OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 03.Mar.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 03.03.2023

Briga no topo O ex-governador Rui Costa, atual chefe da Casa Civil da Presidência da República, indicou a esposa Aline Peixoto, enfermeira, para conselheira do TCM-BA, salário de R$40 mil mês. O padrinho político de Rui, senador Jaques Wagner, ex-governador, teria sido contra esse “familiarismo” com a coisa pública. Estariam eles rachados, ou só amigos falando alto no quintal? Trazendo o assunto para a província, se racharem, com quem ficará o prefeito Ricardo Ribeiro? Se Livramento tiver projeto que precise da amizade dos caciques do PT, agora corre risco! Meu palpite é que Rui depende de Wagner para continuar ministro da República. 

Nosso debate Desde que a água encanada chegou a Livramento, pela Embasa (1971), a população do Distrito de Iguatemi sonhava com esse serviço, que só agora chega lá, 41 anos depois. Mesmo assim, pela metade, e sem água sábado e domingo. Fiquei chocado com a frouxidão dos vereadores, agradecendo, de joelhos, o projeto meia boca. Pura sacanagem e desrespeito com aquele povo sofrido. Caros Aparecido, Juscélio e Vitalmir, não sejam frouxos! Em 1988, eu já dizia (A Tarde), que era possível levar água da cachoeira para lá. Essa e outras matérias podem ser lidas hoje no livro Trajetória (2009). 

Cabelo na venta Falta água (distrito e sede), porque nossos políticos não tem cabelo na venta, ou no saco, como se dizia antigamente, para ampliar ou construir nova estação de tratamento! A população está à míngua, abandonada. Vota para dar emprego a vereadores e deputados, que não se empenham nem pelo mínimo e básico, como a água! Além disso, o prefeito derrubou parte da escola de Iguatemi, os alunos estão no meio do horror, e vocês agem como patetas, nada fazem! O povo tá cansado de receber migalhas e enganação, com os políticos indiferentes à dor silenciosa do povo do nosso sertão!

Fala D. Miralva Mando um alô para Dona Miralva, lá da portaria da Escola Felipe Neri, em Livramento. Sobre o atraso do pagamento dos servidores municipais, em fevereiro, ela escreveu no Zap: “Isso é castigo, o prefeito antecipou uma parte do salário de janeiro, vereador Zemar e Raimundo Marinho foi pra rádio, falou o que bem quis, agora quem acha que está atrasado pede Zemar e seu Raimundo para pagar o salário de quem está precisando”. Ela insinua que foram retaliados pelo que falamos. Diga, também, D. Miralva, que nóis resolve espinhela caída, prisão de ventre, refluxo gástrico, menarca tardia, falta do que fazer, quebranto, enxaqueca, dificuldades com a Língua Portuguesa, dicas sobre esgoto a céu aberto, falta d’água e de lâmpada nos postes. Até plano de carreira, reajuste do piso, poda de árvores, salário mínimo a gente ajeita. Tudo grátis! Nois só não trais prefeito de volta! Cuide do seu! Ah, vem cá dar uma entrevista, pra gente conversar melhor, sem precisar de ironias!

Para refletir Durante a vida, temos necessidade de tomar decisões e dar passos importantes! Nesses momentos, costuma vir o medo de não dar certo! Nessa hora, é importante reagirmos ao negativismo e lutar pelas oportunidades surgidas! A vida é feita pelo desenrolar dos fatos, muitas vezes imprevisíveis, dos acontecimentos, pensamentos e ações. Nesses momentos, é que surge a necessidade das decisões que temos de tomar, para escolher o que servem e descartar o que nos atrapalha! E não há um manual para nos orientar! Vamos acertando e ou quebrando a cara do jeito que a vida deixa! Mas há uma dica que ajuda muito, que é ser sempre positivo! 

Tirar da mente pensamentos como: “não pode”, “é difícil”, “é impossível”, “não vai dar”, “não vou conseguir”. Dizer “não” dá mais trabalho ao cérebro do que dizer “sim”. Então, seja inteligente, faça o melhor e mais fácil, com paciência e perseverança, que é ser positivo! Em pouco tempo, verá os resultados! Um dia, vi e ouvi uma mãe gritar para o filho: “Não pode”, “vou te bater”. Já pensou, ouvir isso a infância toda? Eu me aproximei dela, com muito jeito, e sugeri: “Nunca faça assim com seu filho, isso vai marcá-lo pelo resto da vida”. E propus que, se não quiser que a criança faça algo, até por ser perigoso para ela, ao invés de “não pode”, use uma alternativa positiva, dizendo, por exemplo: “Filho, venha cá, deixa isso aí, venha aqui ajudar a mamãe”. Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.