OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Circuito Musical

Operador 88

Após a notícia do início do abate de jegues para consumo humano na cidade de Amargosa, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) repudiou a prática que conta com incentivo do Governo do Estado e prometeu entrar com uma ação no Ministério Público. O parlamentar já agendou visita ao município para protestar pessoalmente contra o que chama de “extermínio de animais indefesos”. A produção, que tem como alvo a exportação para China, pode gerar a extinção do animal símbolo da região Nordeste. "Iniciaram a matança desses animais sem apresentação de nenhum estudo de impacto ambiental. Nos últimos 10 anos, sem intervenção para o abate, essa população de jumentos está caindo. Imagina se simplesmente começarmos a abatê-los? Espero que o governador Rui Costa seja coerente e sensível à causa animal e reverta essa situação em toda a Bahia", enfatizou o ambientalista. O parlamentar se ainda se mostrou preocupado com a falta de controle adequado de doenças em jumentos. "Esses animais possuem a capacidade de ter algumas doenças que muitas vezes nem apresentam sintomas. Não há comprovação alguma sobre os riscos sanitários do consumo dessa carne e muito me admira o início da produção sem um amplo estudo que descarte todos os riscos de contaminação e transmissão de zoonoses", explicou.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) desativou 33 promotorias localizadas em municípios no interior do estado, após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidir pela desativação das comarcas correspondentes. Segundo o MP, outras 28 unidades chamadas de “agrupadoras” receberão os procedimentos extrajudiciais que eram das promotorias desativadas. O prazo para transferência, tanto dos procedimentos, quanto dos servidores e do mobiliário das promotorias desativadas para as agrupadoras, é de 60 dias. O secretário geral do Ministério Público para promotorias de Justiça do interior, Artur Ferrari, disse que a decisão levou em conta três fatores. Ele elencou inicialmente que não é comum, em todo o país, a existência de promotorias em locais onde não há comarcas instaladas. Além disso, o segundo ponto é que a possibilidade de manutenção das promotorias implicaria em aumento de gastos para o MP. “Caso decidíssimos manter, teríamos acréscimo de gastos de R$ 4 milhões anuais, porque as promotorias estavam dentro de fóruns. Com a desativação das comarcas, teríamos que alugar sedes próprias”, informa o promotor. Ele diz ainda que a decisão de desativação das promotorias levou em conta a necessidade de atuação regionalizada do Ministério Público, a fim de fortalecer as instâncias intermediárias e finais, para que a "promotoria-polo" possa cobrir uma região maior.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados iniciou na tarde desta terça-feira, no plenário da Casa, a leitura do parecer do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), contrário à aceitação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva. A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), segunda-secretária da mesa da Câmara, é a responsável por ler o relatório do tucano, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em 13 de julho após a rejeição de um parecer favorável ao prosseguimento da acusação da Procuradoria-Geral da República.

Antes do recesso parlamentar, essa etapa da tramitação da acusação contra o peemedebista foi adiada duas vezes, nos dias 14 e 17 de julho, porque não houve o quórum de 51 deputados necessário. A leitura do parecer precede a abertura da sessão de votação no plenário da Casa, prevista para amanhã às 9h. Caso haja quórum de 342 deputados depois das falas de Paulo Abi-Ackel, da defesa de Temer e dos deputados inscritos, os parlamentares serão chamados um a um ao microfone para dizer se concordam ou não com o relatório do tucano mineiro.

Mais cedo nesta terça-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse acreditar que haverá o número mínimo de presenças para que a votação da denúncia ocorra nesta quarta-feira e previu que a decisão dos deputados será conhecida até o período da tarde.

“Amanhã será votada e, com a votação, isso vai gerar uma tranquilidade para a sociedade, pois este assunto estará resolvido na parte da tarde de amanhã”, afirmou Maia em entrevista coletiva após café da manhã na residência oficial com líderes da base aliada. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), também participaram do encontro.

O presidente da Câmara disse não acreditar que haja esvaziamento do plenário por parte da oposição e de parlamentares da base favoráveis à abertura de investigação contra Temer. “Vai dar quórum. Acho que a gente vai votar. É nossa obrigação. Não pode ter presidente denunciado e o Parlamento não deliberar isso. Independentemente da posição de cada um, é importante que a Câmara delibere sobre isso”, declarou.

O Papa Francisco enviou uma carta aos jovens brasileiros no encerramento do projeto Rota 300, no último sábado, 29. A juventude de várias partes do país esteve reunida no Santuário Nacional de Aparecida (SP) na conclusão do projeto da CNBB para a evangelização da juventude nesse Ano Mariano, em preparação aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A carta foi divulgada nesta segunda-feira, 31, pela CNBB. No texto, Francisco diz que Maria é um sinal de esperança e que conhece os desafios vividos pelos jovens. Além disso, o Papa estimula a juventude a seguir com o espírito missionário.

Confira a íntegra da carta: 

Queridos jovens,

Saúdo afetuosamente a vocês, jovens do Brasil, reunidos em Aparecida para o encerramento do Projeto “Rota 300”, nesse Ano Mariano que comemora os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Para tal ocasião, gostaria de ressaltar um aspecto da Mensagem que lhes escrevi este ano, para a XXXII Jornada Mundial da Juventude: a Virgem Maria é um precioso exemplo para a juventude e um auxílio na caminhada pela estrada da vida. Para que vocês possam perceber esta verdade, não são necessárias grandes reflexões; basta contemplar a imagem da Mãe Aparecida, durante a peregrinação que farão ao seu Santuário Nacional. Eu mesmo fiz essa experiência, quando aí estive em 2007, por ocasião da V Conferência do Episcopado Latino-americano e, depois em 2013, durante a JMJ no Rio de Janeiro.

Pude ali descobrir no olhar terno e maternal da Virgem morena e nos olhos da gente simples que a contemplava, o segredo da esperança que move o povo brasileiro a enfrentar com fé e coragem os desafios de cada dia. Pude também contemplar a força revolucionária de uma Mãe carinhosa que move o coração de seus filhos a saírem de si mesmos com grande ímpeto missionário, como aliás vocês fizeram durante a semana missionária, que acabam de concluir no Vale do Paraíba. Parabéns por este testemunho!

Caros amigos, em meio às incertezas e inseguranças de cada dia, em meio à precariedade que as situações de injustiça criam ao redor de vocês, tenham uma certeza: Maria é um sinal de esperança que lhes animará com um grande impulso missionário. Ela conhece os desafios em que vocês vivem. Com sua atenção e acompanhamento maternos, lhes fará perceber que não estão sozinhos. Nesse sentido, vale a pena recordar a história daqueles pescadores pobres, que depois de uma pesca sem grandes resultados, no rio Paraíba do Sul, lançaram mais uma vez as suas redes e foram surpreendidos com uma imagem partida de Nossa Senhora, coberta de lama. Primeiro acharam o corpo, logo em seguida a cabeça. Como comentei aos Bispos brasileiros em 2013, o fato traz em si um simbolismo muito significativo: aquilo que estava dividido, volta à unidade, como o coração daqueles pescadores, como o próprio Brasil colonial, dividido pela escravidão, que encontra sua unidade na fé que aquela imagem negra de Nossa Senhora inspirava (cf. Discurso aos Bispos do Brasil, 27/7/2013). Por isso, convido a que vocês também deixem que seus corações sejam transformados pelo encontro com Nossa Mãe Aparecida. Que Ela transforme as “redes” da vida de vocês – redes de amigos, redes socias, redes materiais e virtuais -, realidades que tantas vezes se encontram dividas, em algo mais significativo: que se convertam numa comunidade! Comunidades missionárias “em saída”! Comunidades que são luz e fermento de uma sociedade mais justa e fraterna.

Assim integrados nas suas comunidades, não tenham medo de arriscar-se e comprometer-se na construção de uma nova sociedade, permeando com a força do Evangelho os ambientes sociais, políticos, econômicos e universitários! Não tenham medo de lutar contra a corrupção e não se deixem seduzir por ela! Confiantes no Senhor, cuja presença é fonte de vida em abundância, e sob o manto de Maria, vocês podem redescobrir a criatividade e a força para serem protagonistas de uma cultura de aliança e assim gerar novos paradigmas que venham a pautar a vida do Brasil (cf. Mensagem à Assembleia do CELAM, 8/5/2017).

Possa o Senhor, pela intercessão da Virgem Aparecida, renovar em cada um de vocês a esperança e o espírito missionário. Vocês são a esperança do Brasil e do mundo. E a novidade, da qual vocês são portadores, já começa a construir-se hoje. Que Nossa Senhora, que em sua juventude soube abraçar com coragem o chamado de Deus em sua vida e sair ao encontro dos mais necessitados, possa ir na frente de vocês, guiando-lhes em todos os seus caminhos! E para tal, lhes envio a cada um, extensiva aos seus familiares e amigos, a Bênção Apostólica, pedindo que, por favor, não deixem de rezar também por mim.

[Franciscus PP.]

O Exército brasileiro emitiu, em 2016, 20.575 autorizações a pessoas físicas para acesso a arma de fogo. O número é o maior já registrado pelo órgão. Foram 185% licenças a mais que as 7.215 do ano anterior. Segundo dados concedidos ao jornal O Globo, a tendência é que o aumento prossiga. Somente em 2017, 14.024 cidadãos já obtiveram o aval, média de 2.033 por mês ou 66 por dia. Entre 2005 e 2017, o número de pessoas com a autorização válida subiu 395%, de 14.865 para 73.615. Atualmente, cerca de 90% deste grupo é formado pelos chamados CACs, sigla usada para caçadores, atiradores e colecionadores registrados. Essa categoria é regulada pelo Exército, não pela Polícia Federal (PF). Para o diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio Lima, é necessária uma análise criteriosa do aumento expressivo registrado. "O governo federal já deveria ter acendido uma luz vermelha para saber se o fenômeno não é uma burla ao Estatuto do Desarmamento. Se for isso, precisamos reforçar a supervisão e o monitoramento. Mas o que vemos é o contrário: o governo afrouxando regras e estendendo prazos para dar uma resposta política a um grupo que grita muito", afirmou. Na avaliação do especialista, os efeitos colaterais do fenômeno já são evidentes. Ele destacou o isco de os acervos de colecionadores, caçadores e atiradores caírem no mercado clandestino. Lima ainda apontou um problema crônico na política brasileira de combate à violência, que é a falta de compartilhamento de dados. 

Na noite da última quinta-feira (27), por volta das 20:00h, um caminhão baú, que transportava produtos de limpeza caiu em uma ribanceira de aproximadamente 20m, após o condutor perder o controle de direção do veículo em um trecho da Serra das Almas, na rodovia BA-148, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Segundo informações do site Livramento Manchete, o motorista de identidade preservada, apesar do susto não sofreu ferimentos. O veículo foi removido do local por uma máquina na manhã deste domingo (30).

Um frigorífico de Amargosa começou na última quarta-feira (26) o abate de jumentos na cidade. O frigorífico gera 150 empregos diretos e 270 indiretos, segundo o governo do estado. A expectativa é de que 300 toneladas de carne por mês sejam produzidas e exportadas para o mercado asiático. 

"Os 420 empregos gerados são resultado concreto da viagem que fizemos à China em março de 2016. Retornaremos ao país asiático ainda este ano com o objetivo de confirmar investimentos de grande porte, que vão gerar ainda mais empregos e desenvolvimento para o nosso estado", explica o governador Rui Costa.

Sócio da empresa, Mairton Souza explica que o frigorífico será dedicado exclusivamente para esse tipo d carne. "Para conhecer o mercado, nós iniciamos o abate, de forma experimental, no frigorífico da Chapada Diamantina, em Miguel Calmon. A partir desse teste, nós destinamos um frigorífico apenas para este tipo de abate", diz.

Além da carne, a intenção é de que o couro do animal também seja exportado para indústrias de cosméticos e farmecêuticos. 

O projeto vai desde a compra de jumentos de pequenos produtores rurais para procriação pela empresa, incluindo melhoramento genético a partir de animais que vêm da China.

Há quase 350 anos, a Romaria de Bom Jesus da Lapa é comemorada e o Governador Rui Costa vai reconhecer os festejos que atraem mais de um milhão de pessoas como Patrimônio Imaterial da Bahia. Segundo a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, o ato de reconhecimento acontecerá no dia 6 de agosto, às 07h, durante a Missa Solene em Louvor ao Padroeiro. O santuário foi eleito a primeira das sete maravilhas do Brasil em uma pesquisa feita pelo sítio da internet 7 Maravilhas Brasil. Descoberta em 1691, a Gruta do Bom Jesus, a mais conhecida do Morro de Bom Jesus da Lapa, serve como Igreja do Bom Jesus da Lapa.

A bandeira tarifária a ser aplicada nas contas de energia elétrica em agosto será vermelha, patamar 1, com acréscimo de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira vermelha foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. Em julho, foi aplicada a tarifa amarela às contas.

Em nota, a Aneel justificou nesta última sexta-feira (28) que, segundo o relatório do Programa Mensal de Operação do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação, a Usina Termelétrica Bahia 1, é de R$ 513,51 megawatts-hora (MWh).

“Como o sinal para o consumo é vermelho, os consumidores devem intensificar o uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios”, informou a agência.

Gastos extras

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. A bandeira vermelha, patamar 1, é acionada nos meses em que o valor do Custo Variável Unitário (CVU) da última usina a ser despachada for igual ou superior a R$ 422,56/MWh e inferior a R$ 610/MWh.

Segundo a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (27) que ofertará aos estados e municípios a plataforma web S-Codes, sistema que permitirá um panorama real da judicialização em todo o país. O software foi elaborado e implantado em 2005 pelo governo do Estado de São Paulo. O ministério e a secretaria assinaram um termo de cessão, além de uma resolução tripartite (governo federal, estados e municípios) para formalizar a distribuição da ferramenta para todo o país gratuitamente. "O nosso interesse é que a judicialização sirva apenas de acesso aos cidadãos brasileiros como preconiza a constituição a saúde e não a outros interesses. Nós teremos Estados, Municípios e a União integrados nesse sistema cedido pelo estado de São Paulo. Isso vai nos permitir analisar melhor os dados, esclarecer melhor aos senhores magistrados sobre essas demandas e usar com mais justiça os recursos da saúde", afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. "Uma sentença judicial não cria um dinheiro novo, ela desloca um dinheiro de uma ação programada da atenção básica, imunização, de média e alta complexidade para a judicialização. Portanto, desestrutura todo o orçamento da saúde que estava previsto e aprovado desde o Conselho Nacional de Saúde até o Congresso Nacional", acrescentou. De acordo com a pasta, a necessidade da ferramenta foi apontada durante as reuniões realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) de Judicialização, coordenado pela Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

O sucesso obtido com os testes de dengue, zika e chikungunya abriu novas portas para a Bahiafarma. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu à empresa baiana registro para produção de insulina. E, de acordo com o presidente da empresa, Ronaldo Dias, a Bahiafarma já peticionou o teste de febre amarela. "A tendência é que no verão já esteja disponível para a população", ressaltou o gestor em entrevista ao Bahia Notícias. A nova ferramenta será produzida a partir da parceria com a empresa coreana Genbody Inc., também envolvida na produção dos testes das três arboviroses que atingiram o Brasil no último ano. "Eu acho que a gente tem caminhado muito bem. De chikungunya, dengue e zika já vamos entregar todos os contratos celebrados no ano passado e início desse ano. A tendência é que a gente já discuta os contratos agora para o próximo verão, porque a gente sabe que todo verão tem aumento dessa demanda", acrescentou. Na avaliação de Dias, a Bahiafarma "tem caminhado muito bem" e segue uma tendência cada vez mais forte de gerar dividendos para o estado. "Essa fábrica [de insulina], por exemplo, vai gerar emprego, arrecadação... É uma oportunidade que a gente não tinha antes. A gente tinha uma Bahiafarma que consumia recursos do tesouro. Hoje ela vive realmente da ação dos produtos que ela vende e a tendência é que esse processo se amplie ainda mais", pontuou. Com a proximidade do verão, a produção dos testes rápidos passa a ser ainda maior, já que o ciclo do mosquito está ligado às estações do ano, elevando o número de casos de arboviroses. Em contratos firmados com o Ministério da Saúde, a Bahiafarma já vendeu 2 milhões de testes de dengue, 1 milhão de chikungunya e 3,5 milhões de zika. "A nossa dúvida sempre é sobre o que vai aumentar, se é dengue, zika, chikungunya, febre amarela, Mayaro, Oropouche ou doenças novas que podem aparecer. O que a Bahiafarma tem tentado é se formatar como uma ferramenta do ministério para combater essas doenças", concluiu. De acordo com dados da Secretaria da Saúde da Bahia, o estado registrou neste ano 7.643 casos prováveis de dengue, 4.982 de chikungunya e 1.362 de zika. A pasta informou que, desde 2000, a Bahia não registra casos de febre amarela. Neste ano, foram 15 suspeitos, dos quais 14 foram descartados. Não há registros de febre do Mayaro ou vírus Oropouche no estado.

Clientes merecem um bom atendimento em todos os ramos, mas quando se trata de saúde o cuidado no atendimento deve ser redobrado. Ao consultar seu medico de confiança a responsabilidade em atender 100% da sua receita, a qualquer hora do dia ou da noite é da Farmácia Vitória. Aberta 24 horas.

A Farmácia Vitória é uma empresas de sucesso, a mais 18 anos oferecendo ao seus clientes, grande variedade em  produto de higiene pessoal, material de covalência perfumaras e todo o medicamento que você precisar com preço baixo, qualidade, bom atendimento e as facilidades que você conhece. Não é a toa que se tornou referencia no ramo farmacêutico na cidade.

Livramento e região conta com a forma mais rápida de encontrar o que deseja, porque quando assunto é medicamento o local certo é a Farmácia Vitoria que além de um bom atendimento em suas empresas, pensando em você que não pode muitas vezes sair de casa, a Farmácia Vitoria tem um atendimento especial, Disk Remédio, pelo telefone 3444-2545, você liga e a Farmácia Vitoria entrega no aconchego do seu lar.

Buscando melhorar ainda mais o conforto no atendimento aos seus clientes a Farmácia Vitoria reinaugurou neste sábado (29) um espaço mais amplo na Avenida Presidente Vargas ao lado do hospital.

Farmácia Vitória a cada dia mais perto de você, matriz na Rua Conego Higino, nº 19, centro, filial Avenida Presidente Vargas, centro ao lado do hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora, e outra em Dom Basílio.

Farmácia Vitoria a única com plantão 24 horas em Livramento.

 

Livramento: Farmácia Vitória reinaugura filial ao lado do Hospital
Livramento: Farmácia Vitória reinaugura filial ao lado do Hospital
Livramento: Farmácia Vitória reinaugura filial ao lado do Hospital
Livramento: Farmácia Vitória reinaugura filial ao lado do Hospital
Livramento: Farmácia Vitória reinaugura filial ao lado do Hospital

Furtar aparelho de telefone celular pode deixar de ser crime. Vai depender do valor do aparelho: para os ministros do do Supremo Tribunal Federal, o furto de um aparelho de menos de R$ 500 encaixa-se no princípio da insignificância. O termo é aplicado quando o crime cometido é tão desprezível que não vale a pena acionar o direito penal. "Esse é um princípio muito utilizado com intuito de descarcerização e desafogar as varas criminais penais e esse é o entendimento da mais alta corte do país", afirmou o advogado Patrick Berriel. Nestes casos, o autor não pode empregar violência, ou ameaçar a vítima. O valor do celular furtado também não pode ser maior do que R$ 500,00. Mas será que R$ 500,00 são tão insignificante assim? Com esse valor uma pessoa é capaz de comprar uma cesta básica completa para alimentar uma familia inteira e com o troco dá ainda pra comprar mais 6,5 kg de carne. "Não importa o valor, crime é crime. De alguma forma ele furtou, então é crime", disse uma cidadã revoltada.O princípio da insignificância costuma ser aplicado no caso de furtos de pequenas mercadorias em estabelecimentos comerciais, como o furto de uma caneta, por exemplo. O promotor de Justiça Eduardo Paes é contra a aplicação do mesmo clitério em furtos de celular e rebate o argumento de que a medida serviria para diminuir a população carcerária. "Isso é uma construção que as pessoas procuram beneficiar o criminoso, onde se diz para tentar diminuir a massa carcerária e que não funciona na verdade, porque não é hiótese de prisão".

Uma auditoria apontou irregularidades nos programas Criança e Adolescente e Proteção Social, do governo do estado. Segundo apuração do Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA), os projetos careciam de: plano de assistência social, normas de política de assistência social, sistema de monitoramento e avaliação própria. Além disso, não existia interlocução entre medidas socioeducativas em meio fechado e a assistência social. Por isso, o Plenário do TCE determinou a elaboração de um plano de ação à Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Realizada pela 7ª Coordenadoria de Controle Externo do TCE, a auditoria avalia o cumprimento de compromissos previstos para os Programas Criança e Adolescente e a Proteção Social. 

Cientistas da Universidade de Brescia (Itália) desenvolveram um novo método não invasivo para distinguir a doença de Alzheimer da demência frontotemporal (DFT), dois tipos de demência que têm sintomas que podem ser confundidos, mas cujos tratamentos são diferentes. A descoberta foi publicada nesta última quarta-feira (26), na Neurology, revista científica da Academia Americana de Neurologia. De acordo com a pesquisadora que liderou o estudo, Barbara Borroni, no passado acreditava-se que a DFT era uma doença rara, mas estudos mais recentes mostram que ela corresponde a até 15% dos casos de demência. "O problema é que, por causa de sua vasta gama de sintomas, a DFT é frequentemente diagnosticada de forma errada como um problema psiquiátrico, Alzheimer ou Parkinson", disse Barbara. A doença em geral afeta mulheres a partir dos 50 anos e é caracterizada por uma mudança radical de comportamento e problemas de linguagem. De acordo com Barbara, como não há cura para DFT, é importante identificar a doença com precisão para que os médicos possam tratar os sintomas e evitar terapias desnecessárias - como os remédios inibidores da acetilcolinesterase, por exemplo, que são prescritos para doença de Alzheimer, mas não funcionam bem para DFT. "Fazer o diagnóstico correto pode ser difícil. Os métodos atuais podem ser tomografias cerebrais muito caras, ou punções lombares invasivas, que envolvem a inserção de uma agulha na medula espinhal. Portanto, é animador que sejamos capazes de fazer o diagnóstico correto de maneira fácil e rápida, com um procedimento não invasivo", disse Barbara. A nova técnica, batizada de estimulação magnética transcraniana (EMT), consiste em colocar uma grande bobina eletromagnética no couro cabeludo. O aparelho gera correntes elétricas que estimulam as células nervosas. Para realizar a pesquisa, os cientistas conduziram um experimento envolvendo 79 pessoas com suspeita de Alzheimer, 61 pessoas com suspeita de DFT e 32 pessoas da mesma faixa etária que não apresentavam sinais de demência. Utilizando o EMT, os cientistas conseguiram medir a capacidade do cérebro para conduzir sinais elétricos entre diferentes circuitos cerebrais. Eles descobriram que as pessoas com doença de Alzheimer tinham problemas especialmente em um tipo de circuito, enquanto os pacientes com DFT apresentavam problemas em outro tipo de circuito. Com isso, os cientistas foram capazes de diferenciar a DFT da doença de Alzheimer com 90% de precisão. A precisão foi de 87% para a distinção entre Alzheimer e cérebros saudáveis e de 86% entre DFT e cérebros saudáveis. Segundo os autores do estudo, os resultados foram igualmente bons quando o teste foi feito apenas em pessoas com formas suaves da doença. De acordo com Barbara, a precisão dos resultados na comparação entre os dois grupos de pacientes foi comparável à dos testes de tomografia por emissão de pósitrons (PET, na sigla em inglês) e também à do método que utiliza fluido da medula espinhal por meio de punções lombares. "Se nossos resultados puderem ser replicados em estudos maiores, será muito emocionante. Os médicos poderão logo ser capazes de diagnosticar a DFT de forma rápida e fácil com esse procedimento não invasivo. Essa doença infelizmente não pode ser curada, mas pode ser administrada - especialmente se for diagnosticada precocemente", disse Barbara.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.