OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

Com a liberação dos recursos em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), famílias de trabalhadores que morreram antes da edição da medida podem sacar o dinheiro, informa a Agência Brasil.

Nesse caso, para ter acesso aos recursos, é necessário apresentar a carteira de trabalho do titular da conta, além da identidade do sacador ao solicitar o resgate junto à Caixa Econômica Federal.

Entre as pessoas que têm legitimidade sobre os bens do trabalhador que morreu, estão o cônjuge ou os herdeiros. Caso a família não tenha um inventário deixado pelo ente falecido indicando a divisão de bens, é preciso ir até o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e solicitar a emissão de uma declaração de dependência econômica e da inexistência de dependentes preferenciais.

Além disso, o INSS emite uma declaração de dependentes que podem receber a pensão por morte e que têm direito aos valores. Também é necessário apresentar a identidade e o CPF dos filhos do trabalhador que forem menores de idade.

Os recursos serão partilhados e depositados na caderneta de poupança desses dependentes, que só poderão acessá-la após completarem 18 anos.

  • Por Brumado Notícias

  • 01.Mar.2017 // 00h00

  • Geral

Brumado: Guardas Municipais realizarão Marcha Azul Marinho

A Guarda Civil Municipal de Brumado vai promover nesta quinta-feira (2) a Marcha Azul Marinho em protesto contra o Projeto de Lei 05/2017, de origem do executivo, que visa extinguir gradativamente o cargo de guarda municipal. A proposta já foi apresentada na Câmara de Vereadores e deverá entrar em primeira discussão e votação na sessão desta quinta-feira (2).

A notícia mobilizou a categoria em todo o estado da Bahia. Através das redes sociais, a Guarda Civil vem realizando uma campanha intensa mobilizando a categoria para marcar presença no município a fim de sensibilizar os vereadores a não aprovarem o projeto. A GCM de Brumado recebeu apoio do Sindguardas e da União Estadual dos Guardas Civis Municipais da Bahia.

“Uma vez o prefeito conseguindo aprovar um projeto absurdo como este, as demais prefeituras poderão seguir o mesmo exemplo e erradicar a Guarda Civil Municipal em todo o Estado. Em Brumado, podemos enxergar que o prefeito está mal intencionado em acabar com concurso público e fomentar a terceirização dos serviços, o que geraria custos maiores ao erário municipal. Por isso, essa mobilização não é apenas da GCM de Brumado, mas de todos os cargos ameaçados de extinção e os outros mais que poderão sofrer a mesma sanção, caso não coloquemos um freio nisso agora. Esperamos contar com a sensibilidade dos vereadores em não apoiar essa insanidade do prefeito”, disse o presidente do Sindguardas, Pedro Oliveira.

Juntamente com a proposta de reforma da previdência, o Governo também quer reduzir os gastos realizando a revisão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio doença concedidos via administrativa ou judicial há mais de 2 anos. Nestas novas perícias, mais de 80% dos segurados estão perdendo benefícios. Maior problema detectado pelos advogados especialistas nesta área é que o INSS chama o segurado para se apresentar em até 15 dias após o recebimento da carta pelo correio. Assim, o beneficiário não tem tempo de fazer novos exames ou consultar com o médico especialista.

O que fazer para manter auxílio doença e aposentadoria por invalidez?

Frente a isso, criamos aqui uma série de dicas para você estar preparado para a revisão, ter os documentos corretos, não perder prazos, etc.

1. Faça uma consulta imediatamente com o médico especialista que te trata, e peça atestado médico de incapacidade atualizado, com a CID da doença. Como o prazo para se  apresentar após o recebimento da carta é curto (e a carta pode demorar para chegar), o ideal é que você se antecipe e esteja pronto antes de receber o chamado do INSS?

2. Peça a requisição de um novo exame médico atualizado, que comprove a real incapacidade para o trabalho, se for o caso. Peça para seu médico uma requisição do exame mais adequado para a doença que lhe incapacitou?

3. Após pegar o resultado do exame, retorne ao médico especialista e peça um laudo detalhado da evolução da doença. Em resumo, esteja munido de tudo que puder comprovar sua incapacitação para permanecer no mercado.

Cumprindo esses 3 passos, mantenha toda esta documentação em um local seguro, pois serão seus recursos em caso de uma perícia médica surpresa. Caso você já tenha sido chamado e perdeu o beneficio, não precisa entrar em desespero. Da mesma forma, siga nossas 3 dicas e providencie os recursos mencionados. Após isso, procure um advogado especializado em direito previdenciário. Ele saberá tomar as providências corretas para tentar restabelecer o seu benefício.

  • Por Redação Rádio 88 FM / Foto: reprodução

  • 01.Mar.2017 // 00h00

  • Geral

Livramentese é morto enquanto curtia festa de carnaval em Piragi-SP

Um livramentese residente na COHAB-II em Piragi interior de São Paulo, foi morto após ser alvejado na altura do tórax por disparos de armade fogo. Conforme informações colhidas pela equipe de jornalismo da Rádio 88 FM, a vitima foi identificada como Roberto Carlos Silva dos Santos, 36 anos, o homem foi socorrido mas não resistiu aos ferimento e já chegou em óbito no Pronto Socorro da cidade. Segundo o boletim da PM o homicídio ocorreu durante a madrugada do último Domingo (26), em plena festa carnavalesca realizada na Praça Barão do Rio Branco. Ainda segundo informaçãoes apuradas por nossa equipe, houve perseguição policial e o autor do crime efetuou disparos contra a policia que revidou e acabou prendendo o autor do homicídio idendificado como, José Aldo Alves da Siva, 26 anos. O assassino trabalhava como vigilante e residia no Bairro Jardim Colina também em Piragi. O corpo de Roberto Carlos foi levado para o IML e após procedimentos de praxe liberado aos familiares.

  • Por Redação Rádio 88 FM / Foto: reprodução Facebook Remédio musical

  • 01.Mar.2017 // 00h00

  • Geral

Projeto social do livramentense  Alan Cruz é matéria na TV Globo

O Projeto Social Remédio musical, foi fundado pelo cantor livramentense,  Alan Cruz, e leva alegria em forma de musica,  gratuitamente a pacientes nos  Hospitais de Brasília –DF e na Bahia . Um dos objetivos do Projeto é aliviar um pouco da dor dos  pacientes. Vários voluntários aderiram ao projeto,  e em dias específicos da semana cantam e encantam  as pessoas. A Reportagem da TV Globo de Brasília acompanhou de perto um pouco do dia a dia dessa turma que com o  poder da música, fazem a alegria renascer nos pacientes.

Veja a reportagem na integra :

" allowfullscreen>

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.