O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves foi preso na manhã desta terça-feira (6) em um desdobramento da operação Lava Jato que investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal.
O ex-deputado Eduardo Cunha, que está preso em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, é alvo de um novo mandado de prisão preventiva. Ambos são do PMDB e foram presidentes da Câmara dos Deputados. Henrique foi ministro do Turismo nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer. Os dois também são alvos de mandados de prisão em outra operação desta terça para apurar irregularidades nas vice-presidências de Fundos e Loterias e de Pessoas Jurídicas da Caixa Econômica Federal.
O advogado Marcelo Leal, que defende Henrique Alves, disse ao G1 que tomou conhecimento da prisão pela imprensa. "Até o momento, não sei de nada sobre o que levou a PF a prender Henrique. Vou tomar pé da situação e depois me pronuncio", falou por telefone. O secretário de Obras Públicas de Natal, Fred Queiroz, também foi preso durante a operação.
São cumpridos 33 mandados, sendo cinco de prisão preventiva (sem prazo), seis de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão nas cidades de Natal, Mossoró e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e Curitiba, no Paraná.
Segundo a PF, antes das 8h (horário de Brasília) todos os mandados de prisão já haviam sido cumpridos.
Em nota, a Justiça Federal do RN também confirmou que os 33 mandados de prisões preventivas, conduções coercitivas e buscas e apreensões foram expedidos pelo juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara no Rio Grande do Norte.
Arena das Dunas
Batizada de Manus, a operação investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. Segundo a PF, o sobre preço chega a R$ 77 milhões.
Lava Jato
A investigação se baseia em provas da Lava Jato, que apontam o pagamento de propina a Cunha e Alves em troca de favorecimento a duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio.
Segundo a PF, foram identificados pagamentos de propina por meio de doações oficiais entre 2012 e 2014 . Além disso, um dos investigados usou valores supostamente doados para a campanha de 2014 em benefício pessoal.
Os investigados responderão pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. O nome da operação é referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, que significa uma mão lava a outra.
A italiana Enel iniciou na última segunda-feira (05) a operação do parque solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, com dois meses de antecipação em relação ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a companhia, o empreendimento, que soma 158 megawatts (MW) de potência, já é o maior em operação no país. O parque é formado por duas usinas, a Bom Jesus da Lapa, com 80 MW, e a Lapa, com 78 MW. A empresa investiu cerca de 175 milhões de dólares na construção do parque. "A entrada em operação de Lapa é um marco importante para a Enel no Brasil, uma vez que é o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica a se tornar operacional este ano, dentre os quatro projetos fotovoltaicos atualmente em construção pelo Grupo no país", afirmou Carlo Zorzoli, representante da Enel no Brasil. O parque Lapa é localizado em uma área com grandes níveis de radiação solar e pode gerar cerca de 340 GWh por ano, o que é suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de 166 mil casas brasileiras, evitando a emissão de mais de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera. No Estado da Bahia, a empresa já opera 264 MW de capacidade eólica e, atualmente, está construindo os parques solares Horizonte e Ituverava (254 MW), assim como os projetos eólicos Morro de Chapéu (172 MW), Delfina (180 MW), e Cristalândia (90 MW).
Um bingo beneficente realizado na tarde do último domingo (04) no distrito de Inúbia, município de Piatã, na Chapada Diamantina, acabou em confusão. Após desconfiar de fraude, os participantes tentaram incendiar o veículo Chevrolet Montana, maior prêmio oferecido aos participantes. Conforme informações do site L12 Sudoeste, o bingo estava sendo realizado de forma tranquila, mas ao chegar nos dois últimos prêmios - uma motocicleta e o automóvel, os ânimos começaram a ficar exaltados. Os contemplados dois maiores prêmios, coincidentemente, teriam sido participantes de outros municípios, ambos após a dezena 51, sendo que os prêmios menores saíram para participantes daquela localidade e comunidades vizinhas. Desconfiados os participantes tentaram agredir o organizador do bingo. A polícia militar teve de intervir, chegando a levar o organizador até a viatura, para proteção de sua integridade física. Não satisfeitos, os participantes viraram o veículo e ameaçaram a atear fogo. Após a chegada do reforço da polícia, a situação foi controlada. O fato foi levado ao conhecimento das autoridades para as providencias cabíveis.
Elba Ramalho causou polêmica durante uma entrevista coletiva em Caruaru. A cantora reclamou da presença de muitos artistas do sertanejo nas tradicionais festas juninas e da falta de mais artistas do forró.
— Eu não tenho nada contra nenhum artista, nada contra nenhum sertanejo. Tem espaço para tudo, no céu cabem para todas as estrelas, ninguém atropela ninguém. Porém, eu não toco na Festa de Barretos, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é dos sertanejos, e eles têm bem esta coisa: essa área é nossa.
Elba explicou que acredita que festas juninas precisam de representantes do forró.
— Aí quando chega aqui no São João em Campina Grande, não ter o Biliu de Campina, não ter Alcymar Monteiro, eu reclamei bastante, cara, não ter os trios. Quando chega o São João, se você não tem forró... Eu não quero ir a uma festa que não tenha forró.
Nas redes sociais, o discurso de Elba dividiu opiniões. Teve muita gente que concordou:
— Realmente, também adoro sertanejo e não acho que tenha que parar de tocar nas festas juninas, mas não dá para tomar todo o espaço dos ritmos tradicionais.
— Precisamos continuar nossas tradições, preservar nossa cultura nordestina.
— Ela está certíssima! Os ritmos precisam se misturar, é gostoso quando isso acontece, mas não podem um tomar lugar do outro.
Outros discordaram da artista:
— O sertanejo é tão brasileiro quanto o forró. Dá para ter festas juninas para todos os gostos.
— Se ela não toca em Barretos, precisa reclamar com a organização de Barretos, ué. Agora, se toca sertanejo nas festas juninas é porque o povo gosta, o povo pede.
Os jovens Daniel Silva e Milena Ticiane, foram presos em flagrante portando armas e drogas durante a manhã da última sexta-feira (2), no Bairro Nova Brasília, em Bom Jesus da Lapa. Segundo a Polícia Militar, a dupla foi flagrada no interior de um imóvel utilizado como ponto de vendas para o tráfico. No local os policiais apreenderam armas, munições dinheiro em espécie, maconha, cocaína e um telefone celular. No mesmo bairro, a guarnição da 38ª CIPM apreendeu o menor de iniciais A. A. R. com maconha e cocaína. Todos foram apresentados à 24ª COORPIN, onde ficaram à disposição da justiça.
Um acidente de transito foi registrado na Avenida Presidente Vargas, na noite deste último domingo (04), por volta das 19:20h, defronte a Escola Rômulo Galvão em Livramento de Nossa Senhora. Conforme informações do site Livramento Manchete, um veículo Fiat Strada que estava sendo conduzido por um Senhor, colidiu na traseira de outro veículo um Prisma que estava estacionado a margem do meio-fio, após a colisão ambos foram parar em cima da calçada em virtude do forte impacto. Por sorte ninguém saiu ferido. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Os carros ficaram danificados no local que foram atingidos. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e notificar os proprietários dos veículos.
O proprietário de um bar que fica localizado na comunidade de Itapicuru dos Batista, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, chegou para trabalhar e deparou com o telhado do estabelecimento arrombado. Conforme informações do site L12 Sudoeste, o crime aconteceu na madrugada deste último domingo (04), os bandidos aproveitaram a calmaria do local, tendo em vista que o boa parte das pessoas que residem do local estavam em uma festa em Lagoa Real, segundo relatos de um morador da comunidade. O ladrão, que supostamente estava em uma motocicleta, furtou aproximadamente dois mil reais (R$ 2.000,00), em dinheiro, além de um computador e alguns produtos do bar. O proprietário do Bar irá registrar a queixa na Delegacia de Polícia Civil, na tentativa de tentar recuperar o produto do roubo.
Ao assinar decretos que ampliam três unidades de conservação e cria uma nova, o presidente Michel Temer disse que a questão ambiental está dentro das responsabilidades do governo com o crescimento sustentável.
“As medidas hoje adotadas revelam que nosso governo tem como um de seus valores as responsabilidades fiscal, social e também ambiental”, disse ele durante a cerimônia nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.
Os decretos assinados ampliam o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; a Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul; e a Reserva Biológica União, no Rio de Janeiro. Outro decreto cria o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, no Pará.
O presidente assinou também um decreto que torna o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima parte da legislação brasileira e lançou o Programa Plantadores de Rios, para proteger e recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d'água.
“Nosso compromisso tem sido o de colocar o país nos trilhos do crescimento, com respeito ao meio ambiente para concretizar nossos objetivos de crescimento sustentável”, disse o presidente ao destacar que, com esses anúncios, o governo garantirá “milhares de hectares para nosso ecossistema”.
Temer disse ainda que a preocupação com o meio-ambiente “tem permeado” desde o início de seu governo. “Aumentamos inclusive as concessões de florestas para manejo sustentável e fizemos parcerias com o setor privado para turismo nessas áreas”, acrescentou.
“Quero ressaltar que o fim da recessão mostra o caminho que nosso governo escolheu: o caminho responsável do crescimento, do emprego e da prosperidade. As ações de hoje mostram que trilhamos também o caminho da sustentabilidade”, disse o presidente.
Um churrasco de confraternização entre amigos terminou em tiroteio no início da madrugada do último sábado (03) na comunidade da Matinha, em Livramento de Nossa Senhora. Dois homens acabaram sendo baleados após um discursão. A dupla foi encaminhada à UPA 24h. De acordo com informações do site L12 Sudoeste, a discussão começou quando um dos envolvidos se dirigiu até outro homem para questionar sobre suposta invasão de sua propriedade para caça sem sua devida autorização. Houve troca de farpas, quando um dos envolvidos teria saído e posteriormente retornado de posse de uma arma de fogo, atingindo as vítimas após deflagrar um disparo. Ainda de acordo com informações, o acusado, que não teve o nome revelado evadiu-se do local. Uma das vítimas passa bem, mas a outra teve de ser transferido para um hospital de Vitória da Conquista em situação delicada. A polícia militar foi acionada, mas não conseguiu localizar o acusado. O fato deve ser registrado na delegacia de polícia civil para posterior investigação. Uma das vítimas é um idoso de 74 anos.
Todos os atentados terroristas do mundo nos cinco primeiros meses de 2017 não superam o número de homicídios registrado no Brasil em três semanas de 2015. Em 498 ataques, 3.314 pessoas morreram no mundo, de acordo com levantamento da Esri Story Maps e da PeaceTech Lab. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, cerca de 3,4 mil pessoas foram assassinadas no Brasil a cada três semanas em 2015.
A comparação foi feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que divulgaram hoje (4) o Atlas da Violência 2017. O estudo registra 59.080 assassinatos no país em 2015, e os pesquisadores consideram que o resultado consolida uma mudança de patamar, em que as mortes violentas permanecem perto dos 60 mil homicídios registrados em 2014.
Os registros permitem calcular uma taxa de 28,9 assassinatos para cada 100 mil brasileiros. Apesar de ser 3,1% menor que a de 2014, a proporção é 10,6% maior que a registrada em 2005.
A variação da taxa de homicídios se deu de forma desigual no país entre 2005 e 2015. Em seis estados do Norte e Nordeste, a taxa cresceu mais de 100%, enquanto em todo o Sudeste o indicador caiu. No Rio Grande do Norte, a taxa de homicídios cresceu 232%. Em São Paulo, houve uma queda de 44,3%.
Além dos estados do Sudeste, houve quedas da taxa de homicídios em Rondônia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Paraná. Pernambuco é destacado pela pesquisa como uma "ilha de diminuição de homicídios" em meio a uma região em que a taxa cresceu com grande intensidade. Apesar disso, a queda de 36% obtida entre 2007 e 2013 foi em parte perdida com um aumento de 13,7% registrado de 2014 para 2015.
Em números absolutos, a Bahia registrou em 2015 o maior número de assassinatos, com 6.012. O número é mais que o dobro do de 2005, que era de 2.881.
Com uma trajetória de queda, São Paulo começou em 2005 com 8.870 assassinatos e caiu para 5.427 em 2015. Apesar de ter o segundo maior número absoluto, o estado fechou o ano com a menor taxa de homicídios do país, de 12,2 casos por 100 mil habitantes.
A pesquisa também fez análises no nível municipal e apontou que, entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, Altamira, no Pará, teve a maior taxa de homicídios do país em 2015, com 105,2 casos para 100 mil pessoas.
Impactada pela construção da Usina de Belo Monte, a cidade, segundo a pesquisa, é um exemplo de como o crescimento rápido e desordenado pode ter implicações sobre o nível de criminalidade.
Na outra ponta da tabela, a cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, é o município com mais de 100 mil habitantes que registra a menor violência letal. Foram cinco assassinatos em 2015 e uma taxa de homicídios de 3,1 casos para cada 100 mil habitantes.
O governo federal anunciou nesta última sexta-feira (2) a decisão de liberar a vacina contra a gripe para toda a população do país, a partir de segunda-feira (05). De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a medida só vale este ano e enquanto durarem os estoques.
Anteriormente, apenas podiam se vacinar nos postos de saúde quem fazia parte do grupo de risco, como idosos, professores e gestantes. O ministro explicou que a retirada da restrição de vacinar somente o público-alvo ocorreu porque ainda há 10 milhões de doses disponíveis na rede pública de saúde. A campanha já tinha sido prorrogada até 9 de junho.
Na campanha deste ano, o governo espera atingir a meta de imunizar 54 milhões de pessoas, que representam 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. Mas, até o momento, somente 76,7% do público-alvo foram vacinados. E nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação.
Os trabalhadores da saúde foi o grupo com maior cobertura, com 3,9 milhões de doses aplicadas, alcançando 84,5% da meta. A campanha nacional contra gripe foi prorrogada até 9 de junho para tentar alcançar melhores resultados. Entre os estados, apenas o do Amapá atingiu a meta.
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, 163 pessoas morreram este ano no Brasil em decorrência da doença. Em todo ano de 2016, a gripe matou 1.982 pessoas no país. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que este ano houve poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. “Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde”, explicou.
No entanto, disse que ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. “Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, destacou.
Até esta sexta-feira, 41,3 milhões de pessoas do público-alvo foram vacinadas contra a gripe no país. A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos do vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia ao ovo devem procurar o médico para orientações.
O deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia o projeto nº 20.995/2015, que prevê a criação de um cemitério público para animais em toda a Bahia. O objetivo é mudar a realidade de corpos de animais jogados em lixos, terrenos, valas, entre outros locais inapropriados para depósito de restos mortais. Atualmente, o Estado não dispõe de um local apropriado para o sepultamento gratuito de animais. “O descaso é muito grande. Atualmente, a maioria das famílias tem um animal de estimação em casa e esse número vem crescendo a cada dia. A falta de recursos e de locais adequados para a destinação dos restos mortais dos seus animais faz com que as pessoas descartem em locais inapropriados, afetando também a saúde humana”, disse Marcell. O deputado aguarda a aprovação do projeto e logo após a sanção do Governo.
O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao juiz Sérgio Moro, nesta última sexta-feira (3), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros seis réus sejam condenados pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro e que cumpram as respectivas penas em regime fechado. O pedido consta nas alegações finais do processo que apura um suposto pagamento de propina por parte da OAS, por meio da entrega de um apartamento triplex no Guarujá, litoral paulista. O MPF diz que o apartamento seria entregue a Lula, como contrapartida por contratos que a OAS fechou com a Petrobras, nos anos em que o político foi presidente da República. Também faz parte da denúncia o pagamento que a OAS fez à transportadora Granero, para que a empresa fizesse a guarda de parte do acervo que o ex-presidente recebeu ao deixar o cargo. De acordo com o G1, entre os réus, também estão o ex-presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, e outros executivos da construtora, que foram acusados de lavagem de dinheiro e corrupção ativa. A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva também era ré, mas teve nome excluído da ação penal após a morte dela, em fevereiro deste ano.
A Câmara de Vereadores de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, será notificada pela Fórum da Justiça Eleitoral da 90ª Zona a destituir Adriano Reis Paca (PSD) do cargo de vice-prefeito do município. O site Brumado Notícias apurou que a decisão partiu da justiça federal envolvendo o processo que culminou na prisão de Adriano, juntamente com o então prefeito Valdecir Bezerra, em novembro de 2016. Nossa reportagem foi informada ainda que, na ocasião da soltura de Adriano Paca da prisão federal em Vitoria da Conquista, em março deste ano, foi imposta a condição de que o vice-prefeito eleito em outubro do ano passado não poderia assumir a função. A notificação deve chegar nos próximos dias à câmara do município, o que não ocorreu ainda por conta da transição de oficiais de justiça no Fórum brumadense.
As obras da primeira etapa do Parque Eólico na região do distrito de Cristalândia, em Brumado, estão chegando à fase final. Conforme informações do site Brumado Noticias, a previsão é de que até o dia 15 deste mês sejam finalizadas as instalações das torres de linhas de transmissão, que estão sendo executadas pela empresa EPCL. Além das torres eólicas e das linhas de transmissão, o empreendimento está promovendo o reflorestamento da área afetada, bem como buscando mapear zonas de preservação ambiental. O projeto já alterou o cenário e a rotina das comunidades, que também foram beneficiadas com o alargamento e a pavimentação das estradas de acesso. Nossa reportagem foi informada que a estimativa é de que esta etapa do parque eólico seja inaugurada no mês de agosto. Na sequência, seriam iniciadas as obras que agregam as regiões dos municípios de Dom Basílio e Rio de Contas, o que ofertará o recrutamento de mais mão de obra nas localidades.