
Marcos Oliver
A fim de reduzir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a Nota Técnica (NT) 11/2020, que alerta a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação. De acordo com a Anvisa, embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da covid-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos. O documento orienta também sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanitários, ou seja, os saneantes de uso domiciliar que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção. A nota foi elaborada com base nos dados dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). “Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril deste ano os CIATox receberam 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo período de 2019, e de 33,68%, com relação a 2018”, informa a Anvisa. No que se refere às crianças, foram registrados 1.940 casos, um aumento de 6,01% e de 2,7%, em relação a 2019 e 2018, respectivamente. De acordo com a Agência, os números mostram que os acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica a substâncias químicas são mais frequentes com o público infantil e, portanto, há necessidade de dispensar mais cuidados às crianças.
Orientações básicas
1- Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.
2- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.
3- Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.
4- Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.
5- Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.
6- Evite a mistura de produtos químicos.
7- Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.
8- Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.
Uma pesquisa eleitoral foi compartilhada e muito comentada neste fim de semana em Livramento de Nossa Senhora. O Jornal da 88, falou com o Professor João Paulo Junqueira, responsável pelo instituto Perfil Estatística. Nas imagens compartilhadas é possível notar o nome do instituto e devido a repercussão o Professor João Paulo procurou a Rádio 88 FM, na manhã desta segunda-feira (18), pra falar sobre o ocorrido. Confira abaixo o áudio da entrevista.
O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). O cronograma começa a partir de segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho.
Também nesta sexta, foi sancionada a lei que amplia o grupo de pessoas aptas a receber o benefício.
TUDO SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL
São 3 calendários:
1- um para recebimento em poupança social
2- um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
3- um para saque em espécie para poupança social e demais públicos
Segundo portaria sobre o calendário, assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento.
Inicialmente, os recursos estarão disponíveis apenas em na poupança social digital para movimentações digitais: pagamento de contas, de boletos e realização de compras por meio de cartão de débito virtual. Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com a data de nascimento.
Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os beneficiários vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, nos últimos 10 dias de maio. Já os saques em espécie começam na segunda-feira (18) para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão.
Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta.
Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.
Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre:
- o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento.
- o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica
- detalhes do plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização mais imediata e mais ampla.
Teich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto nesta manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois.
Divergências com Bolsonaro
Cloroquina
Nesta semana, Bolsonaro disse em entrevista na saída da residência oficial do Palácio do Alvorada que seus ministros deveriam estar "afinados com ele". O presidente fazia referência a uma postagem de Teich nas redes sociais, em que o então ministro alertava para riscos da cloroquina no tratamento de covid-19.
Bolsonaro é um defensor da cloroquina, apesar de não haver comprovação científica da eficácia do remédio no tratamento da doença.
"Olha só, todos os ministros, eu já sei qual é a pergunta, têm que estar afinados comigo. Todos os ministros são indicações políticas minhas e quando eu converso com os ministros eu quero eficácia na ponta. Nesse caso, não é gostar ou não do ministro Teich, é o que está acontecendo", afirmou Bolsonaro na ocasião.
Teich havia escrito:
"Um alerta importante: a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica. O paciente deve entender os riscos e assinar o 'Termo de Consentimento' antes de iniciar o uso da cloroquina."
Bolsonaro afirmou ainda que conversaria com o ministro sobre a alteração do protocolo do SUS para uso da cloroquina. Atualmente, o SUS ministra o remédio em casos graves. Bolsonaro quer a aplicação desde o início do tratamento.
O uso da coloroquina segue sendo estudado por vários países, mas pesquisadores ainda não conseguiram encontrar resultados conclusivos. O remédio é comumente usado no tratamento da malária.
A cloroquina foi também um dos motivos de divergência que pesaram na demissão do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, substituído por Teich.
No município de Brumado a 68 km de Livramento, já registra 131 casos de dengue. Segundo boletim da Vigilância Epidemiológica do Município divulgado nesta quinta-feira (14), além desses 131 confirmados, 453 estão em análise, 74 casos foram descartados, há 9 casos de pessoas com dengue com sinais de alarme e cerca de 667 pessoas já notificadas. Outros registros que vem crescendo no município é com relação o zika vírus, 5 casos estão em análise, 9 pessoas está com a doença aguda pelo zika vírus e 14 foram notificados. E a chikungunya um paciente está passando por análise por esta apresentando sintomas e 2 pessoas foram notificadas. O município precisa ficar em alerta pois um surto pode está a caminho, onde de acordo informações do Boletim Epidemiológico local os números são crescentes e a população tem cobrado mais ações do município no sentido de combater o mosquito vetor, inclusive com relação aos terrenos baldios que acumulam mato e lixo.
Quinta cidade mais afetada proporcionalmente pelo novo coronavírus, a cidade de Jequié também irá adotar o toque de recolher como medida de restrição de circulação. A notícia, mais uma ação de combate à proliferação da Covid-19, foi dada na noite desta última quarta-feira (13) pelo governador Rui Costa durante uma live nas redes sociais. Segundo o governador, a medida valerá a partir de hoje. Assim como foi aplicado na cidade de Itabuna, entre as 20h e 5h, apenas farmácias poderão permanecer em funcionamento. Durante a live o governador comentou ainda a preocupação que tem crescido em relação às taxas de crescimento na cidade de Lauro de Freitas. Proporcionalmente, Lauro de Freitas é a sexta cidade mais afetada pela Covid-19 na Bahia.
O presidente Jair Bolsonaro falou nesta última quarta-feira (13) que pode atrasar "um pouco" a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020. Na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro admitiu estar conversando com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre o assunto. Weintraub descarta, por enquanto, uma mudança de calendário. O presidente, porém, fez a ressalva de que a prova tem que ser realizada ainda neste ano. As inscrições para o ENEM foram abertas na última segunda-feira (11), com o valor de R$ 85,00, e os interessados devem fazer seu cadastro no site do Inep até o dia 22 de maio. Até o momento, as provas presenciais estão marcadas para acontecer nos dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital, que será testada pela primeira vez, acontecerá nos dias 22 e 29 de novembro. Vale lembrar que, por causa da pandemia do novo coronavírus, boa parte das instituições do país interromperam suas atividades no primeiro semestre letivo. Ainda assim, de acordo com levantamento do O Globo, cerca de 6,6 milhões de estudantes, em sua maioria da rede pública, não possuem acesso à internet. O Ministério da Educação (MEC) lançou uma campanha nacional defendendo a manutenção do exame, defendendo que "a vida não pode parar". Apesar disso, Abraham Weintraub se eximiu de apresentar qualquer medida que assegurasse a isonomia do processo, tendo em vista as desigualdades na educação do país. "Isso que tem que paralisar tudo é bobagem. O Brasil não pode parar, não vai parar", declarou o ministro na semana passada.
O auxílio emergencial de R$ 600, criado pelo governo federal como forma de minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) na economia, passou e passa por problemas. Além das falhas na liberação e no cadastramento de beneficiários, a lentidão no sistema e as filas e aglomerações nas agências também incomodaram muita gente. O maior, porém, ainda não tem solução: o atraso no pagamento da segunda parcela, que chegou ontem a 15 dias. Não bastasse o adiamento do calendário da segunda e da terceira parcelas do auxílio , o governo sequer terminou de pagar a primeira a todos que têm direito. Até o momento, 50,5 milhões de brasileiros já receberam, com R$ 35,5 bilhões gastos. Em coletiva na ultima segunda-feira, a Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos, afirmou que a confirmação do calendário das próximas parcelas depende do governo. A segunda parcela deveria ter começado a ser paga em 27 de abril, 15 dias atrás. Até esta quarta, nem sinal dos recursos caírem. Os únicos que não serão afetados pelo adiamento do calendário na segunda parcela são os beneficiários do Bolsa Família , que receberão entre os dias 18 e 29 de maio. Os benefícios começam a ser pagos pelos que têm Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1, e assim sucessivamente, até o NIS final 0. Segundo o governo, o atraso se deve, entre outras coisas, à necessidade de suplementar o Orçamento para realizar os pagamentos bilionários. Na prática, há mais pessoas a receber do que o previsto, o que elevou os custos. Independentemente do atraso, o governo garante que todos que têm direito ao benefício receberão as três parcelas, como prometido.
Em Livramento a única escola estadual na sede é o Colégio Estadual João Vilas Boas que já começou a entrega dos cartões. A medida busca auxiliar alunos que ficaram sem acesso à merenda escolar, por causa da suspensão das aulas em Livramento de Nossa Senhora, assim como em todo o país devido à pandemia do novo coronavírus. Falamos com o diretor do Colégio Estadual João Vilas Boas o Adalto Gomes. Segundo ele, a entrega está sendo feita no Colégio de segunda a sexta. Os alunos que ainda não retiraram seu cartão o mesmo vai ficar disponível até que o aluno procure. Na sede já foram entregues 952 cartões, no distrito de Iguatemi 79, em Itanagé 115, São Timóteo 71 cartões e Itaguaçu 51, um total de 1268 cartões entregues até o momento.
O transporte intermunicipal foi suspenso em Livramento de Nossa Senhora no final do mês de abril e segue com a suspensão. Agora mais 13 cidades baianas entraram na lista. Um decreto do governo estadual publicado na edição de hoje do Diário Oficial inseriu mais essas 13 cidades na lista de municípios com as rodoviárias fechadas, começando a valer amanhã. A medida tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus no estado. No total, são 139 municípios com o serviço suspenso. Além de Livramento encontra-se na lista também, Dom Basílio, Paramirim e outras. O decreto suspende a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Por outro lado, o decreto libera o transporte intermunicipal em Aracatu e Seabra, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19. Até a manhã de hoje a Bahia havia registrado mais de seis mil casos confirmados de coronavírus, com 225 mortes. È preciso ainda muito cuidado, lavar sempre as mães e manter a higiene do seu ambiente de trabalho e em casa.
O governo da Bahia está convocando médicos de todo o país, com experiência em UTIs ou emergência, para atuar no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O anúncio do chamamento foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Fabio Vilas-Boas, no último sábado (9), indicando a oferta de 400 vagas. Mas, até a manhã de hoje (13) apesar de ampla divulgação e publicação de edital, somente 80 profissionais haviam demonstrado interesse. “Após 3 dias de chamamento, com edital publicado continuamos com baixíssima procura. Apenas 80 médicos para uma remuneração entre R$12 e 19 mil reais por mês, para carga horária de 24 a 30h semanais. Depois dizem que tem médicos sobrando na Bahia”, disse Vilas-Boas. Entre os profissionais convocados estão intensivistas, anestesistas, pneumologistas, cardiologistas, cirurgiões e clínicos.
O ministro Luís Roberto Barroso, que tomará posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo dia 25, afirmou, por meio de um tweet hoje (13), que há possibilidade real de adiamento das eleições municipais por causa da pandemia do novo coronavírus. Na publicação ele disse "Embora exista possibilidade real de adiamento das eleições, nada foi decidido ainda. Tenho afirmado que, em junho, com base em dados médicos e sanitários, teremos um quadro definido. Se necessário adiar, o TSE fará interlocução com o Congresso, a quem cabe deliberar sobre o tema", escreveu. Apesar do posicionamento inclinado a um adiamento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) já criticou a prorrogação de mandato, causada caso o adiamento não ocorra para outro mês ainda deste ano. "Ou se vão nacionalizar as eleições municipais, ou vice-versa, se vai municipalizar a eleição nacional. Qualquer uma das duas hipóteses é ruim, sem mencionar o inferno gerencial que seria essa coincidência para o TSE", disse, em entrevista ao jornal O Globo.
O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comentou sobre a diminuição da quarentena em meio à pandemia do coronavírus no Estado. Segundo o gestor da pasta estadual, a doença ainda não inspira tranquilidade e só terá tranquilidade quando for desenvolvida uma vacina. "O mundo lá fora está começando a ficar um pouco mais seguro. Com recorde de 881 mortes em 24h, Brasil alcança 12.400 óbitos por covid-19. Para esta doença, a segurança só virá quando tivermos uma vacina", afirma Vilas-Boas. Para ele, não existe 100% de segurança, "nem em agosto, em setembro e outubro. O risco de pegar sempre vai existir, como para H1N1, mas para ela há vacina hoje", declarou. Ainda segundo o secretário, a população precisa manter as medidas de higiene para evitar uma nova onda de transmissão nos meses seguintes ao fim da quarentena. "O que devemos fazer para não ficar recluso dentro de casa é manter as precauções, manter o uso da máscara e evitar contato físico com outras pessoas até o surgimento de uma nova vacina. O risco sempre vai existir, mas ele se reduz de forma muito significativa se a gente tomar todas as precauções. Não enxergo a possibilidade da gente ter uma vida normal ainda neste ano de 2020 enquanto não surgir uma vacina", disse Fábio Vilas-Boas.
Na última sexta-feira (8) por volta das 19 horas em Livramento, a Polícia Militar foi solicitada para apoiar a Vigilância Sanitária, na Barreira Sanitária em Frente ao Centro Administrativo na Avenida Lindemberg Cardoso. Um veículo espécie micro ônibus foi abordado onde se encontrava 10 pessoas, que tinha saído de São Paulo(Capital), sentido Macaúbas. Infligindo assim Decreto Estadual que proíbe transporte coletivos durante pandemia do covid 19. Esse mesmo veículo já teria sido abordado anteriormente pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), em Vitória da Conquista, onde também foi notificado e informado das consequências. O veículo foi encaminhado para o pátio da 46ª CIPM para ser realizado os procedimentos necessários.
Um acidente de trânsito foi registrado no início da tarde deste último domingo (10) em uma estrada vicinal que dá acesso ao Bairro Recreio, em Livramento de Nossa Senhora. Conforme informações levantadas pelo Livramento Manchete, duas motocicletas colidiram frontalmente, próximo a ponte da Ladeira do Bonfim. Com o impacto da colisão os motociclistas foram lançados ao solo, um deles um jovem de 19 anos, sofreu escoriações em algumas partes do corpo. Já o outro rapaz sofreu apenas uma leve lesão em dos membros inferiores. Populares acionaram o SAMU 192 e as vítimas receberam os primeiros socorros e posteriormente foram levados para UPA 24h.