca, com uma rodada de antecedência ao perder para o Vasco, por 1 a 0, no Maracanã lotado, com mais de 69 mil torcedores. Uma nova frustração, depois da recente perda do título da Recopa Sul-Americana para o Independiente Del Valle, do Equador, nos pênaltis, também no Rio.

Antes, já tinha sido vice-campeão da Supercopa do Brasil ao perder para o Palmeiras, por 4 a 2, e terminado em terceiro lugar no Mundial Interclubes. Mas o time dirigido pelo português Vítor Pereira ainda está vivo na briga pelo título simbólico da Taça Guanabara e depois lutar pelo Carioca. Até então invicto antes da 10ª rodada, o Flamengo ainda é líder com 23 pontos, porém, agora vai decidir o título em confronto direto com o Fluminense, vice-líder com 22 pontos, no tradicional Fla-Flu marcado para a próxima quarta-feira à noite.

Ao vencer o 'Clássico das Multidões', o Vasco se manteve dentro do G-4, em terceiro lugar, com 20 pontos. Para garantir sua vaga nas semifinais sem depender de outros resultados, ele precisa ganhar do Bangu, em São Januário, na última rodada. Volta Redonda e Botafogo, ambos com 19 pontos, também estão na disputa por estas duas vagas restantes nas semifinais do Campeonato Carioca.

O primeiro tempo foi eletrizante, com o Flamengo já apresentando seu cartão de vistas no primeiro minuto quando Arrascaeta chutou rasteiro e acertou a trave direita do goleiro Léo Jardim. A pressão continuou e, aos 10 minutos, o uruguaio voltou a aparecer bem, desta vez fazendo o passe com efeito para Gabigol, que ficou na frente do goleiro. O atacante chutou cruzado, mas o goleiro vascaíno rebateu, numa grande defesa.

Mas o Vasco também mostrou força logo em seguida. Aos 11, Pedro Raul bateu de virada na frente da área e acertou a bola no meio da trave esquerda de Santos, que saltou assustado. O centroavante acertou a trave pela segunda vez aos 23 minutos, desta vez com uma cabeçada colocada. A bola subiu, passou por Santos e tocou no travessão.

O jogo seguiu com os dois times disputando palmo a palmo os espaços em campo. O Flamengo com um melhor toque de bola, enquanto o Vasco explorando a velocidade e os contra-ataques. Na parte final do jogo, Miranda sofreu uma forte entorse no tornozelo e teve que ser substituído por Capasso.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Vítor Pereira mudou o seu esquema tático, tirando o volante Thiago Maia para a entrada do atacante Everton Cebolinha. Ele era cotado para começar jogando ao lado de Gabigol no ataque, pela ausência de Pedro, vetado por estar machucado.

O Vasco, porém, manteve a velocidade e chegou ao gol aos três minutos. Lucas Piton, do lado esquerdo, fez o levantamento na área e o zagueiro Fabrício Bruno aliviou, mas a bola caiu nos pés de Puma Rodríguez que chutou de primeira. Com a visão encoberta, Santos pulou e não evitou que a bola entrasse no seu canto direito.

O Flamengo tentou reagir na base do desespero, mas encontrou a defesa vascaína bem posicionada e brigando por cada bola. Com três volantes bem posicionados, o Vasco passou a ganhar o setor de meio-campo e controlar o jogo. Neste momento aconteceu um lance de efeito, quando Pedro Raul, na beirada do campo, deu um 'chapéu' em Vidal ainda sem tempo de bola.

O Vasco ainda teve a chance de ampliar o placar em um pênalti a seu favor. Após troca de passes dentro da área, a bola ia sobrando para Marlon Gomes, que foi segurado pela cintura por Ayrton Lucas. Na cobrança, aos 24 minutos, Pedro Raul chutou à meia altura e Santos caiu do lado direito para espalmar para escanteio.

Nem as entradas de Matheus França e Matheus Gonçalves nos lugares, respectivamente, de Everton Ribeiro e Vidal, melhoraram a produção flamenguista. O Vasco seguia parando o jogo com faltas, mesmo recebendo vários cartões amarelos.

O Flamengo ainda tentou empatar e criou duas boas chances. A primeira, aos 34 minutos, com Cebolinha chutando colocado no alto. Léo Jardim trocou de mãos para espalmar por cima do travessão. O goleiro salvou de novo aos 36. Matheus Gonçalves fez belo passe para Gabigol por cima da defesa, mas o atacante demorou para finalizar e Léo Jardim fez a defesa parcial, com Piton aliviando para fora.

O Vasco teve um contra-ataque aos 38 minutos que poderia ser fatal. Nenê foi lançado no lado esquerdo da área e chutou duas vezes em cima de Santos. O Flamengo deu o troco aos 41. Gabigol chutou rasteiro e o goleiro vascaíno saltou para espalmar a escanteio na última oportunidade dos líderes. Léo Jardim deixou o campo como herói, elogiado e eleito como um dos melhores em campo no clássico que terminou com festa da torcida cruzmaltina.

CLÁSSICO TEM BRIGA COM FERIDOS

Uma briga entre torcedores do Flamengo e do Vasco deixou um homem gravemente ferido nesta tarde, antes do Clássico dos Milhões, no Maracanã. O conflito aconteceu no bairro vizinho de São Cristóvão, na Zona Norte.

Torcidas dos dois times se dirigiam a pé dali, onde há uma estação de metrô, para o Maracanã. A tensão teve início ainda na estação, e o MetrôRio fechou a estação São Cristóvão por dez minutos, por causa da briga na frente da estação. Dalí, as hostilidades e os choques se alastram no caminho para o Maracanã.

Às 16h45, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender dois feridos, que foram encaminhados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio. Um estava em estado grave e o outro com ferimentos moderados.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0 X 1 VASCO

FLAMENGO - Santos; Varela (Matheusinho), David Luiz (Pablo), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Everton Cebolinha), Gerson, Vidal (Matheus Gonçalves), Everton Ribeiro (Matheus França) e Arrascaeta; Gabigol. Técnico: Vítor Pereira.

VASCO - Léo Jardim; Puma Rodríguez, Miranda (Capasso), Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Marlon Gomes), Andrey Santos e Jair (Barros); Gabriel Pec (Figueiredo), Pedro Raul e Alex Teixeira (Nenê). Técnico: Maurício Barbieri.

GOL - Puma Rodríguez, aos 3 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo.

CARTÕES AMARELOS - Gerson e Ayrton Lucas (Flamengo). Léo, Lucas Piton, Campasso, Nenê e Jair (Vasco).

RENDA - R$ 5.007.752,50.

PÚBLICO - 69.020 torcedores.

LOCAL - Maracanã, no Rio.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 06.Mar.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 06.03.2023

Preguiça baiana A professora Elisete Zanlorenzi (PUC-Campinas) escolheu a dita “preguiça baiana” para tese de doutorado. E desmente a idiotice de quem diz que o baiano é preguiço. Isso é racismo, como se fazia com os negros africanos que reagiam à vida escrava! Cita que a Bahia ficou marcada por ter uma população com cerca de 80% de afrodescendentes. Acrescenta que o estado é o melhor lugar para investimento industrial e turístico da América Latina! Aliás, os baianos bem sabem o quanto trabalha. E malemolência não é preguiça, é inteligência! Como lembra a doutoranda, até nas festas o baiano trabalha e ganha dinheiro!

Diretor exonerado O diretor do CEJVB (Colégio Estadual João Vilas Boas) de Livramento, Adauto Fernandes Gomes dos Santos, foi exonerado do cargo, ex-officio, em portaria da secretária estadual da Educação, Adélia Maria Pinheiro. O ex-officio significa que ele não pediu para sair. Não foi citado o motivo da exoneração, que está sendo considerada perseguição política. Adauto assumiu o cargo em 2012 confirmado em seleção interna em 2016, nos termos da Lei Estadual nº 8.261/2002 (estatuto do servidor). Ele é ligado ao grupo do deputado estadual Nelson Leal, que não apoiou a eleição do governador Jerônimo Rodrigues. Aguarda-se a seleção interna, prevista na lei, para escolha do novo diretor. 

Campeonato inchado O setor de esportes da prefeitura (Livramento) anunciou a ampliação de 32 para 50 os times do torneio rural, envolvendo mais de mil atletas, mas voltou atrás. A ampliação foi criticada, por não ter tanto jogador assim, teria de vir de fora, tirando o sentido do campeonato. Fala-se que o torneio gera renda! E por que depende da prefeitura? Penso que o poder público deveria incentivar o esporte, para entretenimento, integração e inclusão social, de crianças, jovens e adultos. Até orientando para a profissionalização. Que seja melhorada a infraestrutura para a edição do torneio deste ano, lembrando que o estádio oficial Dr. Edilson Ribeiro Pontes, que fica na sede do município, continua em estado deplorável, vergonhoso!

Sessões da Câmara É bom e necessário assistir às sessões da Câmara de Vereadores (Livramento). Há momentos divertidos, mas é muito triste! O canto de parabéns ao gestor é deprimente! Não cumprem a função de fiscalizar e ignoram a negligência do gestor diante, por exemplo, da saúde precária, educação sucateada, falta d’água, esgoto a céu aberto! Os edis vivem de fazer indicações, que qualificam de importantes e inadiáveis, sempre aprovadas por unanimidade e ao som de parabéns pra você, nobre colega! Nesse ponto, é como se o alcaide fosse um palerma, que nada ver. Depois, vão ao eleitor e diz: “fui eu que consegui”. E o voto fica certo!

Esperando as obras Citei aqui (03.05.2022), em Boas notícias, que a prefeitura de Livramento anunciara a pavimentação de pelo menos 13 ruas no bairro Estocada e cinco no bairro Caiçara! Seriam gastos perto de R$2,8 milhões de reais, em convênio com a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia). Acrescentei que não foram informados prazos, de início nem conclusão das obras! Onze meses depois, nada de obra! Mas não percam a esperança: 2022 foi ano de eleição, 2024 será novamente! 

Para refletir Niccolò Paganini foi um genial violinista italiano, morto há 183 anos, aos 57 de idade! Suas apresentações iam além do sentido humano, seus dedos pareciam divinos. Um dia, as notas que tirava do violino soavam vivas e a plateia estava arrebatada! De repente, ouve-se um som estranho, uma corda do violino de Paganini se quebrara. Maestro e orquestra param! Até o público parou, mas Paganini não parou! Continuou a tirar sons incríveis, mesmo faltando uma corda. A orquestra se empolga e volta, mas se ouve outro barulho, outra corda se quebra! Plateia murmura, maestro e orquestra param de novo. Só Paganini não para, nem se abala! 

Segue tirando sons do impossível, nas duas cordas restantes! Maestro e orquestra voltam. Mas, o pior acontece, a 3ª corda do violino se quebra. Restou uma! Plateia grita ohhhh! Maestro e orquestra desistem! Só Niccolò Paganini não para. Na única corda restante, tira o som do violino completo! Maestro e orquestra se animam! Público vai do silêncio ao delírio total. E Paganini atinge a glória definitiva! Viver é como tocar violino! Algo pode falhar, e temos de nos virar nos 30, ou seja, numa corda só! Temos de controlar o desespero, não lastimar! Deus já nos deu o talento! É só saber tocar! Pensem nisso!

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Brumado divulgou uma convocação para matrícula dos/as candidatos/as aprovados/as em Chamada Regular dos cursos Superiores no Processo Seletivo - SISU 2023.1. O período para realizar a matrícula é de 02 a 06 de março de 2023. Os/as candidatos/as deverão acessar o edital de convocação no site do IFBA e conferir todas as informações necessárias para a realização da matrícula. Os/as aprovados/as deverão comparecer ao campus para realizar a matrícula no horário estabelecido no edital, portando todos os documentos solicitados.

Natural de Maragogipe, no Recôncavo baiano, e integrante de uma família de pescadores e marisqueiras, a soldada Ilary dos Reis Santana, de 23 anos, foi em 42 universidades federais espalhadas pelo país e vai realizar o sonho de criança de estudar medicina. A polícia soube da novidade após a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre de 2023, na terça-feira (28). 

Após alcançar a nota 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a atendente de teledespacho do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e lotada no Comando de Operações Policiais Militares (Coppm) não acreditou quando soube do resultado.

“Desde os 13 anos de idade sonhava em ser médica e, após passar, com 18 anos, no primeiro concurso público que prestei na vida, usei o dinheiro que ganhei para comprar um celular, colocar internet em casa, garantir um cursinho online e iniciar os meus estudos”, contou.

Provedora financeira da casa, Ilary ainda não decidiu em qual universidade vai cursar medicina. “Confesso que ainda não tenho noção se sigo para alguma faculdade particular ou se vou cursar na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas com certeza sei que não sairei do lado da minha família e das pessoas que mais me deram apoio para conquistar esse resultado”, disse.

História

Ex-aluna do Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck, Ilary conta que decidiu prestar o concurso da PM bem novinha, apenas por curiosidade.

 “Quando descobri que havia sido aprovada, corri para ajustar toda a documentação. Já iniciei os meus serviços trabalhando na SSP e agora, com o apoio dos meus parentes e colegas de trabalho, iniciarei essa nova jornada”, detalhou.

Sem esquecer da família, a soldado se emocionou ao falar dos avós, peças importantes para o resultado. “O meu avô Euclides Alves e a minha avó Renildes, que já faleceu, são os amores da minha vida. Sem eles não teria conquistado tudo isso e gostaria de agradecer a eles por isso”, concluiu.

O gás de cozinha teve o segundo aumento do ano, na Bahia. O preço do botijão fica em média R$ 3 mais caro, a partir de quarta-feira (1°), segundo o Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (Sindrevgas).

De acordo com o Sindrevgas, em Salvador e região metropolitana, o preço médio do gás praticado até terça-feira (28), era de R$ 125. Agora, passa a ter um valor de aproximadamente R$ 128.

No mês de fevereiro houve um reajuste de 8,2%, ficando entre R$ 5 e R$ 7 mais caro.

Na Bahia, a forma como o preço é definido é diferente do restante do país, já que a precificação é feita pela Acelen e não pela Petrobras.

Veja abaixo o preço médio do gás em alguns bairros da capital baiana:

* Na região da Suburbana, Valéria e Cajazeiras: R$ 110,00;

* Na região da Cidade Baixa, Rio Vermelho, Boca do Rio, Pituba e adjacências: R$128;

Em nota, a Acelen informou que os preços dos produtos produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo.

A empresa afirmou que tem uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.

Reajuste no preço do gás realizados em 2022 e 2023:

2022:

* 03/02/22 + R$ 4,45
* 01/03/22 + R$ 1,51
* 11/03/22 + R$ 2,95
* 01/05/22 + R$ 5,94
* 01/07/22 + R$ 4,26
* 01/09/22 + R$ 5,00

2023:

* 01/02/23 + R$ 5,00
* 01/03/23 + R$ 3,00

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 03.Mar.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 03.03.2023

Briga no topo O ex-governador Rui Costa, atual chefe da Casa Civil da Presidência da República, indicou a esposa Aline Peixoto, enfermeira, para conselheira do TCM-BA, salário de R$40 mil mês. O padrinho político de Rui, senador Jaques Wagner, ex-governador, teria sido contra esse “familiarismo” com a coisa pública. Estariam eles rachados, ou só amigos falando alto no quintal? Trazendo o assunto para a província, se racharem, com quem ficará o prefeito Ricardo Ribeiro? Se Livramento tiver projeto que precise da amizade dos caciques do PT, agora corre risco! Meu palpite é que Rui depende de Wagner para continuar ministro da República. 

Nosso debate Desde que a água encanada chegou a Livramento, pela Embasa (1971), a população do Distrito de Iguatemi sonhava com esse serviço, que só agora chega lá, 41 anos depois. Mesmo assim, pela metade, e sem água sábado e domingo. Fiquei chocado com a frouxidão dos vereadores, agradecendo, de joelhos, o projeto meia boca. Pura sacanagem e desrespeito com aquele povo sofrido. Caros Aparecido, Juscélio e Vitalmir, não sejam frouxos! Em 1988, eu já dizia (A Tarde), que era possível levar água da cachoeira para lá. Essa e outras matérias podem ser lidas hoje no livro Trajetória (2009). 

Cabelo na venta Falta água (distrito e sede), porque nossos políticos não tem cabelo na venta, ou no saco, como se dizia antigamente, para ampliar ou construir nova estação de tratamento! A população está à míngua, abandonada. Vota para dar emprego a vereadores e deputados, que não se empenham nem pelo mínimo e básico, como a água! Além disso, o prefeito derrubou parte da escola de Iguatemi, os alunos estão no meio do horror, e vocês agem como patetas, nada fazem! O povo tá cansado de receber migalhas e enganação, com os políticos indiferentes à dor silenciosa do povo do nosso sertão!

Fala D. Miralva Mando um alô para Dona Miralva, lá da portaria da Escola Felipe Neri, em Livramento. Sobre o atraso do pagamento dos servidores municipais, em fevereiro, ela escreveu no Zap: “Isso é castigo, o prefeito antecipou uma parte do salário de janeiro, vereador Zemar e Raimundo Marinho foi pra rádio, falou o que bem quis, agora quem acha que está atrasado pede Zemar e seu Raimundo para pagar o salário de quem está precisando”. Ela insinua que foram retaliados pelo que falamos. Diga, também, D. Miralva, que nóis resolve espinhela caída, prisão de ventre, refluxo gástrico, menarca tardia, falta do que fazer, quebranto, enxaqueca, dificuldades com a Língua Portuguesa, dicas sobre esgoto a céu aberto, falta d’água e de lâmpada nos postes. Até plano de carreira, reajuste do piso, poda de árvores, salário mínimo a gente ajeita. Tudo grátis! Nois só não trais prefeito de volta! Cuide do seu! Ah, vem cá dar uma entrevista, pra gente conversar melhor, sem precisar de ironias!

Para refletir Durante a vida, temos necessidade de tomar decisões e dar passos importantes! Nesses momentos, costuma vir o medo de não dar certo! Nessa hora, é importante reagirmos ao negativismo e lutar pelas oportunidades surgidas! A vida é feita pelo desenrolar dos fatos, muitas vezes imprevisíveis, dos acontecimentos, pensamentos e ações. Nesses momentos, é que surge a necessidade das decisões que temos de tomar, para escolher o que servem e descartar o que nos atrapalha! E não há um manual para nos orientar! Vamos acertando e ou quebrando a cara do jeito que a vida deixa! Mas há uma dica que ajuda muito, que é ser sempre positivo! 

Tirar da mente pensamentos como: “não pode”, “é difícil”, “é impossível”, “não vai dar”, “não vou conseguir”. Dizer “não” dá mais trabalho ao cérebro do que dizer “sim”. Então, seja inteligente, faça o melhor e mais fácil, com paciência e perseverança, que é ser positivo! Em pouco tempo, verá os resultados! Um dia, vi e ouvi uma mãe gritar para o filho: “Não pode”, “vou te bater”. Já pensou, ouvir isso a infância toda? Eu me aproximei dela, com muito jeito, e sugeri: “Nunca faça assim com seu filho, isso vai marcá-lo pelo resto da vida”. E propus que, se não quiser que a criança faça algo, até por ser perigoso para ela, ao invés de “não pode”, use uma alternativa positiva, dizendo, por exemplo: “Filho, venha cá, deixa isso aí, venha aqui ajudar a mamãe”. Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 02.Mar.2023 // 00h00

  • Geral

Jovem de 25 anos morre após sofrer mal súbito dentro de casa em Livramento

Uma jovem de 25 anos morreu após sofrer um mal súbito em sua residência em Livramento. Edilane Calmon passou mal em sua reisdência, sendo primeiramente socorrida por seu esposo, entretanto tempo depois ela voltou a novamente se sentir mal, foi quando o esposo acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo informações da Coordenação do SAMU 192, em Livramento, ao chegar no local, a equipe de socorristas constatou que a jovem já tinha ido a óbito. O corpo foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e, posteriormente, para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para investigar as causas da morte. A Polícia Civil investiga o caso.

 

Após a decisão do Governo Federal em reintroduzir a cobrança de impostos sobre a gasolina e o etanol, alguns postos de Livramento de Nossa Senhora aumentaram consideravelmente o preço da gasolina. Segundo informações do portal Livramento, a gasolina, que anteriormente era vendida a R$ 5,69, agora está sendo comercializada a R$ 6,59 em alguns postos, um aumento de R$ 0,90 em apenas um dia. Esse aumento é considerado abusivo, uma vez que os cálculos realizados previam um aumento de apenas R$ 0,25 por litro. Além disso, a Petrobras também anunciou a redução do preço da gasolina, o que torna o aumento ainda mais contraditório. Conforme o portal Livramento, o município vizinho de Brumado está vendendo gasolina a R$ 4,89, uma diferença de quase R$ 2,00 por litro em relação a Livramento de Nossa Senhora. Essa discrepância de preços entre municípios vizinhos levanta dúvidas sobre a justificativa para o aumento de preços na cidade. É fundamental que os órgãos competentes fiscalizem e atuem para garantir que o aumento de preços não seja abusivo, especialmente em um momento em que a população já está enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia.

 

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.