
Operador 88
A depressão tem tratamento e o primeiro passo é conversar sobre o assunto. Essa é a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Dia Mundial da Saúde, lembrado hoje (7). A doença, segundo a entidade, afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.
“No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos”, destacou a OMS. “Ainda assim, a depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão sobre o que é a doença e como ela deve ser prevenida e tratada pode ajudar a reduzir o estigma associado à condição, além de levar mais pessoas a procurar ajuda”, completou a entidade.
Números em ascensão
O número de pessoas que vivem com depressão, segundo a OMS, está aumentando – 18% entre 2005 e 2015. A estimativa é que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença em todo o mundo. O órgão alertou ainda que a depressão figura como a principal causa de incapacidade laboral no planeta.
“A depressão é diferente de flutuações habituais de humor e respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou severa, ela pode se tornar um sério problema de saúde”, destacou a organização. Os dados mostram que quase 800 mil pessoas morrem anualmente em razão de suicídio.
Depressão no Brasil
De acordo com a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofrem de depressão – um total de 11,5 milhões de casos. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.
O levantamento mostra que, além do Brasil e dos Estados Unidos, países como a Ucrânia, Austrália e Estônia também registram altos índices de depressão em sua população – 6,3%, 5,9% e 5,9%, respectivamente. Entre as nações com os menores índices do transtorno estão as Ilhas Salomão (2,9%) e a Guatemala (3,7%). A prevalência na população mundial, segundo a OMS, é 4,4%.
Falhas no acesso ao tratamento
A organização também alertou que, apesar da existência de tratamentos efetivos para a depressão, menos da metade das pessoas afetadas no mundo – e, em alguns países, menos de 10% dos casos – recebe ajuda médica. As barreiras incluem falta de recursos, falta de profissionais capacitados e o estigma social associado a transtornos mentais, além de falhas no diagnóstico.
“O fardo da depressão e de outras condições envolvendo a saúde mental está em ascensão em todo o mundo”, concluiu a OMS, ao cobrar uma resposta compreensiva e coordenada para as desordens mentais por parte de todos os países-membros.
Uma plantação com cinco mil pés de maconha foi localizada e erradicada pela Polícia Civil, na última quarta-feira (5), na localidade da Larguinha, zona rural de Lençóis, na região da Chapada Diamantina, na Bahia. A informação foi divulgada quinta-feira (6) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Três homens que estavam no local conseguiram fugir ao perceberem a chegada da polícia. Foram apreendidas na propriedade rural três espingardas, um revólver calibre 38, uma balança e sementes de maconha. O proprietário do terreno onde a droga era cultivada foi identificado e receberá intimação para ser interrogado.
O coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Seabra), à frente da operação policial, disse que chegou à plantação depois de dois meses de investigação da ação de traficantes que agem na cidade. Alguns pés da erva que não foram erradicados foram encaminhados, juntamente com as armas, para exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Apesar dos diversos benefícios atribuídos popularmente ao óleo de coco, sociedades médicas brasileiras negaram qualquer função terapêutica da substância.
Na última semana, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) disse ser contra a prescrição do óleo para aqueles que desejam emagrecer. O posicionamento também já havia sido emitido anteriormente pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
Segundo a Folha de S. Paulo, as duas entidades afirmaram não haver qualquer evidência científica ou mecanismos fisiológicos que justifiquem a crença. A Aban ainda negou outras propriedades atribuídas ao óleo de coco. A substância não possui ação antibacteriana, de acordo com estudos in vitro, e não contribui na prevenção de doenças neurodegenerativas, já que não há nenhuma evidência científica. "De forma muito prática, é possível dizer que ele serve para nada", afirmou o presidente da Sbem, Fábio Trujilho. Para piorar a situação, há a possibilidade de danos causados pelo consumo, já que o óleo de coco é rico em gorduras saturadas. No entanto, o pesquisador ressaltou que não é possível determinar se a substância faz bem ou mal.
Após protestos das mães cobrando melhor estrutura para os filhos autistas em uma Escola da cidade de Brumado, a Secretaria Municipal de Educação respondeu as reivindicações retirando os professores com formação especializada da escola, exatamente na semana em que se celebram ações de convivência com o autismo. A unidade de ensino era a única do município que ofertava a especialização.
Uma mãe entrou em contato com a redação do site Brumado Notícias e justificou que o protesto na porta da escola teve por objetivo chamara a atenção do município para inclusão dos alunos com necessidades especais na rede de educação municipal. Para ela, a resposta da secretaria foi grosseira. “Não pedimos para retirar as professoras, mas expomos que a unidade para onde nossos filhos foram encaminhados não atendem aos padrões diante do quadro deles. Aí acordamos com uma resposta desagradável como essa. O município, ao invés de buscar solucionar o problema, varreu o mesmo para debaixo do tapete. Lamentável”, desabafou a genitora.
A redação do site ainda tentou contato com a secretária municipal de educação, Edneia Ataíde, para tratar do assunto, mas não obteve êxito.
O governo do estado está devendo 15 meses de aluguel do imóvel que abriga a base de apoio do Núcleo de Saúde do Sudoeste da Bahia em Brumado. No prédio ainda é mantida a identificação da extinta 19ª Dires. segundo informações o Estado não pagou o aluguel do prédio durante todo o ano de 2016, nem tampouco neste primeiro trimestre de 2017.
A inadimplência vem se repetindo por questões burocráticas e falha de comunicação da secretaria de administração do governo, responsável pela quitação da locação do imóvel. O valor atrasado já passa da casa dos R$ 100 mil. Este ano, o estado assinou um termo aditivo para quitação das contas atrasadas de 2016, que deveriam ter sido pagas no final de março, o que não aconteceu.
Uma das propostas do governo estadual para fugir dos alugueis em Brumado é reutilizar a área do extinto Derba, no entanto, a administração municipal também pensa em utilizar o local para o projeto de ampliação do mercado municipal e construção de uma central de abastecimento, o que implicaria em uma permuta de terreno entre as partes. Tudo ainda está em negociação e até que se chegue a um denominador comum o governo estadual continuará mantendo suas secretarias administrativas em imóveis alugados no município.
Já foi identificado um dos bandidos mortos em confronto com a polícia após explodir um banco na cidade de Boa Nova, na região Sudoeste. Carlos Alberto Sampaio Neto morreu durante confronto com policiais depois de uma perseguição a quadrilha que explodiu o Banco da Cidade de Boa Nova, na terça feira (04) pela manhã.
Carlo Neto era um dos integrante da quadrilha que trocou tiros com a PM entre os municípios de Manoel Vitorino e Tanhaçu, logo depois da explosão a agência bancária os bandidos fugiram em direção a Catingal, dois meliantes foram baleados no confronto, um deles foi o Carlos Neto, que chegou a ser socorrido pela CIPE Sudoeste e morreu ao dar entrada no Hospital Prado Valadares, em Jequié.
Os bandidos chegaram a sequestrar uma van de passageiros e libertou os reféns na cidade de Tanhaçu. Nenhum dos reféns se feriu. O corpo do meliante está no IML. Ao todo três acusados de participação no assalto morreram em confronto com a polícia.
Em seu programa de rádio na edição do último sábado (1º), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) falou do projeto que está elaborando para construção de um chafariz em diversos pontos da sede do município. O equipamento funcionaria com água bruta captada da Barragem do Rio Antônio. A proposta do gestor é que a água seja utilizada por populares para os afazeres domésticos e até comerciais, o que diminuiria o consumo da água tratada da Barragem de Cristalândia. O prefeito ressaltou que primeiro a prefeitura coletará amostras da água para passar por análises. Vasconcelos justificou que a medida é preventiva e visa diminuir o alto consumo de água que fez a lagoa da barragem chegar a um limite preocupante em 2016, quando o nível baixou cerca de 5 metros. Com a utilização da água bruta da barragem do Rio do Antônio, o gestor acredita que preservaria por mais tempo o nível da barragem de Cristalândia em uma margem de segurança. O projeto pode não agradar os interesses comercias da Embasa, que depende do consumo para obter lucros. Nos próximos meses, o assunto deve ganhar força podendo ser levado à audiência pública popular.
A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira, dia 07/04/2017, das 07:30h às 13:30h. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Desembargador Carlos Souto; Rua Do Areão e Valérios em Livramento de Nossa Senhora. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
Segundo determinação judicial proferida na última terça-feira (4), o prefeito de Morro do Chapéu, Leonardo Rebouças Dourado Lima (PR), terá que exonerar cinco parentes que ocupam cargos comissionados na prefeitura do município. A decisão liminar acatou pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) feito em ação civil pública de improbidade administrativa ajuizada no último dia 28 de março pelo promotor de Justiça Fábio Nunes Guimarães. Na ação, ele aponta práticas de nepotismo a partir da nomeação de pessoas com graus de parentesco, de até terceiro grau, por afinidade, consanguíneo ou civil.
O político deve exonerar a secretária de Educação, Ana Lúcia Rebouças Dourado Lima, mãe dele; além da secretária de Governo, Catarina Guimarães Dourado Lima, prima do prefeito e sobrinha de Ana Lúcia; o secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos, Ricardo José Pinheiro Gomes, esposo da secretária de Governo; e as duas irmãs de Ricardo (cunhadas da secretária de Governo), Marília Pinheiro Gomes Barreto, que é diretora técnica de Atenção Básica, e Suzane Pinheiro Gomes Barreto, atual coordenadora do Programa Bolsa Família.
De acordo com a juíza Karoline Cândido Carneiro, “a prática de nepotismo, no caso, é evidente e deixa clara a predileção dos gestores na nomeação de familiares em detrimento de outras pessoas sem quaisquer vínculos com os administradores”. Além disso, foi determinada aos cinco parentes a proibição de exercerem, até nova decisão, função pública comissionada no município. Na ação, o promotor Fábio Nunes pede, em definitivo, a condenação do prefeito e dos servidores comissionados no termos do artigo 12 da Lei 8.429/02, que se refere a improbidade administrativa.
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/2017, que propõe reunir dados biométricos e civis, como Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação e o título de eleitor em um único documento, a Identificação Nacional, foi aprovado hoje (5) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta ainda precisa passar por votação no plenário da Casa.
De acordo com o projeto, a Identificação Nacional dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos. O documento será impresso pela Casa da Moeda e usará como base de identificação o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Conforme o texto, a Identificação Nacional será emitida com base na Identificação Civil Nacional, criada pelo projeto com o objetivo de juntar informações de identificação do cidadão. A nova base dados será gerida pelo TSE, que garantirá o acesso à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo.
O relator do projeto na CCJ, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), ressaltou que há anos se discute um novo modelo de identificação civil para unificar documentos. Segundo ele, se convertida em lei, a mudança vai facilitar a vida do cidadão.
“A matéria desburocratiza a vida do cidadão, permitindo que um só documento sirva às mais diversas situações do dia a dia, nas quais se exige a comprovação de dados pessoais perante órgãos e entidades públicos e privados”, disse Anastasia.
Publicada no Diário Oficial da União de hoje (5) a lei que estabelece garantias e direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A nova lei foi assinada ontem (4) pelo presidente Michel Temer, durante o 9º Global Child Forum on South America, em São Paulo.
A Lei 13.431, de 2017, prevê que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios desenvolvam políticas integradas e coordenadas visando a garantir os direitos humanos da criança e do adolescente “no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais”, de forma a resguardá-los “de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão”.
O projeto estabelece que sejam realizadas, periodicamente, campanhas de conscientização da sociedade, estimulando a mais rápida identificação da violência praticada contra crianças e adolescentes e a difusão dos seus direitos e dos serviços de proteção. Além disso, determina a criação de serviço de atendimento ou de resposta telefônica, inclusive por meio da internet, para denúncias de abuso e de exploração sexual.
De autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e mais dez parlamentares, a lei cria o depoimento especial que assegura à criança e ao adolescente vítimas de violência o direito de serem ouvidos em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaços físicos que garantam sua privacidade.
Esses jovens não terão contato, nem mesmo visual, com o acusado. As vítimas passam a ser acompanhados por profissionais especializados em saúde, assistência social e segurança pública. Além disso, será criado um serviço de atendimento para denúncias de abuso e de exploração sexual.
A nova legislação descreve diferentes formas de violência, como física, psicológica, sexual e institucional – essa última entendida como a praticada por instituições públicas ou conveniadas. Além de apresentar direitos e garantias de crianças e adolescentes, o texto sugere procedimentos a serem seguidos pelos entes da União e da Justiça para ações nas áreas de saúde, assistência social e segurança pública.
O texto diz ainda como serão feitos o atendimento e o encaminhamento das denúncias e detalha os procedimentos de escuta especializada e de depoimentos de crianças e adolescentes, durante as investigações de casos envolvendo violência. De acordo com o texto sancionado, a violação do sigilo processual sem autorização poderá resultar em pena de um ano e quatro meses de reclusão, além do pagamento de multa.
As chuvas que caíram na região da Chapada Diamantina favoreceram o abastecimento dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras, pois encheram os afluentes que desaguaram no Rio das Contas. Este, por sua vez, é o responsável pelo abastecimento da barragem no distrito de Cristalândia. A lagoa da barragem brumadense chegou a perder cinco metros do seu volume em 2016, mas se recuperou com as chuvas de dezembro. Porém, neste primeiro trimestre de 2017, as águas já haviam baixado mais de um metro. Segundo informações do site Brumado Notícias até o início da tarde de terça-feira (04) faltavam poucos centímetros para a água verter novamente sobre o barramento, o que pode acontecer até esta quarta-feira (05). A notícia trouxe alívio aos municípios abastecidos, pois as chuvas na região chegaram tarde e havia uma preocupação com o aumento do consumo por conta das altas temperaturas e rápida evaporação no manancial.
Em Vitória da Conquista, um advogado foi preso suspeito de estuprar as duas filhas, de 11 e 12 anos. Segundo informações da Polícia Civil, a prisão ocorreu na terça-feira (4) após um laudo pericial comprovar os abusos. O crime foi descoberto depois de uma professora das crianças ler uma redação em que uma delas se declarou infeliz. A professora estranhou o relato, avisou à direção da unidade escolar, que comunicou o Conselho Tutelar. A mãe das meninas não participaria da criação das filhas. De acordo com o G1, as vítimas estão sob cuidados de uma família acolhedora. Já o suspeito está no Conjunto Penal de Vitória da Conquista.
Apesar de as autoridades governamentais teimarem em afirmar que Brumado é um município com baixos índices de violência, inúmeros fatos comprovam justamente o contrário. Ontem terça-feira (04), brumadenses acabaram sendo feitos de reféns por um bando em fuga da Polícia, após explodirem uma agência bancária em Boa Nova. Tudo terminou bem e eles foram liberados.
Na manhã desta quarta-feira (05), um novo episódio, desta feita com final trágico veio comprovar que a violência em Brumado já chegou a patamares inaceitáveis. O fato, que ao que tudo indica foi um latrocínio, ocorreu na Fazenda Penha, zona rural do município, mas que fica próximo da cidade.
A equipe do 97NEWS esteve no local e comprovou a identidade de duas vítimas (pai e filho) que foram encontradas carbonizadas dentro da residência da referida comunidade. Adão de Souza Lobo (65) e seu filho Paulo Sérgio Souza Lobo (37), tiveram seus corpos carbonizados numa possível ação de assaltantes e que essa já foi a terceira vez que a residência foi alvo de assaltantes onde, ao que tudo indica houve resistência por parte das vítimas, já que existem sinais dentro da casa de luta corporal.
Um corpo foi encontrado na sala e outro na cozinha e a ação foi específica, já que a casa não foi incendiada. A Polícia está no local e já teria pistas dos assaltantes. Um mini system foi encontrado no terreno da casa, onde a janela foi encontrada chamuscada
Foram apreendidos nes última segunda-feira (3), no KM-836 da BR-116, em Vitória da Conquista, 330 mil maços de cigarro contrabandeados, que estavam em uma carreta bitrem abandonada na via. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu por volta das 6h. Segundo a PRF, o flagrante foi registrado quando os policiais visualizaram um conjunto de veículos articulados estacionados de maneira suspeita, próximo a um posto fiscal. Durante a abordagem, os agentes encontraram no compartimento de cargas mais de 6 milhões de unidades de cigarros de origem paraguaia. De acordo com o G1, ao verificar a documentação veicular e a de origem comprobatória da mercadoria, os policiais verificaram que os Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) e as notas fiscais da carga apresentavam indícios de falsificação. O carregamento apreendido foi encaminhado para a Receita Federal de Vitória da Conquista.