Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 16.02.2024

Leônidas Cardoso Conforme a 88FM divulgou, e diversos outros veículos também, faleceu sábado (10/2) o deputado Leônidas Cardoso (85 anos). Muitos em Livramento nem sabiam quem era ele. Mas a Av Leônidas Cardoso quase todos conhecem. Quem intercedeu para prestar essa homenagem ao deputado foi o então prefeito Ulisses Cabuy Lima, numa de suas gestões (1967-1971 ou 1983-1988). Eles eram muito amigos! Por isso o deputado ajudou muito Livramento. Essa avenida, na época, era uma estrada, totalmente desabitada, ligando o Taquari à cidade. Depois, o deputado foi deshomenageado e o nome da avenida foi mudado para Desembargador José Soares Sampaio, 1º juiz da Comarca de Livramento.

A indigência ou preguiça intelectual da Câmara Municipal de Livramento é comovente. Parece que os vereadores só sabem homenagear uma pessoa, por serviços prestados ao município, deshomenageado outra. Foi assim também com o deputado Aloysio Short (1906-1970), cujo nome foi apagado da conhecida Praça da Feira, para ser colocado o de João Marques de Oliveira. A histórica Praça da Bandeira virou Praça Dom Hélio Paschoal. As escolas com os nomes de D. Tina e Gil Ferreira desapareceram! Sem falar que o Colégio Boaventura e o Polivalente igualmente sumiram. O João Vilas Boas não tardará a desaparecer! E a população não diz nada! É muito triste!

Fuga para o Egito Na verdadeira Fuga para o Egito, descrita pelo evangelista Mateus, foi a ída de José e Maria para proteger o recém-nascido Jesus, ao saberem que o rei Herodes queria matá-lo. Mas vamos falar das críticas que estão sendo feitas ao presidente da República, pela viagem ao Egito, para onde foi esta semana. Foi dar palpite em assuntos mundiais, como se não houvesse graves problemas a serem resolvidos no Brasil. E o brasileiro quer entender a calma do casal presidencial, em fotos como turistas, diante das pirâmides do Egito. Na capital Cairo, o presidente tentou minimizar sua criticada simpatia ao grupo Hamas, considerado terrorista.

Luis Inácio disse para os jornalistas que o Brasil é contra a tentativa de deslocamento forçado do povo palestino, por isso apoiou a Corte Internacional de Justiça pela África do Sul. Não haverá paz sem um Estado Palestino convivendo lado a lado com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, disse o presidente. Enquanto isso, dizemos nós, na Pindorama Brasileira, segue  o medo da dengue e da covid mal curada! E medo, também, de outra fuga, a da prisão de segurança máxima de Mossoró (RN). As atenções voltaram-se para o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. A condescendência com os fora da lei, no Brasil, está gerando preocupação!

Para refletir Oração da Ave Maria! O sino toca a canção da Ave-Maria! Meu coração tem sede de Deus, minha alma se eleva nesta oração! Que alegria saber que Deus me ouve, junto com os que agora rezam comigo. Somos felizes, pois Maria nos conduz a Jesus, na Pátria Espiritual! Meu ser estremece, ao rezar: “Pai Nosso Que Estais Nos Céus”! É como, das nuvens, ver a beleza do Universo. Vamos se alegrar nesta vida e neste caminho que Deus nos deu para seguir! Que alegria, Deus, e encantamento, podermos cantar, unidos, como frutos da tua vontade e tua criação. O sino toca, a noite chega, em silêncio, para velar pelo nosso descanso, de um dia inteiro percorrido, do cansaço pelo enfrentamento dos desafios da vida.

Obrigado pelo que eu aprendi com a inocência das crianças que encontrei neste dia, pelas palavras sábias que tive a oportunidade de ouvir daquele velhinho a quem a vida ensinou tantas lições! Obrigado por mais um dia vivido! Pela oportunidade de fazer esta oração, de ter comigo, ouvindo esta rádio, pessoas de espíritos bons, que se alegram contigo! Obrigado pelo alimento, a água, os abraços, a paciência e tolerância que tiveram para comigo, em mais uma semana que termina. Obrigado, por nos ter enviado Jesus! Obrigado por me inspirar e, junto a todos que se unem a ti, agora, dizer: somos todos filhos teus! Pensem nisso!