OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

A seca que castigou o semiárido brasileiro de 2012 a 2017, em especial o sertão do Nordeste, foi a pior da história já registrada no Brasil, aponta levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) obtido com exclusividade pelo UOL.

Desde quando começou a série histórica no século 19, em 1845, nunca havia acontecido um período de seis anos consecutivos com chuvas abaixo da média e estiagem prolongada na região, que normalmente já possui um índice pluviométrico reduzido em comparação com outros lugares do país - por lá costuma chover entre 200 e 800 milímetros em um ano normal, dependendo do lugar.

Em 173 anos, houve oito períodos de seca prolongada na área de abrangência do que hoje é chamado de semiárido brasileiro. Fora estes períodos, houve diversos anos de seca intensa, mas sem sequência de anos. Por quatro vezes foi registrado um período de seca de cinco anos consecutivos: no final do século 19 (de 1876 a 1880), no início do século 20 (de 1901 a 1905), de 1929 a 1933 e de 1979 a 1983. Fecham a lista das estiagens que duraram mais de um ano os biênios 1955-1956 e 1997-1998 e os quatro anos de 1990 a 1993.

A boa notícia é que os modelos meteorológicos disponíveis indicam que a seca prolongada acabou e deve chover acima da média na região ao longo deste semestre. "Desde janeiro, chove forte no sertão nordestino e no semiárido como um todo", afirma Expedito Rebello, coordenador de Meteorologia Aplicada do Inmet. "Em fevereiro, a tendência tem sido mantida e os modelos meteorológicos indicam chuvas intensas também para março, abril e maio, quando o período chuvoso chega ao fim no semiárido. Chuva no sertão, historicamente só de dezembro a maio, a partir daí já não cai uma gota do céu", diz Rebello.

A explicação da meteorologia para a seca prolongada é uma sequência de fenômenos complexos combinados. Os dois principais que influenciam a região são o El Niño e o Dipólo do Atlântico. Sempre que ocorrem as secas, geralmente são associadas a um aos dois fatores. 

O resultado da pré-seleção para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Os 443,3 mil inscritos podem consultar se foram contemplados com o benefício no site do programa. Neste ano, serão 310 mil vagas em três modalidades, sendo uma delas com 100 mil vagas a juros zero. Para estar apto a essa categoria, os estudantes devem ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Já nas outras duas modalidades, os candidatos podem ter renda per capita de três a cinco salários mínimos. As definições da taxa de juros e das condições de financiamento serão feitas com os bancos.

  • Por Redação Rádio 88 Fm/Informações Secretaria da Educação do Estado

  • 01.Mar.2018 // 00h00

  • Geral

Aberta  inscrições do processo seletivo para porteiro para escolas na Bahia; há vagas para Livramento

A Secretaria da Educação da Bahia abriu concurso  público para a seleção de porteiros, com o total de 691 vagas oferecidas, no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A inscrição é gratuita e pode ser feita na internet, até a segunda-feira (5). O prazo começou na segunda (26).

Não haverá aplicação de provas, após a inscrição, os candidatos passarão por avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. O processo será realizada entre os dias 13 a 27 de março, com base nas informações prestadas por meio da ficha de inscrição e dos documentos apresentados. (Faça sua inscrição aqui)

O contrato é de até 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período. A remuneração total é de R$ 1.283,91, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Há vagas em 499 cidades da Bahia. Entre elas Livramento de Nossa Senhora, com vagas para o Colégio Estadual Edvaldo Machado Boaventura (2), Escola Estadual Dona Tina (1) e Colégio Estadual João Vilas Boas (2).

Após a homologação do resultado final da seleção, os candidatos aprovados serão convocados conforme distribuição de vagas por meio de edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia. (Confira edital aqui)

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.