Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 29.11.2023

Sindicato faz eleições O SPEL (Sindicato dos Profissionais da Educação de Livramento) publicou edital convocando seus associados para eleição, dia 9/12, dos membros da sua diretoria e conselho fiscal, mandato 2024-2026. Os associados interessados em concorrer têm até 1º/12 para registrar chapas, na sede da entidade (Av. Dr. Edilson Pontes, 61, 1º andar), no horário de expediente do Sindicato. Entre os cargos em disputa estão os de presidente e vice-presidente. Para mais detalhes, procurem a sede do órgão!

Distribuindo dinheiro A prefeitura de Livramento está cheia de dinheiro da União para dar, pela Lei Paulo Gustavo. São R$431.682,39, destonados a pessoas físicas e jurídicas da área cultural, que passaram aperto na Pandemia. O prefeito comeu mosca e corre para não perder o prazo de aplicação dos reursos, o qual, salvo engano, termina este ano. Se não cumprir, terá de devolver o dinheiro. Quem quiser se habilitar leia os editais da prefeitura (Diário Oficial-27/12). Corra lá, pois tem prazo e são 148 páginas para serem lidas.

Nossa República triste O ministro da Justiça Flávio Dino, senador, ex-juiz, ex-governador, que se diz comunista, foi indicado pelo presidente da República para ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Opositores do governo estão indignados, temendo que isso fortaleça a notória parceira entre a Corte e o Poder Executivo. A expectativa, agora, é a sabatina do indicado no Senado, que foi escarneado e debochado por Flávio Dino, ao se negar a depor na CPMI-8 de Janeiro (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito). Se aprovado pelos senadores, aumentará a fundura do buraco de nossa República triste, onde eleitores e pagadores de impostos são tratados com desprezo!

Esperando a decolagem Como já citei aqui no início do seu 1º mandado (2017-2020) o prefeito Ricardo Ribeiro teve a brilhante ideia de construir um aeroporto, em Livramento, que substituiria o antigo campo de pouso, que foi destruido na gestão de Paulo Azevedo. Ricardo Ribeiro chegou a pedir apoio do então governador Rui Costa, quando este visitou Livramento, em 2018. Até argumentou que já tinha o terreno. Mas o projeto não decolou!

Rio de Contas, 300 anos O nosso vizinho Município de Rio de Costas está festejando seus 300 anos de emancipação política. Muita festa, com shows e coreografias bonitas! Já teve até performance artística do prefeito Cristiano Azevedo, no palco das apresentações musicais! Em minha opinião, chocou um pouco com a sisudez do cargo, mas os riocontenses aplaudiram, é o que importa! Parabéns, portanto, a nosso Rio de Contas! Diferente de Livramento que ignorou (2015) os 300 anos do surgimento da Vila Inicial, e os 100 anos de emancipação política (2021)!

Para refletir VONTADE DE CANTAR Trago mais uma mensagem do nosso livro Hora do Ângelus, Pensares para Rezar. Nela, eu lembro que o Ângelus é bonito, hora que nos faz pensar em toda beleza do mundo, apesar das mazelas humanas. É o momento do pôr-do-sol, que enche nossos espíritos de um encantamento que não conseguimos descrever. É como se estivéssemos diante da face de Deus! Temos vontade de cantar, rezar, conversar com o Criador. Lembramos de cantigas do passado, de pessoas queridas, amigos e parentes que se foram. É hora da Ave Maria, é uma bênção, dádiva da natureza, convite para pensarmos no objetivo da nossa vida, para cuidarmos das belezas que nos são oferecidas, um convite a viver em paz!

É necessário, então, saber o que é viver e o que é paz! É, sem dúvida, um grande desafio, pois isso não está escrito em nenhum manual. E o que foi escrito sobre o assunto são apenas sugestões. Temos que descobrir por nós mesmos! Apesar de ser um desafio, é algo muito simples. Cada pessoa carrega a centelha divina, que nos orienta no caminho da virtude! Basta ficarmos atentos e voltados para Deus! Pratique a generosidade, sempre, e cuide das coisas do Criador! Exercite, constantemente, a paciência, a tolerância e o amor! Um dia, conhecerá todos os objetivos e as razões do que, para nós, ainda são segredos de Deus. Pensem nisso!