Então, caros leitores, em Livramento, muita especulação. Mas o que se tem dito por aí, é que o ex-prefeito Paulo Azevedo, o Dr Paulo, deve voltar à cena política no ano que vem, integrando uma chapa com o atual prefeito, Ricardinho. Porém, o que não se sabe, é se Paulo deve concorrer a vaga de vice ou se Ricardinho será seu vice. Outros nomes, como o do médico Valdirando Silva, também podem concorrer pela cadeira do executivo livramentense, hipótese esta confirmada pelo próprio Valdirando em entrevista ao Jornal Tribuna do Sertão. Outro que também cobiça a Prefeitura Municipal é Erasminho da Manga, e o mesmo disse já ter uma estratégia de campanha: “farei uma campanha só pelas redes sociais, com foco no WhatsApp”, disse Erasmo a um dos nossos repórteres em um encontro casual. No caso de Carlos Batista, o Carlão, que foi prefeito de Livramento por duas vezes, que muitos afirmam ser o maior nome da oposição livramentense atualmente, segue com pretensão política indefinida. Pessoas próximas a ele afirmam que o médico deve participar do pleito de 2020, mas apenas com seu apoio eleitoral, ou seja, sem se lançar candidato. Existe burburinho que até a vice prefeita, Joanina, deve se lançar como candidata. Todavia, vale lembrar, aos nossos ouvintes, que essas informações são de bastidores, por tanto, não oficiais.
Nesta quarta-feira de cinzas, tem-se o início da quaresma; que é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. O bispo de Livramento, Dom Armando, concedeu uma entrevista à 88 em que falou sobre a importância do rito
Segundo informações da 46ª CIPM, o carnaval de Rio de Contas foi marcado pela tranquilidade. Em nota enviada à Imprensa de Livramento, a 46ª CIPM, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Rondesp,CIPPA, Polícia Técnica, Polícia Civil e Prefeitura Municipal, registrou a abordagem a centenas de veículos entre carros e motocicletas; foram extraídos autos e conduções por alcoolemia, além de mais 200 testes de alcoolemia. A 46ª CIPM informa, ainda, que 2 (duas) pessoas foram presas por poluição ambiental, art. 54 da Lei. Quatro aparelhagens sonora e três veículos com som automotivo foram apreendidos. Não houve registro de ocorrências graves, como homicídios e acidente com vítima fatal nas rodovias que levam o folião ao circuito da festa momesca. Outras dezenas de notificações foram aplicadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mais uma vez, a Polícia Militar da Bahia, por meio de suas ações, garantiu mais um Carnaval seguro em Rio de Contas e na Região.
O carnaval termina oficialmente hoje, e segundo a Polícia Militar, com poucas ocorrências policiais, nas cidades de Rio de Contas, Paramirim e Jussiape, segundo a 46ª Companhia Independente da Polícia Militar, CIPM. Conforme informou parcialmente a entidade, não houve acidentes com vítimas fatais, como também homicídios, nem sequer ocorrências de lesão corporal. No caso de Rio de Contas, destino predileto do livramentense, a PM informou que dois aparelhos celulares foram furtados, três veículos foram apreendidos por fazerem uso de som acima dos decibéis permitidos, além de caixas de som que foram apreendidas em residências por perturbação ao sossego alheio. Para a PM, a colaboração da sociedade junto com a atuação da corporação têm sido fundamentais para que o carnaval na região seja pacífico e ordeiro. A PM, enviou a nossa redação, um balanço de sua atuação: 332 veículos abordados, 985 pessoas abordadas , 90 veículos autuados, 157 testes de alcoolemia, 17 autos por alcoolemia, 04 conduções por alcoolemia. Esses são os números divulgado pela PM durante atuação no carnaval.
Não é não! É com esta mensagem em forma de adesivo e até mesmo por meio de tatuagem removível, que mulheres de todo o país estão engajadas numa campanha que visa combater o assédio masculino que se intensifica na festa momesca. A frase tem como objetivo conscientizar aos homens que aceitem as negativas das mulheres quando estas são cortejadas. “A ideia era colar uma tatuagem temporária nas moças que fossem curtir a folia com uma frase direta: “Não é não!“. O projeto surgiu quando as amigas conversavam sobre uma triste e corriqueira realidade dos festejos brasileiros. Uma garota foi agarrada, tentou se desvencilhar e disse: “Não! Eu falei não, você não entende? Não é não!”, descreveu Barbara Menchise (Menquise), uma das idealizadoras do projeto em entrevista ao site Hypeness (Ripines).
Atualmente, a campanha que foi iniciada em 2018, recebeu o apoio de políticas, a exemplo da deputada baiana Alice Portugal, de atrizes famosas como Maria Casadevall, Letícia Colin, entre outras. Por tanto, neste carnaval, meus caros, não é não!
Duas pessoas morreram e três ficaram feridas na explosão de uma mina de ouro localizada na divisa entre os municípios de Barrocas e Teofilândia, na Bahia, na madrugada de hoje. A mina, única na hoje região, pertence à mineradora Leagold (lê-se: lealgoude) que ainda não se manifestou.
A Polícia Civil de Teofilândia investiga as causas do acidente. De acordo com informações do jornal Correio, de Salvador, a explosão ocorreu durante o terceiro turno de trabalho de operários da mina - conhecido como corujão. No momento do acidente, era feito o carregamento de frente, termo utilizado para preparação do local de detonação de uma determinada área para retirada de minério. A explosão vitimou fatalmente Leomar Brito Cordeiro e Murilo Souza de Oliveira, que chegaram a receber atendimento médico, mas não resistiram.
Segundo os economistas, o PIB brasileiro-soma das riquezas produzidas no país- teve um tímido crescimento o ano passado. De acordo com o IBGE, o índice chegou em 1,1%, totalizando R$ 6,8 trilhões em 2018. Porém, de acordo com analistas de economia, não se espera algo muito animador para 2019. Para eles, na melhor das hipóteses, o PIB pode chegar a 2%. No entanto, diante do cenário incerto, uma notícia tem animado os comerciantes: mais brasileiros estão saindo da restrição de crédito. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito ao Crédito (SPC Brasil) mostram que cresceu 11,5% o volume de brasileiros inadimplentes que regularizaram suas pendências e que saíram do cadastro de devedores. Por tanto, crédito aberto e mais consumo, e que de acordo com os economistas, ajuda a girar a roda da economia, impulsionando todos os setores de produção, como o automotivo, vestuário, construção civil, entre outros.