OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

O Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que o total somado de instituições de ensino e de saúde. É o que mostram os novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São, em média, 286 igrejas para cada 100 mil habitantes do país. Pela primeira vez, o IBGE mapeou todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a pesquisa. O Censo entende como estabelecimento religioso igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, de todas as religiões. Estabelecimentos religiosos (igrejas, templos e outros): 579,7 mil - 286 para cada 100 mil habitantes. Estabelecimento de ensino (escolas, creches, universidades): 264,4 mil - 130 para cada 100 mil habitantes. Estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, pronto socorro): 247,5 mil - 122 para cada 100 mil habitantes. A Região Norte é a que concentra a maior relação entre o número de estabelecimentos religiosos e o total da população. Há 79.650 igrejas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, o que representa a média de 459 para cada 100 mil habitantes, quase o dobro do valor do Brasil como um todo. O Acre lidera a média nacional, com 554 igrejas para cada 100 mil habitantes, seguido de Roraima e Amazonas, ambos com 485 para cada 100 mil. Do lado oposto, a região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) é a que tem a menor relação entre o número de igrejas e a população, com 226 para cada 100 mil.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 02.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Quatro homens morrem após confronto com policiais no interior da Bahia

Quatro homens morreram após um confronto com policiais civis, na tarde de quinta-feira (01), na cidade de Serrinha. Segundo a Polícia Civil, a corporação foi informada sobre uma briga de facções, no bairro dos 13. Ao chegar no local, os policiais foram surpreendidos por dois homens que atiraram contra eles. Durante o confronto, eles e outros dois foram atingidos. De acordo com a polícia, os quatro homens, identificados como Bruno Miranda, Alexsander Campos, Wellington Luiz Lima e Victor Santos, foram levados para o hospital da cidade, mas não resistiram aos ferimentos. Quase dois quilos de maconha e cocaína, além de cinco armas foram apreendidos. A polícia informou que os quatro suspeitos eram envolvidos com homicídios e tráfico de drogas.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 02.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

É celebrado hoje o Dia de Iemanjá com tradicional festa em Salvador

Milhares de soteropolitanos e turistas se reúnem nas imediações da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, nesta sexta-feira (02) para as celebrações da Festa de Iemanjá. O festejo à Rainha do Mar é um dos mais tradicionais da Bahia. Assim como ocorre em outras festas populares na capital baiana, casas de eventos e bares que ficam nos arredores das comemorações promovem festas particulares que simbolizam o "sagrado e o profano". Em 2024, a tradição que é um marco do Rio Vermelho completa 101 anos. Todos os anos, milhares de pessoas vão até o local para homenagear a Rainha das Águas com flores, perfumes e outros adereços. O presente principal é um dos destaques da festa. Colocado na Casa do Peso para que os devotos possam colaborar com os balaios, que são levados até o mar para que possam ser despachados.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 02.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Homem condenado por estuprar a filha de 4 anos é preso em Riacho de Santana

Na última quinta-feira (01), um indivíduo acusado de estuprar a própria filha, de apenas 4 anos de idade, foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva na cidade de Riacho de Santana. O mandado foi expedido pelo juiz da comarca, Paulo Rodrigo Pantusa, que determinou a prisão de Ednon da Rocha Silva, de 44 anos, pelo crime de estupro de vulnerável. Ele foi detido pela polícia por volta de 07h30, na Praça do Mercado, no centro da cidade. O crime ocorreu no ano de 2021. Na sentença, Ednon foi condenado a 34 anos de prisão. As informações são do site Achei Sudoeste.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 02.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 02.02.2024

Nosso teatro político O cenário político de Livramento, envolvendo a sucessão municipal, virou um teatro mambembe! Ricardo Ribeiro, o prefeito, certamente nunca leu Karl Marx, mas deu uma de bolchevique, no comício que fez (27/1), na Canabrava, ao chamar os que o vaiaram de minoriazinha. Ou seja, mencheviques (minoria) contra bolcheviques (maioria). O alcaide está certo que já ganhou. Pode até ganhar, por falta de  oposição, mas esse teatro mambembe é nefasto para Livramento. Só um tolo não acharia estranho o prefeito, em 7 anos,  não confiar na vice Joanina para substituí-lo, nem nas férias, e agora querer elegê-la como sua sucessora!

Aliás, meu amigo Alan Rich, em um bom artigo no site Livramento Hoje (ontem), cita pesquisa, não identificada, que apresenta melhora na situação de Jânio Lima, no ranking eleitoral, após ter sido orientado a trabalhar para sair do atoleiro da rejeição. E não será surpresa se, nesse teatro, Joanina despir-se da indumentária teatral de pré-candidata do grupo, com cachê ou não, quem sabe indo para outra casa de espetáculos! Não chegará a ser um teatro das tesouras, mas podemos ter  muito show pela frente! Enquanto isso, os esgotos continuam a céu aberto, a água a faltar! E ninguém diz nada! O próximo santo será São José, que ele nos acuda!

Bom sinal em Iguatemi Finalmente, há bons sinais de que a novela da escola do Distrito de Iguatemi, em Livramento, terminará bem! Avançou o trâmite para contratação de empresa para construir novo prédio escolar. O atual tornou-se inviável, há muito tempo, agravado por uma reforma iniciada e irresponsavelmente abandonada, pela gestão municipal. Como divulgado no DO-31/1, representantes de 34 empresas compareceram ao credenciamento, na concorrência pública! A avaliação das propostas continuará no próximo dia 5.

O descaso para com o distrito é total, numa birra sem fim entre o gestor municipal e aquela comunidade. O distrito  tem mais de 20% da população do município, três vereadores moram lá, mas nada disso serve para nada. Nos últimos anos, já perdeu posto de saúde, posto policial, mercado público, e muitas ruas da vila estão quase intransitáveis. Este ano tem eleição! Se o eleitor não mudar, é porque não quer, é porque está gostando assim!

Iluminação pública A prefeitura de Livramento está fazendo promoção institucional com a iluminação da nova via, incluindo uma ponte, que liga a Av. Dr. Nelson Leal ao bairro Taquari, passando ao lado da Estação Rodoviária. Ué, no projeto de abertura e pavimentação da via não foi prevista a iluminação pública? Estranho! Isso também ocorreu na ligação entre o bairro Polivalente e a Estocada, aberta na mesma época, pelo então prefeito Paulo Azevedo, e que ficou vários anos no escuro. Isso pode se chamar de vários nomes, como, por exemplo, descaso, incompetência, falta de planejamento! Ou tudo isso junto! Mas, ainda bem que existem eleições para dar uma mãozinha!

Para refletir Há exatos 2 anos, ano eleitoral de 2022, apresentei, aqui, o que pode ser considerado uma piada, mas alguma semelhança com a realidade não seria mera coincidência, em nosso país. Como estamos, de novo, em ano eleitoral, peço licença para repetí-la, hoje. Conta que um cidadão foi visitar a Câmara Municipal de sua cidade, que não é Livramento. Enquanto cumpria os protocolos de acesso, na portaria, ouvia gritos, que pareciam xingamentos! Vinham do auditório da Casa! Segundo o visitante, eram gritos horrorosos, como: “corrupto”, “ladrão”, “traíra”, “comprador de votos”, “puxa-saco do prefeito”, “lagartixa”, “caixa 2”, “prevaricador”, “enganador do povo”, entre outros!

Intrigado e até assustado com aquilo, o cidadão resolveu perguntar ao tranquilo funcionário da portaria: “Mas o que é isso, que xingamentos horrorosos são esses, que briga feia é essa, na sessão?”. O porteiro solicitamente respondeu: “Não, não, moço! Tá tudo tranquilo! É só o presidente que está fazendo a chamada, para conferir as presença!”. Qualquer semelhança com a realidade brasileira não será mera coincidência! É nossa política! É parte de nossos políticos! Portanto, não é para rir, e sim para chorar! Nesse ano eleitoral, Pensem nisso!

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.