Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 22.11.2023

Fora do comum Um helicóptero sobrevoou, ontem, a cidade de Livramento, chamando muita atenção!  Teve gente achando que tinha a ver com focos de incêndio na Serra das Almas. Mas, segundo o site Livramento Manchete, foi uma ação da 46ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), denominada Operação Vetor Aéreo, para segurança da população e prevenção de crimes.

Mas, com todo respeito, pelo modus operandi, pareceu algo mais grave e urgente que isso, como uma caçada a bandidos perigosos! Citando a própria PM como fonte, o site informou que o helicóptero apoiou incursões em terra, para diligências, rondas e abordagens de suspeitos, ou seja, algo que o senso comum indica ser além de simples ação preventiva. O Comando da PM precisa esclarecer!

Os responsáveis - Era esperado o cáos causando com a falta geral de água, em Livramnto, após o corte, pela metade do fornecimento da Embasa, sábado e domingo, para suposta manutenção preventiva do sistema, sem especificar o tipo de intervenção feita! Isso gerou a suspeita de que foi  para reabastecer reservatórios e evitar um colapso total na semana. Houve muitos impropérios contra a Embasa, principalmente nas redes sociais, pedindo explicação!

Muitos nem viram o anúncio do corte!  Seja como for, serviu para alertar ainda mais sobre a gravidade da falta da água, em Livramento. E vai piorar, se prefeito e vereadores não assumiram suas responsabilidades para construção de nova ETA (Estação de Tratamento de Água) ou ampliação da atual. Foram eles que renovaram o contrato com a Embasa, mesmo sabendo das deficiências dos serviços, incluindo o esgoto, que está totalmente abandonado pela empresa.

Prefeito x vice O assunto eleição está cada vez mais quente, em Livramento! E a grande disputa parece que será entre o prefeito Ricardo Ribeiro e sua própria vice, Joanina Sampaio. Após dois mandatos de vice, que ela disse não servir pra nada, Joanina se acha apta a ser a titular. Mas  Ricardo Ribeiro quer emplacar o professor Jânio Lima, que lhe deu um partido, para se candidatar em 2016. O alcaide até permite que o ungido trabalhe informalmente para a Prefeitura, a fim de ficar em evidência.

É um embate  emocional difícil entre gratidão e amizade com a lógica crua  dos números! Pesquisas já foram divulgadas, em que Joanina aparece mais viável. Estão dizendo que o dinheiro pode tudo, e há de sobra! Mas, em minha opinião, se fosse assim não haveria inflação! De resto, a certeza é que Joanina quer provar que serve para alguma coisa e que foi só uma metáfora quando Ricardo Ribeiro disse que ele e ela eram acoplados como queijo na marmelada!

Para refletir Refletiremos, hoje, usando outra canção do  menino Michael Jackson, que depois foi o Rei da Música Pop. Ele tinha só 13 anos (1971), quando ocupou o 1º lugar nas paradas de sucessos dos EUA (Estados Unidos) e de países Europa, com a música Ben! Esse era o nome de um ratinho da sua estimação. Ouçam a letra, traduzida:

“Ben, nós dois não precisamos mais procurar, ambos achamos o que procurávamos. Com um amigo para chamar de meu, nunca estarei sozinho. E você, meu amigo, verá que tem um amigo em mim. Ben, você sempre está correndo pra lá e pra cá! Parece sentir que não é querido, em lugar nenhum. Se um dia, você olhar pra trás e não gostar do que encontrar, há uma coisa que você precisa saber, você tem um lugar onde ficar. Eu costumava dizer: 'Eu e mim”, mas agora eu digo 'a gente'. Ben, a maioria das pessoas mandaria você embora, mas eu não escuto nada do que eles dizem. Eles não te veem como eu vejo! Eu gostaria que eles tentassem! E tenho certeza de que eles mudariam de ideia, se tivessem um amigo como o Ben”!

Lição dessa música: Ensina como tratar um amigo de verdade! Não importa quem ele seja! Pensem nisso!