OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 01.Mai.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 01.05.2023

1º de Maio Dia internacional dos trabalhadores! Surgiu em 1886, com uma greve, iniciada em Chicago (EUA), por melhores condições de trabalho, como a redução da jornada de trabalho de 17h para 8h. Tem como padroeiro São José Operário. Também nesta data, em 1994, morreu o idolatrado tricampeão mundial de Fórmula I, Ayrton Senna, na fatídica curva de Tamburello, no circuito de Ímola (Itália). Por defeito no carro, ele não conseguiu fazer a curva e se chocou com o muro, quando liderava, já na última etapa, o GP de San Marino. Hoje é ainda Dia da Literatura, homenagem ao escritor cearense José de Alencar, que faria 194 anos, autor do célebre romance Iracema. Aproveito para saudar a professora Márcia Oliveira, grande mestra de Literatura e Língua Portuguesa de várias gerações de alunos, em Livramento. 

Saída de emergência Na sessão de 6ª feira (28/4) da Câmara de Livramento, o vereador Josemar Miranda pediu ao Executivo para fazer mais um portão na Escola Fernando Ledo (centro). A unidade não tem saída de emergência, para eventual evacuação rápida, em caso de incêndio, por exemplo. Ele aponta, ainda, que a escola é pequena para seus mais de mil alunos, é insalubre e sem climatização. Isso nos lembra duas matérias do site Mandacaru da Serra (08.11.2012-30.01.2013), mostrando que a Câmara Municipal tem problema semelhante. Seu auditório é uma verdadeira arapuca, sem saída de emergência. Como na escola, em caso de incêndio, será difícil sair rápido de lá! 

Violência nas escolas Os vereadores Josemar Miranda e Aparecido Lima, na mesma sessão de 28/4, rebateram a acusação feita pelo psicólogo Zeferino Neto, de que o Legislativo é omisso diante da falta de assistência às crianças e jovens de Livramento. Em entrevista aqui na 88 (26/4), o psicólogo jogou confetes no Executivo, onde ele trabalha, e qualificou o Legislativo de tacanho, acanhado, que nada debate. E disse que tem passado pela Câmara verdadeiras aberrações, referindo-se aos integrantes da Casa. Josemar Miranda afirmou que Zeferino Neto foi infeliz, ao jogar para os vereadores responsabilidades que são dele, psicólogo, e do setor da prefeitura onde este trabalha. 

Violências do Executivo Josemar apontou, ainda, o que considera violências do Executivo, como deixar crianças especiais sem acompanhamento nas escolas, outras sem atendimento médico, as que viajam em pé e sem monitor nos ônibus escolares, a falta de passagens para tratamento fora do município. Já Aparecido Lima rebateu, de forma genérica, sem citar nomes, as críticas aos vereadores, feitas nos meios de comunicação. Alegou que, além das sessões, vereadores trabalham para eleger prefeitos, governadores, deputados e ajuda eleitores. Só não citou a verdadeira função, que é elaborar leis e fiscalizar o Executivo. O presidente da Casa, Ronilton Alves, pediu a Zeferino Neto para citar o nome dos integrantes da Câmara, que chamou de aberrações, para que possam, caso queiram, se manifestar.

Conselheiro do prefeito São tão frequentes os parabéns e agradecimentos, feitos por vereadores da situação ao prof. Jânio Lima, que o vereador Márcio Alan quis saber se o ex-controlador tem novo cargo, para atuar como servidor da prefeitura. Acha estranho e sugere investigação pelo Ministério Público. O presidente da Casa, Ronilton Carneiro, atestou que Jânio não é nomeado, mas atua como conselheiro do prefeito, um amigo ajudando, que não é proibido, disse. Sem nomeação, presidente, é proibido, sim, caracterizando usurpação de função pública, crime tipificado no art. 328, do Código Penal. E piora, se envolver o uso da máquina administrativa para promoção político-eleitoral. 

Para refletir Segundo a História, o Império Romano existiu do ano 27 ao 476 d.C., ou seja, durou cinco séculos. Suficientes para infindáveis disputas e guerras, entre reinos e dinastias, com muitas atrocidades, e os humanos matando uns aos outros. De uma infinidade de coisas, trago para a reflexão de hoje a história conhecida como “As esposas de Weinsberg”. Em uma das citadas disputas, entre duas dinastias, o castelo Weinsberg (Alemanha) foi cercado pelo imperador Conrad III. Nas tratativas da luta, foi negociada uma rendição, em que os homens do castelo seriam presos e, talvez, mortos. Só as mulheres seriam liberadas, livres. 

Como havia muita riqueza no castelo, o rei permitiu que cada uma delas escolhesse e levasse os bens que considerassem mais valiosos, na quantidade que pudessem carregar nos ombros. Assim elas fizeram, pegaram o que consideraram de mais valioso que tinham, e saíram. Foram muito inteligentes e engenhosas, na escolha. Ao vê-las com as cargas nas costas, o imperador não conteve o riso. Não era a cena que ele esperava ver, como joias, peças valiosas etc! De certa forma, ficou contrariado, mas havia garantido que elas levassem o que lhes fosse mais valioso! E um rei não muda a palavra. As mulheres foram inteligentes, ao invés de bens, como se imaginava, cada uma carregou o próprio marido. Assim, todos foram salvos da prisão, ou da morte! É um fato para se refletir, sobre a condição humana! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.