OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 24.Mar.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 24.03.2023

Carlos Batista explica O advogado de Carlos Batista, ex-prefeito de Livramento, Mário Spínola Souto, disse que os processos na Justiça Federal de Guanambi foram migrados do sistema de papel para o eletrônico, que houve, também, alteração de rotinas, devido à pandemia. Coincidiu que, no período, por alguma razão, não ocorreu a intimação da sentença relativa ao ex-prefeito, em processo que tramita naquela vara judicial, pelo que ele não pode impetrar a consequente apelação. Segundo Mário Spínola, nenhum advogado foi intimado, nesse período. Mas, por alguma falha, o sistema deu as partes por intimadas, e houve a determinação para se cumprir sentença contra Carlos Batista, ano passado, que só foi manchete dos blogs locais, esta semana. O advogado disse que solicitou a nulidade dos atos judiciais que dependiam da intimação. 

E retomada da ação a partir das chamadas razões finais, seguindo o devido processo legal, com apelação contra a sentença condenatória, no qual ele espera reverter a condenação. Sendo Carlos Batista forte liderança política local, o fato é explorado politicamente, falando-se até em inelegibilidade, mesmo sem ele ter dito qualquer coisa sobre candidatura. Os atos administrativos do caso foram apontados como ilegais, na operação sanguessuga, que gerou a ação de improbidade, movida pelo MPF. Envolvem licitações de 2005, início da 1ª gestão de Carlos Batista. Está no proc. 0005907-30.2015.4.01.3309, onde constam, ainda, Gerardo Júnior (secretário da Saúde) e Luiz Antônio Ferreira Castro, Gilton Hipólito e Elaíde Lúcia Dourado Santos (comissão de licitação da época). Júnior nega sua participação, dizendo que as licitações não foram na Sesab. 

Valorizar a Educação Os trabalhadores da escola pública se encantam com os discursos sobre valorização da Educação, sempre voltados para o dinheiro. Essa foi uma das bandeiras da recente greve nacional de dois dias. Mas não foi citada nenhuma ação para essa valorização. Então, o que é mesmo valorizar a Educação? Nos discursos, é distribuir precatórios, pagar o piso nacional e reajustar salários! Mas isso é só um item, previsto na Constituição Federal, para garantir remuneração digna à classe! Falta incluir nos discursos itens indispensáveis, como a reciclagem do professor, abrangendo a própria Língua Portuguesa, de pouco domínio no setor. 

Plano de Carreira Em Livramento, essa plano foi engavetado pelo prefeito, e ninguém reclama. Está na Constituição, justamente para garantir a valorização do magistério, através dos avanços funcionais na carreira. Para isso, tem cobertura financeira dos fundos constitucionais (Fundeb). Valorizar Educação não é distribuir dinheiro, sem nenhum retorno para o ensino, não é dar merenda escolar! É garantir escola de qualidade. Na greve, nada foi proposto sobre isso, nada sobre os anos letivos perdidos, nem a evasão escolar, depois da pandemia. Onde estão esses alunos? São mais de 400 professores, para 26 escolas. O que fazem os excedentes? Enfim, o que é mesmo valorizar a Educação?

Para refletir Aproxima-se a Semana Santa, para mais uma vez relembrar a tortura e morte de Cristo, conforme os evangelhos. Precisamos evoluir na busca do significado de tudo isso! Para as igrejas cristãs, Jesus submeteu-se a horríveis torturas, até morrer, para nos salvar. Foi assassinado! Mas a salvação exige muito mais reflexão. Os dogmas e lições que as igrejas ensinam necessitam de interpretação com inteligência, à luz do Espírito Santo. Não é racional simplesmente aceitar ou acreditar, de forma  cômoda, que já estamos salvos pela dor de Jesus, que não precisamos fazer mais nada, só ir à igreja! Essa não seria a melhor interpretação para o sofrimento do Cristo. Ele nunca falou que morreria para nos salvar! Mas nos ensinou como se salvar, de forma radical, com seus ensinamentos e, por fim, com seu sangue na cruz, as dores lancinantes das chicotadas e dos pregos rasgando sua  carne, seus nervos, quebrando seus ossos, a falta de ar, enquanto morria, sem nem poder tanger as moscas que o incomodavam! Seria muito cômodo para nós! Se não mudarmos de vida, carregando nossa cruz, estamos perdidos! Quem tiver ouvidos, ouça! Quem tiver olhos, veja, alertou o Messias! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.