Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 07.02.2024

Os empregos da Fiol No dia 15/02/2022, o pefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, postou em sua página no Facebook uma foto sua diante de um computador portátil, todo sorridente. Parecia uma criança que acabara de ganhar um presente. Na legenda da foto, ele explica que se tratava de uma reunião com representantes da empresa Bahia Mineração (Bamin), que iria fazer o trecho Ilhéus-Caetité da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

Parte desse trecho passará por uma nesguinha do território de Livramento, perto de Caetité e Lagoa Real. Ricardo Ribeiro viu nisso a possibilidade de geração de empregos para livramentenses. No computador, ele falava, em reunião virtual, com  representantes da Bamin sobre isso! À época, não deu detalhes! E nunca mais falou do assunto! Faz dois anos e ele está no fim do mandato! Então, perguntamos: Haverá ou não emprego para os livramentenses, prefeito?

Licitação escola Iguatemi A Comissão de Licitação da Prefeitura de Livramento deu sequência, dia 5/2, aos trâmites da Concorrência Pública para contratação da empresa que vai construir novo prédio escolar na Vila de Iguatemi. Foi a 2ª reunião sem concluir o processo! Um detalhe a ser observado é que foram abertas, em sessão pública, salvo engano propostas de 55 empresas! Nenhuma delas atendeu a todos os requisitos do Edital. Para a participante que quiser, foi aberto o período de recurso.

E advinha quem também está participando do certame? Ela mesma Cardoso Empreendimentos Ltda, que faz, atualmente, a limpeza urbana em Livramento. A propósito, cadê o reultado da licitação para renovar essa concessão, cujo prazo já venceu? A atividade principal, registrada, da Cardoso, é transaporte escolar. Mas, como se vê, ela também recolhe lixo e é construtora. Em seu cadastro, há umas 70 atividades secundárias, a maioria ligada a prefeituras.

Posse de Vera Lúcia Envio um abraço e os parabéns, de público, à advogada Vera Lúcia Santana Araújo, nossa conterrânea, empossada, ontem, como ministra substituta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral),  em Brasília. Com ela, já são três livramentenses que chegaram, como juízes, a um tribunal superior, na Justiça Brasileira! O 1º foi Hermes (STF:1963-1969) e o 2º José de Castro Meira (STJ: 2003-2013). A Drª Vera é filha da querida D. Rosália Araújo, professora de Português de várias gerações de jovens, no Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento.

Para refletir O público mais jovem pode não conhecê-lo, mas Arthur Robert Ashe, Jr é considerado uma lenda entre os jogadores de tênis dos EUA. Morreu de AIDS, em 1993, aos 49 anos! Consta que havia sido contaminado numa transfusão de sangue, durante uma cirurgia no coração. Um dos seus dos fãs, em uma carta, teria perguntdo-lhe: "Por que Deus teve que escolher você para pôr uma doença tão horrível?". Arthur Ashe teria respondido com o seguinte relato:

Anos atrás, umas 50 milhões de crianças começaram a jogar tênis, uma delas era eu. Cinco milhões delas aprenderam, de fato, a jogar, 500 mil tornaram-se tenistas profissionais, 50 mil chegaram ao circuito, 5 mil alcançaram o Grand Slam, só 50 chegaram a Wimbledon (Grand Slam, reune os principais torneios de tênis do mundo, incluindo Wimbledon), quatro das que chegaram a Wimbledon, prossegue Ashe, chegaram à semifinal e duas chegaram à final! Uma delas era eu. Quando eu comemorava a vitória, taça na mão, nunca perguntei a Deus: Por que eu?

Então, agora, que estou com dor, como posso perguntar a Deus: Por que eu? E a mensagem segue: A felicidade mantém você doce! Os julgamentos mantêm você forte! As dores o mantêm Humano! A falha faz você humilde! O sucesso torna você brilhante! Mas só a fé o mantém de pé. Às vezes, você fica insatisfeito com a vida, enquanto tantas pessoas sonham em ter a vida que você tem. Uma criança numa fazenda vê um avião voando e sonha em voar.

Mas, o sonho do piloto daquele avião é voltar pra casa. Assim é a vida!! Aprecie a sua! Se a riqueza é a chave da felicidade, os ricos deveriam estar dançando nas ruas. Mas só as crianças pobres fazem isso. Se o poder dá segurança, os VIPs deveriam dispensar guarda-costas. Só quem vive na  humildade sonha em silêncio. Se beleza e fama atraem relacões ideais, as celebridades deveriam ter os melhores casamentos! Tenha fé em você mesmo! Viva humildemente, caminhe humildemente! Ame com o coração! Pensem nisso!