OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 19.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 19.04.2023

Índio, Roberto e Expedito De 1943 a 2022, a data de hoje, 19 de abril, era o Dia do Índio. Mas a Lei nº 14.402/2022 mudou o nome para Dia dos Povos Indígenas. O motivo seria porque a palavra índio teria passado a ser considerada preconceituosa. Coisas do Brasil dos últimos tempos! Seja como for, parabéns a essas criaturas de Deus, que são simbolicamente os verdadeiros donos do país, pois já estavam aqui antes do descobrimento. Inclusive, a origem populacional de Livramento tem influência indígena, através das tribos mongonhós e aimborés. Hoje, também, o rei da MPB (música popular brasileira), Roberto Carlos, faz hoje 82 anos de idade! E mais, em 19 de abril, a Igreja Católica celebra o dia de Santo Expedito, mártir da fé, que morreu decapitado, em 303, a mando do imperador Diocleciano, por ele se recusar a renunciar ao Cristianismo. É considerado o Santo que ajuda a resolver as causas que parecem impossíveis.

Obra parcelada A gestão do prefeito de Livramento Paulo Azevedo (2013-2016) foi comum, mas ele fez duas avançadas intervenções urbanas, na sede, interligando os bairros Polivalente e Estocada, e ao abrir novo acesso à cidade, prolongando a Av. Dr. Nelson Leal até o bairro Taquari. Mas a extensão está inacabada, há 10 anos. Faltam pequena ponte no rio taquari e pavimentação da via. Só no 2º mandato do prefeito atual Ricardo Ribeiro, conseguiu-se que a Conder (empresa do Estado) assumisse a obra, mas segue parcelada. Feita a base de cimento da ponte, há meses, só agora chega a estrutura metálica, a ser instalada. Ano que vem tem eleições, então, embora não haja mais certeza de nada, há esperanças da obra, finalmente, ser concluída.

Regulação da saúde É comum, inclusive em Livramento, o apelo a Deus, se algo sai do controle, com parentes ou amigos, em casos graves de doença ou acidente, por exemplo. Formam-se redes de fé e orações, pela recuperação do ente querido ou de um amigo. Deus não decepciona quem tem fé, mas espera pela nossa parte, que não é só rezar. A oração é para quando não depender mais de nós. Veja o exemplo da fila da regulação, na saúde, onde a demora agrava o estado do paciente, com risco de morte ou de sequelas que seriam evitáveis. Poucos sabem que o sistema foi criado justo para agilizar o atendimento, com serviço de alto padrão, para todos, mesmo em municípios pobres.

O sistema de regulação foi concebido para não ter fila, de jeito nenhum, pois envolve a vida das pessoas. Mas os governantes desviam e até roubam o dinheiro público, não fazem a quantidade de UTI necessária. Vimos isso na pandemia! São péssimas também a Educação, a Segurança Pública e outras áreas. Deus certamente quer nossa parte, rezar só não vale! Temos de eleger gestores honestos e preparados. A mesma mobilização para rezar, na dolorosa fila das urgências e emergências, deve ser feita, para se eleger pessoa preparada, e sempre cobrar dela, depois! Não venda e denuncie que vender o voto! A venda tira o direito de reclamar, e prejudica a todos! Deus tá de olho, em tudo!

Para refletir Raras pessoas vivem além de 100 anos! E 100 anos são como um piscar de olhos para os bilhões de anos da criação de Deus. Descontados os anos da infância e da velhice, a vida útil de uma pessoa, na Terra, chega a cerca de 50 anos, no máximo, que é muito pouco para gozar, mas pode ser uma eternidade para sofrer. O ser humano costuma analisar e medir o tempo da vida, balizado no prazer e na dor, ora torcendo para passar rápido, ora desejando que nunca acabe. Uns dizem que não têm tempo, nem mesmo para conversar com o filho, com os pais. Sem tempo para namorar ou para rezar. Falta tempo até de pensar para que, de fato, têm tempo. Um dia, vão se arrepender, tarde demais, de não ter dado mais tempo ao filho e aos pais; de não ter namorado mais; de não ter rezado mais. 

Há um tempo para tudo, mas todo o nosso tempo pertence a Deus. E, pertencendo a Deus, não haverá limite de tempo em nossas vidas. Viveremos a eternidade de Deus, já aqui na Terra, onde somos testados no viver conforme o plano do Criador, experiência que desafia o tempo! Nenhum minuto deve ser perdido, nessa vida, pois é a relação com o mundo real de Deus, na alegria de ser suas criaturas. Ele quer que tratemos bem uns aos outros, sendo reciprocamente gentis e compassivos! Vamos preencher o tempo com ações, gestos e atitudes que agradem a Deus. Vamos nos empenhar em descobrir e sentir o divino em nós, e ficar além do tempo, na plenitude e clareza da existência espiritual. Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.