
Hiago Fernandes
Uma das festas mais tradicionais e populares do Nordeste, o São João atrai muitas pessoas para as aulas de Forró. Mas, quem vai a aula pensando em apenas aprender os giros para fazer bonito nos arrasta-pés, sai com muito mais benefícios. É que o tradicional ritmo nordestino, além de fazer sucesso nos “arraiás”, ajuda a queimar calorias. Além disso, o ato de dançar é considerado uma das atividades mais completas que existe, pois promove o aumento da frequência cardíaca, melhora a capacidade respiratória e estimula a circulação do sangue. E para quem quer perder peso, a boa notícia é que em 1h de aula o gasto energético pode chegar a 500 calorias. De acordo com o professor de dança, Lucas Rafael, que dá aulas de forró, o número de alunos novos neste período é superior a 100%. Segundo ele, a prática do forró também contribui para modelar o corpo, ajudando a definir o abdômen, pernas, braços e até mesmo quadris, visto que os movimentos trabalham todos estes músculos e membros. Entre outros benefícios estão ainda a liberação de endorfina, substância responsável por proporcionar a sensação de prazer, estimulação do diálogo, da convivência e a troca de experiências, que ajudam a superar a timidez e elevar a autoestima, acrescenta Lucas Rafael.
Um motociclista de 33 anos morreu após colidir contra a traseira um automóvel na BA-156, em Botuporã, que fica a 111 km de distância de Livramento de Nossa Senhora. O acidente ocorreu na noite desta quarta-feira (24), por volta das 18:00h. Conforme informações da polícia passadas a nossa equipe, a vítima que morreu no local do acidente, foi identificada por Paulo de Jesus Costa, morador de Lagoa dos Costas, zona rural de Botuporã. Ele conduzia sua motocicleta Honda Titan 150, cor preta, licença de Marília-SP, quando ao perder o controle da motocicleta acabou colidindo na traseira de e um veículo VW Golf Sportline, cor cinza. O DPT foi acionado para realizar os procedimentos legais e remoção do corpo.
Com bombas de efeito moral, a Polícia Militar do Distrito Federal tenta afastar os manifestantes que participam do ato contra o governo do presidente Michel Temer da área próxima ao gramado do Congresso Nacional, que foi isolada. O local é tradicionalmente ocupado durante protestos na cidade.
O tumulto ocorre na Alameda das Bandeiras, via em frente ao Congresso. Logo após chegarem ao local e tentarem furar a barreira, alguns manifestantes hostilizaram policiais que faziam a barricada, o que levou a PM a atirar bombas de efeito moral.
Com a confusão, algumas pessoas passaram a jogar hastes de bandeiras em direção aos policiais.
Segundo o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que participa do ato, um pequeno grupo de aproximadamente 20 manifestantes atirou pedras em direção à polícia, que revidou com dezenas de bombas de efeito moral. “O pessoal da organização pediu para que as pessoas se afastassem da grade, aí a polícia começou a atirar bombas. Parece guerra de território. Isso não é polícia de segurança pública no sentido da palavra, policial que deveria primar pela racionalidade e pela serenidade para garantir o ato. Eles estão com a disposição de dispersar o ato.”
Com a confusão, alguns manifestantes acabaram se distanciando do local.
Daniela Cristina Silva, 49 anos, veio com mais dois amiigos do Rio Grande do Sul. Eles são servidores do Judiciário no estado e dizem ser contra a reforma da Previdência e a favor da saída do presidente Michel Temer.
"O protesto estava pacífico e tranquilo, aí as pessoas que estavam mais perto pediram para a gente voltar. Começamos a ver bombas e os nossos olhos arderam. A gente está com um cadeirante, eu cheguei a pedir para o pessoal da polícia parar por conta dele, ainda debocharam de mim", afirmou Daniela.
Do alto de carros de som, lideranças sindicais pedem que os manifestantes continuem concentrados no gramado central da Esplanada, porém mais distantes do local onde ocorreu a confusão.
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública não se manifestou sobre a ação da Polícia Militar. Também ainda não há informações se há presos e feridos.
Convocada pelas centrais sindicais, a marcha Ocupa Brasília começou no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, no início da tarde, com caminhada até a Esplanada dos Ministérios. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o ato reunia cerca de 25 mil pessoas no início da tarde. Os organizadores estimam a participação de 100 mil pessoas.
Os municípios baianos têm até 14 de junho para aderir ao programa Saúde na Escola. Com duração de 24 meses, o programa vai contemplar as escolas públicas do município, independente da esfera administrativa. Para a inscrição, os gestores responsáveis pelas secretarias municipais de educação devem indicar as escolas para a participação seguindo critérios, como as condições de vulnerabilidade dos estudantes. O Programa Saúde na Escola tem o objetivo principal de dar atenção integral à saúde dos educandos da rede pública, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde de forma a empodera-los para o reconhecimento e, consequentemente, o enfrentamento das situações que os tornam vulneráveis e que possam vir a comprometer o seu pleno desenvolvimento.
Na próxima segunda-feira (29) o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições, para o processo seletivo do segundo semestre deste ano. Pelo Sisu, os participantes concorrem a vagas em instituições públicas de ensino superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste processo, valerá a nota do Enem 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado zero na redação do Enem. O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nesta data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho. No primeiro semestre, o Sisu ofereceu 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais e instituições estaduais. O MEC ainda não divulgou o número de vagas para este período.
Professores e pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia (Fiocruz-BA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desenvolveram uma substância a partir da folha de henna, que inibe o crescimento de tumores, especialmente o câncer de mama.
O extrato da folha de henna, usado na pintura de cabelos, pele e unhas, tem conseguido melhorar o quadro clínico e a qualidade de vida dos pacientes. Segundo a Agência Brasil, a pesquisa que gerou a nova substância, denominada CNFD, começou em 2013. Além dos testes em células tumorais, foram feitos testes em camundongos, que revelaram redução significativa do crescimento e do peso do tumor sem efeitos aparentes de toxicidade nos animais.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação da UFF, Vitor Francisco Ferreira, explicou que o novo fármaco pode substituir ou complementar os medicamentos que se tornaram resistentes à doença. "O trabalho conjunto dos professores e pesquisadores traz mais do que uma nova substância. É a esperança de muitas mulheres", disse. O fármaco está sendo patenteado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e, caso seja aprovado nos testes subsequentes e haja interesse da indústria no seu desenvolvimento, poderá chegar ao mercado em larga escala daqui a cinco anos.
"Combater células cancerígenas não é uma tarefa fácil, pois elas se parecem muito com as células sadias", disse um dos integrantes da pesquisa, o professor da UFF Fernando de Carvalho da Silva. "Esta descoberta, além dos benefícios em si, pode representar o primeiro medicamento sintético genuinamente brasileiro nas prateleiras das farmácias". Os testes comprovaram que o CNFD foi mais eficaz em células tumorais, preservando as normais, diminuindo os efeitos adversos decorrentes da terapia.
O pesquisador da Ufam Emerson Silva Lima lembrou que, se comparado com o que há hoje no mercado, a nova droga tem baixo custo de produção e pode ser alternativa acessível para muitos pacientes.
Nesta última terça-feira (23) a comissão organizadora e a CDL reuniram-se, na sede da entidade comercial, para fechar uma parceria que inicialmente, será para os festejos juninos, mas com o desejo de ambas as partes que seja permanente para as outras comemorações culturais, tradicionais e históricas em Livramento. Segundo informações da ASCOM passadas a nossa equipe, na reunião foi exposto para os dirigentes lojistas como serão as festividades, principalmente, do centro. A câmara dos comerciantes se dispôs a ajudar na organização e ornamentação das vias de acesso.
Na tarde desta terça-feira (23) por volta das 13:00, um homem foi preso no Bairro Benito Gama aqui em Livramento, acusado de furtar uma motocicleta. Identificado como Pedro Willian da Silva, 26 anos, morador do bairro Tomba, foi preso em flagrante depois de furtar uma motocicleta Suzuki, de cor prata. Segundo informações do proprietário da moto, ele estacionou e em um momento de descuido seu, o acusado levou a moto. Após apurar o fato a vítima acabou chegando ao suspeito, que foi flagrado de posse da motocicleta furtada. Ele mesmo conduziu o acusado até a sede da 46ª CIPM e apresentou à uma guarnição da polícia militar, que por sua vez concluiu a prisão de Willian registrando o auto de prisão em flagrante na Delegacia de Polícia Civil, o mesmo já possui passagens pela polícia, e vai responder por furto qualificado.
O Banco do Nordeste do Brasil – BNB e a Secretaria de Agricultura – SEAGRI, na manhã desta terça-feira (23) se reuniram na Câmara de Vereadores, com pequenos produtores do município de Livramento de Nossa Snehora. O BNB trouxe uma proposta, com base na Lei 13.340/2016, onde o devedor pode conseguir um abatimento de até 95% da dívida.
Mediante oficio de nº 014/2017 encaminhado pelo Presidente da (LDL) Liga Desportiva de Livramento, o Sr. Carlos André Lima Santos, fica excluído do “Campeonato Rural 2017”, o “Itanagé Futebol Clube” e penalizado por dois anos e multa no valor de R$ 1.000.00. O motivo alegado pela (LDL), foi que após o termino do jogo entre Tabuleiro x Itanage, os jogadores, Diano Carlos Leite e Jean Silva Fernandes, juntamente com alguns torcedores do Itanage Futebol Clube partiram para agressão contra a equipe de arbitragem e também contra o delegado do jogo, segundo consta no oficio os mesmos agrediram com socos, pontapés e pedradas os componentes da equipe que tiveram que se abrigarem em uma residência nos fundos do campo onde foi realizada a partida. Não satisfeitos, os jogadores e membros da torcida, invadiram a casa deixando acuada toda equipe impedido assim que os mesmos deixassem o local, os agressores permaneciam com paus e pedras nas mãos.
O ator Roger Moore, famoso por seu papel como James Bond na franquia de filmes "007", morreu aos 89 anos nesta terça-feira (23) na Suíça. A família do ator enviou um comunicado pelo Twitter e afirmou estar devastada. Ele estava em tratamento contra um câncer.
"É com o coração pesado que nós anunciamos que nosso amado pai, Sir Roger Moore, faleceu hoje na Suíça após uma curta, mas brava, batalha contra câncer. O amor com que ele foi cercado em seus dias finais foi tão grande que não pode ser quantificado apenas em palavras”, escreveram seus filhos Deborah, Geoffrey e Cristian. Moore era casado com Kristina Tholstrup desde 2002. Segundo a família, Moore será velado em uma cerimônica privada em Mônaco.
Nascido em Londres em 1927, Moore trabalhou como modelo até o começo dos anos 1950. Depois disso assinou um contrato de sete anos com a MGM, mas suas produções iniciais não fizeram muito sucesso.
A fama só veio com seu papel como Ivanhoé, na série britânica “O Santo”, entre 1962 e 1969, e como Brett Sinclair, em “The Persuaders”.
Eterno "007"
A carreira como James Bond começou em 1973, no filme “Só Viva e Deixe Morrer”. Moore tinha a árdua missão de substituir Sean Connery, que encarnou o espião por quase uma década.
Moore interpretou o 007 em sete filmes e foi o ator a encenar o agente secreto por mais tempo: durante 12 anos. Após “Live and Let Die (Só Viva e Deixe Morrer)”, veio a repetição do personagem em “The Man with the Golden Gun (007 contra o Homem com a Pistola de Ouro”, em 1974; “The Spy Who Loved Me (O Espião que me amava)”, de 1977; “Moonraker (007 contra o Foguete da Morte)”, de 1979; e “For Your Eyes Only (007 - Somente para Seus Olhos), de 1981.
James Bond esteve no Brasil em 1979
Roger Moore se despediu do personagem em 1985, com “A View to a Kill (Na Mira dos Assassinos)”.
Embora tenha dezenas de filmes no currículo, Moore era tratado como "eterno 007". Mas o título não incomodava o ator. "Ser eternamente conhecido como Bond não têm desvantagem”, afirmou Moore em 2014. “As pessoas às vezes me chamam de ‘Sr. Bond’ quando eu estou fora e eu não me importo nada com isso. Por que eu deveria?”
Ações sociais
Além de sua vida diante das câmeras, Moore era conhecido por suas obras de caridade. Ele participava de várias ações para arrecadar fundos que seriam doados aos mais necessitados. Por esse trabalho, o ator foi escolhido como embaixador da boa vontade da Unicef. Em 1991, Moore visitou o Brasil para dar ao ator Renato Aragão o título de representante da Unicef no país.
Além disso, por seu trabalho na agência da ONU, o ator foi condecorado pela rainha Elizabeth II como Cavaleiro do Império Britânico em 1999 e passou a ser Sir Roger Moore.
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã (24) para pagar a taxa do exame e, assim, confirmar a inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Os candidatos devem estar atentos aos horários estabelecidos pelas instituições onde realizarão o pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82.
Devem pagar a taxa aqueles que não se enquadraram nos critérios de isenção e, na hora da incrição, tiveram um Guia de Recolhimento da União (GRU) gerado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que não confirmará inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado por meio de GRU gerada fora do Sistema de Inscrição, assim como não aceitará inscrições em valores diferentes de R$ 82.
As instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis para confirmação das inscrições. O Inep recomenda que todos os inscritos confirmem a situação de suas inscrições na Página do Participante. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone 0800 616161 ou pelas Redes Sociais do Inep.
Pagamentos
O preço do Enem aumentou R$ 14 este ano. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento pessoas com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.
Atualmente, os pagamentos cobrem cerca de 30% do custo do exame, o restante é pago pelo Inep. No ano passado, por exemplo, o custo, de R$ 91,49 por participante, foi R$ 23,49 acima do valor pago. A autarquia diz que, mesmo com a alta, a inscrição no Enem está abaixo da média dos vestibulares do país, que é R$ 140.
Enem
As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A Defensoria Pública de São Paulo entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para pedir a anulação da sentença de uma mulher que roubou ovos de Páscoa em um supermercado da cidade, em 2015. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, a mulher estava grávida quando recebeu a sentença e foi condenada pelo Tribunal de Justiça do município (TJ-SP) a cumprir três anos e dois meses de prisão em regime fechado – pena que chega a ser maior do que de réus da Lava Jato. Um exemplo é o executivo João Procópio Junqueira, que foi sentenciado a dois anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro.
Tem sido observado por parte de um funcionário do ‘Pró Jovem’, cavalos perambulando no pátio do referido projeto fato que tem causado transtorno e indignação. Segundo informações passadas a equipe de reportagem da Rádio 88FM, dois cavalos que segundo informações pertenceriam ao responsável pelo recolhimento dos mesmo nas vias públicas não fica dentro do cercado improvisado com arame farpado e sim na área externa. Ainda segundo informações, os animais estariam quebrando canos e causando desperdício de água sem contar com a sujeira por conta dos dejetos fecais. Nossa equipe entrou em contato com o responsável pelo recolhimento dos animais nas vias públicas de Livramento o Sr. Miltão o qual nos informou que o os cavalos realmente conseguiram sair da área cercada, porém o fato se deu em virtude de uma abertura que segundo ele teria sido provocada de forma proposital na cerca de arame farpado durante o final de semana. Ainda segundo o responsável existe um cavalo que fica no cercado, mas que é de sua propriedade e o mesmo é usado para que ele possa fazer a ronda verificando onde possa haver animais que necessite de ser recolhido. Miltão afirmou que o problema foi resolvido e que os animais estão presos.
Um relatório interno da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que a agência gasta cerca de US$ 200 milhões por ano com viagens rotineiras, montante acima do que o investido para combater doenças graves no mundo, como a AIDS, tuberculose e malária.
Segundo relatório obtido pela Associated Press, em viagem recente à Guiné, a diretora-geral da OMS, Dr. Margaret Chan, ficou em uma suíte presidencial no hotel Palm Camayenne, cuja diária custa mais de US$ 1 mil. A OMS se negou a explicar quem pagou a conta, destacando que, às vezes, os custos são pagos pelo país anfitrião.
No ano passado, a OMS gastou aproximadamente US$ 71 milhões no combate à AIDS e hepatite. Contra a malária, o gasto da agência foi de US$ 61 milhões e na luta contra a tuberculose o investimento foi de US$ 59 milhões em igual período. Apesar das inúmeras regras e regulamentações da OMS sobre as viagens, Nick Jeffreys, diretor financeiro da organização, já chegou a dizer que, às vezes, eles não conseguem confirmar se eles estão custeando as viagens da forma mais eficiente.
A diretoria da OMS, Margaret Chan, já foi notificada por meio de um memorando com o tema "ações para conter custos de viagem", em meados de 2015. O documento apontou que a agência estava sendo pressionada por países membros para economizar dinheiro. "Viagens são necessárias", dizia a nota, "mas uma organização deve demonstrar seriedade sobre como gerenciar seus fundos adequadamente".
Em nota, a OMS disse que sua atuação demanda viagens rotineiramente. A organização ponderou, entretanto, que reduziu seus gastos em 14% no ano passado ante 2015 - embora os gastos deste último tenham sido excessivamente altos por causa do surto de ebola na África em 2014.
Desde 2013, a organização gastou mais de US$ 800 milhões com viagens. O orçamento anual da OMS, de cerca de US$ 2 bilhões, é financiado pelos 194 países membros, sendo os Estados Unidos o principal doador. Depois de vencer as eleições, o presidente dos EUA, Donald Trump, chegou a criticar a atuação da agência e seus gastos. "Quando você gasta em viagens como a OMS, você precisa ser capaz de se justificar", disse Dr. Ashish Jha, diretor do Instituto Global de Saúde da Universidade de Harvard. "Eu não consigo imaginar uma justificativa para sempre viajar de primeira classe", argumentou. Jha destacou que essa postura da agência pode trazer problemas no futuro.
Caso a OMS não consiga mudar essa postura, "vai ser difícil manter sua credibilidade quando eles forem solicitar o próximo orçamento".