
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 19.05.2023
Greve de servidores Segundo matéria do Portal A Tarde (17/05), os servidores públicos do Estado da Bahia anunciam greve geral para junho, em data a ser definida semana que vem, pelos sindicatos da categoria, no chamado Movimento Unificado dos Servidores, coordenado pela Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia. Querem reajuste salarial de 53,33%, para cobrir perdas dos últimos oito anos. Não foram citados os trabalhadores da Educação, mas se entende que estejam incluídos, pois são servidores públicos estaduais.
Situação do Planserv Com o salário dos servidores estaduais baianos achatados, a situação do Funprev (Fundo de Previdência) e do Planserv (Plano de Saúde) é preocupante, pois é a contribuição deles que sustenta os planos. Enquanto isso, crescem os custos do serviço que as entidades prestam. No caso do Planserv, para compensar, o Estado limita exames e eleva contribuição, como lembra o deputado Carlos Robson Rodrigues (Robinho), citando o aumento da contribuição de cônjuges em 25%, e da taxa de risco, agora de R$86,00 a R$560,00, conforme a idade do beneficiário.
Limitação das cotas Se o servidor exceder a cota de consultas e exames, terão de pagar 20% dos custos. Foi reduzida a idade para adesão de filhos, de 35 para 25 anos. Adesão ao plano especial subiu 45%. Em fala ao Portal Off News (08/05), o deputado Robinho ainda acusa o Estado de entregar a gestão do plano a uma empresa privada, segundo ele, com dificuldades financeiras, a Haptech, ligada a Hapvida, com possibilidade de afetar os segurados, mas não é uma privatização.
Nomeações anuladas A Justiça obrigou o prefeito de Livramento, Ricardo Ribeiro, a nomear nove pessoas, este mês, aprovadas em concurso realizado em 2016. Mas, em decreto de 16/05, ele anulou cinco dessas nomeações, sem indicar o motivo. Ao que se sabe, ele não acompanhou, devidamente, os processos e, por isso, não viu que a decisão do juiz ainda não havia transitado em julgado. Está na fase de análise de recurso impetrado pelos autores da ação. Mas, entendo, não precisava anular os atos, até porque essa parte da sentença será mantida.
Um concurso vencido Consta que a Prefeitura de Livramento vem fazendo nomeações, sem ordem judicial, de aprovados em um concurso feito em 2016, ainda na gestão de Paulo Azevedo, que não tem mais validade. Aparentemente, seria para regularizar situação de servidores por alguma razão nomeados sem concurso. Enquanto isso, há queixas de que os vitoriosos na Justiça passam por uma verdadeira “tortura burocrática”, antes da nomeação para as respectivas funções, determinada pelo juiz.
Para refletir As divergências ainda separam as pessoas, o que é muito triste. Religião, política e bens materiais costumam transformar irmãos e amigos em inimigos. Divergências provocam guerras, onde milhares morrem, à toa. Há quem passa a falar mal, por exemplo, deste ou daquele político, só porque passaram a divergir deles. Aliás, falar mal dos outros é fácil, principalmente de políticos, mas assinar o que fala, quase ninguém faz. Na maioria das vezes, não assina porque também tem o rabo preso. O jogo político é sempre bruto, desonesto, corrupto e fácil de aprender! O verdadeiro cidadão não pode ter medo, tem de se indignar, defender o interesse público. Tem de abandonar o egoísmo, a covardia, ir à luta, preparar-se e se informar, crescer, rever a vida.
Os políticos só mudam se o cidadão mudar, se o eleitor mudar. Egoísmo e covardia são adubos onde nasce e cresce a fortuna dos maus políticos. Jesus não foi político, não deu atenção às ambições mundanas, pois sabia o quanto isso é passageiro. Pediu a atenção para o espírito, a alma, a essência de Deus, que são perenes, razão de ser de nossas vidas. Os maus políticos perderam a alma! Vamos acordá-los! Cremos ser isso possível em uma pequena comunidade como a nossa. Não venda o seu voto, peça-lhes para ter vergonha na cara, pensar em Deus, serem generosos, não roubar, honrar o mandato! Vamos dizer isso, educadamente, a prefeitos e vereadores. É melhor assim do que falar pelas costas. No começo, eles darão uma risadinha, mas, quem sabe, verão que podem se melhorar e pensar no povo, e serem bem-vistos por Deus! Pensem nisso!
Comentários