Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 20.11.2023

Informes iniciais O economista, professor e escritor Javier Milei, venceu a eleição presidencial da Argentina, ontem (19/11), contra o advogado e ministro da Economia Sergio Massa (55% x 44% dos votos). Tomará posse em 10/12. Sai esquerda e entra direita, lá! A eleição gerou expectativa no Brasil, que acenava enviar dinheiro dos brasileiros para o vizinho, afundado numa de 140%. E ontem (19/11) foi Dia da Bandeira, no Brasil, o principal símbolo nacional, a mais bonita do mundo. Viva nosso pavilhão!

Consciência negra Hoje (20/11) é Dia da Consciência Negra (Lei-12.519/2011), homenagem a Zumbi (guerreiro), que fugiu da escravidão para o Quilombo dos Palmares, em terras onde hoje ficam os estados de Alagoas e Pernambuco. Quilombos eram esconderijos de escravos que fugiam dos horrores da escravidão. Seus remanescentes hoje são as ditas comunidades quilombolas. Zumbi, batizado Francisco, passou a ser Zumbi dos Palmares, líder do esconderijo (1678-1694), até ser morto pelos portugueses, que destruíram o local. Mais de 10 milhões de cidadãos teriam sido sequestrados na África, escravizados e tratadas como bichos, no Brasil. Após mais de 130 anos da abolição (1888), afrodescendentes ainda são estigmatizados, como se fossem inferiores. Triste, pois não é mais pelo Estado e sim por pessoas, sem humanidade, sem fraternidade! É a consciência humana que deveríamos ter e repassar, principalmente para crianças e jovens, não como discriminação contraposta, nem como ideologia, mas na visão humana do Plano de Deus, ao qual precisa se adaptar nossa organização social, política e todo nosso modo de viver!

Não é só Embasa A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) cortou 50% da água de Livramento, dias 18 e 19/11 (sábado e domingo), dizendo ser para manutenção preventiva! Grande absurdo, cortar o que já falta, nesse calor intenso! O assunto dominou a sessão da Câmara, 6ª feira (17/11). Para o vereador Josemar Miranda, a manutenção preventiva seria estorinha para esconder que a ETA (Estação de Tratamento de Água) ficou pequena para a demanda atual, agravado com a extensão de rede, sem ter água suficiente, para a Vila de Iguatemi! Frisou que o volume atual de água tratada é o mesmo de 20 anos atrás! Ignora que a cidade cresceu, como eu venho dizendo! 

Os vereadores querem pedir explicações da Embasa, mas isso é inútil. Eles e o prefeito, juntos, têm de fazer relato minucioso da situação e requerer do governador do Estado nova ETA ou ampliação da atual, o que for melhor. Não há outro modo de suprir a falta d’água. Foi o governador Rui Costa que mandou eles prorrogarem o contrato, por 30 anos, sem ter o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), só para livrar a Embasa da licitação. Para isso, violaram a LNSB (Lei Nacional do Saneamento Básico)! Pior, não cobram da Embasa as metas para até 2022, previstas no contrato que aprovaram, mesmo sabendo das deficiências e inadimplência da empresa.

Brasil das piadas Brasil pegando fogo, metaforicamente, e até literalmente, como as queimadas no Pantanal e até em nossa Serra das Almas! E há gente fazendo piada de notícia! É como posso entender matéria do site UOL (18/11), dizendo que MPF (Ministério Público Federal) e PF (Polícia Federal) investigam se Bolsonaro "importunou" baleia-jubarte em São Sebastião (litoral norte de SP). E, ainda, diz que é por suposto crime, em junho deste ano, ou seja, pode nem existir, e nem há certeza de quem pilotava a embarcação perto do crustáceo! E circula um desenho, numa piada contraposta, em que um policial mostra a foto do ex-presidente a uma baleia e pergunta: a senhora identifica esse senhor? Ela responde: Quem, o mito? Mas, piadas à parte, o país vai mal, com a vida do brasileiro mais cara e mais difícil. Bolsonaro segue atraindo multidões, e perseguido por vários processos, nenhum por corrupção! Os animais seguem vítimas de crimes reais, matança perversa, industrial, para satisfazer o paladar humano! Tudo impune! Que Deus, tenha dó de nós!              

Para refletir Nós e a canção! Início dos anos 1970, o menino negro Michael Jackson, iniciando a adolescência, já se destacava como cantor. Começou com a família, nos Jackson Five. Mesmo com a voz já mudando, pela idade, cantou um dos seus maiores sucessos: “Music and Me”, cuja letra, traduzida, diz:

“Música e Eu. Nós estamos juntos, há longo tempo! A música e eu/ Não me importo se as nossas canções rimam ou não/ Importa é a música e eu/ Eu sei, onde quer que eu vá/ Nós somos tão íntimos o tanto que dois amigos podem ser/ Tem havido outros/ Mas nunca houve dois namorados como a música e eu/ Pegue uma canção e venha junto/ Você pode cantar a sua melodia/ Em sua mente, você descobrirá um mundo de doce harmonia/ Pássaros de uma mesma espécie voarão juntos/ Tudo como eu, agora, com a música!” 

Lembramos que a dureza da vida não pode tirar nosso ânimo! Desafios são para ser vencidos! Deus está conosco. Nunca se abata na tristeza! Se ela vier, pode ser a hora de termos a nossa música! Então, cantarole a sua canção! Pensem nisso!