
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 01.09.2023
Reação dos prefeitos Repercutimos, aqui na 88 FM, em primeira mão, dia 9/8, os áudios de dois prefeitos do Sul da Bahia, Luciano Francisqueto (Itabela) e Juarez Oliveira (Itapebi), insatisfeitos com o presidente da República, Luís Inácio da Silva, a quem dizem ter ajudado a se eleger. Eles foram duros nas falas, ao dizer que o Governo Federal está “matando os prefeitos” e “acabando com os municípios”, ao cortar mais de 50% dos repasses da União. Pediram a reação de outros gestores, além da UPB (União das Prefeituras da Bahia) e do CNM (Conselho Nacional dos Municípios). E a reação veio, espalhando-se do Nordeste para todo o país.
Começou com um protesto, dia 30, na chamada greve das prefeituras. E o CNM divulgou nota denunciando que mais da metade dos municípios está operando no vermelho, contra 7% em 2022. Estão sem os repasses federais para pagar suas despesas. Frisa que o cenário é de crise e o corte maior é do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), além do atraso na liberação das emendas parlamentares, que caíram mais de 70%, em relação a 2022. Passaram de R$10,43 bilhões para R$2,80 bilhões, causando colapso na vida dos municípios. A indignação de muitos dos prefeitos é que eles trabalharam para eleger o atual governo e estão sendo tratados assim.
Escola de Iguatemi Uma das promessas do governador Jerônimo Rodrigues, em Livramento, é uma escola para o Distrito de Iguatemi. A que tem hoje está degradada, pelo descaso e capricho da administração municipal. Triste, isso! Em fevereiro último, a reportagem da 88 FM esteve lá e constatou o abandono da escola, que tem mais de 40 anos! Em 2022, a administração municipal iniciou uma reforma mal planejada, demoliu várias salas e parou, deixando os alunos entre os escombros. O prefeito prometeu trocar o projeto de reforma pela construção de novo prédio, mas não cumpriu, com o silêncio dos vereadores, até dos que moram lá.
Família acolhedora O prefeito Ricardo Ribeiro instituiu em Livramento o Programa Família Acolhedora, para receber crianças e adolescentes afastados pela Justiça das famílias de origem. Está na Lei Municipal nº 1.507-A, de 18/07. O texto foi copiado de outro município, pois a maioria das prefeituras tem esse programa, que é baseado na Constituição Federal e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Se o ambiente familiar, por alguma razão, ficar nocivo para os menores, a lei exige que sejam tirados de lá, para protegê-los.
Quem decide é a Justiça, a pedido do Conselho Tutelar e do Ministério Público. A lei permite que outras famílias previamente cadastradas recebam e cuidem temporariamente dessas crianças e ou adolescentes. Para isso, terão auxílio financeiro do município, sendo exigido delas idoneidade moral e material, empenho e responsabilidade. Serão acompanhadas e fiscalizadas pelos órgãos envolvidos. Para saber mais, acesse a lei no link do Diário Oficial, no portal da Prefeitura na internet, ou procure a Assistência Social.
Para refletir Recebi de uma seguidora, uma mensagem, que não cita o autor, que adaptei e na qual me inspirei para a reflexão de hoje. Ouçamos: Desperte para a vida com o coração cheio de fé e esperança, sempre em atitude de gratidão. Receba com alegria, e como uma dádiva, a oportunidade de viver mais um dia. Recrie tua vida, renove tuas energias e aproveite cada minuto do tempo que Deus te concede, neste mundo! Esforça-te para reconhecer os próprios limites e para entender os rumos da vida. Eles parecem fora da nossa capacidade de compreensão, podendo nos deixar inseguros! Por isso, é quando mais precisamos ter fé e confiar.
A vida é um presente de Deus e devemos aproveitá-la do modo mais puro e alegre possível, mesmo diante de desafios e dificuldades. Está tudo programado! Assim, não resmungue, não lamente, aproveite da melhor maneira possível as experiências que a Lei de Deus tem para você, para nós! Preste a atenção e perceberá que, apesar das dificuldades, a vida é cheia de encantos e aprendizados que elevam nosso espírito! E, claro, somos responsáveis pelos erros e acertos das escolhas que fazemos, cujos resultados colheremos, como os frutos de uma árvore. Sendo assim, use a coragem, impulso e sabedoria para plantar aquilo que, de fato, quer colher! Pensem nisso!
Comentários