
Operador 88
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou no ano passado 89.318 acidentes graves em estradas federais, que provocaram a morte de 6.244 pessoas, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (19).
O número de acidentes graves é 7,5% menor que o verificado em 2016, mas as mortes caíram apenas 2,7%. Outras 83.978 pessoas ficaram feridas, contra 87.006 em 2016. A redução dos números de violência no trânsito caíram mesmo com um aumento de cerca de 11% da frota circulante, para um total de 96,7 milhões de veículos, afirmou a PRF.
De acordo com o verificado por policiais no local dos acidentes, a falta de atenção dos motoristas foi a causa provável de 34 mil feridos e de 1.844 mortes, ou quase 30% do total de vidas perdidas.
A velocidade acima do permitido foi a segunda maior causa, com 1.007 mortes e 9,6 mil feridos. Minas Gerais viu o maior número de acidentes (14.398) e de mortos em suas estradas: 834 pessoas. Paraná (11.065) e Santa Catarina (10.628) também registraram níveis altos. Segundo a PRF, estes estados possuem malha viária grande e um fluxo maior de veículos.
Na noite da última quarta-feira (17) um idoso de 76 anos identificado por Santílio Ferreira da Silva foi vítima de tentativa de homicídio. Segundo informações colhidas pela reportagem da Rádio 88 FM, um homem identificado como Edvaldo Bitencourt Neves teria desferido golpes a paulada, vindo atingir a cabeça de Santílio, fato ocorrido em frente sua residência no bairro Manoel Leite em Dom Basílio. O motivo teria sido pelo fato da vítima ter reclamado do autor, que deixou a porteira aberta ocasionando o sumiço da corrente que a mantinha fechada. O SAMU 192 foi acionado para prestar atendimento ao idoso. A guarnição da 46ª CIPM, que presta serviço em Dom Basílio, conduziu Edivaldo para Delegacia de Policia Civil de Livramento, o mesmo se encontra detido à disposição da justiça e responderá por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil.
O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal (JFDF) que o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja condenado a 386 anos de prisão, além de multa no valor de R$ 13,7 milhões pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e prevaricação, no âmbito da Operação Sépsis.
O pedido foi feito nas alegações finais assinadas pelos procuradores Anselmo Cordeiro Lopes e Sara Moreira Leite, que integram a força-tarefa da Operação Greenfield. Eles querem também que o ex-ministro de Estado e ex-deputado Henrique Eduardo Alves seja condenado a 78 anos de prisão, além de multa de R$ 3,2 milhões, pelos mesmos crimes.
“Igualmente é essencial para a definição das penas de Henrique Alves e Eduardo Cunha a constatação de serem estes criminosos em série (criminal serial), fazendo da política e da vida pública um caminho para a vida delituosa. De fato, restou demonstrado no curso da ação penal que Cunha e Alves possuem personalidades voltadas para o crime, para a corrupção em seu sentido mais amplo”, escreveram os procuradores.
Neste processo, os dois ex-deputados foram acusados de receber propina da empresa Carioca Engenharia em contratos do projeto Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, financiados pelo Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS). Ambos já se encontram presos preventivamente em decorrência de outros casos.
A liberação das operações de financiamento teria sido influenciada por Fábio Cleto, ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, que foi indicado ao cargo pelo PMDB e possuía ingerência sobre os recursos do FI-FGTS.
Entre as provas apresentadas estão planilhas mantidas por Lúcio Funaro, ex-operador financeiro do PMDB que assinou acordo de delação premiada, além de mensagens de celular e comprovantes de movimentações financeiras. As propinas teriam sido recebidas em espécie e por meio de depósitos em contas no exterior.
O esquema também foi delatado pelos empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, donos da Carioca Engenharia. Mesmo também tendo confessado o esquema, Funaro e Cleto devem ser condenados a 32 anos de prisão cada, pediu o MPF. Alexandre Margotto, ex-funcionário de Funaro, foi alvo de um pedido de prisão de 10 anos e 8 meses.
A apresentação das alegações finais do MPF é a última etapa processual da ação penal, após a qual o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, deve proferir as sentenças no caso.
Por meio de nota, a defesa de Cunha disse que as alegações finais do MPF no caso não passam de “ficção científica”, não havendo provas contra o ex-deputado, somente depoimentos em delações premiadas. A Agência Brasil ainda não conseguiu contato com as defesas dos demais acusados.
Uma jovem anunciou a doação das filhas, uma de três anos e a outra de 9 meses, através de uma publicação no Facebook feita na segunda-feira (15). O caso ocorreu na cidade de Mundo Novo, no interior da Bahia.
Entretanto, após conversa com o Conselho Tutelar do município, a mulher desistiu da doação e fez uma nova postagem, nesta terça-feira (16), se dizendo arrependida por ter pensado em dar as crianças.
Na primeira postagem, a mulher diz que não tem condições financeiras de criar as meninas, que o pai delas é ausente e que ela estava passando dificuldades. P
or conta do anúncio, moradores da cidade denunciaram o caso ao Conselho Tutelar da cidade. “Ficamos cientes através da população. Fomos na casa dela e conversamos. Ela disse que foi um momento de desespero, que estava passando fome e que não queria ver as filhas passando por essa situação. Disse também que está prestes a ser despejada da casa que mora de aluguel. Depois da conversa, fizemos o encaminhamento para que ela pudesse ter assistência do município”, explicou o conselheiro Vinícius Cerqueira.
Após conversa com o Conselho, a mulher fez outra postagem nas redes sociais. “Tanto conselho que recebi, que resolvi voltar atrás. Foi errado. Deus vai me ajudar e eu não vou desistir de minhas duas filhas”.
O G1 entrou em contato com a delegacia de Mundo Novo, que disse não ter recebido qualquer denúncia sobre o caso na unidade.
Dias depois de se encontrar com o Papa Francsico, Evo Morales é alvo dos protestos vindos não só do Vaticano e de outras denominações cristãs, mas de todas as confissões religiosas existentes na Bolívia. O país editou um novo Código Penal que criminaliza algumas atividades de todas as religiões, principalmente a conversão religiosa ou o “recrutamento” para religião ou culto.
O artigo 88 fala sobre TRATA de personas, crime que, em muitos veículos da imprensa brasileira, é traduzido como tráfico de pessoas, já que as traduções são feitas por simples consulta ao dicionário e não por Direito Comparado. Os países latinoamericanos têm dois tipos jurídicos, “trafico de personas” e “trata de personas”: o primeiro é tráfico mesmo, o segundo é imigração ilegal ou indocumentada.
Ao contrário do que muita gente pensa, isso NÃO é Estado Laico, é o oposto da liberdade religiosa garantida em todos os tratados internacionais que respeitam a dignidade humana.
A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira (17), das 10:00 às 16:00 horas. Serão atingidos os seguintes locais: AV RODRIGO ALVES MEIRA, PO BITENCOURT, Estrada MATO GROSSO A 6KM, RUA B, RUA LADEIRA DO BONFIM, RUA GAMA, RUA MARCO AURELIO DE CASTRO, RUA RODRIGO DE SOUZA MEIRA, no centro da cidade de Livramento de Nossa Senhora. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.
Um grave acidente de trânsito ocorrido na madrugada deste último domingo (14), próximo ao município de Campinas em São Paulo, ceifou a vida do dombasiliense, Marciel Santos, de 27 anos, morador da comunidade de Várzea Grande. Conforme informações obtidas pelo site Livramento Manchete, ele estava acompanhado de seu irmão Mauri Santos, e conduzia um caminhão carregado de maracujá, o mesmo teria cochilado ao volante vindo a perder o controle de direção do veiculo que acabou tombando. Marciel não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local, já o irmão sofreu algumas escoriações e foi socorrido para uma unidade de saúde.
Um morador de São Paulo de 49 anos que estava internado com febre amarela no Hospital Couto Maia, no bairro de Mont Serrat, em Salvador, morreu na tarde de ontem (14). Segundo informações do G1, a informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do município de Itaberaba, a 290 quilômetros da capital baiana, onde o homem apresentou sintomas e recebeu o atendimento inicial, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com o secretário, o paciente é natural de Itaberaba, reside em Taboão da Serra (SP), e chegou à cidade no último dia 5, para visitar a família. Antes de chegar à Bahia, ele passou o Réveillon em Itapecerica da Serra (SP). A partir do dia 5 ele foi ao posto de saúde diversas vezes, até apresentar piora em seu quadro clínico, sendo transferido para Salvador, no último dia 9. Dois dias depois, um exame feito no Laboratório Central (Lacen) confirmou que ele estava com febre amarela. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o caso é importado, já que ele manifestava sintomas desde o dia 2 de janeiro, antes de chegar a Itaberaba.
Um homem invadiu um velório que ocorria em Brumado, e segundo informações do site Destaque Bahia, roubou os filhos da pessoa que estava sendo velada, além de roubar outras pessoas que estavam no local.
Testemunhas disseram que Magno de Bastos Oliveira entrou no velório, ocorrido no último sábado (13), com uma arma de fogo e anunciou o assalto.
A polícia localizou o homem no bairro São Félix, e o prendeu em flagrante. Magno foi conduzido à delegacia com um revólver e R$ 42.
Um adolescente de 17 anos morreu afogado nesta última sexta-feira (12) em uma barragem no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. De acordo com o site Achei Sudoeste, a vítima, que morava na Fazenda Ladeira, banhava-se no reservatório quando se afogou. O corpo do rapaz, que não teve a identidade revelada, foi encontrado morto por familiares de São Paulo que estavam conhecendo a região. O Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil isolou o local e a suspeita é de que o adolescente tenha passado mal, já que a barragem é rasa. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.
Uma comissão composta por servidores da Prefeitura Municipal de Paramirim, esteve na última quinta-feira (11), no Fórum Desembargador Arnaldo Alcântara, onde foram recebidos pelo Promotor de Justiça Dr. Leandro Ribeiro, que de forma digna, acolheu representantes do funcionalismo público municipal, além dos vereadores Beto da Gameleira e Márcia Barbosa, que buscavam orientação e apoio da justiça, para ingressarem com ação pelos direitos ao 13º salário que até a presente data não havia sido pago.
O Promotor de Justiça da Comarca, ouviu atentamente as reclamações, informando em seguida aos servidores sobre o caminho correto nos procedimentos jurídicos a serem adotados. A autoridade do MP deixou esclarecidas as dúvidas, exemplificando que, por se tratar de uma ação patrimonial, não está sob a tutela do Ministério Público, porém, isso não irá impedir de agir no caso de quaisquer retaliações, perseguições aos servidores municipais, o que configuraria improbidade administrativa.
De acordo com os depoimentos dos presentes, além do atraso de salários e do 13º, estão sendo obrigados a ouvirem desaforos inclusive da Secretária de Finanças. Um dos servidores, relatou ao Promotor, que, ao procurar a Secretária, ouviu a ríspida resposta de que se até o dia 20 o dinheiro não estiver na conta, ligassem para “Salomé” (Segundo o informante, a Secretária se referia à uma personagem Bíblica, tida como a segunda mulher mais perversa da história Judaica, a mesma que pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja).
Ainda no decorrer da audiência, o Promotor se dispôs a entrar em contato com a Secretária, não obtendo êxito, falou por telefone com o Sr. Eduardo Brito, que respondendo pela Secretaria de finanças, informou ser o motivo do atraso, a falta ou escassez de recursos de repasses constitucionais, afirmando que a Prefeitura pretende efetuar o pagamento do 13º dos servidores até o dia 30 de janeiro, condicionando tal promessa ao recebimento de recursos, ou seja, aguardam uma forma de arrecadação externa para arcar com as responsabilidades que deveriam ser cumpridas no final ano anterior.
Em todo o estado da Bahia, mais de 2,7 milhões de pessoas já realizaram o recadastramento biométrico nas 52 cidades onde o procedimento é obrigatório, no entanto, 1,6 milhão ainda precisam se apresentar para fazer o procedimento.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o prazo para fazer o recadastramento biométrico, que termina no dia 31 de janeiro, não vai ser estendido e a corte do órgão vai decidir o que fazer com eleitores que não comparecerem para realizar o procedimento e que, por consequência, tiverem o título cancelado por conta da ausência. "O cadastramento biométrico está previsto para ser concluído em 31 de janeiro e não vai haver prorrogação de prazo. Ou seja, a conclusão da revisão será finalizada nesse dia e quem não compareceu terá o título cancelado. Apesar das propagandas, as pessoas deixaram o procedimento para fazer na última hora e agora encontram dificuldades", disse o presidente do TRE-BA, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.
Caso tenha o título cancelado pelo não comparecimento para a realização da biometria, o eleitor fica impedido de se inscrever em concurso público, tomar posse de cargo público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
Vale ressaltar que em apenas 52 municípios da Bahia o recadastramento é obrigatório, mas o município de Livramento de Nossa Senhora não está nesta lista. O prazo para que todos os estados realizem o procedimento é até o ano 2020. Confira clicando aqui a relação de municípios que deverão realizar o procedimento até 31/01/2018.
No inicio da tarde desta quinta-feira (11), a policia Militar ao realizar rondas pelo Centro da Cidade nas proximidades da Rua Ursino Meira Júnior deparou-se com uma mulher que demonstrava muito nervosismo a qual relatou aos policias que dois indivíduos haviam furtado seu aparelho celular de marca Samsung. Conforme informações apuradas pela equipe de jornalismo da Rádio 88 FM, a policia de imediato deu inicio as diligências e a Guarnição logrou êxito em localizar os suspeitos em outro ponto da cidade. Os elementos de inicio negaram ter realizado o ato delituoso e não estavam de posse do referido aparelho, porém, os mesmos foram reconhecidos pela vitima e mediante as circunstâncias resolveram apontar o local onde haviam escondido o parelho. Os autores do fato, ambos de menor, sendo um natural de Vitória da Conquista e o outro residente no Bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora, foram conduzidos a Delegacia local para serem ouvidos pela Autoridade Policial de plantão para tomar as devidas providências.
Ontem (11), por volta das 17 horas, ocorreu um acidente na BA-142, saída de Barra para Ituaçu.
De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, um veículo Scania de placa PRF 5296 (GO Goiania) que estava sendo conduzido por Britner Alves Brito saiu da pista e tombou logo em seguida. A carga ficou espalhada pelo local.
O Samu esteve no local prestando os primeiros socorros a vítima que foi encaminhada ao Hospital Suzy Zanfretta em Barra da Estiva com escoriações no crânio.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nessa sexta-feira (12) ter utilizado "uma linguagem dura" na sua conversa com senadores sobre a lei migratória, mas negou ter se referido a El Salvador, Haiti e a países africanos como "buracos de merda".
"A linguagem utilizada por mim na reunião do DACA foi dura, mas essa não foi a linguagem empregada. O que foi realmente duro foi a extravagante proposta feita, um grande passo atrás para o DACA", escreveu o presidente americano em sua conta do Twitter, ao comentar o Programa de Ação Diferida (DACA), que protege jovens imigrantes chegados aos EUA quando crianças.
Segundo informaou ontem (11) o jornal The Washington Post, Trump classificou El Salvador, Haiti e vários países africanos como "buracos de merda", e sugeriu que preferiria receber nos Estados Unidos mais imigrantes da Noruega, o que provocou uma nova onda de indignação e acusações de racismo.
Em outra mensagem no Twitter, Trump reforçou que quer "um sistema migratório baseado no mérito e gente que ajudará a levar nosso país ao próximo nível".
"Quero segurança para nossa gente. Quero deter a entrada em massa de drogas", acrescentou Trump, reiterando assim a necessidade do muro fronteiriço com o México.
De acordo com o Post, que cita fontes presentes na reunião, Trump teria questionado os legisladores sobre "por que temos toda esta gente de países (que são um) buraco de merda vindo aqui?".
O presidente americano teria reagido assim quando dois senadores lhe apresentaram um projeto de lei que outorgaria vistos a alguns dos cidadãos de países que foram retirados recentemente do programa de Status de Proteção Temporária (TPS), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão.