
Operador 88
Após as chuvas registradas neste mês de março em Livramento de Nossa Senhora e nos demais municípios da região sudoeste, o volume de água da Barragem Luis Vieira, também conhecida como Açude Brumado, em Rio de Contas, atingiu 25.000.000m³, equivalente a 23,79% de sua capacidade, com recarga de 5.542.000 m³. Com isso, fica praticamente garantido aos fruticultores a irrigação uma vez por semana no Perímetro Irrigado, neste ano de 2018.
Uma plantação com cerca de 20 mil pés de maconha foi encontrada em Xique-Xique, na região de Irecê, ontem terça-feira (13). Segundo a Polícia, a plantação, situada no povoado de Retiro da Picada, contava com o sistema de irrigação por gotejamento. Além disso, havia um local para secagem da erva. Os pés mediam até 2 metros de altura. Ainda segundo a Polícia, os agentes chegaram ao local após uma denúncia anônima. Ao perceber a chegada dos agentes, homens que estavam no local fugiram por um matagal. No local, também foram encontrados 40 quilos de maconha divididos em dois sacos. Uma amostra da plantação foi retirada e o restante incinerado. "Agradecemos a confiança da população denunciando com total sigilo. Temos uma noção dos proprietários e vamos trabalhar para chegarmos neles", informou o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez.
O presidente Michel Temer afirmou hoje (14) que não pretende acabar com o Bolsa Família e que o programa deve receber aumento em breve. Temer fez a declaração durante sua participação na abertura do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que ocorre em São Paulo até amanhã.
“Eu não estou pregando isso [a eliminação do Bolsa Família], estou pregando a manutenção, que aliás, ganhou um aumento no início do meu governo e deverá muito proximamente ganhar um novo aumento. Então, estamos pregando que haja uma evolução no tópico da responsabilidade social”, esclareceu Temer.
Em seu discurso de apresentação, Temer admitiu que a pobreza extrema é um dos desafios do país e explicou que o objetivo de seu governo é evitar que programas assistencialistas ainda estejam na pauta do país nos próximos anos. Pra isso, ele defende uma “evolução” do programa até sua possível eliminação a longo prazo.
O presidente enfatizou que o programa faz parte de um dos eixos prioritários de sua gestão, a responsabilidade social, e que o valor concedido às famílias beneficiários sofrerá reajuste, sem dar detalhes sobre o aumento.
Em sua fala, o presidente também resumiu as principais iniciativas de seu governo na área de responsabilidade fiscal, como a reforma trabalhista, a limitação dos gastos públicos, entre outras medidas que contribuíram para o fim da recessão econômica. Temer também destacou o diálogo como uma das expressões que pautam o governo atual.
As operadoras de telecomunicações tiveram o maior número de reclamações feitas pelo portal consumidor.gov.br em 2017. De acordo com dados divulgados hoje (14) pelo Ministério da Justiça essas empresas concentraram 43,3% das reclamações. A maior parte, foi em relação a cobrança por serviços não contratados.
Atrás dessas empresas, estão os bancos, financeiras e administradoras de cartão, com 20,4% das reclamações; os bancos de dados e cadastros de consumidores, com 14,5%; o comércio eletrônico, com 8%; os fabricantes de eletroeletrônicos, com 3,2%; transporte aéreo, com 2,5%; e varejo, com 1,5%. Demais segmentos juntos concentraram 6,6% das reclamações.
No ano passado, o índice médio de solução das empresas foi 80,8% e o prazo médio de resposta, 6,3 dias. Com o maior número de reclamações, as operadoras de telecomunicações tiveram também o maior índice de resolutividade, 88,6%.
Entre essas empresas, a maior parte das reclamações foi em relação a cobranças por serviços ou produtos não contratados (17,25%); em relação a ofertas não cumpridas ou publicidade enganosa (12,23%) e cobranças indevidas ou abusivas para alterar ou cancelar um contrato (10,22%).
As reclamações foram principalmente sobre telefonia móvel pós-paga (19,15%); pacote de serviços, os chamados combo (17,89%); e, internet fixa (12,43%).
Em relação aos bancos, fiananceiras e administradoras de cartão, a maior parte das reclamações foi por cobrança de valores não previstos ou não informados (10,06%). Os cartões de crédito, débito ou de lojas foram os assuntos mais reclamados pelos usuários, concentrando 40,54% das reclamações feitas em relação a essas instituições.
A maior parte dos usuários que fizeram as reclamações é homem (60%), com idade entre 21 e 30 anos (33,4%).
Consumidor.gov.br
O portal consumidor.gov.br foi lançado em junho de 2014 e é um serviço público, gratuito, de utilidade pública, acessível de qualquer lugar pela internet, para a solução de conflitos de consumo pela internet. O portal permite a interlocução direta entre consumidores e empresas.
No ano passado, 341.585 usuários e 54 empresas se castraram no portal. No total, foram feitas 470.748 reclamações, o que representa um aumento de 63% em relação a 2016.
Desde a criação do portal, em junho de 2014 foram feitas aproximadamente 1,1 milhão de reclamações, de acordo com dados disponíveis no próprio portal. São 840.865 usuários e 422 empresas cadastrados.
A plataforma é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Minsitério da Justiça, pelos Procons, Ministérios Públicos, órgãos de controle, pelas Defensorias Públicas, Agências Reguladoras, entre outros órgãos, e pela sociedade.
Na manhã do último sábado (10), por volta das 7:00h, um homem identificado como Luiz Francisco Caldas, de 64 anos, foi encontrado morto no interior de um veículo em uma estrada vicinal que da acesso ao povoado da Barrinha à comunidade de Formosa. Segundo informações apuradas pela redação da Rádio 88 FM, foi observado no corpo da vítima perfurações provenientes de disparos por arma de fogo. Se realmente o fato se comprovar após perícia no Instituto Médico Legal de Brumado, fica configurado execução. Ainda segundo informações, os pertences da vítima não foram levados pelos autores do crime o que reforça mais ainda a tese de que a vítima tenha sido executada. Caldas trabalhava em uma distribuidora de frutas, e estava transportando trabalhadores, e ao retornar foi assinado. A Polícia Civil de Livramento irá investigar as motivações para o crime. A perícia esteve no local e após procedimentos de praxe o corpo foi encaminhado para o (IML), Instituto Médico Legal de Brumado.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (9) a 49ª fase da Lava Jato, Buona Fortuna. A ação mira o pagamento de propina a agentes públicos e políticos por parte de empreiteiras interessadas nos contratos de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. São cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Curitiba, Guarujá, Jundiaí e São Paulo. OS mandados foram expedidos pelo Juízo Titular da 13ª Vara Federal de Curitiba.
Um casal foi preso com 20 kg de cocaína dentro de um ônibus, no km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. Durante abordagem no coletivo, que fazia linha Campinas a Salvador, a droga foi apreendido com uma mulher de 38 anos e um homem, colombiano, de 25 anos. Os nomes não foram divulgados. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles transportavam o entorpecente para Salvador, onde receberiam o valor de R$ 5 mil.
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) afirma que 74% do algodão plantado na Bahia recebeu certificação do Programa Algodão Brasileiro (ABR) - que atua em benchmarking (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência ) com o Better Cotton Iniciative (BCI) - de melhores práticas socioambientais sustentáveis.
Na última safra (2016/2017), de acordo com a coordenadora do programa Sustentabilidade da ABAPA, Bárbara Bonfim, 74% da área plantada de algodão recebeu a certificação, que abrangeu um total de 140,4 mil hectares e que comprovam excelência com parâmetros mundiais na adoção de práticas sustentáveis no campo, a exemplo do cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalhador, legislação trabalhista, uso racional e preservação do meio ambiente e aplicação de boas práticas agrícolas na produção do algodão.
Com esses selos, os agricultores baianos comprovam ações ambientalmente responsáveis e relações justas de trabalho. Eles também passam a ficar alinhados às demandas do mercado consumidor global, garantindo acesso irrestrito a novos nichos que prezam a qualidade da pluma e sustentabilidade em sua produção. “Tivemos uma adesão em massa dos produtores de algodão baianos ao programa ABR, ou seja, quase a totalidade deles se interessaram e puderam avaliar as suas rotinas em todas as áreas, econômicas, ambiental e trabalhista, e 48 deles conseguiram passar pelos rigorosos critérios do programa ABR/BCI. Isto mostra que os agricultores, principalmente do oeste da Bahia, já respeitam as legislações e se preocupam com o meio ambiente e a sustentabilidade”, explica a coordenadora.
O Brasil é, hoje, o quinto maior produtor de algodão mundo e o primeiro em fornecimento de fibra sustentável licenciada pela BCI. O programa ABR derivou de uma iniciativa desenvolvida pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), em 2005, e foi replicado nacionalmente pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, a partir de 2009. Em 2013, teve início o benchmarking entre o ABR e a BCI.
A Polícia Civil prendeu ontem (07), um Personal Trainer, após denúncia de sua cliente, a mesma ao chegar a sua residência percebeu que suas joias haviam desaparecido. De imediato a mulher verificou as imagens das câmeras do circuito de segurança e reconheceu o autor como sendo o seu próprio Personal Trainer. A Polícia Civil foi acionada e após verificar as imagens, efetuou a prisão em flagrante do individuo por “furto qualificado pelo abuso de confiança”.
Confira o áudio da entrevista com o Delegado Titular Dr.Cláudio Oliveira:
Um veículo da cidade de Rio de Contas, que deveria ser usado para prestar serviços a Atenção Básica de Saúde, foi flagrado em um estacionamento, de uma grande rede de lojas de Vitória da Conquista. Segundo informações apuradas pela redação da Rádio 88 FM, o veículo estava a disposição de parente de funcionário da prefeitura para realizar compras. Esta é a segunda vez que veículos ligados a Secretária de Saúde são flagrados em locais que não justifica a verdadeira função para as quais foram adquiridos pelo Município. Convêm salientar que no primeiro episódio a Secretaria de Saúde emitiu nota prestando esclarecimentos. Pelo visto a Secretária terá que se mobilizar para prestar mais um esclarecimento e desta vez bem convincente.
O prefeito de Caculé, no sudoeste baiano, José Roberto Neves, o Beto Maradona (DEM), registrou queixa por ter sido vítima de estelionatário. Ao Bahia Notícias, o gestor disse que o caso tem ocorrido há cerca de um mês. Nesta segunda-feira (5), uma mulher quase cai no golpe após combinar a venda de uma van com um homem que se passava por Beto Maradona. “Uma mulher saiu de Cristópolis para entregar uma van para mim, pode um negócio desse, combinou de vender a van dela. No meio do caminho, ela viu a minha foto, desconfiou e foi na delegacia. Alguém ia roubar ela se passando por mim”, relata o prefeito. Segundo Neves, que registrou queixa na delegacia da cidade na semana passada, o suspeito pode ser alguém da região sudoeste, principalmente, que esteja em algum presídio. Ainda segundo o mandatário, o acusado usa fotos postadas em redes sociais pelo prefeito para enganar as vítimas. “Eles pegam no Facebook, botam a foto no celular e sai por aí dizendo que sou eu”, contou. O caso é investigado pela Polícia Civil local.
Cerca de 50 bandidos tocaram terror no final da noite desta segunda-feira (5), em Eunápolis, Costa do Descobrimento, interior da Bahia. A quadrilha atacou uma empresa de segurança e na ação, um vigilante morreu. Outras cinco pessoas ficaram feridas durante o ataque.
De acordo com o site Radar 64, os bandidos fizeram os trabalhadores de refém. Para evitar a ação da polícia, o grupo bloqueou as principais entradas da cidade, colocando uma carrega atravessada em um trecho da BR-101. Além disso, uma ponte doi incendiada nas proximidades da BR-367.
Os bandidos encurralaram quartéis da Polícia Militar e viaturas foram incendiadas em frenta aos pelotões. No ataque, o grupo também utilizou dinamites, granadas e explosivos. Ainda segundo o site, tiros foram disparados várias vezes e fachadas de muitas lojas ficaram danificadas.
A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nessa segunda-feira (05), das 08:30 às 13:00 horas na RUA SÃO GONÇALO, AV DR NELSON LEAL, RUA LAGOA GRANDE, RUA JOÃO CORREIA E SILVA, RUA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, RUA ADOLFO PESSOA, RUA PEDRO SILVA, PÇ JORGE B CASTRO, RUA GEOFREDO CHAVES, RUA MANOEL FRANCISCO DE AZEVEDO, RUA ROSANE RODRIGUES, RUA JOSE ALTO DE SOUZA MEIRA, RUA AYRTON SENNA, RUA MARIA IDALIA TANAJURA, RUA URBANO FERREIRA PESSOA, RUA MANOEL JOAQUIM AUGUSTO, RUA VAVA TANAJURA, RUA MARIA TELVINA TANAJURA, no Centro da cidade de Livramento de Nossa Senhora.
O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
Na tarde do último sábado (03), por volta das 17:00h, uma árvore de médio porte caiu na rodovia BA-148, nas proximidades da “Curva do S”. A árvore obstruiu a pista de rolamento em um trecho entre Livramento e Rio de Contas, mais precisamente na Serra das Almas. A Polícia Militar foi informada sobre o ocorrido e deslocou até o local no intuito de controlar o trânsito, e evitar acidentes. Uma equipe responsável pela retirada da árvore foi enviada ao local para cortar os troncos e galhos e desobstruir a via. Ainda segundo informações, não houve registro de pessoas feridas.
A BRF, uma das maiores empresas de alimento do mundo, dona de marcas como Sadia, Perdigão e Qualy, é o principal alvo da 3ª fase da Operação Carne Fraca, deflagrada hoje (5) pela Polícia Federal (PF). O grupo é investigado por fraudar resultados de análises laboratoriais relacionados à contaminação pela bactérias Salmonella pullorum. As fraudes foram constatadas entre 2012 e 2015. Onze pessoas tiveram mandado de prisão decretado, entre elas ex-executivos do grupo.
Segundo o delegado da PF, Maurício Boscardi Grillo, as planilhas e laudos técnicos eram modificados e os resultados finais adulterados eram entregues ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), para impedir que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fiscalizasse a qualidade do processo industrial das plantas (frigrorífico ou abatedouro) da BRF. A presença e quantidade real da salmonela foram omitidas em alguns casos.
A ração oferecida ao frango antes do abate também era objeto de fraude, de acordo com o delegado. Grillo conta que muitas provas surgiram após as fases anteriores da Carne Fraca e trocas de e-mails bastante consistentes entre executivos e funcionários do controle de qualidade comprovam o esquema de fraude, que era parte da "estratégia da empresa". “Existe um cronograma da operação que começa nas granjas dos cooperados da empresa, onde existe a contaminação. Passa-se, então, para as plantas frigoríficas e depois para a análise laboratorial”, disse Grillo.
Salmonela
Equipes do Ministério da Agricultura também estão trabalhando em conjunto com a PF. Em nota, o ministério explicou que dentre as mais de duas mil variedades de salmonela, existem duas de preocupação para a saúde animal e duas de saúde pública. Por isso, as empresas devem adotar medidas específicas dentro das granjas e nos produtos positivos para a bactéria, para reduzir os riscos ao consumidor.
Segundo o coordenador-geral de Inspeção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Alexandre Campos da Silva, neste caso da operação, o risco à saúde pública não está "devidamente configurado", pois a salmonela, por si só, não caracteriza risco à saúde pública, pois depende da forma do consumo.
De acordo com o ministério, a presença da bactéria é comum, pois faz parte da flora intestinal das aves. No entanto, quando utilizados os procedimentos adequados de preparo e de consumo, minimizam-se os riscos, uma vez que ela é destruída em altas temperaturas.
O Mapa informou ainda que a fiscalização do ministério já havia identificado irregularidades nos procedimentos de certificação sanitária em algumas unidades frigoríficas. Por isso, as unidades foram proibidas de exportar a países que exigem requisitos sanitários específicos de controle e tipificação da salmonela.
Três empresas estão sendo fiscalizadas pelo Mapa em parceria com a PF em busca de provas. Outras sete já foram investigadas.
Operação Trapaça
De acordo com a PF, as investigações apontaram que três laboratórios credenciados ao Mapa e dois de controle da empresa fraudavam os resultados de exames das amostras. A prática das fraudes contava com a anuência de executivos da BRF, bem como de seu corpo técnico, além de profissionais responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos da própria empresa.
Também foram constatadas manobras extrajudiciais, operadas pelos executivos do grupo, para acobertar as práticas ilegais durante as investigações.
Estão sendo cumpridas 91 ordens judiciais no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo. São 11 mandados de prisão temporária, 27 de condução coercitiva e 53 de busca e apreensão. Os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de falsidade documental, estelionato qualificado e formação de quadrilha, além de crimes contra a saúde pública.
Os presos temporários serão levados à Superintendência da PF em Curitiba.