OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 20.Set.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 20.09.2023

Risco de inundações Sempre em tragédias naturais como a que abalou o Rio Grande do Sul, recentemente, deixando mortos e flagelados, surgem comparações com riscos e perigos em outras regiões. E quem mais sofre são os pobres! Mas logo tudo é esquecido, mortos e desabrigados. Estes, os desabrigados, vão se virando com as migalhas do governo, muitas vezes, do jeito que Deus não quer. Muitas das tragédias seriam evitáveis ou com estragos menores, se o Poder Público se preocupasse em adotar medidas preventivas. Inundações costumar ser agravadas devido à falta de drenagem adequada nos aglomerados urbanos! Há um alerta claro desses, em Livramento! 

Final de 2021, grande volume de água das chuvas invadiu residências e o comércio, nas avenidas Dr. Nelson Leal e Des. José Sampaio, perto do conhecido Pinicão. A região é chamada Lagoa Grande, justo por ser alagada pelo Rio Taquari, desde antes da cidade existir. As novas gerações não sabem disso e ignoram o perigo. Com o desvio predatório da água do rio, para irrigação, desde a nascente, na serra das Almas, ele foi se entupindo, até pela ação humana e obras públicas. Mas sempre que chover muito, mesmo de vez em quando, poderá haver desastres, como em 2021, por negligência dos gestores, sem obras para prevenir, nem controle da expansão urbana para lá.

Faltando toilette Desde 24/7 último, a Farmácia Básica de Livramento está atendendo na AAL (Associação dos Amigos de Livramento), perto da Prefeitura. Criada por Lei Federal, e cada município tem a sua, ela fornece remédios especiais a pessoas carentes. E um usuário me fez o pedido curioso, esta semana, para divulgar que lá não tem sanitário (toalete). Cita que há usuários com problemas de saúde, na fila, como urgência urinária, e ficam em apuros, pois a praça não tem sanitário público. Fica a dica ao órgão responsável (Secretaria da Saúde) para resolver isso. 

Aniversário da ABI A ABI (Associação Bahiana de Imprensa) fez 93 anos, último dia 17/8, festejados com palestras, debates, exposições, promoções editoriais e música. O foco foi em temas estratégicos para a comunicação (diploma de formação em jornalismo, direito autoral, assédio judicial a profissionais, violência contra a imprensa, a comunicação digital e a inteligência artificial, fakes News, diversidades humanas em redações).

Para refletir As igrejas costumam ser ortodoxas! Adotam e pregam uma doutrina que não muda. Até contrariam a própria ampliação do conhecimento humano. Um dos maiores exemplos dessa ortodoxia é a Igreja Católica Apostólica Romana, que já se chamou Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. Ainda repete o evangelho, na linguagem de quase dois mil anos, sem levar em conta a evolução da visão espiritual e do pensamento humanos. Não explica, por exemplo, a ideia de castigo eterno para almas pecadoras, pregada no seu catecismo! Ideia que não combina com a generosidade de Deus, nem com a esperança redentora de Jesus. 

Nossa Igreja ainda usa cenários suntuosos, como nos tempos do Rei Salomão, em que era o próprio Estado. Jesus, às vezes, é usado como de marketing, para “venda do paraíso”. Lembramos que Ele escolheu rudes pescadores para ajudá-Lo, homens cheirando a peixe. Mandou eles atirarem a rede, onde já haviam fracassado, a noite toda. Ficaram assombrados com tanto peixe, agora, recolhido. E o mestre disse a Simão Pedro: “Não tenhas medo! Agora, tu serás pescador de homens”. O Messias falava às multidões junto a lagos, rios, encima de barcos! Não tinha catedral, nem altar. Dois mil anos depois, sua mensagem continua a iluminar. E ele mesmo disse: “Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça, olhos para ver, que vejam!”. Pensem nisso!
 

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.