Atraente
Nutricionista Isadora Tanajura

Pesquisa da SSP-BA aponta alta sensação de segurança em municípios da chapada diamantina

Pesquisa da SSP-BA aponta alta sensação de segurança em municípios da chapada diamantina

Foto: Imagem Divulgação

A Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) realizou, entre os dias 25 e 28 de agosto, uma pesquisa itinerante para avaliar a percepção da população sobre a segurança pública e os serviços prestados pelas forças policiais. Ao todo, 1.118 pessoas foram entrevistadas presencialmente em seis municípios da Chapada Diamantina: Souto Soares, Iraquara, Seabra, Mucugê, Andaraí e Lençóis.

Mucugê apresentou o maior índice de sensação de segurança entre os municípios pesquisados, com 96,24% das respostas. Na sequência aparecem Seabra, com 90,96%, Andaraí, com 88,17%, Souto Soares, com 87,63%, e Lençóis, com 85,95%. Iraquara registrou 80,21%, o menor percentual entre as cidades avaliadas.

Entre os principais motivos apontados pelos moradores para a sensação de segurança está a ausência de violência. A presença do policiamento também foi destacada pelos entrevistados, especialmente em Seabra.


O levantamento também avaliou o contato da população com as forças de segurança. A Polícia Militar da Bahia concentrou a maior parte dos atendimentos relatados pelos participantes em todos os municípios pesquisados. Já a Polícia Civil teve participação significativa, principalmente em Iraquara e Mucugê.

Na avaliação dos serviços prestados pelas forças de segurança, também predominou a percepção positiva. Seabra apresentou o melhor resultado, com 91,66% das avaliações classificadas como “Bom” ou “Ótimo”. Em seguida aparecem Lençóis, com 90%; Mucugê, com 77,77%; e Souto Soares, com 72,22%.

Segundo o ouvidor-chefe da SSP-BA, coronel Nilton Machado, a pesquisa faz parte de uma estratégia permanente de aproximação entre a população e os órgãos de segurança. Os dados coletados, conforme a SSP-BA, ajudam a identificar pontos importantes para o aperfeiçoamento dos serviços e das políticas públicas.

A Ouvidoria informou ainda que os resultados serão utilizados como ferramenta de apoio ao planejamento das ações de segurança, buscando fortalecer a integração entre as instituições e ampliar a efetividade das políticas destinadas à proteção da população baiana.

Quer opinar sobre este assunto?

Participe! Clique ao lado e deixe seu comentário.


NO AR Locutor no Ar
Carregando... Aguarde...
AO VIVO Rádio 88 FM
TOCANDO
Carregando...
A SEGUIR
Aguarde...
ESC
Siga a 88 FM