Aliane Aguiar
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na última sexta-feira (16) a interrupção de uso de 16 lotes da vacina Rotarix, utilizado para proteção contra o rotavírus. De acordo com a Agência, foi identificado um desvio de qualidade na vacina, que apresentou vazamento das bisnagas. A determinação também suspendeu a distribuição e estabeleceu o recolhimento dos lotes com data de validade vigente. As vacinas são fabricadas na Bélgica e são distribuídas no país pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos.
O prazo para sacar o abono salarial do PIS e Pasep está acabando. O abono pode chegar ao valor de um salário mínimo (937 reais), dependendo do período trabalhado em 2015 – ano-base do calendário de pagamento. O prazo para sacar o benefício termina em 30 de junho. Mas muita gente ainda não resgatou o abono salarial. Quem tem direito deve correr, pois o dinheiro que deixar de ser resgatado será incorporado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) após 30 de junho, ou seja, o trabalhador perderá esse dinheiro. O abono salarial do PIS é pago para funcionários do setor privado. Já os servidores públicos recebem o abono do Pasep. Para ter direito ao benefício é preciso: Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante 2015; Ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015; Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O pagamento é proporcional ao período trabalhado. Quem trabalhou o ano todo recebe 927 reais. Quem trabalhou um mês, recebe o equivalente a 1/12 de 937 reais, ou seja, 78 reais. O abono do PIS pode ser recebido nas agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Para isso, é preciso ter o Cartão do Cidadão e a senha dele. Quem não tiver cartão deve ir até uma agência da Caixa com documentos de identificação. No caso do Pasep, o pagamento é efetuado pelo Banco do Brasil. Correntistas dos dois bancos recebem o benefício diretamente em conta.
Nova mania entre as crianças, o hand spinner não é indicado para crianças com menos de 6 anos, segundo o processo de certificação do Inmetro, que identificou peças que podem se soltar e serem engolidas. Caso uma criança menor de 6 anos já faça uso do brinquedo, o Inmetro recomenda que os pais retirem o spinner imediatamente. "Alguns destes produtos têm peças pequenas que se soltam, principalmente os que têm luzes e bateria. Crianças com idade inferior a 6 anos podem colocar na boca e engolir", afirmou a técnica Milene Fonseca, do Inmetro. O instituto identificou o spinner no mercado e o classificou como brinquedo recentemente. Desse modo, ele só pode ser vendido se cumprir normas técnicas e tiver o selo do Inmetro. No entanto, a grande maioria dos modelos encontrados não estão certificadas, segundo o instituto. "As empresas estão sujeitas a fiscalização, interdição, apreensão da mercadoria e aplicação de multas", afirmou Milene. Caso encontrem spinners sem o selo do Inmetro para vender, os pais podem ligar para a ouvidoria do Inmetro e fazer uma denúncia. A ouvidoria funciona por meio do telefone 0800 285 1818, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h40. O brinquedo é uma hélice de três pontas circulares feita de plástico e metal. O mais normal é que se brinque com a ponta dos dedos, mas há quem bote na cabeça, no nariz e até na língua. O spinner foi criado no início da década de 90 para ajudar no tratamento de crianças com déficit de atenção. Mas, de repente, virou moda, virou febre. Essa pequena bugiganga já rodou o mundo. É sucesso nos Estados Unidos, na Europa, um legítimo produto “made in china.” Em abril, uma fábrica que fica na cidade de Yimu, na China, chegou a produzir até 80 mil unidades por dia.
A marca de R$ 1 trilhão no painel do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi registrada às 8h da última sexta-feira (16). O valor equivale ao total de impostos, taxas e contribuições pagos pela população brasileira desde o dia 1º de janeiro de 2017.
Em 2016, o montante de R$ 1 trilhão foi alcançado em 5 de julho. O presidente da entidade, Alencar Burti, explica que a arrecadação aumenta quando há crescimento econômico e elevação de impostos. “Já que nossa economia não está crescendo, essa diferença de 19 dias reflete aumentos e correções feitos em impostos e isenções, além da obtenção de receitas extraordinárias como o Refis [parcelamento de débitos tributários]. Reflete também a inflação, que, apesar de ter caído, segue em patamar alto”, analisa. Para Burti, “no segundo semestre, espera-se elevação da arrecadação em função da melhora da atividade econômica”.
Arrecadação federal
O presidente da ACSP esclarece que, embora a arrecadação federal tenha caído em termos reais, é o número nominal (sem descontar a inflação), o mesmo medido pelo Impostômetro, que deve ser analisado. “Nosso painel não mede apenas tributos federais. Também entram na conta os estaduais e municipais. O que temos que observar são os valores nominais, porque os gastos são todos nominais”.
O empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, concedeu entrevista à Revista Época, para conceder sua primeira entrevista exclusiva desde que fechou a mais pesada delação dos três anos de Lava Jato. Em mais de quatro horas de conversa, precedidas de semanas de intensa negociação, Joesley explicou minuciosamente, sempre fazendo referência aos documentos entregues à Procuradoria-Geral da República, como se tornou o maior comprador de políticos do Brasil. Discorreu sobre os motivos que o levaram a gravar o presidente Michel Temer (PMDB) e a se oferecer à PGR para flagrar crimes em andamento contra a Lava Jato. Atacou o presidente, a quem acusa, com casos e detalhes inéditos, de liderar “a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil” – e de usar a máquina do governo para retaliá-lo. Contou como o PT de Lula “institucionalizou” a corrupção no Brasil e de que modo o PSDB de Aécio Neves entrou em leilões para comprar partidos nas eleições de 2014. O empresário garante estar arrependido dos crimes que cometeu e se defendeu das acusações de que lucrou com a própria delação.
No início da tarde desta sexta-feira (16) a cantora paraibana Eliza Clivia, 36 anos, ex-vocalista da Banda Cavaleiros do Forró , e o marido o baterista Sérgio Ramos morreram em um acidente de trânsito no Centro de Aracaju, segundo o produtor da cantora Jailson Souza.
A cantora, que iniciou a carreira solo há quatro meses, estava em Aracaju para divulgar um show, que seria realizado na noite desta sexta-feira (16), e fazer entrevistas.
De acordo com Souza , ela e o marido estavam em um veículo que bateu em um ônibus nas esquinas das ruas Arauá e Maruim, quando retornavam de uma entrevista. Além do casal, outras três pessoas da equipe estavam no carro foram socorridas, com ferimentos leves, e encaminhadas a um hospital de Aracaju. E segundo a polícia, elas foram identificadas como: Cleberton José dos Santos, João Paulo Tavares da Silva e Paulo Texeira de Carvalho.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou através de nota o estado de saúde das vítimas: Ceberton José dos Santos, 35 anos, dirigia o carro de passeio, foi retirado das ferragens e estava consciente, desorientado, com sangramento auditivo, mas sem sinais de fratura. Paulo Teixeira de Carvalho, 38 anos, estava sem sinais de fratura e reclamando de dor lombar. João Paulo Tavares da Silva, 32 anos, também não apresentou fratura e apresentou dores no tórax. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para buscar os corpos.
Pesquisadores sobre o câncer têm apostado na imunoterapia para combater tumores no corpo humano. A novidade é que a meditação e a criação de um aplicativo para tablets têm contribuído no tratamento da doença, pois têm o objetivo de melhorar a imunidade do paciente através de estratégias que reduzem o estresse. Estudiosos apresentaram no congresso científico de câncer do mundo, que acontece em Chicago, pesquisas apontando a interferência do estresse no tratamento. Conforme publicação do jornal Folha de São Paulo sobre o assunto, de 129 pacientes diagnosticados com a doença, 75% tinha elevado nível de estresse. A depender do nível, tal sintoma pode afetar a tolerância ao tratamento, como radioterapia e quimioterapia. Viviane Hess, médica do Hospital Universitário de Basel, na Suíça, desenvolveu um programa chamado de Stream, no qual os participantes aprendem métodos de relaxamento e técnicas de meditação por módulos disponíveis na internet. O diretor de oncologia psiquiátrica do Hospital Geral de Massachusetts, Joseph Greer, também investiu em tecnológica virtual como alternativa para os pacientes, criando um aplicativo para tablets com o objetivo de controlar a ansiedade em pacientes com câncer avançado. As pesquisas apresentaram melhora na qualidade de vida dos participantes, levando em consideração que a maioria dos diagnosticados não tem acompanhamento psicológico e precisam de alternativas para controlar as emoções, contribuindo assim para uma boa imunidade.
Um estudo apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que a cada seis pessoas com idade maior que 60 anos, uma sofre alguma forma de abuso. A investigação foi publicada na revista "Lancet Global Health" com base em observações de 52 pesquisas feitas em 28 países, sendo 12 de média e baixa renda. Os dados do estudo indicam que mais de 11% dos idosos passam por abusos psicológicos; quase 7% por abusos financeiros e uma média de 4% por negligência. Com índices menores, porém consideráveis, encontram-se os abusos físicos com pouco mais de 2% e quase 1% de abuso sexual. A pesquisa defende a necessidade de cuidados e políticas públicas com os idosos, considerando a expectativa de que em 2050 o número de pessoas com idade igual ou maior a 60 anos poderá dobrar para 2 bilhões.
O inverno ainda não chegou para valer e só começa na quarta-feira da semana que vem (21), às 01h24, mas ocorreu na manhã desta sexta-feira (16) de junho o primeiro pico de queda de temperatura em Livramento de Nossa Senhora e em boa parte das cidades circunvizinhas. Chegou a chover durante a madrugada. A temperatura caiu para 16 graus, e no interior do município, desce ainda mais, para 14 graus, principalmente nas regiões mais altas, como nas proximidades da Serra das Almas. A temperatura máxima em Livramento não deverá subir mais que 22 graus, neste final de semana. A temperatura mínima se manterá nos patamares entre 16 graus, elevando entre um e dois graus, também no sábado e domingo.
O acesso ao município de Dom Basílio, BA-148 ao centro da cidade, com extensão de 5km, está sendo recuperado pela Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT-BA) em parceria com o gestor do município, Roberval Meira. O trabalho inclui realização de "tapa buracos" e capa selante, bem como alargamento de 4m da pista da entrada do Povoado de Jatobá ao centro, nos dois sentidos da via, para melhor trafegabilidade, sobretudo nos festejos juninos.
Os católicos celebraram ontem (15) o Corpus Christi de forma bem tradicional em Rio de Contas, joia da Chapada Diamantina. Os famosos tapetes coloridos, confeccionados pela comunidade católica, enfeitaram a cidade e levaram muita gente para às ruas. Depois da missa, centenas de pessoas saíram em procissão, animada pela filarmônica de Rio de Contas. O evento é um dos mais belos e tradicionais festejos de Corpus Christi do interior da Bahia. As comemorações começaram cedo, com alvorada de fogos às 5h. Às 10h, a Missa Solene, presidida por Dom Armando Bucciol. O Santíssimo Sacramento ficou disponível para adoração a partir do meio-dia, e às 16h, correu a tradicional procissão pelas ruas da cidade. O evento mais uma vez atraiu visitantes de várias partes da Região.
Uma carreta bi trem carregada de ração tombou, na tarde da última quarta-feira (14), por volta das 16h, na BA-152, nas proximidades da “curva da horta” entre Livramento de Nossa Senhora e o distrito de Itanagé. Conforme informações do site L12 Sudoeste, por circunstância ainda desconhecidas, o motorista teria perdido o controle do veículo, que veio a capotar ás margens da rodovia. A carreta ficou parcialmente destruída e o motorista ainda ficou preso nas ferragens. Equipes de socorro foram encaminhadas ao local na tentativa de socorrer o motorista. Ainda, segundo informações o motorista ficou consciente. Pessoas que passavam pelo local tentaram ajudar a resgatá-lo, mas não obtiveram sucesso. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada para fazer o trabalho de rotina.
As inscrições para o concurso público da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foram prorrogadas até o dia 21 de junho. A informação foi divulgada ontem (14), pelo Governo do Estado.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site da IBFC. A taxa de inscrição custa R$ 70. De acordo com o edital, 2 mil vagas são destinadas ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar.
Podem concorrer às vagas jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, com idade entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio. Das duas mil vagas disputadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenham interesse de atuar.
Seleção e ingresso
O concurso contará com duas etapas, com provas objetivas e discursiva, previstas para o mês de agosto. Segundo a assessoria do Estado, será apenas um dia de seleção, com duração de quatro horas e trinta minutos. O resultado obedecerá à ordem de classificação, seguindo a publicação das notas finais em ordem decrescente, observando cargo, região e sexo.
Após a homologação do concurso, os candidatos habilitados serão convocados, dentro do quantitativo de vagas previsto de cada corporação, para a realização de exames pré-admissionais. Esta convocação será realizada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar e os aprovados ingressarão no curso de formação das categorias, que também é de responsabilidade das corporações. Os alunos soldados que se formarem passarão a integrar, posteriormente, os quadros do Estado.
Petrobras anunciou ontem (14) que decidiu reduzir o preço médio nas refinarias em 2,3% para a gasolina e em 5,8% para o diesel. Trata-se da segunda redução em 20 dias. No dia 25 de maio, a estatal tinha reduzido o preço médio nas refinarias em 5,4% para a gasolina e em 3,5% para o diesel.
"A decisão reflete as variações recentes nos preços internacionais do petróleo que, depois de flutuar ao redor de US$ 50 por barril, registrou queda sucessiva estando abaixo de US$ 46 por barril atualmente. No câmbio, depois de uma desvalorização significativa na moeda brasileira em relação ao dólar, refletindo incertezas políticas, a moeda americana tem flutuado em torno de R$ 3,30", justificou a Petrobras, em comunicado.
Na véspera, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, presidente da Petrobras, já tinha sinalizado que a companhia tende a rever os preços de combustíveis em intervalos menores de tempo em razão da volatilidade do dólar e do preço do petróleo.
No comunicado desta quarta, a Petrobras anunciou que "iniciará a prática de ajustes de preços em períodos mais curtos, sem alterar a regra de formação de preços da atual política".
O deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) prestou depoimento por cerca de 1h30 na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, hoje (14). Ele falou no inquérito que investiga o presidente da República Michel Temer (PMDB).
Ao deixar a PF, o advogado de Cunha, Rodrigo Rios, disse que ele reafirmou que "o silêncio dele nunca esteve à venda" e que nunca foi procurado por Temer ou interlocutores do presidente para comprar o seu silêncio. "Ele negou categoricamente", disse Rios.
Cunha chegou à PF por volta das 10h, mas o depoimento estava marcado para as 11h. Ele só entrou em uma das salas às 11h15. Segundo o advogado Rodrigo Rios, foram feitas 47 perguntas ao deputado cassado e ele respondeu as que eram relacionadas ao conteúdo da delação dos donos do frigorífico JBS, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na delação, o empresário Joesley Batista entregou a gravação de uma conversa com Temer na qual afirma que o presidente deu aval para que ele continuasse pagando Cunha, para que ficasse em silêncio e não fizesse um acordo de delação.
Segundo Rios, Cunha não respondeu aos questionamentos relacionados ao suposto recebimento de propina por parte de empresas interessadas em obter empréstimos do Fundo de Investimentos do FGTS, por ser um tema que não faz parte do inquérito que investiga Temer.
O advogado de Cunha afirmou que o ex-deputado prestou depoimento como declarante. O deputado cassado saiu do prédio da PF por volta das 13h55.
Condenado pela Operação Lava Jato a 15 anos de reclusão, Eduardo Cunha está detido no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele foi preso em outubro de 2016.