
Operador 88
Nos últimos dias diversos moradores tem reivindicado informações a respeito do coronavírus no município de Livramento que não estavam sendo divulgados. O último boletim divulgado foi no dia primeiro. E hoje (05) a Secretaria voltou a prestar informações á população. Em boletim atualizado são 1160 casos no total do início da pandemia até hoje. E mais um record de ativos, 183 pessoas em tratamento. Cerca de 962 estão curadas e o material foi coletado em mais 2 pessoas, 135 são monitoradas e 11 óbitos.
Na manhã do último domingo (03) os fiéis da igreja católica passaram por um susto. O Bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora, o Dom Armando Bucciol, passou mal durante uma celebração na Paróquia Bom Jesus do Taquari. Em nota de esclarecimento a paróquia de Nossa Senhora do Livramento informa o seguinte: "(O Bispo) Foi prontamente atendido pelo serviço de saúde, os exames necessários foram realizados e não foi constatado nenhum problema grave. O Bispo está bem, se encontra de repouso em sua residência e passará por exames complementares durante a semana." diz parte da nota divulgada pela Pascom da paróquia. Segundo os fiéis que participavam da missa presidida por Dom Armando, ele teve alguns desmaios e prontamente os fiéis procuraram o SAMU 192 que levou o mesmo até a UPA 24 horas. A redação do Jornal da 88 entrou em contato com o Bispo Dom Armando e ele nos informou que está bem melhor.
Livramentenses relataram terem ouvido um forte estrondo na tarde do último sábado (02). O barulho foi ouvido em Livramento, bem como nas cidades de Brumado, Dom Basílio, Rio de Contas, Jussiape, além de outras, no período da tarde. Nas redes sociais, várias pessoas relataram o estrondo. O período coincide com previsão de um fenômeno astronômico, a chuva de meteoros Quadrântidas, previsto pelos especialistas para o dia 2 de janeiro. A chuva de meteoros estava prevista para ficar visível logo depois do pôr do Sol deste último domingo (03). No entanto, de acordo com Marcelo Zurita, diretor técnico da rede brasileira de observação de meteoros para o G1, a associação do estrondo escutado nas cidades baianas a esse fenômeno está descartada. “A Quadrântidas é uma chuva de meteoro que não produz bólidos, esses meteoros grandes e explosivos. Então, não tem nada a ver com essa chuva de meteoros. Ela não é muito intensa no Brasil e melhor visível no hemisfério Norte. Aqui, só é visível nas últimas horas da madrugada”, explicou. Segundo Marcelo, a causa foi a queda de um meteoro. "Encontramos em uma das câmeras do Clima ao Vivo, em Nova Redenção, o meteoro passando. Durante o dia, nenhum meteoro vai ser muito luminoso porque a luz do dia acaba ofuscando, mas deu pra ver que foi um meteoro. Ele passou exatamente as 13h59 e por enquanto encontramos ele em uma das câmeras do Clima ao Vivo da região. Isso não quer dizer que ele foi em Nova Redenção, ele foi a sudoeste de Nova Redenção. E, pelo que eu vi, Brumado fica nessa região", disse. O diretor técnico avaliou ainda que, como o horário do meteoro detectado é compatível com os relatos dos moradores das cidades baianas, é possível afirmar que o estrondo foi sim proveniente de um meteoro.
Na noite deste último domingo (03), por volta das 23h30 uma colisão violenta foi registrada na BA-148, no Bairro Primeiro Gole em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da Polícia Militar, o condutor de um automóvel modelo Astra Sedan colidiu violentamente no tronco de uma árvore de um canteiro à margem da pista. Câmera de segurança registrou o acidente, no vídeo mostra o momento em que o carro colidiu em uma árvore, em frente a um hotel. Ainda segundo a Polícia, o motorista foi socorrido pelo SAMU 192 e conduzido a UPA 24 horas, ele foi submetido a exame de alcoolemia e constatado que havia ingerido bebida alcoólica. O fato foi registrado na Delegacia de Livramento. Ainda segundo informações, o motorista tentou desviar de um gato que transitava na pista de rolamento. Apesar do susto, o homem sofreu apenas ferimentos leves. O carro ficou com a lateral direita parcialmente amassada.
O levantamento de 2010 a 2020, realizado por meio da Central Nacional de Informações do Registro Civil – plataforma eletrônica com os números de Cartórios de todo o País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil), reuniu dados de todos os 704 Cartórios de Registro Civil do estado da Bahia, que formaram uma base de mais de um milhão de registros realizados na última década, disponível no Portal da Transparência do Registro Civil – www.registrocivil.org.br.
Arthur, com 368 registros, e Davi, com 334, foram os nomes mais escolhidos no município de Barreiras para registro de nascimento na última década (2010 – 2020). Já Alice foi o nome feminino mais escolhido pelos pais nos últimos 10 anos. O ranking geral mostra a preferência por nomes simples, uma vez que os compostos aparecem apenas em duas ocasiões, no sexto lugar, Maria Eduarda, com 240 registros, e no 10º, Enzo Gabriel, com 173.
Em nível estadual, Arthur, com 17.932 registros, e Davi, com 13.597, foram os nomes mais escolhidos na Bahia para registro de nascimento na última década, sendo Maria Eduarda o nome feminino mais registrado. No ranking geral, os compostos apareceram apenas em duas ocasiões, no quarto lugar, com Maria Eduarda, 11.267, e no 10º, com Enzo Gabriel, 9.032.
Ranking 2020
O ranking dos mais registrados em 2020 reforça a preferência de Barreiras por nomes simples, que ocupam as primeiras posições entre os mais escolhidos pelos pais. Neste ano, o ranking dos 10 mais é liderado por Arthur, também o mais escolhido da década, e Heitor, com 43 e 36 registros, respectivamente. Enzo Gabriel (26), na quarta posição, é o único nome composto da classificação geral.
O ranking dos 10 mais entre os nomes masculinos, além de Arthur e Heitor, tem Davi (26), Miguel (26) e Gael (24). Já entre os nomes femininos, a liderança neste ano é de Alice, com 26 registros, seguido de outros oito nomes simples e apenas um composto: Maria Cecilia (19), na oitava colocação. Confira abaixo o ranking completo do município em 2020.
Na relação do estado, os nomes simples também são a maioria no ranking. Liderado por Arthur e Heitor, com 2.132 e 1.878 registros, o ranking da Bahia segue com nomes de Miguel (1.826), Gael (1.588) e Theo (1.340). Entre os nomes masculinos, aparecem, ainda, Enzo Gabriel (1.237), Davi (1.172) e Gabriel (1.137). No top 5 de nomes femininos, a preferência mostra Alice (1.321), Laura (1.245), Helena (1.126), Valentina (1.050) e Heloisa (937). Veja abaixo o ranking completo do estado em 2020.
Nesta sexta-feira (01) foi divulgado o primeiro boletim de covid-19 do ano de 2021. São 1123 casos no total, onde felizmente 926 pessoas estão curadas e 182 estão ativas em tratamento, maiores números de ativos até o momento. O material foi coletado em mais 23 pessoas e 123 são monitoradas. Infelizmente 11 óbitos.