
Marcos Oliver
Sindicatos que representam os funcionários dos Correios agendaram para o dia 10 deste mês, na próxima semana, uma assembleia para definir se a categoria vai entrar em greve. As negociações para novo acordo coletivo entre a companhia e os trabalhadores ocorrem desde julho, com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A empresa, no entanto, não aceitou as reivindicações de reajuste salarial maior de 0,8%, o que foi proposto pela estatal. O acordo coletivo valeria até o início de agosto, mas, durante audiência no TST, ambas as partes envolvidas decidiram prorrogá-lo até 31 do mesmo mês. Os sindicatos se comprometeram a não iniciar uma paralisação, mas o prazo já se encerrou e nada foi acertado.
No último dia 23 de agosto foi realizado na cidade de Salvador, a final dos Jogos Estudantis da Rede Pública, com destaque para o time de futebol feminino, categoria de 12 a 14 anos, da Escola Polivalente de Livramento, que conseguiu o vice-campeonato no torneio. A nossa redação esteve nesta segunda-feira (02) na Escola Polivalente, onde falou com professor de educação física Carlos Tadeu e o diretor da escola, Givanildo Rocha, conhecido popularmente como Gil. Carlos Tadeu disse que para a conquista foi fundamental o apoio da direção da escola e que é preciso investir no esporte. Já o diretor Givanildo, afirmou que o feito é inédito. E disse que trabalho é feito desde 2016, onde aproveitou a oportunidade para parabenizar os professores de educação física do Polivalente pelo trabalho realizado.
Como uma sessão de 49 minutos, duas indicações de calçamento e um parecer de um Projeto de Lei deram início aos trabalhos da Câmara de Vereadores de Livramento, na última sexta-feira, 30. O vereador João Lousada indicou ao Executivo o calçamento ao redor da igreja da comunidade de Varzinha. E o vereador Josemar Miranda, o Zemar, fez indicação para pavimentação da Rua São Galvão, nas proximidades do Cemitério Municipal. Ficou como pauta da próxima sessão, o parecer do Projeto de Lei 12/19 relativo às contas do ex-prefeito Paulo César Oliveira, do ano de 2015. Porém, de acordo com o vereador Márcio Alan, o Alan de Gonçalinho, o parecer carece de análise por parte de uma comissão. No mais, como praxe, a plenária foi aberta para discussão livre. E o primeiro a fazer uso da palavra foi Zemar. O parlamentar trouxe à tona, novamente, sobre a situação da barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas. O vereador usou o termo “gasturando” para se referir a falta de respostas. Zemar também chamou atenção para uma emenda parlamentar que será destinada para a área de saúde. A validade da emenda era até o dia 31 de agosto. Em seu depoimento, Miranda também cobrou providências em relação ao transporte de alunos. Segundo Zemar, o aluno se machucou por conta da falta do uso de cinto de segurança. Quem também se pronunciou foi o vereador situacionista Paulo Lessa. Lessa lembrou da consulta pública realizada nesta terça-feira (03), às 14h30, no Centro Diocesano, em relação a discussão de serviços que serão prestados pela Embasa. Essa foi a primeira parte do resumo da sessão da Câmara que fazemos semanalmente. Nesta terça-feira retornaremos com a segunda parte.
Começou neste domingo (01), às quartas de finais do Campeonato Rural Livramentense. Jogos ida, duas partidas foram realizadas. Na parte da manhã, o Piçarrão foi até a Lagoa Nova e venceu os donos da casa pelo placar de 3 X 2. Já a tarde, a equipe do Nado de Cima venceu o Alves pelo placar de 1 X 0. Foram 6 gols em 2 jogos nos jogos de ida das Quartas de Finais. No Próximo domingo (8) teremos mais 2 jogos, complementando os jogos de ida desta fase da competição. Pela manhã às 08:45 jogam: Barrinha X Lourenço e na parte da tarde às 15:15 jogam: Nado de Baixo X Sítio Novo.
O número de mortes violentas no Brasil teve queda de 22% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018, segundo o Monitor da Violência, levantamento feito pelo site G1 com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. A maior redução foi registrada na região Nordeste. Em seis meses, houve 21.289 assassinatos, contra 27.371 no mesmo período do ano passado. São 6 mil a menos. Mais da metade (53%) dessa queda se deve aos números do Nordeste: 3.244 mortes a menos. Na Bahia, houve redução de 16%: foram 2.590 assassinatos entre janeiro e junho de 2019, ante 3.080 no mesmo período de 2018. No entanto, o número de assassinatos continua alto: no Brasil, há uma morte violenta a cada 12 minutos, ou 118 por dia, em média.
As queimadas no bioma Amazônia aumentaram quase três vezes no mês de agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As informações são geradas com base em imagens de satélite. É o maior número observado para o mês desde 2010. O bioma registrou, no mês passado, 30.901 focos ativos, contra 10.421 no mesmo mês ano passado. Se for considerado todo o território do país, as queimadas também tiveram alta. No total, foram 51.936 focos em agosto. O aumento é de 128% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram identificados 22.774 focos. Os números são os maiores já registrados para agosto, desde 2010. De janeiro a agosto deste ano, foram registradas 46.825 queimadas na Amazônia pelo Inpe. No mesmo período do ano passado, foram 22.165 focos ativos na região, o que representa um aumento de 111%.
Os 331 aprovados no concurso da Polícia Civil da Bahia foram homologados no último sábado (31), com a publicação do resultado final do processo seletivo no Diário Oficial do Estado (DOE). Os selecionados são 308 investigadores, 10 escrivães e 13 delegados, que serão encaminhados para o curso de formação da Academia da Polícia Civil (Acadepol), que vai iniciar no dia 23 de setembro, de acordo com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). O concurso da Polícia Civil começou em abril de 2018, e teve sete etapas eliminatórias. Mais de 48 mil pessoas se inscreveram: 35.036 mil para o cargo de investigador; 2.436 pretendentes para escrivão e 10.678 para o cargo de delegado. Os candidatos fizeram provas objetivas e discursiva, passaram por exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social.
Um homem de 43 anos, identificado como Eliezer dos Santos, foi preso por porte ilegal de arma de fogo, na última sexta-feira (30), em Brumado. De acordo com matéria do site Achei Sudoeste, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), foi acionado pela equipe de segurança da RHI Magnesita, após o flagrante em uma área ambiental da empresa. De acordo com a polícia, uma espingarda calibre .32, 18 cartuchos, sendo 4 de metal e os demais de plástico marca CBC, uma faca, um celular, uma rede e uma lanterna foram apreendidos na ação. Ainda segundo a polícia, o indivíduo poderia estar praticando a caça ilegal de animais silvestres em área de preservação ambiental. Eliezer informou a guarnição da Polícia Militar que já havia sido conduzido em outra ocasião pela mesma prática criminosa. O infrator e todo o material apreendido foram conduzidos para a apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.
Dois aparatos que roubam dados de clientes conhecidos como “chupa-cabras” foram encontrados por clientes em caixas eletrônicos de uma agência bancária em Caculé. O fato ocorreu no último sábado, 31, quando dois clientes flagraram o ocorrido. De acordo com matéria do site 97NEWS, os objetos estavam instalados em dois terminais de autoatendimento. Um dos clientes percebeu algo estranho quando depositou um valor em conta e o terminal não emitiu recibo. Ao verificar, se deu conta de que havia um chupa-cabra instalado. O objeto com uma frente falsa imitava a do caixa eletrônico. O dispositivo retiraria para os criminosos o envelope com dinheiro depositado pelos clientes. O caso ainda foi registrado na delegacia local.
Os municípios, com até 100 mil habitantes, vão receber nos próximos meses R$ 44,2 milhões do Ministério da Saúde para que possam adquirir câmaras frias a fim de ampliar a estrutura de armazenamento de vacinas e imunobiológico. A liberação dos recursos foi acertada durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite, realizada na semana passada em Brasília. A medida tem por objetivo garantir a qualidade dos imunobiológicos ofertados à população e a execução da Política Nacional de Imunizações dentro do padrão de qualidade e segurança do Sistema Único de Saúde (SUS). “Entre as vantagens da câmara fria estão o controle real da temperatura e sua distribuição homogênea, o processamento dos dados que permite acompanhar qualquer alteração no equipamento e ainda a disponibilização de bateria, caso ocorra queda de energia. Com isso, é possível garantir a qualidade e a eficácia da vacina aplicada na população, além de evitar a perda desses insumos por conta das variações de temperatura”, disse o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Julio Croda. De acordo com o ministério, além do critério do número de habitantes, o município precisa ter implantado o sistema de informação nominal do Programa Nacional de Imunizações e não dispor de uma câmara refrigerada. O dinheiro será liberado na modalidade fundo a fundo, em parcela única, pelo Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e/ou Municipais, por meio do Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde, no Grupo de Vigilância em Saúde. Todos os procedimentos e critérios para o repasse dos recursos financeiros serão divulgados em portaria que o ministério publicará em breve.
A bandeira tarifária no mês de setembro deste ano seguirá vermelha no Patamar 1, assim como em agosto. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (30). Com a bandeira vermelha haverá uma cobrança extra de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Durante o mês de julho vigorou a cobrança da bandeira tarifária amarela, na qual há um acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos. A Aneel informou que a decisão de manutenção da bandeira no patamar vermelho 1 se deu por causa de parcela significativa da energia ser fornecida por meio de usinas termelétricas, que têm custo de geração de energia mais alto. Também pesou na decisão a diminuição do volume de chuvas, com a intensificação da estação seca. "Setembro é um mês típico do final da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza permanência do quadro de estiagem, com vazões abaixo da média histórica", disse a Aneel.