
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 05.01.2023
Ano do torneio eleitoral Pronto, já estamos no ano eleitoral! A eleição será em outubro, mas a disputa já está quente, não só em Livramento! Fico intrigado com a falta de debates sérios sobre a importância da eleição, discutir a qualidade e preparo dos que vão se candidatar. No tal de Zap, predomina o fuxico político! Uns por triste ingnorância, outros só olham para o próprio umbido, esperando migalhas da prefeitura e dos políticos. Defendem seus esmoleres com unhas e dentes. E a eleição vira uma rinha de galo, ao invés de algo que define o destino da comunidade.
Fazer tudo por Livramento Os pré-candidatos continuam tratando o cidadão como débil mental! O discurso é o mesmo, na base do “fazer o melhor por Livramento”, “por uma Livramento melhor”. E os serviços públicos ficam cada vez piores! Como, por exemplo, a crônica “falta d'água e esgoto”. Quero ver qual pretendente ao cargo de prefeito vai garantir resolver esses problemas. Na sua 1ª eleição, Ricardo Ribeiro divulgou um bom Plano de Governo, com oito páginas e 130 itens, mas em sete anos não cumpriu nem 10%! Que tal revê-lo, agora?
Aumento para professores O prefeito de Livramento publicou decreto, esta semana, dando 8,6% de aumento aos salários dos professores. Porém, mais uma vez ingnorou o piso nacional, que este ano é de R$ 4.580,57 (parece que ele fez uma errata). A intenção com esse aumento seria atualizar a tabela salarial base de 2023. Pelo que foi divulgado (vamos conferir a errata depois), a jornada de 40 horas ficaria de 4.420,55 (abaixo do piso atual) a R$ 6.220,15, conforme o nível na carreira. Para jornada de 20 horas, é a metade desse valor. O prefeito tinha se comprometido a completar o piso até dezembro de 2023, através de aumentos adicionais. Mas não conseguiu e tenta resolver agora, quando o reajuste do Ministério da Fezenda e Ministério da Educação (3,67%) é bem menor que em 2023 (14,28%). Seja como for, a aplicação linear do reajuste beneficia mais os salário altos do que o piso.
Para refletir Muitas vezes, nos apegamos a certas tradições, sem saber como elas surgiram! Muitas vezes, nem percebemos que nem fazem mais sentido, que foram ultrapassadas. Em muitos casos, até caem no rol das burrices humanas, ou viram crenças descabidas! Nesses casos, elas atrasam a vida, impedem as pessoas de se desenvolverem, inclusive espiritualmente. Claro que o conservadorismo consciente tem seu significado e é garantidor de muitos valores. Mas não deve ser confundido com obtusidade, com pensamento retrógado! Isso obstrui o desenvolvimento! Há uma historinha em diversas versão, na Internet, que ilustra bem isso! Conta que uma dona de casa decidiu ensinar a filha como preparar um peixe assado, cujo ritual, que era sagrado, incluia o corte da cabeça e rabo do peixe, antes de levar ao forno ou à panela! A menina, então, ficou curiosa e perguntou por qual motivo era feito assim.
A dona da casa disse não saber, que aprendeu com a mãe, a avó da menina. Esta então resolveu perguntar a avó. E esta lhe disse: também não sei, foi minha mãe, sua bisavó, quem me ensinou a fazer assim. E a menina foi falar com a bisavó,. A bisa, tranquila, respondeu: Eu cortava porque a minha panela era muito pequena, não cabia o peixe inteiro. Historinha interessante, mas eu sugiro que evitem matar o peixe ou qualquer outro animal, para comer! Deus nos deu o livre-arbítrio, claro, mas também nos deu inteligência suficiente para produzir alternativas de alimento, sem precisar matar suas criaturas! Compreender que a vida dos animais é tão relevante quanto a nossa é sinal de grandeza e elevação espiritual! E agradará muito a Deus! Pensem nisso!
Comentários