Hiago Fernandes
Após mais de 600 dias sem sinalizações horizontais, a cidade de Livramento finalmente teve suas faixas de pedestres pintadas. Contudo, a alegria dos moradores durou pouco. Na última quinta-feira (29), apenas oito dias após a revitalização das faixas, uma leve neblina fez com que as recém-pintadas marcações desaparecessem completamente. O ocorrido gerou indignação na população, que questiona a qualidade do material utilizado e a durabilidade das sinalizações que, ao que parece, não resistiram nem a um fenômeno natural comum. Na manhã desta sexta-feira (30), um funcionário foi visto na mesma via, tentando repintar as faixas apagadas.
No entanto, ainda não se sabe se a tinta utilizada é a mesma da pintura anterior, o que levanta preocupações sobre a eficácia do processo e a possibilidade de um ciclo de repinturas que aconteçam a cada poucos dias. Moradores de Livramento agora se perguntam: as faixas de pedestres irão durar até a próxima chuva ou atrito diário, ou será necessário repintá-las continuamente, gerando um desperdício de material e dinheiro público? A situação exige respostas da administração municipal, que precisa garantir a segurança no trânsito sem onerar ainda mais os cofres públicos.
Na última semana, um episódio alarmante chocou a comunidade escolar de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Duas alunas do ensino fundamental da Escola Municipal Fernando Ledo Santos Pereira foram responsáveis por uma ação de extremo desrespeito e falta de empatia com um colega de turma. Durante o intervalo, as alunas se ofereceram para encher a garrafa de água do mesmo, mas, em uma atitude irresponsável, decidiram inserir urina diretamente da privada de um dos sanitários da escola na garrafa. O ato foi gravado por uma das alunas e compartilhado nos stories de uma rede social. As imagens mostram as alunas rindo e se divertindo enquanto realizavam a ação. O que torna o episódio ainda mais perturbador é que, após voltarem à sala de aula, as alunas filmaram o momento em que o colega, sem saber o que havia sido feito, bebe a água da garrafa.
O estudante demonstra estranheza e dúvida sobre o gosto da água, mas, mesmo assim, acaba consumindo o líquido. O caso gerou revolta entre os pais, professores e outros alunos, que condenaram veementemente a atitude cometida. O diretor responsável, Carlos Antônio Alves Prado, que não quis gravar entrevista, mas conversou com nossa equipe nos bastidores, disse que tomou conhecimento do ocorrido e está tomando as medidas disciplinares cabíveis. Segundo ele, as alunas envolvidas foram suspensas e uma reunião com os pais e conselheiros tutelares será realizada na próxima segunda-feira (02), para tratar do ocorrido e buscar soluções que assegurem um ambiente seguro e saudável para todos. Este incidente levanta questões importantes sobre o ambiente escolar e a necessidade de promover uma cultura de respeito e empatia entre os estudantes. As brincadeiras, quando ultrapassam os limites do bom senso e da dignidade humana, passam a ser de mau gosto e podem causar danos irreparáveis, tanto física quanto emocionalmente. A comunidade escolar deve se mobilizar para discutir formas de prevenir comportamentos desse tipo e reforçar a importância do respeito mútuo. A Rádio 88 FM, assim que obteve informações, buscou contato com a escola imediatamente para esclarecer os fatos. Quaisquer novidades que surgirem serão atualizadas para nossos leitores, espectadores e ouvintes.
Na terça-feira, 27 de agosto, um correspondente bancário em Ituaçu, na Chapada Diamantina, foi assaltado por dois homens armados. As imagens de câmeras de segurança do local revelam que a dupla chegou ao estabelecimento em uma motocicleta vermelha. No momento do assalto, um dos criminosos, que carregava uma mochila, dirigiu-se diretamente ao caixa, enquanto o outro permaneceu vigiando o ambiente. Após alguns minutos, os assaltantes deixaram o local e fugiram na motocicleta. Até o momento, não há confirmação sobre a quantia de dinheiro que pode ter sido roubada. A Polícia Civil está conduzindo a investigação para identificar e prender os responsáveis pelo crime. As informações são do site Agora Sudoeste.
O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 na quarta-feira (28), na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O único gol do duelo foi marcado por Bruno Henrique, de cabeça, já no segundo tempo. A partida de volta acontece no dia 12 de setembro (quinta-feira), no Maracanã. O Rubro-Negro iniciou pressionando na Fonte Nova, ocupando bem o campo de ataque. Contudo, o Esquadrão de Aço conseguiu superar a estratégia adversária e controlou a posse de bola, com troca de passes rápidos. Dominando o meio-campo e as ações ofensivas, o Bahia foi melhor nos primeiros 45 minutos, mas não conseguiu transformar a postura em gol. Na volta do intervalo, o Flamengo mais uma vez começou em cima. Desta vez, o plano deu certo e, após escanteio cobrado por De La Cruz, Bruno Henrique cabeceou para abrir o placar para os visitantes. O Tricolor voltou a controlar a posse e criar chances, mas em menor quantidade. O goleiro Matheus Cunha fez boas defesas, e o Rubro-Negro se fechou para explorar os contra-ataques. Lucho ainda teve chance na pequena área já nos acréscimos do jogo, mas cabeceou para fora. Ao fim, vitória rubro-negra pelo placar mínimo.
Nesta quinta-feira, 29 de agosto, a Polícia Civil da Bahia desencadeou a "Operação Sincorá", um grande esforço para combater uma organização criminosa envolvida em roubos de cargas em rodovias estaduais. A operação resultou na execução de 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Brumado, Lagoa Real, Barra da Estiva e Vitória da Conquista. De acordo com o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), a organização investigada é responsável por prejuízos superiores a R$ 1 milhão. O grupo agia com sofisticação, celebrando contratos de transporte de mercadorias com o intuito de desviar as cargas e, em seguida, registrar ocorrências falsas de roubo nas delegacias. Esse esquema permitia que os criminosos apresentassem justificativas falsas aos contratantes para não cumprir com as entregas. A operação visa reunir evidências adicionais que confirmem a participação do grupo em práticas fraudulentas e na comunicação falsa de crimes. As investigações continuarão com o objetivo de identificar outras vítimas e buscar o ressarcimento dos danos causados.
O governo federal publicou nesta quarta-feira (28) um decreto com regras para o alistamento militar feminino voluntário no Brasil. Hoje, as Forças Armadas só recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais. São cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo. O alistamento aos 18 anos, no entanto, ainda é restrito aos homens – convocados ou voluntários. As novas regras permitem que mulheres também se voluntariem nessa idade. A regulamentação foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Defesa, José Múcio, e publicada no Diário Oficial da União desta quarta. Lula e Múcio participam nesta quarta de uma cerimônia de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa, e devem fazer um lançamento simbólico das novas regras.
Pelo decreto, o serviço militar feminino será para as mulheres que se apresentarem voluntariamente para o recrutamento, que compreende as etapas de alistamento, seleção e incorporação. O alistamento vai ocorrer no período de janeiro a junho do ano em que a mulher voluntária completar 18 anos. A designação dos municípios para o alistamento será feita anualmente por meio do plano geral de convocação proposto pelos comandos das Forças Armadas ao ministro da Defesa. De acordo com o decreto, a seleção das mulheres será realizada dentro do que determina a lei que regulamentou o serviço militar brasileiro. Os critérios para seleção das voluntárias serão físico, cultural, psicológico e moral. A seleção também poderá compreender mais de uma etapa, inclusive a que trata da inspeção de saúde, segundo a publicação. A inspeção de saúde é constituída de exames clínicos e laboratoriais que atestem que a alistada não tem limitações à prestação do serviço militar inicial. Conforme o decreto, a incorporação de mulheres voluntárias às Forças Armadas obedece às leis que estabeleceram o serviço militar, de 1964, o estatuto dos militares, de 1980, e a que dispõe sobre a licença para gestantes e adotantes.
Os proprietários de veículos com placas de final 3 precisam estar atentos ao prazo para a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que se encerra nesta quinta-feira, 29 de agosto. Nesta data, é possível pagar a quinta e última parcela ou a cota única sem desconto. Já para veículos com placas terminadas em 4, o prazo final para pagamento é na sexta-feira, 30 de agosto. Além disso, o mês de agosto marca o vencimento de algumas parcelas para veículos com placas terminadas em 5, 6, 7, 8, 9 e 0. Nos dias 29 e 30, vencem as seguintes parcelas: a segunda para as placas com final 9 e 0, a terceira para as placas de final 7 e 8, e a quarta para as placas de final 5 e 6.
Os pagamentos podem ser realizados através dos canais de atendimento das instituições financeiras parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), como o Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob. Os prazos para o pagamento em cota única ou da última parcela ao longo do ano seguem o seguinte cronograma: 27 de setembro para placas com final 5, 30 de setembro para final 6, 30 de outubro para final 7, 31 de outubro para final 8, 28 de novembro para final 9 e 29 de novembro para final 0.
Nesta sexta-feira (30), será iniciada a Propaganda Eleitoral Gratuita no Rádio em todo o território nacional. A mesma seguirá até o dia 03 de outubro. Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o candidato a Prefeito, Tebé, da Coligação Livramento Merece Mais, contará com 5:06 de tempo para o programa eleitoral de rádio. A candidata a prefeita, Joanina Sampaio, da Coligação União, Amor, Trabalho e Confiança contará com 4:54 de tempo. A veiculação dos programas eleitorais ocorrerá das 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Os candidatos a prefeito e vereadores contarão, ainda, com as inserções, que são anúncios de campanhas políticas, com 30 a 60 segundos de duração, distribuídas ao longo da programação diária das emissoras. Essa distribuição de tempo foi definida pela Justiça Eleitoral e, nesta eleição, os tempos para ambos, em Livramento, são semelhantes, com uma pequena diferença de apenas dez segundos.
Após um ano e oito meses sem faixas de pedestres em Livramento de Nossa Senhora, uma nova faixa foi pintada entre dois prédios escolares, na Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade. Porém, depois de uma leve neblina, a faixa desapareceu com somente oito dias de pintura. A cidade ficou sem sinalização horizontal após um recapeamento asfáltico, e a empresa responsável pela obra não repôs a pintura. O mesmo recapeamento precisou ser refeito, visto que não atendia aos critérios de qualidade exigidos e, na primeira vez, foi realizado em condições inapropriadas, o que levou ao seu desgaste quase que imediato. A qualidade da nova faixa é questionável, levantando preocupações sobre o desperdício de recursos e a segurança dos pedestres. Uma nova faixa começou a ser pintada na Avenida Dr. Edilson Pontes, mas a população teme que o problema se repita. Assim, a população segue à mercê da própria sorte.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Portaria ZE-101 nº 5, de 27 de agosto de 2024, estabeleceu novas regras para o período eleitoral na 101ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Dom Basílio e Jussiape. As medidas visam garantir a tranquilidade pública e a regularidade do processo eleitoral, com base na Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre as determinações, destaca-se a proibição do uso de fogos de artifício e de equipamentos sonoros conhecidos como "paredões de som" durante eventos políticos, como carreatas, comícios e outras manifestações eleitorais. A Portaria também proíbe a condução de motocicletas com escapamento adulterado ou defeituoso. Os infratores poderão ter seus equipamentos apreendidos e enfrentar sanções previstas na legislação eleitoral. A fiscalização será realizada em conjunto pelas autoridades policiais e fiscais eleitorais, com apoio de órgãos públicos locais. A medida entra em vigor imediatamente, e sua ampla divulgação será realizada para assegurar o conhecimento de candidatos, partidos e da população em geral.
Na noite de terça-feira, 27 de agosto de 2024, um grave incidente mobilizou as forças de segurança em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Por volta das 21h, um caminhão Scania, carregado com botijões de gás, foi tomado por chamas enquanto transitava pela BA-152, na saída da cidade em direção a Paramirim. Assim que a situação foi reportada, guarnições da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), incluindo equipes de Radiopatrulha (RP) e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), foram rapidamente deslocadas para o local a fim de averiguar a ocorrência e garantir a segurança nas proximidades.
Ao chegar ao local, os policiais isolaram a área e interditaram a rodovia por completo, evitando que o incêndio se alastrasse para outras áreas ou causasse danos ainda maiores. A carga, composta por botijões de gás, representava um alto risco de explosão, o que exigiu extrema cautela e prontidão das equipes. Para combater o incêndio, foi solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, que enviou equipes do 7º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) para controlar as chamas. A rápida atuação das forças de segurança e dos bombeiros foi crucial para impedir que o incidente resultasse em uma tragédia maior. Felizmente, não houve registro de feridos. O episódio ressalta a importância da atuação integrada entre a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros em situações de emergência, garantindo a proteção e segurança da população. A via foi liberada para o tráfego assim que a situação foi completamente controlada e a segurança no local restabelecida.
Um homem matou a companheira na frente da filha e postou fotos do corpo nas redes sociais em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O crime foi registrado no domingo (25), no Bairro Jardim Vitória, após o homem desconfiar que ela o traía. Segundo a Polícia Militar (PM), uma equipe foi acionada após vizinhos ouvirem tiros. Ao chegar ao local, os militares ouviram uma criança chorando. Eles chamaram por algum morador, mas como ninguém respondeu, entraram no quintal da casa. Ao acessarem o imóvel, os militares conseguiram ver o corpo da vítima caído no chão da cozinha e o homem com uma arma de fogo sentado no chão. Os militares pediram que ele soltasse a arma e deitasse no chão.
O homem olhava e ouvia as ordens, mas não as aceitava. Ainda de acordo com a PM, todos os acessos ao interior da residência estavam trancados e ele não obedecia as ordens para abrir a porta. Para acessar a casa e salvar a criança, os militares dispararam nos vidros da porta e da janela da cozinha. Após entrarem na casa, a PM prendeu o homem, que alegou que disparou na vítima por ciúmes. Ele também tinha ferimentos no rosto e no abdômen, pois tinha atirado contra si para tirar a própria vida. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Regional Antônio Dias, onde passou por cirurgia e permanece internado. Após perícia da Polícia Civil, o corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Militar não informou o com quem a filha do casal ficou para proteger a identidade dela.
O Governo Federal publicou nesta terça-feira (27) uma portaria que obriga grandes eventos a fornecer água potável gratuita para o público até o fim do ano. A decisão foi motivada pela onda de calor e baixa umidade que atinge o país desde a última semana. A portaria é assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, e vale por 120 dias – ou seja, até o Natal deste ano. O texto cita "shows, festivais e quaisquer outros eventos de grande porte". A Senacon informou que a regra também vale para outros eventos, como jogos de futebol.
Segundo a portaria, as produtoras de eventos deverão: garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, com água ou não, e instalar "ilhas de hidratação" para o público encher essas garrafas de forma gratuita; garantir que haja pontos de venda de comida e bebida e de distribuição gratuita de água em "regiões estratégicas do local do evento" para facilitar o acesso; assegurar "espaço físico e estrutura necessária para assegurar o rápido resgate de participantes do evento, em caso de intercorrências relacionadas à saúde e demais situações de perigo". O evento poderá restringir garrafas de algum material específico para garantir a segurança e a integridade física dos participantes. A portaria não proíbe a venda de água, desde que haja também opções gratuitas. Além do cumprimento dessas regras, os órgãos de defesa do consumidor também devem fiscalizar se haverá abuso de preços na venda de água. O governo não definiu, na portaria, o "público mínimo" para que as regras sejam aplicadas. Essa análise será feita pelos Procons em cada caso, se houver denúncia de que a norma não foi cumprida.
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Promotor de Justiça Marco Aurélio Rubick da Silva, em exercício na 2ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, emitiu uma recomendação ao Comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para intensificar as ações de fiscalização e prevenção no trânsito durante o período eleitoral. A recomendação baseia-se em diversas considerações constitucionais e legais, que destacam a função do Ministério Público em garantir o respeito à ordem jurídica e à segurança pública, especialmente em momentos críticos como o período eleitoral. A preocupação maior recai sobre os eventos partidários e eleitorais, onde há um aumento significativo de infrações graves de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool ou drogas, manobras perigosas, e a modificação irregular de veículos, que geram não apenas distúrbios, mas também riscos graves à vida e à segurança de todos os envolvidos.
O Promotor de Justiça destacou que essas práticas, muitas vezes documentadas por vídeos, configuram crimes de trânsito conforme os artigos 306 a 311 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de outras infrações administrativas e até mesmo contravenções penais por perturbação do sossego e poluição sonora. Com base no dever constitucional de preservar a ordem pública e garantir a segurança dos cidadãos, a recomendação enfatiza a importância do policiamento ostensivo de trânsito como uma ferramenta essencial para a prevenção da criminalidade. Nesse sentido, a 46ª CIPM foi instada a intensificar a fiscalização durante todo o período eleitoral, adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança viária e a integridade do público presente nos eventos. A recomendação ainda menciona que, caso ocorram crimes de trânsito, medidas repressivas devem ser adotadas, incluindo a apreensão de veículos, que deverão ser acautelados junto ao CIRETRAN de Brumado. Além disso, a divulgação da recomendação através das mídias sociais do município foi incentivada como uma medida preventiva e educativa para a população. A iniciativa do Ministério Público reforça o compromisso com a segurança pública e o bem-estar da comunidade, especialmente em momentos de grande mobilização social, como as eleições.
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um alerta mundial por causa da rápida elevação do Oceano Pacífico. De acordo com o relatório apresentado pela organização nesta terça-feira (27) as temperaturas nos mares da região estão subindo muito mais rapidamente do que as médias globais. De acordo com pesquisas, o aumento do nível do mar é consequência do aumento das temperaturas, que causa o derretimento das calotas polares. À medida que o aquecimento aumenta e o gelo derrete, o mar sobe de nível.
O relatório divulgado nesta terça mostra que o nível dos mares subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico. O avanço do oceano é uma preocupação global, já que isso pode afetar milhares de comunidades costeiras pelo mundo. No entanto, as ilhas do Pacífico são excepcionalmente expostas. Sua elevação média é de apenas um a dois metros acima do nível do mar. Cerca de 90% da população vive a apenas 5 quilômetros da costa e metade da infraestrutura está a 500 metros do mar. As temperaturas da superfície do mar no sudoeste do Pacífico aumentaram três vezes mais rápido que a média global desde 1980, de acordo com um relatório regional compilado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e divulgado na terça-feira. Os números contrastam com a realidade das ilhas: elas são pouco povoadas, com pouca indústria e geram menos de 0,02% das emissões globais anuais de CO2. Ou seja, o que impacta a região não é sua própria emissão, mas as emissões globais.