
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 18.11.2022
Manifestações são normais A Polícia Militar do Distrito Federal informou, esta semana, ao STF (Supremo Tribunal Federal) que não detectou nada de irregular nem condutas ilícitas nas manifestações populares próximas ao Setor Militar Urbano de Brasília. Esclarece que os manifestantes têm autorização do Comando Militar do Planalto e do governo do Distrito Federal para carros e pessoas transitarem e permanecerem no local. A vigilância da área é de responsabilidade do Exército Brasileiro. A informação surge depois de críticas e insinuações tentando desqualificar as manifestações, em grande maioria, de pessoas indignadas com o resultado da eleição presidencial, após um histórico de questionamento de fatos, inclusive na esfera judicial, tidos como favoráveis ao lado da disputa que saiu vencedor.
A volta da covid-19 Passadas as festas juninas e as eleições, quando não se importou com pandemia, voltam os alarmes de nova cepa do coronavírus, em subvariantes da tal ômicron, que seriam mais transmissíveis. E que há registro de infecção na Europa, Estados Unidos e até no Brasil, mas sem a gravidade de cepas anteriores. Claro que não devemos vacilar! Eu, por exemplo, mantenho os cuidados preventivos! Mas é curioso que a ênfase da notícia alarmista seja a recomendação de usar máscaras e se vacinar. Como se sabe, isso enriqueceu muita gente. E vão surgir decretos para obrigar a fazer testes, usar máscara, álcool e se vacinar. Enquanto uns morrem, outros lucram com as tragédias!
Nascente de rio ameaçada Em 2013, uma comissão da Câmara de Vereadores de Livramento analisou a então crise de falta d’água, no município. Descobriu que havia exploração agrícola junto às nascentes do rio Brumado e seus afluentes, com excesso de agrotóxicos e poços artesianos, apontando risco para a qualidade da água e de escassez. O relatório não citou, mas é sabido que havia empreendedores estrangeiros, na área, inclusive com projetos financiados por programa do Ministério da Agricultura. Informações recentes indicam que o perigo continua, pois nenhuma providência foi tomada, nesses nove anos que se passaram. Lembrando que as plantações ficam acima da barragem Luís Vieira.
Para refletir O mundo evoluiu muito, tecnologicamente, incluindo as comunicações, como provam as plataformas digitais, com a internet e a telefonia celular. Vivemos o sedutor e veloz mundo da rede mundial de computadores, da fotografia digital, do whatsapp e das redes sociais. É uma realidade excitante e encantadora, que não se esperava para tão cedo, tudo nos últimos 40 anos. O nosso quotidiano, o que fazemos no dia-a-dia, foi transformado e a vida ganhou uma incrível velocidade. Até parece que nosso tempo foi multiplicado, que podemos fazer mais coisas em um dia. Esse avanço assustador também se reflete nos estudos científicos, para soluções no mundo da matéria, e nas questões da espiritualidade, embora ainda predomine o materialismo!
Mas vejo que estamos em uma transição, buscando aprofundar os significados da alma e da realidade de Deus. É certo que há algum atraso na pregação religiosa, por exemplo, ainda aquém das necessidades e do próprio destino espiritual do ser humano, de caminhar na direção de quem o criou. Infelizmente, ainda padecemos da pequenez que dificulta nossa compreensão desse destino, que é o Espírito de Deus. Jesus Cristo, por exemplo, facilitou isso para João, Tiago e Pedro, no rápido flash da Transfiguração, no Monte Tabor, além de outras janelas que ele nos abriu, em sua passagem pela Terra. É hora de sairmos do excesso de preocupações terrenas e nos dispor a ver e a viver a encantadora e extasiante realidade espiritual! Pensem nisso!
Comentários