
Marcos Oliver
As sub-linhagens da variante Ômicron da Covid-19, encontradas em Salvador e mais 16 cidades baianas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), têm um alto poder de contágio, mas não costumam provocar sintomas graves nas pessoas infectadas pelos vírus. De acordo com o infectologista Matheus Todt, é justamente pela maior capacidade de infecção da variante que ela tem sido mais comum no Brasil e no exterior. No entanto, o médico destaca que, no organismo, as novas sub-linhagens têm um comportamento parecido com as antigas. “É uma variante que tem um comportamento muito semelhante às últimas. Ela tem alto contágio, mas não costuma causar formas graves da doença. Geralmente, são sintomas gripais e normais como tosse, dor de garganta e febre baixa. Agora, para quem não está imunizado com as vacinas e os reforços, ela tem o potencial de causar algo grave”, alerta o médico, orientando o público que ainda não tem o quadro vacinal completo a ir ao posto de saúde mais próximo. Em Salvador, onde as sub-linhagens foram identificadas e se aproxima o Carnaval, o público-alvo da vacinação com a bivalente, que inclui os grupos prioritários como idosos, gestantes, puérperas, imunossupressores e outros, é formado por 815.489 pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No entanto, ainda segundo a pasta, apenas 279.017 doses foram aplicadas, o que deixa a capital com 34,21% de cobertura vacinal na dose de reforço para estes grupos.
Uma equipe da PRF interceptou um Chevrolet Classic, em uma ação estratégica de fiscalização para reprimir a criminalidade, na tarde de terça-feira (06), no KM 815 da BR 330, em Jitaúna, na Bahia. Após procedimentos de identificação veicular avançada, foi constatado que o veículo era, na verdade, um clone, tendo o original registro de furto desde maio de 2008, na cidade de São Sebastião (SP). Questionado, o condutor afirmou ter adquirido o veículo há cerca de 4 anos em uma troca por uma casa que é uma propriedade rural na cidade de Ipiaú, também localizada no estado da Bahia. Diante dos fatos, tanto o condutor quanto o veículo foram encaminhados à polícia civil da cidade de Jitaúna, para as devidas providências legais.
O pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 com desconto de 15% se encerra nesta quarta-feira (07). O abatimento, calculado de forma automática, vale somente para pagamento à vista do imposto, que pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Outra possibilidade é pagar via pix, também em cota única, o DAE Integrado (Documento de Arrecadação Estadual), que engloba IPVA, Licenciamento e eventuais multas. Este novo procedimento, que pode ser feito por meio do portal https://www.ba.gov.br/, foi implantado em 2023, em uma parceria entre a Sefaz-BA, o Detran e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb). As informações também estão disponíveis no site do Detran-BA: https://servicos.detran.ba.gov.br/. Caso não possa pagar até o dia 07 de fevereiro, o contribuinte tem ainda a opção de quitar o imposto com 8% de desconto. Para isso, é necessário que faça a quitação, à vista, no dia do vencimento da primeira parcela do parcelamento previsto para o seu veículo, fixada de acordo com o calendário anual, conforme o número final da placa. O Estado da Bahia manteve, por outro lado, a possibilidade de parcelamento em cinco vezes, que é feito conforme calendário anual que leva em conta o número final da placa do veículo. Caso a opção seja parcelar o IPVA, o contribuinte deve se lembrar de que os débitos referentes à taxa de licenciamento e a eventuais multas de trânsito deverão ser pagos até o prazo final de quitação em cota única ou da quinta parcela do IPVA. O imposto do exercício de 2024 só poderá ser parcelado se o valor do débito for igual ou superior a R$ 120,00. A Sefaz-BA lembra que a opção do parcelamento referente a débitos anteriores a 2024 será admitida apenas caso este pagamento ocorra junto com o do exercício de 2024.
O Brasil chegou a 40 mortes confirmadas por dengue, de acordo com informações do Ministério da Saúde divulgadas na terça-feira (06). As informações são da CNN. O ministério ainda divulgou que outras 265 mortes estão em investigação para saber se há relação com a dengue. Ainda de acordo com a pasta, o país atingiu a marca de 364.855 casos prováveis da doença. A incidência da doença segue maior em mulheres, com 54,9% dos infectados. Entre as idades, o maior número é em adultos de 30 a 39 anos, sendo 39.160 mulheres e 32.884 homens. O estado de Minas Gerais é onde se concentra o maior número de casos prováveis da doença, com 121.161 diagnósticos e o segundo estado com maior coeficiente de incidência com 589,9 por 100 mil habitantes. O Distrito Federal, com 47.224 casos prováveis, lidera no quesito coeficiente de incidência com 1.676,4 casos por 100 mil habitantes. O Acre, com 4.139 casos prováveis, é o terceiro estado da federação no registro de incidência com 498,7 casos por 100 mil habitantes. Em São Paulo, o governo estadual anunciou a criação do Centro de Operações de Emergência (COE), em coletiva realizada nesta terça-feira (6), para intensificar o combate à dengue. O estado é o segundo no país em diagnósticos prováveis, com 59.381 casos.
Percebendo a tendência de mercado com relação aos produtos sustentáveis e o desejo de explorar os potenciais criativos de Boquira, as alunas Bianca Hyrana, Emanuelle Oliveira e Maria Fernanda, sob orientação da professora Cássia Fabiane Castro, desenvolveram um shampoo e um condicionador orgânicos à base de aloe vera e alecrim. Segundo Maria Fernanda, os produtos possuem menor valor de aquisição comercial em relação aos convencionais, são altamente saudáveis e têm elevado valor nutricional para o trato capilar. O kit é produzido com matérias-primas renováveis presentes no próprio território. Para o futuro, Fernanda afirma que o objetivo do projeto, que ocorre no âmbito do Colégio Estadual de Boquira, é fabricar uma composição ainda mais natural e sustentável. “Nosso projeto é constituído de matérias-primas orgânicas em sua composição, só não é considerado completamente orgânico por utilizar apenas 3% de sabonete líquido glicerinado em sua produção. Nosso próximo passo é também produzir um sabonete orgânico para substituir o utilizado na fabricação do kit, tornando-o 100% orgânico”, afirmou.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 07.02.2024
Os empregos da Fiol No dia 15/02/2022, o pefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, postou em sua página no Facebook uma foto sua diante de um computador portátil, todo sorridente. Parecia uma criança que acabara de ganhar um presente. Na legenda da foto, ele explica que se tratava de uma reunião com representantes da empresa Bahia Mineração (Bamin), que iria fazer o trecho Ilhéus-Caetité da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
Parte desse trecho passará por uma nesguinha do território de Livramento, perto de Caetité e Lagoa Real. Ricardo Ribeiro viu nisso a possibilidade de geração de empregos para livramentenses. No computador, ele falava, em reunião virtual, com representantes da Bamin sobre isso! À época, não deu detalhes! E nunca mais falou do assunto! Faz dois anos e ele está no fim do mandato! Então, perguntamos: Haverá ou não emprego para os livramentenses, prefeito?
Licitação escola Iguatemi A Comissão de Licitação da Prefeitura de Livramento deu sequência, dia 5/2, aos trâmites da Concorrência Pública para contratação da empresa que vai construir novo prédio escolar na Vila de Iguatemi. Foi a 2ª reunião sem concluir o processo! Um detalhe a ser observado é que foram abertas, em sessão pública, salvo engano propostas de 55 empresas! Nenhuma delas atendeu a todos os requisitos do Edital. Para a participante que quiser, foi aberto o período de recurso.
E advinha quem também está participando do certame? Ela mesma Cardoso Empreendimentos Ltda, que faz, atualmente, a limpeza urbana em Livramento. A propósito, cadê o reultado da licitação para renovar essa concessão, cujo prazo já venceu? A atividade principal, registrada, da Cardoso, é transaporte escolar. Mas, como se vê, ela também recolhe lixo e é construtora. Em seu cadastro, há umas 70 atividades secundárias, a maioria ligada a prefeituras.
Posse de Vera Lúcia Envio um abraço e os parabéns, de público, à advogada Vera Lúcia Santana Araújo, nossa conterrânea, empossada, ontem, como ministra substituta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília. Com ela, já são três livramentenses que chegaram, como juízes, a um tribunal superior, na Justiça Brasileira! O 1º foi Hermes (STF:1963-1969) e o 2º José de Castro Meira (STJ: 2003-2013). A Drª Vera é filha da querida D. Rosália Araújo, professora de Português de várias gerações de jovens, no Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento.
Para refletir O público mais jovem pode não conhecê-lo, mas Arthur Robert Ashe, Jr é considerado uma lenda entre os jogadores de tênis dos EUA. Morreu de AIDS, em 1993, aos 49 anos! Consta que havia sido contaminado numa transfusão de sangue, durante uma cirurgia no coração. Um dos seus dos fãs, em uma carta, teria perguntdo-lhe: "Por que Deus teve que escolher você para pôr uma doença tão horrível?". Arthur Ashe teria respondido com o seguinte relato:
Anos atrás, umas 50 milhões de crianças começaram a jogar tênis, uma delas era eu. Cinco milhões delas aprenderam, de fato, a jogar, 500 mil tornaram-se tenistas profissionais, 50 mil chegaram ao circuito, 5 mil alcançaram o Grand Slam, só 50 chegaram a Wimbledon (Grand Slam, reune os principais torneios de tênis do mundo, incluindo Wimbledon), quatro das que chegaram a Wimbledon, prossegue Ashe, chegaram à semifinal e duas chegaram à final! Uma delas era eu. Quando eu comemorava a vitória, taça na mão, nunca perguntei a Deus: Por que eu?
Então, agora, que estou com dor, como posso perguntar a Deus: Por que eu? E a mensagem segue: A felicidade mantém você doce! Os julgamentos mantêm você forte! As dores o mantêm Humano! A falha faz você humilde! O sucesso torna você brilhante! Mas só a fé o mantém de pé. Às vezes, você fica insatisfeito com a vida, enquanto tantas pessoas sonham em ter a vida que você tem. Uma criança numa fazenda vê um avião voando e sonha em voar.
Mas, o sonho do piloto daquele avião é voltar pra casa. Assim é a vida!! Aprecie a sua! Se a riqueza é a chave da felicidade, os ricos deveriam estar dançando nas ruas. Mas só as crianças pobres fazem isso. Se o poder dá segurança, os VIPs deveriam dispensar guarda-costas. Só quem vive na humildade sonha em silêncio. Se beleza e fama atraem relacões ideais, as celebridades deveriam ter os melhores casamentos! Tenha fé em você mesmo! Viva humildemente, caminhe humildemente! Ame com o coração! Pensem nisso!
O Palácio de Buckingham afirmou na segunda-feira (05) que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer. Não foi informado qual é o tipo de câncer e nem o estágio da doença. O rei passou por uma internação hospitalar recente para tratar de um crescimento na próstata, que não era um tumor. Durante a hospitalização, os médicos identificaram um outro problema de saúde, descrito como um tipo de câncer, no entanto, até a última atualização desta reportagem, não havia sido especificado o tipo de tumor nem o estágio da doença. Além disso, uma fonte da agência de notícias Reuters informou que não se trata de câncer de próstata. De acordo com a nota do palácio, ele já começou o tratamento. Os médicos recomendaram que ele adie algumas atividades públicas, mas o rei deve seguir com trabalho de escritório e obrigações de Estado. O rei está totalmente confiante em relação ao tratamento e quer voltar às suas funções públicas assim que possível, disse o palácio. Ele decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações e para que isso melhore a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer. A divulgação de uma doença é uma quebra de tradição da família real britânica. De acordo com a agência de notícias Associated Press, durante séculos a realeza do país evitou falar sobre questões de saúde.
Após sofrer uma derrota de 3 a 1 contra o Novorizontino, pelo Campeonato Paulista, o Corinthians anunciou a demissão do técnico Mano Menezes, na segunda-feira (05). Inicialmente, o treinador estava previsto para permanecer no time até 2025, de acordo com seu contrato. A demissão de Mano Menezes foi anunciada oficialmente através das redes sociais do clube. Além do técnico, o auxiliar Sidnei Lobo e o preparador físico Diogo Linhares também deixaram seus cargos. “O clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados ao Corinthians e deseja sucesso nas sequências de suas carreiras”, diz um trecho do comunicado emitido pelo time. Até o momento, Mano Menezes não se pronunciou publicamente sobre a saída do Timão.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à zero hora desta sexta-feira (09), a Operação Carnaval 2024 nas rodovias federais que cortam a Bahia. Durante a folia de momo, é esperada a movimentação de milhares de foliões, baianos e turistas, circulando pelas rodovias federais para os mais diversos destinos do estado, o que exige da PRF e dos próprios visitantes cuidados redobrados para proporcionar a segurança de todos. Com o objetivo de garantir a fluidez no trânsito, prevenir acidentes e coibir condutas perigosas ao volante, a PRF, atuará na operação até a próxima quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro. Levando em consideração que se trata do maior feriado do ano, a expectativa é de movimentação intensa nas rodovias federais. Atento a esta situação, a PRF na Bahia mobilizou todo o seu efetivo que desde as primeiras horas da operação está no monitoramento e fiscalização dos quase 8 mil quilômetros da malha federal. A presença ostensiva dos policiais rodoviários federais se dará em locais estratégicos, nos considerados pontos críticos, onde observa-se maior incidência de acidentes, criminalidade e infrações. A PRF intensificou também a fiscalização sobre as infrações mais registradas durante os feriados, períodos em que a circulação de veículos é maior em relação a dias normais. Entre elas está a falta do uso do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios, ultrapassagens proibidas em trechos de pista simples, à embriaguez e ao uso do celular ao volante. Com uso intensivo dos radares móveis e etilômetros, a PRF atuará para evitar que condutores embriagados e os apressados coloquem em risco a vida e a saúde dos demais motoristas. Também estão entre os focos das equipes, fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos. Com o número de infrações em crescimento nos últimos feriados, a PRF já reforçou o trabalho de prevenção em ações de educação para o trânsito, nas quais serão trabalhadas a educação e conscientização dos usuários das rodovias de forma transversal em todas as ações, que tem como foco alertar motoristas e passageiros sobre cuidados que preservam vidas.
Em razão do feriado de Carnaval, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) suspenderá o atendimento ao público nos cartórios eleitorais e secretarias, a partir da próxima quinta-feira (08). No entanto, os serviços on-line permanecerão ativos. O atendimento presencial e os prazos processuais serão retomados no dia 15 de fevereiro. A suspensão do atendimento segue a Portaria n.º 606, de 03 de julho de 2023, que institui o calendário de feriados e pontos facultativos do ano de 2024, no âmbito da Justiça Eleitoral do Estado da Bahia. Durante esse período, os cidadãos terão acesso ao Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br). Com o atendimento remoto, é possível realizar o alistamento eleitoral (1ª via do título de eleitor), consultar a situação do título, trocar o local de votação, atualizar dados pessoais e endereço, entre outros serviços.
O Carnaval deste ano deve atingir uma movimentação recorde de turistas na Bahia. A estimativa da Secretaria de Turismo do Estado é de um fluxo de quase 3 milhões de visitantes durante a festa, na capital e no interior, gerando uma movimentação de R$ 6,59 bilhões na economia. Representantes da hotelaria, bares, restaurantes e locadoras de veículos também comemoram o momento especial que o turismo baiano experimenta neste momento de grande festa no estado.
Um foragido de Santa Catarina, suspeito de tráfico de armas, foi preso na segunda-feira (05), no Bairro de Stella Maris, em Salvador, com drogas que seriam comercializadas no carnaval da capital baiana. De acordo com a Polícia Civil, o homem é investigado pelo transporte de mais de 60 fuzis, na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, no ano passado. Com ele, foram apreendidos: cinco quilos de cocaína; dezenas de comprimidos de ecstasy; porções de droga sintética MDMA; porções de maconha e haxixe; uma carteira de identidade falsa; duas máquinas de cartões de crédito; quatro pés de maconha e R$ 2.700 em espécie.
Um projeto desenvolvido por três estudantes de Vitória da Conquista está entre os finalistas da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do Brasil. Elas fazem parte de um grupo de 12 alunos do programa de Iniciação Científica da Escola SESI Bahia, que vão participar da feira nacional, entre os dias 18 e 22 de março, em São Paulo. Orientadas pelo professor Victor dos Santos, Marina Torres, Julia Andrade e Rebeca da Silva vão apresentar o projeto de pesquisa Os estereótipos do nordestino em obras cinematográficas e suas influências na formação do imaginário popular, na área de sociologia. Esse é um dos cinco projetos desenvolvidos por estudantes da Escola SESI Bahia que foram selecionados como finalistas da feira científica, promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os projetos aprovados são de diferentes áreas: química, eletrônica, zootecnia, educação e sociologia. As informações são do site Agora Sudoeste.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 05.02.2024
Começa Ano Legislativo A Câmara de Livramento iniciou, dia 02/02, o Ano Legislativo de 2024! Mais uma vez, sem a presença do prefeito Ricardo Ribeiro e sem a tradicional mensasgem do Poder Executivo, o que foi visto como desconsideração ao povo, representado pelos vereadores! A mensagem sempre faz um resumo das ações da gestão no ano anterior e dos planos para o ano que começa! A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional! Observou-se, naquela hora de respeito, que alguns vereadores não souberam se posicionar. Cruzaram as mãos à frente do corpo! O certo é a mão direita no peito e o braço esquerdo estendido para baixo, ou os dois braços para baixo.
Fala dos vereadores Destaquei pontos das falas de Joaquim da Silva e Josemar Miranda, que oferecem boas oportunidades de reflexão! Começo com Joaquim (situação), que registrou nota de repúdio contra Embasa e a Coelba, as quais ele acusa como más prestadoras de serviços. E lembra que os representantes delas ignoraram pedido dele, feito em 2023, para serem ouvidos no Legislativo. Mas eu pergunto: por que o contratante, que é a Prefeitura, no caso da Embasa, nada faz? Mas o vereador confessou de quem é mesmo a culpa de tudo, ao dizer: “... nóis foi errado de ter assinado contrato com essa empresa incompetente...”.
Com o nóis, nesse Português errado, o vereador inclui a Câmara, que aprovou, em 2019, a renovação da concessão à Embasa, por mais 30 anos, e o prefeito que assinou o contrato, inclusive sem o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), que era obrigatório! Foram inconsequentes! Sabiam que a Embasa ficou inadimplente por 20 anos, no contrato anterior, sem prestar os serviços de esgoto! Macomunados com o então governador, vereadores e prefeito violaram a lei, para livrar a empresa Embasa da concorrência pública, que viria com a nova LNSB (Lei Nacional do Saneamento Básico)! Portanto, antes de pedir explicações, o vereador Joaquim da Silva é que deve explicar por que votou a favor dessa manobra ilícita!
Temas propositivos Já o vereador Josemar Miranda (oposição) levantou temas propositivos, na sessão de retomada dos trabalho da Câmara de Livramento, nesse último ano de Legislatura. Citou necessidades e direitos da comunidade, em quase todas as áreas, como estrutura para o ensino integral, transporte escolar de qualidade, qualificação e boa remuneração para professores, acompanhamento adequado para alunos especiais, ensino superior em Livramento, especialidades médicas permanentes, aparelhos de diagnósticos, medicamentos básicos para baixa renda, custeio do deslocamento de pacientes, quando necessário, para outras cidades. Também alertou para as deficiências nos serviços da Embasa, lembrando que é grave a contaminação do Rio Brumado, tanto por dejetos orgânicos quanto químicos.
Para refletir Vamos relembrar, afinal o ano está começando, que o Tempo de Deus é contínuo, diferente da visão que temos dele. Nós inventamos o relógio para medir o que seria a passagem do tempo, com base no movimento de rotação da Terra, que não precisa de medição. Pela rotação, há um período iluminado pelo Sol (dia) e outro escuro, que chamamos noite. Isso só existe na Terra, onde habitamos. Em outros planetas é diferente, a depender do movimento que fazem e da distância em que estão do Sol, que são diferentes em relação à Terra. E a região onde fica o escritório de Deus não tem qualquer influência dos fenômenos planetários. Assim, o raciocínio sobre a vida humana tem de levar isso em conta. Nossa divisão do tempo, vai dos segundos e minutos ao séculos e eras. E quando se estuda a história desse transcurso temporal, vê-se que há mudanças, embora sutís.
Mas a base do pensar humano, da psicologia humana pouco se altera. E as alterações só são percebíveis ao longos de séculos e até de eras! São trazidas por fenômenos cósmicos ou por mensageiros, como os profetas. Jesus Cristo, por exemplo, foi o maior dos mensageiros divinos, que veio mostrar ao ser humano a realidade do espírito, como se deve viver, ao que os apóstolos deram continuidade, abrindo a porta da Pátria Espiritual, para onde caminhamos. E Paulo alertou os romanos, dizendo: “Irmãos, vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Agora, a salvação está mais perto! A noite já vai adiantada, o dia vem chegando! Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de excesso de comida, nem de bebedeiras, orgias sexuais nem imoralidades, muito menos brigas e rivalidades. Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”. Pensem nisso!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocará 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida anual. Desde o início de 2023 que cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, a partir de cruzamento de dados. No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer ele mesmo a prova de vida. As 4.351.557 de pessoas convocadas são nascidas nos meses de janeiro a março. Já foram notificadas 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Nesta quinta-feira foi a vez de 1.262.514 que fazem aniversário em março que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida. Os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para realizar a prova de vida. Passados 60 dias após as notificações via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária, não havendo comprovação de vida, o pagamento poderá ser bloqueado.