OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

Foi liberado através de uma emenda parlamentar verba de R$ 217.500,00, para a construção de três portais nas entradas da cidade visando o desenvolvimento urbano de Livramento de Nossa Senhora. A redação de jornalismo da Rádio 88 FM apurou que as obras que estavam a todo vapor, foram paralisadas por não estarem obedecendo a normas que regulamentam a distância das bases de sustentação do “Portal” com relação ao acostamento da pista, fato que pode ocasionar acidente com veículos que trafegam pelas rodovias que dão acesso a Capital da Manga. O Secretário de obras do município falou sobre o fato.

Confira o áudio no vídeo:

" allowfullscreen>

Nesta última quinta-feira (23) o secretário de saúde do município Gerardo Júnior participou do programa Jornal da 88 com Emanuel Fernandes onde o mesmo falou sobre o que aconteceu na reunião do consórcio regional, junto ao  estado da Bahia para o funcionamento da Policlínica Regional e a  reorganização da rede de serviços de saúde para Reequipar o Hospital para que possa atender a média complexidade como preconiza o Ministério da Saúde.

Confira o áudio na integra:

" allowfullscreen>
  • Por Redação Jornal da 88 / Foto: montagem Rádio 88 FM

  • 23.Fev.2017 // 00h00

  • Geral

Livramento: Polícia Civil descobre grades danificadas e impede fuga

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) fizeram hoje, 23/02/2017, uma revista na carceragem da DT de Livramento de Nossa Senhora, onde encontraram várias grades serradas.

Conforme informações apuradas pelo Jornalismo da Rádio 88 FM, o  Delegado Coordenador Regional Leonardo Rabelo, determinou que se procedesse à revistas nas carceragens de todas as unidades da 20ªCOORPIN, em razão do longo período do feriado momesco.

 

Na tarde da última terça-feira (21), das 14 às 16 horas, choveu cerca de 25 mm no centro de Livramento de Nossa Senhora, bem como no perímetro irrigado do Brumado. Nesta quarta-feira (22), foi suspensa a irrigação para os produtores em razão da última chuva. A barragem Luis Vieira registra 26.105.000 m³ de água (24,86% de sua capacidade total), o que significa um leve aumento em seu volume de água, em comparação com a última semana. O instituto de meteorologia Climatempo indica chuvas para o início do mês de março. 

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (22), por 55 votos a 13, a indicação de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 81 senadores, 13 não votaram.

Com a aprovação, Moraes assumirá a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu no mês passado após o avião em que ele viajava de São Paulo para Paraty (RJ) cair no litoral do RIo de Janeiro.

Agora o Senado enviará um comunicado ao presidente Michel Temer, que vai assinar a nomeação do novo ministro do STF. Depois disso, o tribunal tem 30 dias para marcar uma data para a cerimônia de posse de Moraes.

No início da tarde, o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, leu um pronunciamento no qual Temer diz ter recebido "com satisfação" a aprovação de Alexandre de Moraes.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira (22), das 08:15h às 13:30h.

Serão atingidos os seguintes locais. Rua Ibitiara; Rua Iramaia; Rua Ituaçu; Rua Ibicoara; Rua Ibiriara; Rua Ibipitanga; Rua Contendas Do Sincora; Rua Geraldo Correia; Rua Caturama; Rua Boninal; Rua Caculé; Rua Caetité; Rua 4; Rua 7; Rua 22; Rua 21; Rua 5, todas do bairro Taquari.

O desligamento será necessário para que os técnicos da  empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. 

  • Por Redação Rádio 88 FM

  • 21.Fev.2017 // 00h00

  • Geral

ProUni divulga lista de classificados em 2ª chamada

A lista de aprovados em segunda chamada da 1ª edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) foi liberada na manhã de ontem (20). A consulta pode ser feita no site oficial do programa (clique aqui e confira).

Os classificados tem até sexta-feira (24) para comparecer à instituição de ensino que oferecerá a bolsa e apresentar os documentos solicitados. As instituições entregam aos estudantes um protocolo de recebimento da documentação.

Algumas faculdades podem submeter os pré-selecionados a um processo seletivo próprio, mas somente se explicarem o formato e critérios de aprovação em até 24 horas. A adesão à lista de espera pelos candidatos que não foram pré-selecionados pode ser feita nos dias 7 e 8 de março.

A lista de classificados será liberada para as instituições no dia 10 e a comprovação de informações deve ser feita nos dias 13 e 14 do mesmo mês.

A retirada de um antigo caixa eletrônico do Banco do Brasil existente na praça Cel.Zezinho Tanajura, causou uma grande polêmica. A retirada do referido caixa ocorreu na manhã desta última terça-feira(21), por parte da prefeitura. A polêmica aconteceu porque o cidadão Yonélio sayd havia anunciado nas redes sociais que por meio de um projeto cultural de sua autoria, havia conseguido junto o BB o antigo caixa eletrônico para transformá-lo em uma banca de revistas, fato que foi contestado pelo secretário  de obras do município o Sr.Gilton Hipólito. Segundo o secretário a prefeitura retirou o antigo caixa eletrônico por “solicitação da gerência do Banco do Brasil “ e que a prefeitura não forneceu alvará de funcionamento para o Sr.Yonélio. Em entrevista concedida ao jornalista Emanuel Fernandes no Jornal da 88 ambos deram sua versão para o fato. Confira o áudio no vídeo. 

" allowfullscreen>

As comissões especiais da Câmara dos Deputados que analisam o mérito das reformas da Previdência e trabalhista vão promover audiências públicas para debater as propostas que tramitam na Casa e também para a votação de requerimentos. Os integrantes do colegiado que analisa a reforma do sistema previdenciário - a proposta de emenda à Constituição (PEC) 287 - terão duas sessões para discutir temas centrais da matéria.

A primeira audiência está marcada para esta terça-feira (21), às 14 h. Nela serão tratados aspectos relacionados ao Regime Geral da Previdência Social, como alteração no número mínimo de contribuições, informalidade e incentivo à contribuição, fixação da idade mínima, alteração da fórmula de cálculo das aposentadorias e regras de transição.

Para discutir os temas foram convidados e confirmaram presença os presidentes da União Geral dos Trabalhadores ( UGT), Ricardo Patah; da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), José Calixto Ramos; e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Fernandes dos Santos Neto.

Também vão participar da audiência de amanhã o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo de Melo Gadelha; o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio; e o representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Rogério Nagamine.

Na quarta-feira (22), a partir das 14h, os deputados da comissão especial vão tratar dos temas aposentadoria por incapacidade, aposentadoria da pessoa com deficiência e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para o debate está confirmada a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; do perito do Instituto Nacional do Seguro Social Miguel Marcelino Abud; da representante do Ministério Público do Trabalho Maria Aparecida Gugel; e da representante do Movimento de Pessoas com Deficiência Izabel Maior.

Reforma trabalhista

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei 6787/16, que trata da reforma trabalhista, reúne -se também nesta terça-feira (21), em audiência pública, para debater o tema Direito Coletivo do Trabalho. Para a audiência foram convidados um representante do Tribunal Superior do Trabalho; o vice-coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical do Ministério Público do Trabalho, Renan Bernardi Kalil; o advogado trabalhista José Eduardo Pastore; e Admilson Moreira dos Santos, representante do Ministério do Trabalho.

Também consta da pauta da reunião a apreciação de 72 requerimentos de convites para audiências públicas sobre a reforma trabalhista. Entre os requerimentos estão os convites  aos ex-ministros do Trabalho e Previdência Social Miguel Rossetto, Carlos Lupi e Almir Pazzianotto.

Há também requerimentos para ouvir a representante da Federação Nacional das Empregadas Domésticas Creusa Maria de Oliveira; os representantes de centrais sindicais João Carlos Gonçalves - secretário-geral da Força Sindical; Vagner Freitas - presidente da Central Única dos Trabalhadores; Adilson Araújo - presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Ricardo Patah - presidente da União Geral dos Trabalhadores; José Calixto - presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores; e Antonio Fernandes dos Santos Neto - presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros.

Outros requerimentos que constam da pauta pedem a realização de seminários em diversas cidades para debater a reforma trabalhista.

O antigo Caixa Eletrônico do Banco do Brasil, que funcionou mais de 20 anos na Praça Zezinho Tanajura, e que foi desativado havia mais de oito anos por decisão das superintendências regionais, de acordo com orientação do projeto de segurança em nível nacional da instituição financeira, vai funcionar a partir de agora denominado Banca de Revistas Santa Rita de Cássia, conforme anuncia o jornalista Yonélio Sayd, que ganhou o direito de utilizar o “biombo”, após ter um projeto cultural, de sua autoria, aprovado pela própria agência bancária, que doou toda a estrutura física e eletrônica.

O jornalista informa que a banca será exclusivamente cultural, sem comércio de bebidas, resgatando o hábito matinal e diário de ler e comprar os tradicionais jornais e revistas, preenchendo uma lacuna existente decorrente da ausência de uma banca de venda de publicações impressas na cidade desde que a única que funcionava, Banca de Revistas Santa Luzia, encerrou suas atividades.

Sayd informa que legalizou o Alvará de Funcionamento desde 2016 após a agência local do Banco do Brasil formalizar a doação de toda a estrutura onde antes funcionava o caixa eletrônico da agência de Livramento.

O município de Vitória da Conquista foi destaque em rede nacional, na reportagem especial exibida pelo programa jornalístico “Fantástico” deste domingo (19). A matéria feita pela repórter Sônia Bridi abordava a relação da falta de saneamento básico em cidades do país e o alto número de doenças relacionadas a essa questão.

Na reportagem, Vitória da Conquista foi apontada como a décima melhor colocada no quesito saneamento básico em todo o país. Ela ainda foi destacada como um bom exemplo que fica localizada na região Nordeste do Brasil, o que a coloca como o município com melhor saneamento básico de todo o Nordeste.

Ao todo, 34 milhões de brasileiros ainda vivem sem água tratada. Metade da população não tem acesso a rede de esgoto. Doenças, sofrimento, esse é o Brasil do atraso. Um estudo inédito, feito nas 100 maiores cidades do país, revelou quais são os dez melhores e os dez piores municípios em serviços de saneamento básico.

Noutro levantamento realizado em 2016, Vitória da Conquista aparece, mais uma vez, como o município mais bem saneado, na região Norte/Nordeste, segundo a classificação do Trata Brasil. O estudo que foi realizado pelo instituto considerou os 100 maiores municípios brasileiros e os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2014).

  • Por Irlando Oliveira

  • 19.Fev.2017 // 00h00

  • Geral

Dicas de segurança para o carnaval

Carnaval/2017 - Rio de Contas, Paramirim e Jussiape (Caraguataí) - Dicas de segurança

Diante do atual cenário da criminalidade, sempre crescente em nosso país, preocupando a tudo e a todos, necessário nos acautelarmos ante determinados eventos em que há aglomeração de pessoas, principalmente, considerando o fator "oportunidade" em que inúmeros delinquentes dele se aproveitam para perpetrarem seus delitos. Assim, o Carnaval, pelas suas próprias características, frequentemente enseja a prática de crimes, os quais, na maioria das vezes, acontecem diante da nossa falta de prudência e cautela. Contudo, se observadas algumas dicas de segurança, certamente concorreremos para termos um Carnaval tão-somente de alegria, anseio de todos nós!

Desta maneira, passamos a elencar 10 (dez) dicas de segurança, como forma de curtirmos o período momesco sem maiores dissabores:

1. Evite se dirigir ao local do evento com o seu veículo; sempre que possível, deixe-o em casa, pois, aliado à dificuldade de se encontrar estacionamento e mudanças no trânsito local, criminosos se aproveitam para arrombá-los, a fim de roubar pertences deixados no seu interior, ou até mesmo o próprio veículo;

2. Estabeleça contato com o seu vizinho, de modo a auxiliar na vigilância da sua residência; nesse período, são muito comuns os arrombamentos e roubos às residências, pois os criminosos se aproveitam da ausência dos proprietários; 

3. Leve o mínimo de dinheiro possível; jamais ostente cédulas no meio da multidão, pois haverá sempre delinquentes a observar tal atitude, para dela se aproveitar;

4. Evite colocar dinheiro nos bolsos, pois os assaltantes têm a habilidade necessária para furtá-lo, sem que você perceba; de preferência, coloque-o em um local amarrado à roupa ou de difícil acesso; não nos esqueçamos que o delinquente quer sempre encontrar facilidade;

5. Não leve muitos documentos pessoais, bastando apenas a carteira de identidade ou a habilitação (CNH); inclusive é interessante tirar uma cópia, deixando a original em casa; muitos documentos são perdidos no período do Carnaval;

6. Não leve vasilhames de vidro para o local do evento, pois tais objetos poderão ser apreendidos pelas patrulhas da PM; os comerciantes, barraqueiros e vendedores já foram orientados a não permitir a saída e/ou retirada de vasilhames de vidro do perímetro do comércio/barraca;

7. Evite se intrometer em brigas; acontecendo uma próximo a você, chame a polícia; é muito comum acontecer brigas em eventos desta natureza e uma intromissão sua poderá desencadear uma contenda generalizada, com consequências desastrosas;

8. Não venda ou sirva bebida alcoólica a menor de idade (criança e adolescente); isso é proibido por lei (arts. 81 e 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA); o Conselho Tutelar e a PM estarão atentos;

9. Evite som abusivo, automotivo ou residencial, pois poderá ser entendido pela PM como perturbação do sossego (art. 42 da Lei de Contravenções Penais), além da multa e da retenção, se automotivo (arts. 228 e 229 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB); a PM fiscalizará tal prática, principalmente no horário compreendido entre 5:00 e 11:00 hs; e

10. Evite comportamentos que possam caracterizar atentado ao pudor (art. 233 do Código Penal); não nos esqueçamos que estamos no interior, numa localidade relativamente pequena, e tais condutas chocam as pessoas, ensejando a intervenção da PM.

Aliado a tudo isso, a PM estará abordando pessoas, buscando apreender armas brancas ou de fogo. Cada um de nós, agindo consoante as dicas ora apresentadas, estaremos fazendo a nossa parte, emprestando o nosso contributo pessoal, para de fato termos um Carnaval de paz e de alegria, já que o sucesso do evento dependerá do esforço de todos!

É o Governo do Estado da Bahia, juntamente com o Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Equipe Organizadora e demais Órgãos envolvidos, trabalhando para a sua segurança!

Finalizamos, pois, evocando o "slogan" da nossa Polícia Militar da Bahia:

"A PM e a Comunidade na corrente do Bem".

____________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

  • Por Redação Rádio 88 Fm / Foto:Polícia Militar

  • 19.Fev.2017 // 00h00

  • Geral

Polícia recupera veículo roubado em Paramirim

Na noite do último sábado por volta das 00:00h, a guarnição  Alfa da CIPE CHAPADA em ronda na cidade de Paramirim , avistou um veículo Fiat Palio Branco, com licença de Salvador-BA. Na Abordagem foi constatado que o mesmo era objeto de roubo, pois estava com visíveis alterações no chassi, vidros e número do motor. O condutor e o veículo foram apresentados na Delegacia de Polícia da cidade.

  • Por Redação Rádio 88 Fm/Foto: Polícia Militar

  • 19.Fev.2017 // 00h00

  • Geral

 Casa é arrombada e roubada por meliantes na cidade de Paramirim

Por volta das 15h e 30min do último sábado (18),  a guarnição da PM de Paramirim foi solicitada por uma  senhora que, ao chega em sua residência, se deparou com os animais soltos e vários frangos mortos, além da sua casa ter sido arrombada e as coisas reviradas. A Polícia Militar logo buscou informações e saiu em diligência a procura dos suspeitos, logrando êxito, aprendendo dois meliantes e recuperando os objetos furtados . Os mesmos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia de Paramirim, onde foi lavrado o flagrante.

  • Por Redação Rádio 88 FM

  • 18.Fev.2017 // 00h00

  • Geral

Bahia: Eleita nova mesa diretora do TCM

O conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto foi reeleito, na sessão da última quinta-feira (16), presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia para um mandato de dois anos. Para a vice-presidência da Corte foi também reeleito o conselheiro Fernando Vita, e a Corregedoria passa a ser exercida pelo conselheiro Plínio Carneiro Filho, que substitui o decano da corte, conselheiro José Alfredo, que legalmente não poderia ser reconduzido para o cargo.

Francisco Andrade Netto é conselheiro do TCM desde 1999 e ao tomar posse para mais uma mandato na direção do tribunal agradeceu a manifestação de confiança dos demais conselheiros e fez um relato dos avanços tecnológicos e da transparência da atuação do TCM que reforçaram o prestígio da Corte junto à opinião pública. E também do processo de modernização implementado no tribunal, que tornou mais ágil, seguro e transparente o processo de análise de contas de cerca de 900 órgãos jurisdicionados nos 417 municípios baianos.

O conselheiro destacou a completa informatização das prestações de contas – processo implementado e concluído ao longo do ano passado – “que gerou uma enorme economia, não só para o tribunal, como para todos os municípios, já que se eliminou a postagem e o transporte de documentos”. Ele afirmou que seu compromisso é avançar ainda mais na modernização das ferramentas utilizadas na avaliação das contas, de modo a estimular ainda mais o controle social, permitindo o acesso e a fiscalização dos cidadãos a todos atos administrativos das prefeituras e câmaras municipais da Bahia.

Francisco Andrade Netto disse que os órgãos de controle externo brasileiros ganharam mais visibilidade e responsabilidade nos últimos anos “e têm correspondido aos anseios da população, cumprindo com rigor os seus deveres constitucionais de fiscalizar a gestão pública e denunciar e punir os administradores que cometem desvios ou ilegalidades”.

O conselheiro observou também que o TCM vem desenvolvendo uma série de ações no sentido de qualificar melhor os gestores públicos municipais baianos, de modo a que possam atender aos desafios impostos pela crise econômica e pela crescente demanda de serviços por parte dos cidadãos. “É uma função educativa, de orientação, que devemos fortalecer. O dever primordial nosso é fiscalizar, mas entendemos que devemos também orientar, corrigir rumos, de modo a evitar prejuízos para a população e a necessidade de medidas corretivas, punitivas para os gestores em razão de equívocos provocados por desinformação ou falta de conhecimento da legislação que rege a administração pública”.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.