OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Madrugada 88

Operador 88

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou hoje (6) que o apagão que atingiu 70 milhões de pessoas no Norte e Nordeste, em 21 de março, foi causado por uma falha humana. Segundo a primeira versão da nota técnica elaborada pelo órgão, havia um ajuste de proteção indevido no disjuntor da Subestação Xingu, no Pará.

Segundo o diretor-geral, Luiz Eduardo Barata, a empresa Belo Monte Transmissão de Energia (BMTE) não informou ao ONS que havia estabelecido o limite de segurança no disjuntor. Como desconhecia o ajuste, o operador determinou a passagem de uma carga superior ao limite, e o sistema interrompeu a circulação de corrente entre os dois lados da subestação, causando um excesso de geração de energia elétrica de um lado e falta do outro.

"A falha é humana, porque alguém programou o ajuste, e esse ajuste foi um ajuste indevido", explicou Barata.

Quando o disjuntor interrompeu o fluxo entre os dois lados da subestação, toda a energia que chegava da Usina de Belo Monte, e que deveria seguir para o Nordeste, permaneceu na Região Norte, causando uma geração acima da necessária. O Nordeste, que nesta época do ano recebe a energia de Belo Monte para compensar a menor geração eólica, ficou com menos geração do que carga.

O problema desequilibrou o sistema e gerou o desligamento em cascata, que apagou 98% das linhas de transmissão do Nordeste e 86% do Norte. Das 480 linhas de transmissão nas duas regiões, 458 saíram do sistema.

A abertura do disjuntor se deu às 15h48, e em questão de segundos os sistemas de energia elétrica do Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste se separaram.

A recomposição do sistema começou na Região Norte por volta de dez minutos depois do incidente, e foi concluído às 17h50. Na Região Nordeste, a recomposição teve início às 16h16 e só foi concluída às 21h25.

Um problema adicional fez o blecaute tomar dimensão maior na região Nordeste: duas unidades na Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia, foram desligadas por descoordenação no sistema de proteção.

O desligamento ocorreu depois que a frequência do sistema já havia sido normalizada no Nordeste, derrubando-a novamente, o que ativou a proteção de usinas térmicas na região e também as desligou.

O relatório foi encaminhado aos agentes envolvidos, incluindo a empresa Belo Monte, e, dentro de 15 dias, no máximo, a versão final será apresentada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É a agência reguladora que vai responsabilizar e definir possíveis punições aos envolvidos.

Segundo o ONS, o problema que originou o blecaute já foi solucionado. A Subestação de Xingu passou a ter dois disjuntores desde o fim de semana posterior ao apagão, e eles funcionam com um sistema de alarmes, em vez de desligarem em caso de possibilidade de sobrecarga.

O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), com o objetivo de apoiar os estados no processo de revisão ou elaboração e implementação de seus currículos alinhados à BNCC. As diretrizes do programa foram publicadas hoje (6) no Diário Oficial da União.

O programa vai apoiar financeiramente os estados para assegurar a qualidade técnica e a construção dos currículos em regime de colaboração entre estados, o Distrito Federal e municípios. Os recursos também devem ser usados para a formação das equipes técnicas de currículo e gestão das secretarias estaduais e municipais de educação.

Para receber a assistência financeira do programa, os estados deverão apresentar um plano de trabalho com o cronograma das atividades previstas, que será analisado pelo MEC antes da liberação dos recursos. A assistência financeira será proporcional à quantidade de estabelecimentos estaduais e municipais públicos de educação infantil e escolas estaduais e municipais públicas de ensino fundamental em cada estado, segundo dados do último Censo Escolar disponível.

A Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil e o ensino fundamental foi homologada pelo MEC no final do ano passado. A parte referente ao ensino médio foi entregue na última terça-feira ao Conselho Nacional de Educação, que deverá analisar e fazer sugestões de mudança no documento. 

A BNCC deverá orientar os currículos dessas etapas e estabelecer as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da educação básica em cada uma das áreas. A partir dela, os estados e municípios devem elaborar seus currículos, que serão implementados nas escolas. Segundo o MEC, no primeiro ano de execução, serão repassados às secretarias estaduais cerca de R$ 100 milhões para a implementação da BNCC.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva, vai assumir o comando da pasta com a saída do atual ministro Mendonça Filho. Mendonça deixa o cargo para disputar as eleições de outubro. As informações são do Ministério da Educação.

Rossieli é advogado e mestre em gestão e avaliação educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi Secretário de estado de educação do governo do Amazonas e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Mendonça Filho participa no final da manhã de hoje (5) do último compromisso oficial antes de deixar o cargo. No Palácio do Planalto, ele e o presidente Michel Temer vão lançar a Política de Redefinição da Formação Médica no País e novas regras para a oferta de cursos de graduação em medicina.

Em função da legislação eleitoral, os ministros que vão se candidatar têm até o próximo dia 7 para deixar os cargos, na chamada desincompatibilização. Assim como o MEC, outros ministérios estão mudando de comando.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (5) a Operação Bebel para desarticular esquema internacional de tráfico de drogas que utilizava “mulas” – pessoas aliciadas para transportar bagagens com drogas – em voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão temporária e seis de busca e apreensão, em Santa Catarina, e outros três no Rio Grande do Sul. Cerca de 40 policiais participam da ação.

As investigações começaram em janeiro de 2017 com a prisão de duas passageiras que traziam drogas nas bagagens. Com isso, foram reunidas informações e documentos que permitiram localizar e acompanhar os integrantes da organização criminosa. A quadrilha atuava em Florianópolis, Santa Maria, no Rio Grande do Sul; e no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo.

As “mulas” eram aliciadas pelos criminosos com a promessa de pagamentos em dólares para transportar uma mala até determinado país. A bagagem continha, normalmente, cocaína. No retorno da viagem, após um curto período de permanência, outra mala com drogas sintéticas seria entregue por traficantes sediados no país estrangeiro.

De acordo com a Polícia Federal, o financiador do esquema e possivelmente o chefe da organização criminosa já está preso em Santa Catarina, acusado pelos crimes de tráfico internacional de drogas e formação de quadrilha. Ele foi apreendido com 60 mil comprimidos de ecstasy.

  • Por Mandacaru da Serra

  • 04.Abr.2018 // 00h00

  • Geral

Cuidando da água e do Brasil

A Escola Joaquim Alves de Oliveira, do povoado Mucambo, em Livramento de Nossa Senhora, promoveu, em 27 de março, mais um evento em nome da cidadania, a Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.

Sob o tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”, os alunos apresentaram o projeto “Águas Claras”, em forma de teatro, mostrando a importância da água e deram sugestões sobre o correto manejo do produto.

Participaram alunos, servidores, pais e outros integrantes da população, sob a coordenação do diretor da escola Bento Moreira Dias.

A iniciativa fez parte de projeto dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente. O objetivo é mobilizar a juventude estudantil e estimular ações, pesquisas e estudos, dentro da política nacional de educação ambiental.

E a água, sem dúvida, é uma das grandes preocupações da humanidade, atualmente.

Mobilizados contra a extinção do registro profissional, artistas e demais trabalhadores do setor cultural iniciaram uma campanha, com adesão de nomes como Drica Moraes, Herson Capri, Leona Cavalli, Thiago Fragoso, Ângela Vieira, Debora Falabella, Murilo Benício, Lúcio Mauro Filho, Mateus Solano, Isabel Fillardis, Cissa Guimarães, Malu Mader, Zezé Polessa, Júlia Lemmertz, Caio Blat e Paulo Betti.

Isto porque a Procuradoria Geral da República (PGR) alega que a atividade de artistas, técnicos em espetáculos e músicos não se tratam de profissão, mas sim de livre manifestação artística. “No dia 26 de abril, o futuro profissional de diversos trabalhadores da cultura, estará nas mãos do Supremo Tribunal Federal. Será julgada uma ação, de natureza constitucional, para definir critérios de regulamentação de diversas profissões vinculadas a cultura”, diz texto da petição "Não à ADPF 183 e 293", realizada através do Avaaz

“Em reação, entidades representativas dos diversos seguimentos de trabalhadores da arte, reuniram-se em São Paulo, para discutir estratégias de enfrentamento com o objetivo de garantir a valorização profissional em um mercado hostil que já marginaliza a vida de diversos artistas em uma árdua relação de desigualdade”, segue o texto, destacando que, fruto da organização e mobilização da categoria, o reconhecimento da profissão de artista está garantido pela Lei n° 6.533/78 e dos músicos, pela Lei 3.857/60. “Hoje, a atual controvérsia nasce na alegação da Procuradoria-Geral da República é de que estas leis contém vícios de inconstitucionalidade, na medida em que estabelecem a necessidade de diploma ou de certificado de capacitação para registro profissional do Artista”, diz a categoria, alegando que “é justamente nesse ponto que surge o retrocesso”.

Segundo o manifesto, “a livre manifestação artística não deve ser confundida com o exercício profissional da arte, quando existe uma relação de trabalho”. Para a categoria, colocar ambos os casos no mesmo patamar “colabora para a marginalização de profissionais que exercem a arte como meio de vida, dando tratamento igualitário para situações completamente diversas”. “Quem nunca sofreu preconceito por assumir a arte como uma profissão? Durante quase 50 anos, Artistas e Técnicos, lutam por essa declaração de legitimidade, por um atestado de não marginalidade, pois o exercício artístico profissional, durante muito tempo, é vítima de preconceitos ligados a vadiagem, prostituição, informalidade, entre outros”, argumentam, reforçando que a falta do registro profissional dificultará o acesso a benefícios como aposentadorias, auxílios-doença e maternidade. 

  • Por Rádio 88 Fm / Foto: Genival França

  • 04.Abr.2018 // 00h00

  • Geral

Livramento: Representante da CAAD fala sobre a mudança das instalações da 2ª Retran

Em entrevista exclusiva ao apresentador do Jornal da 88, Emanuel Fernandes na tarde desta quarta-feira (04), o representante da Coordenação de Atendimento e Articulação com as Unidades Descentralizadas – CAAD do Detran sede, Roque Fraga, falou sobre a mudança das instalações da Retran  de Livramento de Nossa Senhora. Segundo Roque, cuja função é de suporte técnico, o que realmente existe de concreto é que os dois servidores que atuavam nas antigas instalações foram transferidos para a nova sede e foi solicitado um funcionário da 18ª Ciretran de Brumado para auxiliar nos serviços durante o período de uma semana. Ainda segundo o Coordenador, a população continuará sendo atendida com relação  o serviço de veículos, que já existia, com o diferencial que agora o documento começa a ser gerado na nova sede. Questionado sobre as CNHs, Fraga disse que “já esta na diretoria do Detran as necessidades de configuração e procedimentos técnicos para que muito em breve na maior velocidade possível venha funcionar os serviço de habilitação”. Confira reportagem na integra no jornal da 88 nesta quinta-feira (05).   

A Polícia Federal (PF) apreendeu mais de R$ 460 mil na casa do chefe do Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, Antônio Carlos de Jesus Bramont, que foi preso na operação Factum da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (3). Um "cartório paralelo" foi localizado pelos policiais no imóvel.

Foram encontrados na casa R$ 71.780 em espécie, R$ 390 mil em cheques (datados de 2015), U$ 2.707 e 10 francos suíços. Antônio Carlos foi preso na casa dele, em Vitória da Conquista, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva depois de aparecer em um vídeo, divulgado pela PF, recebendo uma “taxa de agilização” para realização de serviços de possíveis despachantes e de corretores de imóveis.

"Ele mantinha um cartório paralelo dentro da casa dele, porque ele fazia boa parte do trabalho do cartório dentro de casa. Ele fazia parte do expediente do cartório na sua casa com suas filhas. Tinha uma impressora já com papel timbrado do cartório na casa dele, o que não é permitido pelo Tribunal de Justiça da Bahia", explicou, em coletiva de imprensa, o delegado Jorge Vinícius Gobira. Também foi cumprido um mandado de busca na casa do chefe do cartório em Salvador.

Uma das filhas de Antônio Carlos, Amanda Bezerra Bramont, que é considerada pela polícia um "braço direito" do pai no esquema, também foi detida. Também foram presas Anna Caroline Bezerra de Castro e a despachante Maria Aparecida de Souza Pereira. Elas foram presas em cumprimento a mandados de prisão temporária.

Os nomes dos presos foram divulgados pelo Ministério Público Federal (MPF-BA), que atuou em conjunto com a PF na operação.

De acordo com a Polícia Federal, o cartório deixava de responder notificações judiciais e era desorganizado propositalmente, para dificultar o andamento de serviços e assim agilizar os processos para quem pagasse a taxa.

"O cartório era desorganizado propositalmente, para que se criasse dificuldades para vender facilidades. Então, o titular cobrava uma espécie de taxa de agilização para despachantes, corretores, instituições financeiras e empresas do ramo imobiliário, para que os contratos fossem liberados mais rapidamente", diz o delegado da PF.

Segundo a PF, dentro do cartório, ele ainda mantinha uma sala com uma película escura na janela, a fim de ocultar a prática de corrupção no local. Os valores das propinas ainda são investigados.

Todos os presos estão impedidos de exercer função pública. A polícia ainda investiga o envolvimento no esquema de construtoras que atuam na região, que não tiveram nomes divulgados. Os presos foram levados para delegacia da PF e devem ser encaminhados para presídios.

 

Após perder o freio, um veículo de cabine branca colidiu com um veículo gol, uma motocicleta que atravessava a rua e também com um caminhão baú que estava parado no local, jogando este último para fora da rua, na região da feira em Brumado, no início da tarde de hoje (03). Na região da feira onde aconteceu as colisões existe um desnível que passa a linha do trem. Ninguém ficou gravemente ferido. A Polícia Militar esteve no local para os procedimentos necessários.

  • Por Mandacaru da Serra

  • 02.Abr.2018 // 00h00

  • Geral

Caminhão-pipa leva água de potabilidade duvidosa

A população dos distritos de Iguatemi, São Timóteo e Itanajé, em Livramento de Nossa Senhora, pode estar consumindo água contaminada, levada pela Operação Carro-Pipa, do Exército Brasileiro.

Há suspeita de inconsistências na análise para aferição da pureza da água distribuída por essa verdadeira indústria da seca, nas regiões flageladas, que está há dois anos em “situação de emergência”.

Provar a potabilidade da água é uma exigência do Exército e consta que ele é rigoroso na fiscalização dos caminhões-pipa, mas cabe à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil cuidar das análises. A água deixou de ser fornecida pela Embasa, devido às recentes reduções na oferta, em razão de obras de manutenção e da própria incapacidade de armazenamento da sua estação de tratamento.

São 17 pipeiros, que agora pegam água bruta, no chamado Mata Burro 2, vinda da Barragem Luiz Vieira, pelo sistema do DNOCS, mas há laudos atestando essa água como boa para consumo. As análises são assinadas por Darlan A. Lopes, do Laboratório Análise, de Brumado-BA, e revelam parâmetros de pureza que não combinam com a reconhecida poluição do Rio Brumado e daquela barragem.

Há dois laudos, deste mês de março, confirmando que as análises são solicitadas pela Defesa Civil de Livramento, coordenada por Parmênedes Guimarães Aguiar, responsável pela coleta das amostras. Será que houve manipulação das amostras ou dos laudos?

Após ouvir prepostos do laboratório e Defesa Civil, o controlador Jânio Soares Lima disse a redação do site Mandacaru da Serra, ter ocorrido, de fato, análise de amostra in natura, em janeiro. E o exame delas teria atestado a potabilidade, inclusive com ausência dos temidos coliformes, numa água que, além do esgoto de Rio de Contas, recebe outros dejetos até chegar ao perímetro irrigado.

Ainda segundo o controlador, as análises são semanais e, desde janeiro deste ano, a água passou a ser tratada com pastilhas de cloro, no próprio caminhão-pipa, onde são colhidas as amostras para exames. Mas essa desinfecção só é cabível em água já filtrada, e não elimina substâncias físicoquímicas nocivas, além de exigir manejo por técnicos qualificados, o que, como se sabe, a prefeitura não tem. 

Clique aqui para ver laudos>> 

O idoso identificado como Aristide Miguel da Silva, de 86 anos, morador do povoado de Várzea Grande, zona rural de Dom Basílio, foi vítima de um incêndio e acabou falecendo, ele teve 80% de seu corpo queimado. Conforme informações obtidas pela redação do Livramento Manchete, Sr. Miguel era fumante e possivelmente teria deixado cair um cigarro aceso sobre o colchão, onde deu início ao incêndio em sua residência. O aposentado foi socorrido e encaminhado para uma unidade hospitalar em Dom Basílio, depois foi transferido para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo na manhã da última quinta-feira (29). Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica – DPT esteve no hospital para realização do levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal – IML de Brumado, para exames de necropsia.

Na manhã desta segunda-feira (02) foi encontrado o corpo de Fabiano Ferreira da Silva, de 32 anos, que estava desaparecido nas águas da Cachoeira do Fraga, em Rio de Contas. A vítima desapareceu na tarde do último domingo (01).

Segundo informações, Fabiano, que era morador do município de Caetité, teria escorregado e caído em um poço de aproximadamente seis metros de profundidade após tentar fazer uma ‘Selfie’ da cachoeira em uma área proibida para banhistas. As buscas foram realizadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista.

O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado para a realização dos procedimentos necessários e em seguida será liberado para os familiares.

A área foi isolada pelos policiais da 46ª CIPM.

  • Por Bahia Notícias

  • 02.Abr.2018 // 00h00

  • Geral

Bahia pode retomar liderança na produção de cacau do país

A safra de 2018/2019 pode devolver à Bahia o título de ser o maior produto de amêndoa de cacau do país. Atualmente, o Pará ostenta a condição de principal produtor brasileiro. Segundo o Bahia Rural, com a regularização das chuvas no sul do estado – após três anos de seca – a produção pode chegar a 45 arrobas por hectare. Na atualidade, se colhe de 12 a 15 arrobas do produto. Ao final do ano, a expectativa dos produtores é obter cerca de 200 mil arrobas de cacau por ano. Ainda segundo o programa, existem ainda cerca de 370 mil hectares livres para plantio de cacau. Plantio consorciado, com conservação de floresta e redução de desmatamento, além da implantação do sistema “cabruca”, que preserva árvores nativas da Mata Atlântica, também são responsáveis pela retomada da produção cacaueira. Além do sul baiano, o oeste do estado e o município de Iaçu, no Piemonte do Paraguaçu, também já cultivam o produto. 

Uma jovem de 18 anos foi morta com um tiro no rosto neste domingo (1º), no município de Vitória da Conquista. De acordo com a polícia, Giovana dos Santos Silva negociava um produto na localidade conhecida como Feira do Rolo, no bairro Brasil, quando foi surpreendida pelo ataque. O disparo atingiu o olho direito da jovem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Giovana morreu no local. A vítima tinha passagem pela polícia. Ainda não há informações sobre o suspeito. A Polícia Civil investiga o caso.

Um terremoto de magnitude 6,8 com epicentro na Bolívia aconteceu na manhã desta segunda-feira (2), segundo o USGS, o serviço geológico dos EUA. Reflexos foram sentidos no Brasil, informou o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Edifícios foram esvaziados em São Paulo, Brasília eoutras localidades brasileiras em decorrência do abalo.

"É um tremor considerável, mas ainda não sabemos de estragos no Brasil e na Bolívia. Qualquer tremor assim tem reflexos. Por isso, as pessoas sentiram aqui", disse o professor da UnB George Sand França.

Terremoto na Bolívia

Segundo o USGS, o terremoto aconteceu às 9h40 pela hora local (10h40 de Brasília) e teve epicentro no sul boliviano, a 13 km de uma localidade chamada Carandayti, com uma profundidade de 557 km. O jornal local "El Deber" informou que, pela força do abalo, ele foi sentido também em regiões mais ao norte do país, como Cochabamba. A região do epicentro é próxima do norte paraguaio.

Um funcionário do Observatório de San Calixto ouvido pelo "El Deber" disse que não há, até o momento, informações sobre danos a pessoas ou estruturas na Bolívia.

 

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2025 - Todos os direitos reservados.