OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR

A aprovação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de um novo medicamento para tratamento da obesidade, trouxe uma esperança para pacientes que buscam tratamento para perda de peso. A semaglutida já era utilizada no Brasil para tratamento do diabetes tipo 2 e agora pode ser usada também no tratamento de sobrepeso e obesidade, em forma de medicamento injetável.

Há, no entanto, diferença de dosagem. Enquanto que para o controle da glicose a semaglutida aplicada é de 0,5 miligrama a 1 miligrama, para redução do peso corporal a substância é de 2,4 miligramas. A semaglutida é da mesma família da liraglutida, também utilizada nos dois tratamentos. Mas o diferencial do medicamento aprovado pela Anvisa no início deste ano é sua eficácia.

A semaglutida é vista entre os médicos como um avanço no tratamento da obesidade. Isso porque os outros medicamentos existentes possibilitam uma perda de peso de, no máximo, 10%. “Quando o paciente tem uma indicação de perda de peso inferior a 5% do peso corporal, a melhor indicação é mudança de hábito alimentar. Quando tem a necessidade de perda de peso de mais de 5%, até 15%, aliam-se as mudanças de hábitos de vida e a terapia farmacológica. A novidade é que a semaglutida pode reduzir mais de 15%”, explica o médico Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Como funciona

O medicamento age no cérebro do paciente, em uma região chamada hipotálamo, e aumenta a percepção de saciedade. Assim, o paciente tem seu apetite diminuído e, consequentemente, come menos. De acordo com a endocrinologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB) Monalisa Azevedo, a semaglutida reproduz efeitos de substâncias presentes no nosso corpo.

“Em nosso organismo existe a produção de algumas substâncias, pelo nosso trato digestivo, que são substâncias que agem no nosso sistema nervoso central, diminuindo o apetite, aumentando a saciedade e diminuindo o gasto energético. Esse medicamento imita o que essas substâncias, que já existem no organismo, fazem”, explica.

Indicação

O tratamento com esse medicamento é indicado para pacientes com obesidade ou sobrepeso. O paciente deve ter um Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 30 ou um IMC a partir de 27 aliado a problemas de saúde relacionados à obesidade, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares ou apneia obstrutiva do sono. O IMC é calculado dividindo o peso corporal (kg) pela altura (m) ao quadrado. Ou seja, IMC = kg/m².

Segundo a endocrinologista do HUB, a semaglutida pode ser usada como primeira estratégia para perda de peso, desde que sejam atendidos os critérios de indicação já mencionados. Ela lembra, no entanto, que o uso do medicamento deve vir acompanhado de outras providências, como mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos. E todo o tratamento deve ser supervisionado por um médico.

O médico Paulo Miranda acrescenta que a semaglutida surge para preencher uma lacuna nos níveis de tratamento possíveis até a cirurgia bariátrica, usada para casos mais severos de obesidade. “A bariátrica fica indicada para pacientes com indicação de perda de peso de a partir de 30% do peso corporal. A semaglutida não substitui a bariátrica, porque tem resultados diferentes. Ela auxilia os pacientes a terem perda de peso, com mudança de hábitos e terapia, antes de recorrerem à bariátrica. E se a resposta for adequada, então não há necessidade de cirurgia”, disse.

Custo estimado

A semaglutida de 2,4 mg foi aprovada no Brasil recentemente, por isso ainda não está sendo comercializada. Dessa forma, não é possível dizer quanto custaria um tratamento com a substância. No entanto, a expectativa dos médicos é que não seja um tratamento acessível a todos. Para o tratamento de diabetes, é possível encontrar semaglutida com preços de variam entre R$ 800 e R$ 1 mil, preço de um tratamento mensal.

“Como essa substância já é aprovada e comercializada no Brasil para tratamento do diabetes, para controle da glicose, a gente já tem uma ideia em relação a custos. Porém, as doses para tratamento da obesidade são maiores que as doses para o controle do diabetes, que já tem um custo elevado. Então a expectativa é que o custo será mais alto”, disse a endocrinologista.

Pesquisas

Para a médica Monalisa Azevedo, a eficácia da substância na perda de peso pode ser considerada uma evolução, mas não uma revolução no tratamento. Isso porque, para ela, ainda há um caminho a ser trilhado no ramo de pesquisas de fármacos e outras novidades podem surgir nos próximos anos.

“Nos Estados Unidos já estão testando um novo tratamento, uma outra droga que possivelmente vai entrar no mercado em um futuro próximo, e que induz perda de mais de 20% do peso corporal. Estamos em um processo, em uma caminhada. Eu não chamaria a semaglutida de uma revolução. Chamaria de uma grande evolução, um degrau a mais que a gente sobe nessa jornada em busca de tratamentos para perda de peso”.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 09.Jan.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO

Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 09.01.2023

Espanto em Brasília Causaram espanto as invasões e as depredações de ontem aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal), que ficam na praça dos Três Poderes, em Brasília. A esplanada dos ministérios, ao final da qual fica a praça, estava superlotada, numa manifestação anunciada, na semana. Dada à gravidade das inesperadas invasões, o presidente da República, Luís Inácio da Silva, decretou intervenção no Distrito Federal, no âmbito da segurança pública e prometeu apurar os incidentes com rigor.

Governador afastado A mesma coisa disse, ontem, quanto a apurar os fatos, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, mas hoje ele foi afastado do cargo, por 90 dias, pelo ministro Alexandre de Morais (STF), a pedido do senador Randolfe. Houve várias prisões, mas ainda sem a identificação dos ativistas. Contudo, pessoas ligadas ao atual governo se adiantaram, dizendo que foram bolsonaristas e pessoas da chamada extrema-direita. Nada ainda foi confirmado, e o mais provável é que sejam atos de bandidos e terroristas infiltrados nas manifestações, que sempre foram ordeiras e pacíficas. 

Um povo ignorado É necessário frisar que os políticos viraram as costas para o povo, traindo os votos recebidos. Ignoraram completamente os milhões de pessoas nas ruas, há mais de dois meses, indignadas e inconformadas com o resultado de um processo eleitoral, com abundantes evidências de manipulação, a favor de um candidato. A manipulação teve apoio no Congresso Nacional, que votou contra a única coisa que daria segurança ao eleitor, que era a impressão do voto. Agora, querem tirar do povo o que lhe restou: poder gritar nas ruas! E, com certeza, esse terrorismo não parte de pessoas de bem! 

A nova realidade O brasileiro costuma se adaptar fácil às dores e sabores! Se isso é bom de um lado, pode ser muito ruim do outro, pois deixa o flanco aberto! É bom, por exemplo, ouvir piadas engraçadas sobre governantes, mas isso pode ser também uma anestesia para a dor de não termos um rumo. E precisamos de um rumo! Não há sombra garantida, para nos apearmos do cavalo e descansar. Portanto, não critique quem permanece nas ruas, na missão de alertar que o que começa malandro assim termina. Eles representam o Brasil que não se dobra!

Significado de frases Muita coisa que as pessoas dizem pode vir do inconsciente, de forma censurada ou não! “Perdeu, mané! Não amola”! Ao dizer isso, abordado numa rua em Nova Iorque (EUA), o ministro Luís Barroso agiu como vencedor de um jogo, que foi a eleição, do qual ele era o juiz! Sua frase indica que a partida foi viciada. “Missão dada, missão cumprida”! Essa outra frase é de outro juiz, Benedito Gonçalves (TSE)! Foi cochichada no ouvido de Luís Inácio, na hora da diplomação. Desta vez, foi o bandeirinha, prestando conta a um dos times! Assim, fica claro que a arbitragem foi imparcial e roubou o jogo para um lado.

Mais frases em cena Em 2018, o agora vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, disse: “Depois de ter quebrado o Brasil, Lula diz que quer voltar ao poder, ou seja, ele quer voltar à cena do crime”. Mas, agora, Geraldo mostra-se encantado pela serpente e vendo compensação no crime, juntando-se, na cena do delito, a quem ele chamou de criminoso. Na 1ª reunião ministerial, recentemente, ele agradeceu e disse: “Só ele (Lula) ganharia essa eleição. Ninguém mais ganharia”. Como Alckmin pode ter tanta certeza? Seria seu inconsciente falando? O próprio Luís Inácio, ao assinar a papelada da posse, virou-se para Arthur Lira e disse: “É, rapaz, nunca queira ganhar eleição”. O que quis dizer com isso?

Para refletir O evangelista Lucas viveu no tempo do Império Romano. Era da Síria, médico, e foi discípulo dos apóstolos de Jesus. Morreu aos 84 anos. Eu o considero um grande repórter. Narrou o momento em que Jesus escolheu pescadores para o serviço de Deus, homens rudes, cheirando a peixe. Dizem que Ele não escolhia os preparados, preparava os escolhidos. Aqueles homens pescaram toda a noite, sem pegar nada. E Jesus lhes pede: “Atirem as redes, novamente”. Mesmo cansados de uma noite de trabalho em vão, tiveram fé e obedeceram ao Messias. As redes vieram abarrotadas de peixes, enchendo seus barcos. 

Ficaram assustados! Mas o Messias os tranquilizou, dizendo a Simão Pedro, provavelmente o chefe do grupo: “Não tenhas medo, Pedro! Agora, serás pescador de homens”. Jesus falava às multidões à beira de lagos, rios e dentro de barcos, não tinha catedral, não tinha templo, não tinha altar. E, passados mais de dois mil anos, sua mensagem continua inspirando reflexão. Como ele mesmo disse: “Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça, e quem tiver olhos para ver que vejam”. Reflita, antão, você! Já sabe em que direção Jesus pediu-lhe para lançar a rede? Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 06.Jan.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 06.01.2023

O novo governo A nova equipe de governo do Brasil começa a atuar, para o bem ou para o mal. Uns enxergam mais mal do que bem! A maioria dos pedidos de emprego já foi atendida! É assustador ver a ampliação predadora do número de ministérios de 23 para 37, só para caber todos os “cumpanheiros”, que há anos estavam “disimpregados”. Para isso, foi necessário furar o teto de gastos do Governo Federal. Em paralelo, houve retaliadora e persecutória revogação, sem avaliar o interesse público, de atos da gestão anterior, como o que permitia aos cidadãos usarem armas em sua defesa e segurança.

As perseguições Seguem as restrições, até com ordens de prisão, contra jornalistas e políticos que criticam o novo governo da República e o mecanismo que o elegeu. O alvo constante de críticas segue sendo o ministro Alexandre de Moraes (STF). Lamentavelmente, parece não haver um plano de efetiva ação administrativa. Há grande empenho em desfazer o que foi feito no governo anterior, o que tem gerado reação negativa, dentro e fora do país. Percebe-se total desânimo, frustração e medo, até entre quem apoiava a mudança. 

Nem para síndica A ex-senadora Simone Tebet, 3ª colocada na eleição presidencial, com 4,16% dos votos, disse, recentemente, sorrindo: “Já tô cancelada nas redes sociais e no meu Estado. Aliás, eu não me elejo nem para síndica do meu prédio”. Ela é do Mato Grosso e se referia, certamente, à reação dos eleitores diante de suas posições contraditórias e mentirosas na política. Sem problema, senadora, dizemos nós, a senhora está bem consolada e recompensada com o cargo de ministra do Planejamento. 

Mais pérola política “O COAF não deveria ficar sob as ordens de políticos”. COAF é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras. E esta frase foi escrita em dezembro de 2018, pelo Sr. Fernando Haddad, em seu twitter. Sob as ordens de quem está hoje o COAF, sem nenhuma vergonha? Justamente dele, o político Fernando Haddad. Esse Conselho é considerado unidade de inteligência financeira brasileira, vinculado ao Banco Central do Brasil. Não é órgão investigador e sim de fiscalizador, que previne e combate, por exemplo, o crime de lavagem de dinheiro.

Praça 8 dias fechada Até ontem (05), a estrutura da festa de passagem de ano, em Livramento, permaneceu armada na Praça Zezinho Tanajura, bloqueando o trânsito, numa das vias mais movimentadas da cidade. O local ficou impróprio para esse tipo de evento, pela inadequação espacial e ser área densamente habitada. A barulheira dura a noite toda, afetando crianças e idosos. Isso é abusivo, assim como o bloqueio do trânsito por tanto tempo. Soube que a vice-prefeita Joanina Sampaio teve dificuldade para fazer a saudação oficial, na praça, em nome do governo municipal, interrompida pelo foguetório. 

Para refletir Os seres vivos chegam ao mundo sem um manual para seguir. E não precisa, pois todo o necessário para se viver, neste mundo, esta em nosso corpo. Principalmente, claro, em nossa mente. Tudo que precisamos fazer é simplesmente viver, guiados pela própria ordem natural, que vem de Deus. Até para cuidados básicos e simples, como comer e beber agua. Percebam que, mesmo que a gente não queira, somos alertados pelo nosso cérebro, que nos faz sentir a desagradável sensação que chamamos de fome e sede. É assim com todos os outros animais! Com isso, nós só precisamos viver, agindo pela impulsão natural do nosso organismo! Mas, no geral, ninguém presta atenção a isso. Muitas vezes, o ser humano cria coisas que tiram sua própria paz. Não podemos ajustar o mundo a nós!  Seria uma tolice tentar! Temos de nos preparar para viver nele. Por exemplo, não podemos alterar a natureza da água do lago, para atravessá-lo! O que temos de fazer é aprender a nadar! Pensem nisso!

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, na quinta-feira (5), um carregamento irregular de 250 mil maços de cigarros, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo os policiais, a carga tinha nota fiscal fraudulenta. Ela era transportada em uma carreta.

A apreensão aconteceu durante uma fiscalização na BR 116. A situação ocorreu durante a abordagem a um caminhão com placas do Ceará, no Km 830 da rodovia.

Durante a conversa com o motorista, os policiais notaram que o condutor do caminhão estava nervoso e repassando informações desencontradas.

No compartimento de carga do veículo foram encontradas centenas de caixas de papelão com os pacotes de cigarro de origem nacional.

De acordo com a PRF, o motorista apresentou uma nota fiscal que foi emitida de forma fraudulenta. O homem afirmou que desconhecia a irregularidade tributária e disse que os produtos haviam saído de Guarulhos (SP).

A carga foi encaminhada à Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), para regularização fiscal, o que incluí o pagamento dos tributos e multas por conta da irregularidade.

O período para garantir a inscrição no Vestibular Uesb 2023 foi prolongado. Por meio da Portaria 012/2023, a Uesb prorroga o período de inscrição até 10 de janeiro. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela internet, no link disponível aqui.

Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 100,00. Com a alteração, o pagamento do boleto, referente à taxa de inscrição, deverá ocorrer, impreterivelmente, até o dia 11 de janeiro de 2023.

O documento também modifica as datas para solicitações de atendimento pelo nome social, de condição especial e de tempo adicional para realização das provas das lactantes ou pessoas com deficiência.

Vestibular 2023 – Estão disponíveis 915 vagas, distribuídas em 44 opções de cursos, nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A lista completa de vagas por curso e campus pode ser acessada no Anexo único do Edital e mais informações sobre cada uma das graduações podem ser encontradas no Catálogo de Cursos.

Metade das vagas em cada curso será destinada à “Ampla Concorrência” e os outros 50% são voltados para a “Reserva de Vagas”, onde podem concorrer alunos de ensino público (70% para candidatos que se autodeclarem negros e 30% para os demais). Ainda é possível optar pela modalidade de “Cotas Adicionais”, onde são acrescidas três vagas, em cada curso, destinadas para quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência (uma para cada grupo).

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Mais informações, acesse o site do Vestibular e acompanhe os perfis oficiais da Uesb no Instagram, no Facebook e no YouTube.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo (73) 3528-9695 e [email protected], em Jequié; (77) 3424-8721 e [email protected], em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604 e [email protected], em Itapetinga.

BRASÍLIA - O governo Lula estuda anistiar as dívidas dos beneficiários do Auxílio Brasil que fizeram empréstimo consignado no ano passado. O ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, confirmou que o tema está sendo avaliado no âmbito de programa mais amplo de renegociação de dívidas em elaboração pelo governo.

Questionado pela reportagem sobre a discussão da anistia para os beneficiários do consignado, o ministro, que assumiu o cargo na segunda-feira (2), respondeu: "Tem uma proposta de anistia para os endividados. Certamente, esses são endividados".

Segundo ele, será preciso avaliar qual o caminho e o modelo a ser adotado no caso do programa social (que voltará a se chamar Bolsa Família). "Ainda não é possível dizer, porque há aspectos legais que envolvem um banco", disse o ministro.

Dias, que assumiu um dos ministérios mais disputados do governo Lula 3, disse que a discussão está sendo feita em conjunto entre a sua pasta, a Caixa Econômica Federal, a Controladoria Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Fazenda.

Segundo apurou a reportagem, antes mesmo da vitória de Lula a proposta de anistia estava sendo cogitada por parlamentares do PT devido à situação de fragilidade do público-alvo.

Segundo o relatório final do governo de transição, foram concedidos R$ 9,5 bilhões em empréstimos com lastro no Auxílio Brasil e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) — este último pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Ainda segundo o documento, um a cada seis beneficiários do programa contraiu o empréstimo. Procurada, a Caixa — banco que mais ofereceu esse tipo de empréstimo — não respondeu aos questionamentos da reportagem.

O empréstimo consignado foi aprovado pelo Congresso em junho de 2022 e regulamentado só às vésperas do segundo turno da eleição presidencial, apesar de os especialistas terem apontado o risco de oferecer esse tipo de operação de crédito para a população vulnerável que recebe o benefício de transferência de renda. Grandes bancos privados e o Banco do Brasil não ofereceram a linha de crédito.

Em março do ano passado, o então presidente Jair Bolsonaro já tinha editado medida provisória com validade imediata, mas preferiu esperar o segundo turno das eleições para lançar o crédito consignado, que era visto como uma arma de votos para reelegê-lo. Só em outubro, segundo o Banco Central, foram liberados R$ 5 bilhões em consignado do Auxílio Brasil.

Os cadastrados no programa podiam pegar dinheiro emprestado com parcelas descontadas diretamente do benefício pago pelo governo federal. Segundo a portaria que regulamentou a modalidade, a quantia máxima que pode ser descontada é de R$ 160.

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 05.Jan.2023 // 00h00

  • Geral

CDL Livramento empossa nova diretoria

Na noite da última terça-feira (03) foi realizada a posse da nova diretoria da CDL de Livramento de Nossa Senhora, que ficará a frente da Câmara de Dirigentes Lojistas no triênio 2023 a 2025. Com a presença de um grande número de associados que foram dar boas vindas à nova mesa diretora, a abertura do evento foi marcada por um vídeo de despedida da diretoria que permaneceu de 2019 a 2022. No momento, esteve à frente o presidente Vítor Gomes Silva, o qual parabenizamos pelo excelente trabalho à frente da CDL Livramento. Ele falou sobre as conquistas resgatadas, com destaque para a sólida implantação de práticas de gestão financeira, patrimonial e digital. Em seguida, houve a nomeação dos novos Diretores Lojistas, onde cada um dos empossados pôde discursar para a plateia presente. O novo presidente, Clarismundo Pires, da Imobiliária Sol, destacou o chamamento que recebeu para esta missão e a importância do alinhamento com as bases para assumir este desafio. Clarismundo destacou, ainda, a importância do estreitamento político entre a entidade e o poder público.

Na ocasião, houve um jantar em clima de alegria e de missão cumprida, em que os associados puderam confraternizar e enviar toda energia positiva para a nova mesa diretora. Nesta oportunidade, foram nomeados Clarismundo Pires, Imobiliária Sol, como Presidente da CDL, Cristiane, da UNOPAR, como Vice-Presidente, Eliene Fonseca, da sorveteria Beijo Frio, como Diretora Administrativa do Financeiro, Marcos César, da Atraente Móveis, como Diretor de Relações Institucionais e Governamentais, Thiago Lima, da Evolution Bike, como Diretor CDL Jovem, e Enedino Junior, da Júnior Calçados, Gilvan, da Bahia Minas Peças, Silerindo Jr., do Super Cesta e Georgiton, da Systech Informática, como conselheiros. Aproveitamos o ensejo para parabenizar a nova mesa diretora eleita. CDL Livramento, mais forte a cada dia!

  • Por Redação do Jornal da 88 / Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional

  • 05.Jan.2023 // 00h00

  • Geral

 Após pedido de exoneração de Jânio Soares, cunhado dele é nomeado como Controlador Geral do Município

Notíciamos na última segunda-feira (02), o pedido de Jânio Soares para sair da pasta de Controladoria Geral do Município de Livramento de Nossa Senhora, onde segundo ele, era para descansar, pegar férias. Até então  o município não havia informado um novo nome, porém no Diário Oficial do Município, do último dia 3, por meio do decreto de número 002 de 2023, a prefeitura informa o nome de Eliasafe Natanael para assumir a pasta,  Natanael é cunhado de Jânio. Antes, ele estava como Coordenador da Divisão de Orçamento, sendo exonerado para assumir a Controladoria Geral.

A Neoenergia Coelba abriu, nesta quarta-feira (4), as inscrições para que consumidores residenciais possam monitorar o seu consumo de energia em tempo real. A expectativa é que 600 clientes sejam contemplados e recebam, gratuitamente, o equipamento que possibilita acesso à plataforma de acompanhamento.

Consumidores das cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Mata de São João e Salvador podem se inscrever, desde que atendam aos pré-requisitos estabelecidos para o funcionamento do sistema.

Dentre as principais funcionalidades, o sistema apresenta o consumo de alguns equipamentos, a estimativa do valor da próxima fatura e dicas para economizar energia. A sinalização de interesse está sendo realizada de maneira on-line, através do site www.meuconsumoneoenergia.com.

Para participar, os clientes devem estar adimplentes com a distribuidora, serem consumidores residenciais com consumo mínimo de 200 kWh/mês e terem bom sinal de wi-fi no medidor de energia. As inscrições serão realizadas por lotes até o preenchimento das vagas. Após encerramento de cada lote, os clientes interessados poderão cadastrar seus contatos no site para notificação da data de abertura de novos lotes.

“Este projeto foi desenvolvido para que os clientes possam se conscientizar sobre o consumo de energia elétrica, contribuindo com a redução do desperdício. O uso de equipamentos mais eficientes e a mudança de hábitos na sua utilização pode reduzir o valor da conta de energia”, destacou a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Além do site, os consumidores também poderão acompanhar o monitoramento através de um aplicativo que foi desenvolvido pela distribuidora em parceria com uma startup. “O projeto piloto consiste em uma solução baseada em software e hardware para o monitoramento e análise do consumo de energia elétrica em tempo real, utilizada como uma ferramenta educativa, focada em feedbacks mensais, semanais e diários para proporcionar conteúdo sobre eficiência energética, alertas e dicas, capacitando consumidores com melhores práticas de eficientização do consumo”, explica o engenheiro de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba Roberto Azevedo.

O sistema funciona da seguinte maneira: através de um equipamento instalado no medidor de energia da unidade consumidora conectado à internet do cliente, os dados elétricos são disponibilizados para uma plataforma em nuvem que, por meio de interface web e mobile, fornece ao usuário informações detalhadas como horário de maior consumo, segregação do consumo de alguns equipamentos (refrigeradores, chuveiro elétrico e ar-condicionado), projeção do valor da próxima fatura, entre outras funções. Em paralelo, dicas e alertas também serão enviadas através de mensagens por e-mail e rede social para os clientes cadastrados.

Isso significa dizer que o usuário poderá saber a previsão e custo de sua conta, gastos inesperados de forma antecipada – evitando sobressaltos – quais os equipamentos com maior consumo de energia e, desta forma, poderá promover mudanças de hábitos no consumo.

Informação no celular

• O APP fornecerá informações em tempo real do consumo de energia elétrica e/ou geração de energia da unidade consumidora;

• Emitirá alertas educativos customizados quanto ao uso da energia;

• Identificará e mostrará ao usuário os equipamentos que mais consomem energia (os “vilões”);

• Indicará aos usuários qual o período do dia em que se dá o maior consumo de energia;

• Sensibilizará os usuários da plataforma sobre a importância dos conceitos de eficiência energética e consumo consciente;

A declaração do ministro da Defesa José Múcio Monteiro de que via os acampamentos bolsonaristas como “manifestação da democracia" não foi bem recebida por integrantes do coletivo de juristas Prerrogativas, que  apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em contato com a coluna da jornalista Juliana Dal Piva, do Uol, um dos integrantes do grupo afirmou que “Não é e jamais foi uma manifestação democrática". 

Em coletiva de imprensa após cerimônia de posse, na segunda-feira (2), Monteiro afirmou a jornalistas que conhecia amigos e parentes que participavam dos atos. 

“Eu falo com autoridade porque tenho parentes lá. No de Recife, tenho alguns amigos aqui [Brasília]. É uma manifestação da democracia. A gente tem que entender que nem todos os adversários são inimigos, a gente tem até inimigos correligionários. Eu acho que daqui um pouquinho aquilo vai se esvair e chegar a um lugar que todos nós queremos", disse.

A nomeação do ministro foi recebida com críticas e receio por alguns grupos, como o Prerrogativas, e diferentes setores do PT dada a sua proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O novo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, disse que câmeras serão instaladas nos uniformes dos policiais durante o mandato do governador Jeronimo Rodrigues. A afirmação foi feita no evento de cerimônia de posse dos secretários do novo governo da Bahia, que aconteceu nesta terça (3), na Assembleia Legislativa do estado, em Salvador.

A data de implementação, no entanto, não foi informada pelo secretário, que foi anunciado pelo governador no dia 29 de dezembro. Marcelo Werner foi um dos novos nomes escolhidos por Jerônimo Rodrigues.

"De fato [as câmeras] serão utilizadas, isso é um compromisso do governador e nós só precisamos seguir realmente os trâmites administrativos legais para que elas sejam implementadas", explicou o novo secretário de segurança pública.

Chamadas de body cams, os aparelhos são acoplados nas fardas e filmam as operações policiais. Elas foram testadas em um estudo feito por universidade em Santa Catarina, no sul do Brasil, e implementadas em algumas unidades policiais do Rio de Janeiro em 2022.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), prometeu que a regulação das relações trabalhistas em aplicativos de celular e plataformas digitais será uma das prioridades de sua pasta. A fala fez parte de seu discurso de posse, nesta terça-feira (3), em Brasília. Marinho é sindicalista e ex-prefeito de São José dos Campos.

"Para assegurar padrões civilizados de utilização dessas novas ferramentas, daremos prioridade à regulação das relações de trabalho mediadas por aplicativos e plataformas, considerando especialmente questões relativas à saúde, segurança e proteção social", afirmou.

Outro foco da pasta, de acordo com o ministro, será o de propor ao Congresso uma política de valorização permanente do salário mínimo. A proposta será enviada ao Congresso até maio deste ano e terá como base o modelo adotado pelos governos petistas até 2016.

Ele ainda prometeu a criação de um sistema de proteção trabalhista e previdenciária específica para trabalhadores que não se encaixam entre os “assalariados clássicos”, a exemplo de autônomos, cooperados e produtores da agricultura familiar. Marinho enfatizou a proteção do trabalhador diante da transformação do trabalho moderno. 

 “Vamos ter agenda pesada no Congresso para atualização das nossas legislações”, prometeu.

A cantora e compositora de forró Rita de Cássia morreu nesta terça-feira (3) em Fortaleza aos 50 anos. Rita estava internada em um hospital particular da capital cearense desde 1º de janeiro, onde recebia tratamento contra uma fibrose pulmonar.

Rita de Cássia é conhecida como uma das principais compositoras do forró, tendo suas músicas gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. São delas composições como "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Saga de um Vaqueiro" e "Jeito de Amar".

Nas últimas postagens nas redes sociais, a cantora desejou feliz ano novo no hospital onde estava internada. Ela falava com a voz fraca, em consequência da doença.

A doença causa "cicatrizes" e enrijecimento dos pulmões, dificultando a respiração. Segundo o Ministério da Saúde, as causas da fibrose pulmonar são desconhecidas.

O corpo de Rita será levado para Alto Santo, cidade natal da cantora, onde ela será velada e sepultada.

Artistas lamentam

Por meio das redes sociais, artistas como a cantora Taty Girl lamentaram a morte de Rita de Cássia. "Não consigo acreditar. #ForródeLuto. Descanse minha poeta", postou.

A atriz e cantora Lucy Alves gravou um vídeo comentando sobre Rita de Cássia. "Queria externar a minha saudade. Acho que Rita de Cássia vai deixar muita saudade pra todos nós. Uma inspiração, uma referência feminina, compositora das grandes. (...) Rita partiu, mas deixou um legado muito bonito e importante pra gente. Viva Rita de Cássia".

Xand Avião também mostrou os sentimentos sobre a morte da cantora. "Quando chega a noite vento bate no meu rosto, saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forró está de luto. Você será eterna em nossos corações".

A banda Mastruz com Leite, que gravou vários sucessos de Rita de Cássia, prestou homenagem nas redes sociais. "Pra viver eternamente! Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto. Tudo isso faz parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo. Seu legado será eterno Rita de Cássia".

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), também lamentou. "O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró. (...) Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos, e fãs por todo o país", disse.

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) obteve, no Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) desta terça-feira (3), decisão determinando à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a apresentação imediata de planos de segurança, de contingência e de recuperação das áreas afetadas pelo desastre decorrente das falhas na administração da Barragem da Pedra, na região do Município de Jequié.

Na ação civil pública, protocolada pela PGE-BA, em 30 de dezembro de 2022, ficou demonstrada a responsabilidade da Chesf no descontrole da vazão da barragem, o que provocou inundações em cadeia, com graves consequências no meio ambiente e na vida da população.

A PGE-BA também requereu a imediata prestação de auxílio emergencial e a constituição de um fundo não inferior a R$ 100 milhões, como forma de garantir a responsabilidade integral da Chesf pelos danos socioambientais e às pessoas afetadas pelo desastre. Estes pedidos serão apreciados a partir do dia 6 de janeiro de 2023, quando se encerra o Plantão Judiciário.

Apesar da reconhecida responsabilidade pelos fatos ocorridos, e de ter plena ciência sobre a ação judicial, a Chesf não adotou qualquer providência para mitigar ou reparar os danos.

Consequências

O Rio de Contas registrou uma das maiores cheias de sua história no dia 26 de dezembro de 2022. De acordo com a Chesf, o reservatório da Usina Hidroelétrica da Pedra, localizada em Jequié, teve afluência média de 3.100 metros cúbicos por segundo (m³/s) no dia 25 de dezembro.

Em três dias, o volume útil saltou de 65% para 93%. Por conta disso, as comportas precisaram ser abertas para evitar o transbordo total do rio. O procedimento, no entanto, causou alagamentos. As cidades de Jequié e Ipiaú foram as mais afetadas.

Segundo os dados da Chesf, a defluência, ou seja, volume de água liberado pela hidrelétrica, saltou de 95 m³/s no dia 22 de dezembro para 190 m³/s no dia 23. Já no sábado (24), a defluência média foi de 700 m³/s e no domingo chegou a 1.850 m³/s, com liberação superior a 2.000 m³/s em alguns momentos.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 04.Jan.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 04.01.2023

Férias exoneradas Indagado pelo jornalismo desta rádio, sobre os motivos do seu pedido de exoneração do cargo de Controlador do Município de Livramento, Jânio Lima respondeu que está há seis anos sem férias e que vai descansar uns 30 dias. É a primeira vez no mundo em que um trabalhador, para gozar férias e descansar, precisou pedir demissão, surgindo, assim, nova modalidade de férias, no serviço púbico, as “férias exoneradas”. Mas o ex-controlador esconde os verdadeiros motivos da sua saída. Ou seja, total falta de respeito para com a população e os princípios da administração pública. Ele nunca controlou nada, era um reles cabo de turma, buscando promover-se politicamente com ações custeadas com dinheiro público. 

O cargo de controlador é um tipo de auditor interno, que orienta o gestor a atuar, no rigor da lei, especialmente no aspecto contábil. O novo Controlador é o servidor Eliasafe Natanael da Rosa Goulart, que é casado com uma irmã de Jânio. Ou seja, fica tudo em casa, como em um clube familiar. E tem muito mais caroço no angu. Jânio é servidor do Estado cedido à prefeitura e responde a processo administrativo, na PGE (Procuradoria Geral do Estado), por acumulação indevida de salários. E fala-se que poderá ser indicado para diretor do CEJVB (Colégio Estadual João Vilas Boas), que saiu do controle de Nelson Leal. 

Juros surrupiados Em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador, dia 30/12, o coordenador da APLB Sindicato, Rui Oliveira, chamou de ladrão seu xará e chefe político Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil da Presidência da República. Não foi assim tão direto, usou o termo surrupiar, que significa roubar. E quem rouba é ladrão. Fazendo balanço das vitórias sindicais em 2022, citou o pagamento dos precatórios Fundef, mas ressalvando que o então governador Rui Costa surrupiou os juros, que serão buscados na Justiça. Mas Rui Oliveira omitiu que só foi pago metade (R$1.400.000,00) do valor anunciado pelo próprio governador (R$2.800.000,00). Se os simples juros foram surrupiados, falta explicar o destino da fortuna não paga. 

Combustível em família O prefeito de Livramento, Ricardo Ribeiro, tem uma atenção especial para com o Auto Posto Irmãos Ribeiro, de familiares dele, fornecedor exclusivo de combustíveis para a prefeitura. Dia 29/11, ele ajustou o valor do contrato para R$9,281 milhões. Um mês depois, faz licitação, via Pregão Presencial, para selecionar o vendedor em 2023, e o ganhador ganhou foi justamente, de novo, o Posto Irmãos Ribeiro, que nunca perdeu uma concorrência. O valor do novo contrato, para 2023, é de R$7,630 milhões. A situação impõe, pelos menos, três perguntas: 1) por que aumentou o valor para mais de R$9 milhões, um mês antes do contrato vencer, 2) porque o valor do novo contrato caiu para R$7,630 milhões, 3) porque só o Posto Irmãos Ribeiro vence as licitações?

Para refletir - O evangelho de Lucas (4,1-13) é bem intrigante e exige muita reflexão. Relata o que teria sido uma tentação sofrida por Cristo. Qual seria o objetivo de Lucas? Ele conta que Jesus estava cheio do Espírito Santo, em pleno deserto, e fora abordado pelo “coisa ruim”, que queria seduzir o Messias para o mal. Foi um teste para o Filho de Deus? Na narrativa do Evangelho, a figura diabólica teria dito ao Messias: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão”. Sem comer, há muitos dias, Jesus estava vulnerável, naquele momento. Porém, respondeu, segundo Lucas: “Nem só de pão vive o homem”. Então, o dito satanás ofereceu-lhe poder se o adorasse.  

Por fim, insultou o Mestre, sugerindo-o que mostrasse poder, atirando-se da montanha e ordenando que os anjos o protegessem. A tudo Jesus repeliu, e o demônio desistiu. Qual o objetivo de Lucas com esse relato? Certamente, quis alertar para os riscos das fraquezas humanas, dizer como o mal e as tentações do dia a dia devem ser enfrentados e repelidos. Indo um pouco mais além, quis lembrar que o “demônio” pode ser, na verdade, pensamentos negativos dentro de nós, como as seduções mundanas. Tudo no mundo de Deus tem uma lógica! E a existência de um “diabo” concorrendo com Deus não tem lógica. Ele só existe na mente dos que vivem fora do Plano Divino! Pensem nisso!

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.