Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 14.02.2024

Pensando nas Cinzas Chegamos às Cinzas da Quarta-Feira! Começou a Quaresma! Pelo calendário da religião, os féis terão 40 dias para refletir, mais uma vez, sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo! É bom lembrar, então, que os homens o mataram! E Ele, Jesus, veio justamente salvar a humanidade da perdição! Mais de 2 mil anos depois, será que essa humanidade melhorou ou piorou? No particular, graças a Deus, existem muitas pessoas boas no Mundo!

Mas no conjunto, é certo que o Messias correria o mesmo risco, se aqui voltasse! Todavia, em cada tempo, Deus sempre acerta as linhas e a escrita! Quem se fizer de surdo, mudo ou cego, viverá a correspondente experiência da consequência disso! É o Plano de Deus! Pensem nisso ao receber, hoje, a imposição das Cinzas! Pensem nisso, sempre! Teremos tantas chances quantas forem preciso! Mas doerá menos, se resolvido já na primeira chance!

Lições do Carnaval Não sei se haveria lições a tirar de uma bacanal! Talvez sim! Como no episódio envolvendo as cantoras  Baby Consuelo, 71 anos, e  Ivete Sangalo, 51anos, na arena momesca de Salvador. A Baby, evangélica há 25 anos, resolveu profetizar, em plena festa mundana, dizendo: Todos atentos, porque nós estamos entrando em Apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre 5 e 10 anos.

Ivete, ao seu lado, surta e  rebate, com arrogância: Eu não vou deixar acontecer, porque não tem apocalipse certo, quando a gente maceta o acopalipse. Virou o assunto do Carnaval! Baby não detalhou, mas Apocalipse, que contém o arrebatamento, é um livro do Novo Testamento, escrito por João. Significa Revelação e já teria acontecido! Ivete também não explicou o que é macetar. Está na letra horrorosa da sua música com a Ludmila.

Macete pela culatra Macetar vem de macete, instrumento usado para dar golpes, bater, principalmente em carpintaria. Pode induzir à violência. Tanto que Ivete quis macetar, ou seja, destruir, o apocalipse. No surto, ela disse acopalipse. E o seu macetar, como era óbvio, saiu pela culatra! A repercussão do fato foi muito negativa para ela, acusada de afrontar algo tido como ícone sagrado! No dia seguinte, ela se viu com graves problemas em seu trio elétrico! Chegou a insinuar que iria desistir de Carnaval!

Tentou se redimir, dizendo: Sou uma pessoa obediente às regras lá de cima, eu não sou maior do que as regras lá de cima. Alguns dizem que os incidentes foram castigo de Deus! Não sei! Pareceu mais algo ensaiado, para amenizar os estragos da arrogância da cantora e da iconoclastia! Mas também é certo que Deus, por suas leis, tem vários modos de mandar mensagens! E lá estava a Baby fazendo o alerta! Assim, há uma lição a se tirar! Não zombem das coisas de Deus!

Para refletir A natureza nos ensina tudo! Há alguns dias, tudo parecia cinzento entre nós, ante a ameaça da seca! Não demorou e uma chuva torrencial caiu, no município. As esperanças se renovaram nas pessoas, as plantas parecem sorrir de alegria! Mas não foi o homem prepotente que fez chover. Com toda sua arrogância, ele não tem esse poder! A chuva e demais fenômenos naturais vem de leis imutáveis que alguém fez. E nelas não podemos interferir, nem haveria necessidade disso. A simples pergunta “quem seria esse alguém” bastaria para nos levar a uma profunda reflexão! Desse modo, podemos nos considerar seres indigentes, incapazes até de compreender e aceitar que temos um pai, um criador; ou de nos regozijar, cantar, bradar de alegria, de euforia, por pertencermos a ordem de coisas maravilhosas da natureza!

Então, deixemos de ser miseráveis, de vivermos na condição inferior de mendigos da vida! Vamos abraçar e cantar a natureza, proteger toda essa riqueza que Deus nos deu. Não devaste mais a natureza! Se derrubar uma arvore, por alguma necessidade, plante outra noutro lugar. Não maltrate e muito menos mate um animal. Todo ser vivo tem tanto direito à vida quanto nós. Se alguém fere um irmão ou qualquer outro animal, fere o espírito de Deus. Estamos na estrada da evolução, e Jesus nos ensinou o jeito certo de caminhar, dizendo para nos amarmos uns aos outros como irmãos, pois, desse modo, provamos que somos, de fato, filhos de Deus! Pense bem! Se desejar matar algo, mate a fera, o demônio, que há dentro de você. Volte a ser como uma das criancinhas sobre as quais Jesus disse: “Deixai que elas venham a mim!”. Pensem nisso!