Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 05.02.2024

Começa Ano Legislativo A Câmara de Livramento iniciou, dia 02/02, o Ano Legislativo de 2024! Mais uma vez, sem a presença do prefeito Ricardo Ribeiro e sem a tradicional mensasgem do Poder Executivo, o que foi visto como desconsideração ao povo, representado pelos vereadores! A mensagem sempre faz um resumo das ações da gestão no ano anterior e dos planos para o ano que começa! A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional! Observou-se, naquela hora de respeito, que alguns vereadores não souberam se posicionar. Cruzaram as mãos à frente do corpo! O certo é a mão direita no peito e o braço esquerdo estendido para baixo, ou os dois braços para baixo.

Fala dos vereadores Destaquei pontos das falas de  Joaquim da Silva e Josemar Miranda, que oferecem boas oportunidades de reflexão! Começo com Joaquim (situação), que registrou nota de repúdio contra Embasa e a Coelba, as quais ele acusa como más prestadoras de serviços. E lembra que os representantes delas ignoraram pedido dele, feito em 2023, para serem ouvidos no Legislativo. Mas eu pergunto: por que o contratante, que é a Prefeitura, no caso da Embasa, nada faz? Mas o vereador confessou de quem é mesmo a culpa de tudo, ao dizer: “... nóis foi errado de ter assinado contrato com essa empresa incompetente...”.

Com o nóis, nesse Português errado, o vereador inclui a Câmara, que aprovou, em 2019, a renovação da concessão à Embasa, por mais 30 anos, e o prefeito que assinou o contrato, inclusive sem o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), que era obrigatório! Foram inconsequentes! Sabiam que a Embasa ficou inadimplente por 20 anos, no contrato anterior, sem prestar os serviços de esgoto! Macomunados com o então governador, vereadores e prefeito violaram a lei, para livrar a empresa Embasa da concorrência pública, que viria com a nova LNSB (Lei Nacional do Saneamento Básico)! Portanto, antes de pedir explicações, o vereador Joaquim da Silva é que deve explicar por que votou a favor dessa manobra ilícita!

Temas propositivos Já o vereador Josemar Miranda (oposição) levantou temas propositivos, na sessão de retomada dos trabalho da Câmara de Livramento, nesse último ano de Legislatura. Citou necessidades e direitos da comunidade, em quase todas as áreas, como estrutura para o ensino integral, transporte escolar de qualidade, qualificação e boa remuneração para professores, acompanhamento adequado para alunos especiais, ensino superior em Livramento, especialidades médicas permanentes, aparelhos de diagnósticos, medicamentos básicos para baixa renda, custeio do deslocamento de pacientes, quando necessário, para outras cidades. Também alertou para as deficiências nos serviços da Embasa, lembrando que é grave a contaminação do Rio Brumado, tanto por dejetos orgânicos quanto químicos.

Para refletir Vamos relembrar, afinal o ano está começando,  que o Tempo de Deus é contínuo, diferente da visão que temos dele. Nós inventamos o relógio para medir o que seria a  passagem do tempo, com base no movimento de rotação da Terra, que não precisa de medição. Pela rotação, há um período iluminado pelo Sol (dia) e outro escuro, que chamamos noite. Isso só existe na Terra, onde habitamos. Em outros planetas é diferente, a depender do movimento que fazem e da distância em que estão do Sol, que são diferentes em relação à Terra. E a região onde fica o escritório de Deus não tem qualquer influência dos fenômenos planetários. Assim, o raciocínio sobre a vida humana tem de levar isso em conta. Nossa divisão do tempo, vai dos segundos e minutos ao séculos e eras. E quando se estuda a história desse transcurso temporal, vê-se que há mudanças, embora sutís.

Mas a base do pensar humano, da psicologia humana pouco se altera. E as alterações só são percebíveis ao longos de séculos e até de eras! São trazidas por fenômenos cósmicos ou por mensageiros, como os profetas. Jesus Cristo, por exemplo, foi o maior dos mensageiros divinos, que veio mostrar ao ser humano a realidade do espírito, como se deve viver, ao que os apóstolos deram continuidade, abrindo a porta da Pátria Espiritual, para onde caminhamos. E Paulo alertou os romanos, dizendo: “Irmãos, vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Agora, a salvação está mais perto! A noite já vai adiantada, o dia vem chegando! Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de excesso de comida, nem de bebedeiras, orgias sexuais nem imoralidades, muito menos brigas e rivalidades. Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”. Pensem nisso!