
Marcos Oliver
O comandante Wagner Rocha, da 46ª CIPM, Companhia Independente de Polícia Militar, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi condecorado com a Medalha Marechal Argolo - Visconde de Itaparica. A honraria que foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia no último sábado dia 02 de abril, é fruto de cumprimento do dever na manutenção da ordem pública, segurança interna e por relevantes serviços prestados. Capitão Wagner Rocha, natural da cidade de Vitória da Conquista, está a frente da 46ª CIPM, desde setembro de 2021 e vem se destacando pelos serviços prestados nas nove cidades competentes à Companhia, um grande amigo da imprensa, e merecedor da homenagem recebida.
Nas últimas 24 horas, a Bahia não registrou novos casos de Covid-19, segundo dados divulgados ontem, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Essa é a primeira vez que não há novos registros da doença em um dia, desde o início da pandemia, em março de 2020. As boas notícias em relação à redução dos casos devem-se à vacinação. Até o momento, a Bahia tem 11.490.834 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.514.892 com a segunda dose ou dose única e 4.905.776 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 813.652 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 175.569 tomaram também a segunda dose.
O município de Livramento de Nossa Senhora está há dias sem novos registros de casos da covid-19. Segundo informações dos boletins já divulgados, o último registro foi dia 21 de março, onde constava um caso ativo. A partir do dia 22 do mesmo mês, foram zerados os casos ativos, situação que permanece até então, totalizando 14 dias. No boletim divulgado nesta última segunda-feira (04), além dos casos ativos que estão zerados, não há registro de novos exames realizados nem mesmo de pessoas monitoradas. Do início dos registros até o momento são 4.150 casos confirmados e 4.064 se curaram, além de infelizmente 86 óbitos. Esse alcance é resultado da vacinação que já alcançou 95,56% (42.133) de pessoas imunizadas com a primeira dose, 89,34% (39.392) com a segunda dose e 54,29% (23.935) com a dose de reforço.
Foi realizado em Oliveira dos Brejinhos a primeira prova de ciclismo desafio Cordilheira do Espinhaço, tendo a participação dos ciclistas livramentenses Leonardo Meira, Pedro Matias, Geraldo Cardoso, Moisés Dourado, Rondernei Chapolin, Ricardo Ramos e Lane Ribeiro. Destes, cinco ciclistas de Livramento foram destaques, subindo ao pódio em primeira colocação Moisés Dourado, na categoria masculina, e Lane Ribeiro como primeira colocada na categoria feminina. Ocuparam lugar em outros pódios, os ciclistas Rondernei Chapolin, Geraldo Cardoso e Ricardo Rego. Atletas da cidade de Dom Basílio também participaram, sendo destaque Murilo Caires, primeiro colocado na categoria Peso Pesado. Parabenizamos os atletas pela participação e pelo brilhante desempenho.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (4), com previsão de duração de dois meses, até 3 de junho. Com a distribuição de 80 milhões de doses da vacina contra Influenza, o Ministério da Saúde espera imunizar 76.5 milhões de pessoas dos grupos considerados prioritários.Segundo a pasta, o dia D de mobilização nacional está previsto para 30 de abril e a campanha será dividida em duas etapas: a primeira entre 4/4 e 2/5, e a segunda entre 3/5 e 3/6.
No período inicial, serão vacinados os idosos com 60 anos de idade ou mais e trabalhadores de saúde. Já a segunda etapa inclui os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos. gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Leia Mais
Governo deixa de exigir quarentena na entrada de viajantes não vacinados contra Covid-19
Governo deixa de exigir quarentena na entrada de viajantes não vacinados contra Covid-19
Prazo de validade de novos lotes da vacina da Fiocruz é ampliado pela Anvisa
Prazo de validade de novos lotes da vacina da Fiocruz é ampliado pela Anvisa
Vacina da dengue gera resposta imune em mais de 90% dos voluntários, diz estudo
Vacina da dengue gera resposta imune em mais de 90% dos voluntários, diz estudo
O Ministério da Saúde afirma que a vacinação contra a gripe é uma estratégia “para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19“.
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, até o dia 19 de março, 4.917 casos de Influenza resultaram em internações em todo o Brasil neste ano. A maior parte deles (2.023) está na região sudeste.
Do total de casos de Influenza que resultaram em hospitalização, 1475, ou seja 30%, acometeram pessoas em faixas etárias excluídas do grupo priorizado pelo SUS, dos 6 aos 59 anos.
A vacina contra influenza utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é atualizada anualmente para que a dose seja efetiva na proteção contra as principais cepas do vírus em circulação, como H1N1, H3N2 (incluindo a cepa Darwin, responsável por um surto no final de 2021) e tipo B.
Sarampo
A cidade de São Paulo inicia também nesta segunda a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite. Contra o sarampo, as crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade deverão ser vacinadas, além de profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.
Contra a pólio, estão aptas todas as crianças menores de cinco anos com vacinação em atraso ou sem histórico de vacinação. A imunização será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende vacinar 95% das 709.273 aptas para imunização. Para os profissionais de saúde, a estimativa de público é de 585.913 trabalhadores que atuam na cidade.
Em 2016, o Brasil recebeu a certificação da eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Entretanto, em 2018, o vírus foi reintroduzido no país, ocasionando um novo surto com 9.325 casos no Brasil.
Em 2019, o município de São Paulo registrou 9.347 casos confirmados, com cinco óbitos. No ano seguinte, foram confirmados 454 casos e um óbito e, em 2021, sete casos foram confirmados e nenhum óbito foi registrado.
A SMS afirma que a vacinação é essencial para o combate ao sarampo. Em 2019, a capital atingiu a meta e imunizou 98,65% do público-alvo. Já em 2020 e 2021, em razão da pandemia de Covid-19, a cobertura ficou abaixo da meta, cobrindo 85,42% e 83,24%, respectivamente.
Em relação à imunização contra pólio, o mais recente ano com cobertura vacinal superior a 90% foi 2015, quando 95% do público-alvo foi imunizado. Em 2020, o índice foi de 81,95%; e de 77,99% em 2021.
O registro do último caso confirmado no Brasil ocorreu na cidade de Sousa, na Paraíba, em 1989. No estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio.
Após o anúncio feito pelo governador Rui Costa da suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos em toda a Bahia, o decreto que oficializa a medida foi publicado na noite do último sábado (3) no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a publicação, a determinação é válida para espaços com ventilação natural e onde deve ser observado o distanciamento social adequado.
O uso de máscaras de proteção contra o coronavírus segue obrigatório em transportes públicos, como metrô, ônibus, lancha e ferry boat, e os locais de acesso para esses equipamentos, como estações de embarque.
A máscara também segue obrigatória em hospitais e demais unidades de saúde, como clínicas, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e farmácias, além de shopping centers, bares e restaurantes; teatros, cinemas e museus; igrejas e outros templos religiosos; escolas e universidades.
Também de acordo com o decreto, o uso de máscaras segue obrigatório, mesmo que em lugares ao ar livre, em filas de atendimento de serviços públicos ou privados; em ruas que funcionam como corredores comerciais e em outros lugares com características semelhantes, com intensa interação entre pessoas, como feiras livres.
O decreto ainda recomenda que idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que vacinados contra o Coronavírus, mantenham o uso de máscaras como garantia de proteção.
Para os eventos em ambientes fechados, as determinações anteriores, com uso de máscara e acesso exclusivo para pessoas vacinadas contra a Covid-19, seguem valendo.
Logo após o anúncio do governador Rui Costa, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, suspendeu o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos na capital baiana.
O prefeito comemorou a medida e disse que esse é mais um passo para que a população retorne à rotina pré-pandemia.
O anúncio da suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras no estado foi feito pelo governador da Bahia, Rui Costa, na manhã de sábado (2), na cidade de Brejões, no sudoeste, onde ele esteve para assinar convênios para obras de infraestrutura.
De acordo com Rui, a decisão foi tomada após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ocorrida na noite de sexta-feira (1º) e outros detalhes constarão em decreto que deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado. Como ainda não foi assinado o decreto, a medida ainda não está em vigor.
"A gente assina o decreto liberando o uso de máscaras em áreas abertas e daqui por diante esperamos contar com vocês pra seguir com a vacinação. Permanece, o uso [das máscaras] em ambientes fechados, principalmente em áreas confinadas como ônibus, metrô, elevador, enfim...em locais onde o vírus se transmite mais facilmente", disse Rui.
Cidades anteciparam medida
Antes mesmo do anúncio do governador, prefeituras de 12 cidades baianas já haviam determinado a suspensão do uso obrigatório de máscaras em espaços abertos. A última a adotar a medida foi Alagoinhas, a cerca de 160 km de Salvador, cujo anúncio foi feito na sexta-feira.
Além disso, Vitória da Conquista e Porto Seguro liberaram o uso da máscara em quaisquer ambientes, sejam eles abertos ou fechados.
O Palmeiras é o campeão Paulista de 2022 após vencer o São Paulo por 4x0. O alviverde dominou a partida em casa, no Allianz Parque, após ter perdido o jogo de ida no Morumbi por 3x1.
O primeiro gol do time do técnico português Abel Ferreira foi marcado por Danilo, aos 27 minutos do primeiro tempo. Ainda na primeira etapa, Zé Rafael ampliou o placar - após lance revisado pelo VAR na disputa entre Danilo e Calleri na origem da jogada oficializar o gol.
Logo aos 2 minutos do segundo tempo, Raphael Veiga ampliou o placar para 3x0, com o São Paulo ainda ameaçando pouco o time palmeirense e poucas chances claras de gol. Veiga terminou de selar a vitória palmeirense com um gol aos 35 do segundo tempo.
O jogo teria ainda expulsão de Rafinha, aos 44 do segundo tempo, após briga do lateral com o atacante Wesley.
O São Paulo buscava o primeiro título sob comando do técnico e ídolo Rogério Ceni, que assumiu o comando do time para esta temporada.
No ano passado, o São Paulo bateu o Palmeiras em seu primeiro título em nove anos. Em 2021, as equipes empataram sem gols no Allianz Parque, no jogo de ida. Na volta, em casa, o São Paulo levou a melhor por 2 a 0, com o volante Luan e o atacante Luciano balançando as redes.
A vitória deste domingo sela a boa fase do Palmeiras nos últimos anos. O time foi bicampeão da Libertadores nas últimas duas temporadas, campeão Paulista em 2018 e 2020, a Copa do Brasil de 2020 e o Campeonato Brasileiro de 2018. A conquista é a 24ª taça do Paulistão conquistada pelo Palmeiras.
Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 podem solicitar isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (4). O procedimento deve ser feito na página do participante até as 23h59 de 15 de abril.
Tem direito à isenção no Enem 2022 quem:
* vai concluir o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
* cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
* tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);
* ou participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda.
O prazo também é válido para quem precisa justificar a ausência da edição de 2021. A justificativa é necessária para quem quer ter direto à isenção de taxa em 2022.
O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 22 de abril. O candidato que não tiver o pedido aceito pelo Inep ainda poderá solicitar o recurso de 25 a 29 de abril.
Os pedidos de isenção do Enem 2022 começam adiantados em comparação com 2021, quando as solicitações foram enviadas de 17 e 28 de maio. Na ocasião, candidatos relataram ao g1 que fizeram o requerimento de isenção, mas solicitação "desapareceu" do sistema.
Candidatos que faltaram ao Enem 2020 por medo da Covid também não conseguiram a isenção em 2021 e só puderam fazer a prova sem cobrança de taxa após decisão do STF de reabrir as inscrições do exame. A prova foi aplicada para estes participantes em janeiro de 2022.
Justificativa
Para justificar a ausência no Enem 2021 ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022, o participante precisa informar o CPF e a data de nascimento. As informações pessoais devem ser iguais às disponíveis na Receita Federal. E-mail e telefone para contato completam a solicitação.
Além disso, para ter a justificativa analisada, o participante deve enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Os documentos devem estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.
Cronograma das solicitações
- Justificativa ou solicitação de isenção: 4 a 15 de abril;
- Resultado das solicitações: 22 de abril
- Recurso: 25 a 29 de abril
- Resultado do recurso: 6 de maio
Pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal por consequência da covid-19 poderão ser tratados com baricitinibe. O medicamento - que passa a ser primeiro para o tratamento da covid-19 incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - já tem registro no Brasil com indicação para artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 34/2022 assinada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) no Diário Oficial da União.
O baricitinibe já havia sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como tratamento para casos graves da doença e teve recomendação de incorporação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante o processo de análise da Conitec, o tema foi submetido à consulta pública, entre os dias 15 e 24 de março, para contribuições de especialistas e da sociedade em geral.
A recomendação final da comissão, favorável à incorporação, foi tomada em reunião extraordinária, convocada na última quarta-feira (30). Os estudos analisados pela comissão apontam que o uso do medicamento pode contribuir para uma redução significativa de mortes por covid-19 de pacientes adultos hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que precisam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.
O baractinibe é um medicamento que atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios. De forma mais específica, ele diminui a ação da interleucina-6 (IL-6), substância ligada à ocorrência de reações inflamatórias geradas por diversas doenças e se apresenta com níveis elevados em casos mais graves da doença.
Os saques não são obrigatórios, mas o dinheiro será disponibilizado de forma automática. Caso o trabalhador não tenha interesse, basta não efetuar nenhuma transação que o montante voltará à conta.
A partir do dia 20 de abril , os trabalhadores que tenham conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão realizar saques de até R$ 1.000. As retiradas vão ser liberadas conforme os meses de aniversário. O dinheiro pode ser sacado até o dia 15 de dezembro. Os pagamentos vão ser feitos pela Caixa Econômica.
Sou obrigado a sacar?
Não. Os saques não são obrigatórios, mas o dinheiro será disponibilizado de forma automática. Caso o trabalhador não tenha interesse, basta não efetuar nenhuma transação que o montante voltará à conta.
Como posso sacar?
Os saques estarão disponíveis no aplicativo Caixa Tem. Você pode baixar pela Google Play ou pela App Store. Após os valores entrarem na poupança social digital, o trabalhador já poderá pagar boletos e fazer compras em supermercados e padarias com o QR, utilizando o aplicativo.
Quando os saques estarão disponíveis?
Os valores serão liberados conforme a data de aniversário do titular da conta. Assim, os nascidos em janeiro já podem retirar o dinheiro na primeira data, dia 20 de abril. A data limite para os saques é no dia 15 de dezembro.
Confira o calendário completo
Mês do Nascimento Valores liberados
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 04 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1º de junho
Novembro 08 de junho
Dezembro 15 de junho
Previsões do Governo Federal cerca de R$ 42 mihões de pessoas podem realizar o saque e a estimativa é que sejam injetados R$ 30 bilhões de reais na economia. Com essa liberação, o governo espera diminuir o endividamento das famílias, causado pela pandemia da covid-19.
Segundo o economista Max Leno, ao fazer uma análise macroeconômica, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode ser beneficiado com a medida, já que o potencial de consumo das famílias é um elemento que compõe a estimativa do índice. “Tendo em vista que há essa possibilidade de injeção desses recursos da ordem de vários bilhões de reais na economia brasileira e isso pode representar uma injeção que possa vim a beneficiar esse elemento constitutivo do PIB, que representa uma porcentagem do cômputo do índice”, explica.
Saques: O que fazer com o dinheiro?
Rosimara Ventura tem 34 anos e é auxiliar de serviços gerais em Vitória, no Espírito Santo. Ela participou dos primeiros saques, em 2020, e diz que o dinheiro ajuda no orçamento de casa. “ Tudo muito alto. Talão [boletos], alimentação e o pouco que vem dá um alívio. Ainda mais que sou só eu que trabalho e tenho quatro pessoas desempregadas. Dá pra aliviar um pouco. Eu tinha talões acumulados, já não vou ficar com a água cortada.”
Ainda de acordo com o economista, a utilização desses valores tem aspecto bastante pessoal e cada pessoa deve pensar bem quais são as destinações para esse eventual recurso. "Como as taxas de juros estão em patamares mais altos do que nos outros anos, isso tem impactado tanto sob o ponto de vista do nível de endividamento, porque as dívidas acabam crescendo muito em função dessa taxa. Então, aqueles que têm cautela ou querem efetivamente tentar o nível de endividamento, essa pode ser uma decisão prudente, que é justamente direcionar recursos para reduzir ou até quitar esse nível de endividamento." explica.
Para aqueles que estavam aproveitando essa oportunidade para efetuar qualquer tipo de compra necessária, pode também ser um bom momento. Já o trabalhador que consiga poupar, existem muitas aplicações financeiras que estão acompanhando o ritmo da elevação da taxa de juros. Mas Max Leno lembra que é necessário que cada um avalie o seu perfil para ter certeza de onde investir o dinheiro.
“Se são perfis mais conservadores, é mais prudente que esse dinheiro seja aplicado em modalidades de aplicação financeiras mais conservadoras, como poupança ou aquelas que não tragam tanto risco. Já no caso dos aplicadores que têm um perfil mais agressivo, tem algumas possibilidades no mercado de capitais e também nas próprias instituições financeiras.”
O preço do botijão de gás teve novo reajuste na Bahia, conforme divulgado pela Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe, nesta quinta-feira (31). O aumento entra em vigor na sexta (1°) e será entre R$ 5 e R$ 7.
O primeiro reajuste deste ano aconteceu no dia 3 de fevereiro, quando o valor do produto chegou até R$ 120, de acordo com Sindicato dos Revendedores de Gás. Com o novo aumento, o valor médio do botijão em Salvador deve ser R$ 132.
À reportagem da TV Bahia, a empresa que administra a refinaria disse que os reajustes acontecem por causa da cotação do petróleo, da variação do dólar, além do custo logístico para a entrega do produto.
Em setembro de 2020, um botijão custava em média, R$ 68 no estado. Em 2021, o valor chegou a R$ 105 em Salvador.
No início da tarde da última quarta-feira, dia 30, um acidente de trânsito ocorreu na BA-148, trecho da Serra das Almas que liga as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Segundo informações, o motorista de um caminhão munck descia sentido Livramento quando perdeu o freio e quase bateu em um veículo que seguia em sentido oposto e, para evitar um acidente ainda pior, o motorista do caminhão retirou o mesmo para fora da pista, vindo a descer na ribanceira. O SAMU 192 foi acionado e prestou os primeiros socorros ao motorista, que foi encaminhado para Upa 24 Horas de Livramento apresentando luxação da clavícula e braço e, por esta razão, teve o membro imobilizado. Segundo as últimas informações, seu estado de saúde não é grave e ele passa bem.