ARQUIVO

Julho de 2020

93 notícia(s) encontrada(s)

Atraente
Nutricionista Isadora Tanajura

Projeto de Célio Evangelista vereador em Rio de Contas torna-se lei municipal

Projeto de Célio Evangelista vereador em Rio de Contas torna-se lei municipal

Um cachorro sadio abrigado em uma casa pode viver em média 17 anos. Nas ruas, essa expectativa de vida chega a ser três vezes menor.  Os perigos são muitos. Sozinhos e sem proteção, eles estão sujeitos a atropelamentos, agressões, doenças e envenenamento. 

Essa é uma realidade de muitos municípios, por isso diante o aumento da população de cães e gatos, bem como dos últimos acontecimentos de extermínios dos mesmos no município de Rio de Contas, o Vereador Célio Evangelista apresentou, no dia 15 de julho 2020, em Plenário da Câmara de Vereadores, a Indicação nº 004/2020 com a minuta do Projeto de Lei Municipal que se tornou Lei Municipal nº 287/2020.

A lei, dispõe sobre o Controle Ético de Reprodução e Bem-estar dos Animais em situação de vulnerabilidade no Município de Rio de Contas/BA, e dá outras providências. No artigo 2º consta que as medidas sanitárias e de proteção serão: I- Realizar Registro Geral de Animal (RGA) no órgão municipal responsável pelo controle de zoonoses; II- Disponibilizar, estruturar e equipar espaço para atender, esterilizar, e acolher, animais que estejam em situação de vulnerabilidade, até que os mesmos estejam aptos à adoção, o referido espaço, será intitulado Centro de Acolhimento Animal - CAA; além de III- Contratar Médico Veterinário, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, para que atenda, prioritariamente, no CAA.

Para o vereador Célio há muitas formas de se cuidar de um animal, “A Constituição Federal, em seu capítulo VI, art. 225, parágrafo primeiro, inciso VII, considera dever de Estado e da Coletividade zelar pelos animais e impedir as práticas que os submetam à crueldade. Há várias formas de manter sob controle da população de cães e gatos que especificado neste Projeto Lei Municipal, espero que cumpra-se”, relatou  o vereador.


Aprovados em concurso da Polícia Civil serão convocados

Aprovados em concurso da Polícia Civil serão convocados

A Secretaria da Administração (Saeb) vai publicar na próxima terça-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE), a lista de convocados para nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Civil na Bahia. Serão chamados 163 investigadores, nove escrivães e 10 delegados, totalizando 182 profissionais. "Infelizmente, a arrecadação do Estado despencou esse ano. Estamos tendo que reorganizar todas as finanças. Não está sendo fácil. Mas, em função das aposentadorias recentes, vamos repor esse quantitativo. Assim, vamos chamar 182 aprovados para a Polícia Civil", afirmou Rui. Com mais de 48 mil candidatos inscritos, o concurso para a Polícia Civil foi lançado em 2018 e teve sete etapas eliminatórias. Dentre os inscritos, 35.036 mil foram para o cargo de investigador, 2.436 pretendentes ao cargo de escrivão e 10.678 postulantes a delegado.


Decreto que proíbe aulas e eventos em toda a Bahia é prorrogado

 Decreto que proíbe aulas e eventos em toda a Bahia é prorrogado

Válido até hoje (31) o decreto estadual n° 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, será prorrogado por mais 15 dias. O governador Rui Costa deu a notícia no início da noite de ontem durante mais uma edição do Papo Correria. De acordo com Rui, as medidas restritivas são fundamentais para a redução do número de novos casos de Covid-19. O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos — inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores —, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica. A determinação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes — menos de 14 dias — de casos da Covid-19.


Homem invade residência agride mãe e filha e rouba moto

Homem invade residência agride mãe e filha e rouba moto

A Polícia Militar registrou na última quarta-feira (29) uma ocorrência de violência doméstica no Bairro Vermelhão, na cidade de Rio de Contas. A Polícia foi solicitada pelo esposo da vítima, onde um homem teria agredido ela e a filha além ter roubado uma moto da residência. A polícia realizou diligências no sentido de localizar o agressor, sendo o mesmo encontrado nas imediações de sua residência, que também fica localizada no bairro. Os policiais conseguiram detê-lo, bem como recuperar o veículo roubado. Todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia para registro da ocorrência e adoção das medidas cabíveis.


Live solidaria em prol a Paroquia Bom Jesus do Taquari

Live solidaria em prol a Paroquia Bom Jesus do Taquari

O cantor e compositor livramentense Alan Cruz participou durante sete anos cantando o hino do Bom Jesus, na tradicional festa católica do Bom Jesus do Taquari em Livramento de Nossa Senhora. O cantor chegou a gravar um vídeo e compartilhou em seu canal no youtube que já conta com mais de 2 milhões de visualizações.

E é com imensa alegria que o Dr. Melodia, como é conhecido pelo projeto Remédio Musical, realizará diretamente de Brasília neste sábado dia 1º de Agosto ás 21:00hs, a live solidária em prol a Paroquia do Bom Jesus do Taquari. A live terá participações de convidados como o Padre Franciscano e cantor, Padre Reinaldo que entoará belíssimas canções.

Todo dinheiro arrecado na live será destinado à paróquia do Bom Jesus.

Não fique de fora, participe, faça sua doação. A live será no canal Remédio Musical no youtube, curta, compartilhe e ative o sininho pra você receber a notificação quando a live iniciar.

E você pode fazer sua doação pela conta bancaria:  

Banco: Bradesco

Agencia: 3528

Conta poupança: 0006420-3

Diocese de Livramento de Nossa Senhora.

Reúna toda família neste sábado (1) e assistam juntos a live. Que o Bom Jesus abençoe todos.   

 


Pedido de Renovação de Licença de Operação

Pedido de Renovação de Licença de Operação

A empresa Gam Plast Indústria e Comércio Ltda. - Me. CNPJ 10.464.967/0001-88, torna público que está requerendo da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Livramento de N. Senhora – Ba., a Licença de Operação (LO) para a atividade de “Fabricação de embalagens de material plástico”, localizada na Avenida Lindemberg Cardoso n° 1.555, Piçarrão, Livramento – Bahia.

Carlos Augusto da Silva Gonçalves (Sócio / Proprietário).


Mulher capota carro em Livramento e ainda é atacada por enxame de abelhas

Mulher capota carro em Livramento e ainda é atacada por enxame de abelhas

Na manhã desta quarta-feira (29) a Polícia Militar foi acionada, após uma mulher de 33 anos perder o controle do seu veículo e saído da pista na BA-152 na Curva da Horta em Livramento.

A mesma veio a  colidir em um arbusto, e acabou sendo atacada por um enxame de abelhas quando  pedia socorro. Quando a Polícia chegou no local a mulher já havia sido levada  para UPA24 horas por populares que trafegavam pelo local.

A guarnição foi até a unidade de saúde, e fez o registro do ocorrido, onde a mulher informou que deslocava do município de Érico Cardoso sentido Livramento. Ainda segundo a polícia, ao realizar rondas pelo local foi visualizado o veículo da vítima, um fiat argo de cor branca, porém devido ao difícil acesso onde se encontrava o veículo,  e ao enxame de abelhas que cercava o local, não foi possível acessar o mesmo. A vítima foi orientada sobre as medidas a serem adotadas.

Segundo informações da coordenação da UPA 24 horas quando a mesma chegou na unidade de saúde foi tirado os ferrões e foi feito medicação, e a mesma passou o percurso do tempo bem mas com o corpo cheio de  ferruadas. A mulher está bem e  já teve alta médica, ficou apenas 24hs de observação e tomando medicamento.


Prefeito de Dom Basílio emitirá decreto mais restritivo para o mês agosto

 Prefeito de Dom Basílio emitirá decreto mais restritivo para o mês agosto

O município de Dom Basílio tem investido bastante em ações de prevenção ao novo coronavírus, especialmente na realização de barreiras sanitárias e na conscientização da população. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade, Roberval Cássia Meira disse que, apesar das ações, está muito preocupado com a possibilidade de um aumento no contágio nesse mês de agosto. “A gente está atuando, mas muito preocupados. Vamos fazer um novo decreto, mais rigoroso, aumentando as restrições com base em gráficos. Agosto será um período crítico pra gente. Mas estamos otimistas de que vamos superar esse período”, destacou. O gestor enfatizou a importância do uso da máscara protetiva, do distanciamento social e da lavagem constante das mãos a fim de barrar a taxa de transmissão da doença.


Funcionários testam positivo para Covid-19 e sindicato denuncia agência bancária em Vitória da Conquista

Funcionários testam positivo para Covid-19 e sindicato denuncia agência bancária em Vitória da Conquista

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista, denunciou uma agência bancária do município após quatro funcionários testarem positivo para a Covid-19.

A denúncia foi feita na última terça-feira (28) ao Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Segundo o sindicato, dois funcionários da agência do Banco Santander localizada na praça Estevão Santos testaram positivo para a Covid-19, nos últimos dias.

Conforme detalhou o sindicato, mesmo após os funcionários infectados, o banco continuou funcionando normalmente, sem realizar o procedimento padrão de desinfecção da agência, e ainda sem afastar os demais bancários, informou o sindicato.

A assessoria de comunicação do banco Santander informou que a agência foi submetida a um procedimento de limpeza, higienização e reabriu na terça-feira.

Ainda de acordo com o sindicato, já são quatro casos de contaminação pelo coronavírus na agência da praça Estevão Santos, desde do dia 13 desse mês.


Rádio 8 FM informa desligamento de energia elétrica programado em Livramento

Rádio 8 FM informa desligamento de energia elétrica programado em Livramento

A Rádio 88 FM informa que a empresa Coelba estará realizando serviços de melhoramento na rede elétrica de várias ruas no centro de Livramento. O fornecimento de energia elétrica segue temporariamente interrompido hoje (30), com início  09 horas até as 15 horas, Rua Miguel Tanajura, Rua Fidelcino Gomes, Av. Leônidas Cardoso, Tv. Fidelcino Gomes, Av. Dr. Edilson Pontes, Praça Joao Marques De Oliveira, Tv. Francisco G Silva, Rua Francisco De Paula Lima e Rua Rodrigo De Souza Meira no centro de Livramento. E nesta sexta-feira (31) outro desligamento programado ocorrerá também no centro com início às 09 horas até as 15 horas, serão atingidos os seguintes locais, Rua Castro Alves, Praça Dom Hélio Pascoal, Av. Leônidas Cardoso, Praça Senador Tanajura, Ladeira Do Bonfim, Rua Francisco Tanajura, Rua Conego Augusto, Rua Joao Pessoa, Rua Conego Tibério, Rua Marco Aurélio De Castro, Rua Augusto Alcântara, Rua B, Av. Rodrigo Alves Meira, Rua Vavá Tanajura, Rua Geraldo Correia, Rua Miguel Tanajura, Rua Deoclides Alcântara, Rua Rita Silva Caires, Rua Adolfo Pessoa e Praça Dom Hélio Pascoal. O desligamento é necessário para que os técnicos da empresa Coelba, realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica desses locais. A interrupção programada, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

 

 

 


Mais de 15 mil pessoas acompanharam primeira noite do novenário do Bom Jesus

Mais de 15 mil pessoas acompanharam primeira noite do novenário do Bom Jesus

Na noite desta última terça-feira (28) iniciou o novenário do Bom Jesus do Taquari, tradicional festa religiosa da igreja católica em Livramento de Nossa Senhora. A equipe da Rádio 88 FM esteve presente com transmissão ao vivo diretamente da igreja matriz e mais de 15 mil ouvintes, romeiros do Bom Jesus nos acompanharam de casa. A primeira novena foi presidida pelo Padre Jandir da Paróquia Nossa Senhora do Livramento que em sua homilia falou sobre o que a palavra de Deus diz sobre os jovens, onde ainda falou sobre o verdadeiro sentido e importância de honrar pai e mãe. Hoje (29), a segunda noite do novenário, o presidente da celebração será o Padre Adil da Paróquia Nossa Senhora do Alívio de Ituaçu. A partir das 18h30 estaremos ao vivo com o programa “A voz do Padre especial” e em seguida com a novena. Você pode nos acompanhar pela Rádio 88 fm, ou pelas nossas redes sociais. Lembrando que você pode interagir e participar da programação com a gente, envie seu áudio, fotos ou vídeo de como você está acompanhando o novenário. E gostaríamos de agradecer mais uma vez a todos que tem nos enviado mensagens, entrado em contato conosco, nosso muito obrigado e contamos com a audiência e participação de todos na noite de hoje.


Banco Central anuncia que lançará cédula de R$ 200

Banco Central anuncia que lançará cédula de R$ 200

O Banco Central informou nesta quarta-feira (29) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará.

De acordo com a instituição, a nova cédula deverá entrar em circulação no final de agosto, e a previsão é que sejam impressas 450 milhões de cédulas de R$ 200 em 2020.

Até a última atualização desta reportagem, o Banco Central ainda não tinha divulgado a imagem da nova cédula.

Atualmente, há seis tipos de cédulas em circulação: R$ 2, R$ 5, R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100.

Impressão de cédulas

Neste mês, o governo teve um gasto extra de R$ 437 milhões para impressão de cédulas, com o objetivo de imprimir R$ 100 bilhões adicionais em dinheiro de papel.

De acordo com a área econômica, a crise do novo coronavírus foi um dos motivos para o aumento da procura. A pandemia levou as pessoas a "entesourarem" recursos em casa, ou seja, manter reserva em cédulas.

Outro motivo apontado é a necessidade de fazer frente ao pagamento do auxílio emergencial – estimado em mais de R$ 160 bilhões considerando as cinco parcelas aprovadas. Boa parte dos beneficiários, sobretudo os de menor renda, preferiu sacar o benefício em espécie.

 


Governo lança Programa “Município Amigo da Família”

Governo lança Programa “Município Amigo da Família”

O Programa Município Amigo da Família foi lançado nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O objetivo é implementar nos municípios ações que valorizem a família, a proteção social e o fortalecimento de vínculos conjugais. As prefeituras de todo o País interessadas em participar do projeto podem se inscrever na página do programa.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, destacou a importância do papel dos municípios no fortalecimento familiar.  “O Programa Município Amigo da Família vem exatamente para que esse grande objetivo do ministério seja alcançado, porque é lá na ponta que estão as famílias. É lá onde tudo acontece. É lá onde tudo pode ser concretizado”, disse.

Os municípios que aderirem ao programa vão receber apoio técnico da Secretaria Nacional da Família para promoverem melhores condições de implementação de políticas familiares municipais. Também terão o nome divulgado na lista de municípios que fazem parte do programa no endereço eletrônico do Observatório Nacional da Família.

Segundo a ministra, o Brasil só conseguirá buscar o desenvolvimento se investir em ações e políticas públicas voltadas ao fortalecimento de vínculos conjugais. 

Para aderir à iniciativa, os municípios deverão comprovar que executam, no mínimo, seis iniciativas para a valorização da família indicadas pelo Governo Federal. Essas iniciativas estão divididas em quatro áreas de atuação: planejamento de políticas familiares; apoio à maternidade e paternidade; promoção de vidas saudáveis; e desporto e lazer para a família. 

Prêmio Boas Práticas

As boas práticas serão reconhecidas pelo Governo Federal por meio de uma certificação. É o Prêmio Boas Práticas em Políticas Públicas Familiares Municipais, também lançado nesta terça-feira, e que já está com as inscrições abertas, até 8 de agosto.

Para Damares Alves, o programa Município Amigo da Família é uma grande vitrine para o Brasil, uma oportunidade de troca de experiências.

“Este programa não é só para dar selo a um prefeito, a um município. É mais que isso. É a gente mostrar, por exemplo, que um município pequeno, lá no interior de Sergipe, tem uma iniciativa tão extraordinária de fortalecimento de vínculos, tem uma iniciativa tão extraordinária de proteção da infância, de proteção do idoso, que um grande município lá de São Paulo, pode usar como modelo”, destacou. 


Moto furtada em Livramento é recuperada pela Polícia Civil

Moto furtada em Livramento é recuperada pela Polícia Civil

Na noite desta terça-feira (28) a Polícia Civil de Livramento recuperou uma motocicleta Yamaha YBR, de cor vermelha, que havia sido furtada pela manhã, na zona rural de Livramento. Ao tomar conhecimento do furto de uma motocicleta no Povoado de Várzea de Dentro, Investigadores de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, iniciaram as diligências, no sentido de identificar o autor e recuperar o veículo. As investigações se desenvolveram até o município de Brumado, onde foi localizada a motocicleta, em um posto de gasolina, na entrada daquela cidade. O autor do ilícito não foi alcançado, mas as investigações estão sendo realizadas para identificação do mesmo. A motocicleta foi apreendida e apresentada na Delegacia de Polícia de Livramento, para adoção das ações legais.


Fies abre inscrições para a seleção do segundo semestre de 2020

Fies abre inscrições para a seleção do segundo semestre de 2020

O Ministério da Educação (MEC) abre hoje as inscrições para o programa de Financiamento Estudantil (Fies), após adiamento de uma semana. As inscrições podem ser feitas na página do Fies, clicando em "minha inscrição". Para isso, é preciso criar uma conta "gov.br" por meio de cadastro no "Login Único" do governo federal. O prazo segue aberto até as 23h59 de sexta-feira (31). O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação. Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos. O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.


Autoescolas da Bahia começam a oferecer aulas pela internet com validação do Detran

Autoescolas da Bahia começam a oferecer aulas pela internet com validação do Detran

Por meio do sistema eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia, integrado ao Centro Virtual do Sindicato das Autoescolas (Sindauto), dará início hoje, em Salvador, a primeira turma de aula teórica remota do curso de formação de condutores, com 50 alunos. Durante a semana, as autoescolas que aderiram ao novo modelo deverão anunciar a abertura de novas turmas, na capital e no interior. A medida foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no enfrentamento à Covid-19, mas não é obrigatória para os alunos. Aqueles que desejarem aguardar o retorno das aulas presenciais não terão prejuízos econômicos. O prazo do laudo para a primeira habilitação, que era de 12 meses, foi prorrogado para 18 meses. As aulas virtuais terão que ser validadas pelo Detran-BA. A autoescola deverá enviar ao órgão, em 72 horas, um relatório contendo as seguintes informações: identificação do estabelecimento, data e horários de início e término da aula, registro facial biométrico dos alunos e instrutores, conteúdo oferecido e quantidade de candidatos, com a presença de cada um confirmada virtualmente.  Já para a retomada das aulas e exames práticos, o Detran-BA está finalizando os protocolos de segurança sanitária, que deverão ser seguidos pelas autoescolas. O órgão vai publicar uma portaria com as regras para a reabertura dos estabelecimentos. A previsão é que em 15 dias, no máximo, as atividades presenciais recomecem nos cursos de direção veicular.

 

 

 


Loja Construmax comemora 10 anos

Loja Construmax comemora 10 anos

Há mais de 10 anos a Construmax , localizada na Avenida Presidente Vargas,  vem contribuindo para que a população de Livramento e região, possa realizar seu sonho de construir ou reformar seus imóveis.

Presente em todas as etapas de uma construção, desde o fundamento até a decoração, a empresa já se consolidou na região e hoje comemora os bons frutos colhidos em uma década de serviços à comunidade.

“Acredito que chegamos até aqui devido ao bom atendimento que prestamos aos clientes, ao preço justo e à qualidade dos produtos. Só temos a agradecer a todos os clientes, amigos e colaboradores que nos apoiaram durante tantos anos”, destaca o proprietário da loja, Max.

Contrumax, há 10 anos construindo seu sonho com a qualidade de sempre e preços que cabem em seu bolso.

Para mais informações e orçamento ligue (77) 3444 2317 ou chame no whatsapp (77) 99997 3999.


Grave acidente de trânsito registrado neste fim de semana em Livramento

Grave acidente de trânsito registrado neste fim de semana em Livramento

Um acidente de trânsito foi registrado na comunidade do Piçarrão em Livramento na noite do último sábado (25). Segundo informações um motociclista teria tentado realizar uma ultrapassagem na Avenida Lindemberg Cardoso e acabou colidindo com um carro. O motorista e os ocupantes do automóvel não tiveram ferimentos, já o  condutor da motocicleta foi conduzido pelo SAMU para UPA 24 horas, onde segundo informações obtidas na manhã de hoje, o motociclista teve traumatismo craniano e foi transferido para UTI de Vitória da Conquista em estado grave.  Os veículos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, juntamente com o proprietário do automóvel. Ressaltamos aqui mais uma vez, cuidado ao sair de casa. O movimento nas ruas de Livramento está intenso, nos finais de semana se intensificando ainda mais, então muita atenção no trânsito e lembrando claro, que se for dirigir não beba, se beber não dirija e toda atenção principalmente a noite é de suma importância.


Jussiape: Moradores se aglomeram durante festa de aniversário em praça

Jussiape: Moradores se aglomeram durante festa de aniversário em praça

Na noite do último sábado (25) moradores se aglomeraram em uma festa de aniversário ao ar livre em Caraguataí, distrito de Jussiape. A comemoração teve até fogos de artifício, carros com som "paredão", e a praça pública estava cercada com mesas e bebidas. Segundo a Polícia Militar, muitas pessoas estavam aglomeradas nos bares, quase todas sem máscaras, e sem distanciamento social, descumprindo o decreto de isolamento. A PM, junto com o coordenador epidemiológico, Marlucio Caires, orientou a todos sobre o uso da máscara e também orientou os proprietários dos bares para o fechamento dos estabelecimentos para encerrar a festa. O município de Jussiape tem dois casos curados da Covid-19 e não tem estrutura para receber pacientes com sintomas agravados pelo vírus. A produção do Jornal da 88 falou com o prefeito de Jussiape, o médico Dr. Eder Jakes que falou mais a respeito. Confira abaixo a sua fala.


Homem ameaça esposa e filho em Livramento após companheira criar perfil em rede social

Homem ameaça esposa e filho em Livramento após companheira criar perfil em rede social

Um homem ameaçou a esposa e o filho com um facão e uma tesoura, no distrito de Iguatemi em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da Polícia Militar, o fato ocorreu no início da noite deste último domingo (26). Ainda segundo a Polícia, o fato ocorreu após o agressor ter tido uma crise de ciúmes da esposa, que havia criado uma página na rede social Facebook, e começou a quebrar objetos dentro de casa. O mesmo teria ainda ameaçado matar o filho, ele possuía uma espingarda na casa. De imediato, a guarnição recolheu a arma que estava carregada. A Polícia Militar conduziu as vítimas e o agressor até a Delegacia Territorial de Policia de Livramento para as devidas providências cabíveis. Os objetos citados também foram apreendidos e entregues.


Livramento e mais quatro municípios baianos recebem novos equipamentos de automação na rede elétrica

Livramento e mais quatro municípios baianos recebem novos equipamentos de automação na rede elétrica

O município de Livramento de Nossa Senhora, bem como os municípios de Seabra, Ilhéus, Irecê e Guajeru contam agora com agora com o sistema self-healing, que a partir de religadores, recompõe o fornecimento de energia elétrica, automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupção. A tecnologia self-healing irá aumentar a qualidade do fornecimento de energia e beneficiará mais de 25 mil clientes. Os equipamentos de Self Healing - auto recomposição em tradução livre,  possibilita um reforço na confiabilidade do sistema elétrico da Coelba. São 19 equipamentos instalados na rede elétrica dos cinco municípios, ligados diretamente com o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, que recompõe o fornecimento de energia elétrica automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupção. Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os demais clientes impactados. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas 60 segundos para ser concluído. A implantação do sistema Self Healing foi iniciada em junho de 2018, são mais de 600 equipamentos instalados na rede da Coelba com esta tecnologia, em cidades como Salvador, Vitória da Conquista entre outras localidades. A ampliação da instalação do Self Healing na rede de distribuição, reforça o compromisso da empresa com a qualidade do fornecimento de energia elétrica. No primeiro trimestre de 2020, a Coelba seguiu fornecendo energia dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alcançando 13,06 no DEC – indicador que avalia, em horas, a qualidade do fornecimento e está dentro da meta estabelecida pelo órgão regulador, que é de 14,11 horas. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).


Cresce a cada dia os registros de violência contra mulher em Livramento

Cresce a cada dia os registros de violência contra mulher em Livramento

Os registros de violência contra mulher, não param em Livramento. Em menos de 24 horas mais dois registros foram realizados, nesta quinta-feira (23). O primeiro, ocorreu no centro de Livramento, onde a Polícia Militar foi acionada por uma jovem de 24 anos que informou que havia sido ameaçada pelo seu companheiro, o qual foi localizado próximo ao local da denúncia. A vítima e o indivíduo foram conduzidos a Delegacia de Polícia, onde o Boletim de Ocorrência foi feito, ficando o mesmo a à disposição do Delegado de Polícia. O segundo registro de violência ainda na noite desta quinta, ocorreu  nas imediações da BA-148, próximo ao povoado dos Patos. A Polícia Militar foi acionada  por caminhoneiros que viram um homem agredir uma mulher com um capacete, quando  trafegavam na BA-148. A vítima, de 28 anos,  e o suposto agressor, de 39 anos,  foram conduzidos à Delegacia e em seguida a vítima da agressão foi levada à UPA 24 horas para que fosse feito o exame de corpo de delito, onde foram constatadas as agressões, ficando assim, o agressor a disposição da Delegacia. Nós falamos com a Major PM Cleise Delfino da 46ª CIPM, que nos relatou que em sete meses, mais de 40 casos de violência contra mulher foram registrados e o centro é onde mais tem tido casos. Confira abaixo a entrevista concedida ao programa Jornal da 88, com o apresentador Fábio Souza.


Anvisa passa a exigir receita médica para ivermectina

Anvisa passa a exigir receita médica para ivermectina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem (23) a obrigatoriedade de apresentação de receita médica para comprar o vermífugo ivermectina.

A medicação está em falta nas prateleiras depois que começou a ser comprada como preventivo para a covid-19, mesmo sem evidências científicas de sua eficácia. O remédio é vendido em lotes com quatro comprimidos e custa cerca de R$ 30.

Enquanto durar a pandemia do coronavírus, a medicação está incluída na lista de remédios controlados, como a cloroquina, a hidroxicloroquina e a nitazoxanida.


Rui Costa sanciona lei que torna educador Anísio Teixeira patrono da Educação na Bahia

Rui Costa sanciona lei que torna educador Anísio Teixeira patrono da Educação na Bahia

O projeto de lei que tornou o educador baiano Anísio Teixeira patrono da Educação na Bahia foi sancionado nesta quinta-feira (23), pelo governador Rui Costa. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado. Ainda segundo o decreto, a lei entrou em vigor na data da publicação.

O projeto de lei (PL) foi aprovado em 16 de julho, pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na ocasião, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou que a aprovação era um presente para os baianos.

"Ele foi um visionário, sempre esteve à frente do seu tempo, pensou na escola pública, na educação em tempo integral, no financiamento da Educação, na formação dos professores, em sistema de Nacional de Educação", afirmou.

Anísio Spínola Teixeira nasceu no dia 12 de julho de 1900, na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, e morreu no Rio de Janeiro, no dia 11 de março de 1971. Ele foi bacharel em Direito, gestor público, intelectual, educador e, no transcurso do tempo, se tornou personagem importante na história da educação no Brasil. Nas décadas de 1920 e 1930, ele difundiu as ideias do movimento denominado “Escola Nova”, cujo foco foi a renovação pedagógica da escola.

No período de 1924 a 1928, Anísio Teixeira conduziu, na Bahia, a gestão de governo para a Educação, empreendendo a tarefa de avaliar as condições materiais e pedagógicas das escolas baianas. Assinalou o modo como deveria acontecer a progressiva reestrutura do sistema de educação baiano, argumentando sobre a necessidade de uma educação diferenciada para os centros urbanos, para as pequenas comunidades rurais do Recôncavo Baiano ou do Sertão e para a população propriamente rural das fazendas e sítios.

Já no período entre 1947 e 1950, uma de suas iniciativas mais importantes como secretário de Educação e de Saúde foi a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, fundada em 1950. A escola fez parte de um grandioso projeto que consolidou a Educação Integral na Pedagogia brasileira. Atualmente, além do ensino regular, a Escola Parque oferta oficinas de artes visuais e música e possui uma biblioteca de rico acervo.

 


Rio de Contas: Novas medidas de prevenção contra o covid-19 são adotadas no distrito de Marcolino Moura

Rio de Contas: Novas medidas de prevenção contra o covid-19 são adotadas no distrito de Marcolino Moura

A Prefeitura publicou nesta quinta-feira (23) decreto de Nº 31/2020, estabelecendo restrições como medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID-19), no Distrito de Marcolino Moura no município de Rio de Contas. A decisão veio como prevenção, já que o aumento do número de casos suspeitos e a confirmação de casos de contaminação pela COVID-19 no município, tem tido um aumento considerável. Os números de confirmados em Rio de Contas chegou a nove ontem, e a maioria estão localizados no distrito Marcolino Moura. Com isso, estão suspensos, o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em funcionamento no distrito. Começou valendo nesta quinta-feira (23) e segue até o dia 07 de agosto. A suspensão não se aplica aos estabelecimentos essenciais como farmácias, supermercados, lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, padarias e outros, que deverão intensificar as ações de limpeza e  disponibilizar álcool em gel aos clientes. A Feira livre também ficará suspensa começando a valer domingo dia 26 e seguindo até o dia 02 de agosto. A Vigilância Sanitária, juntamente com apoio da Polícia Militar e o SAMU 192 que realizou avisos sonoros, estiveram no distrito orientando quanto às medidas de prevenção e o cumprimento do decreto.  Uma barreira sanitária também foi implantada para controle de entrada e saída de pessoas. 


NO AR Locutor no Ar
Carregando... Aguarde...
AO VIVO Rádio 88 FM
TOCANDO
Carregando...
A SEGUIR
Aguarde...
ESC
Siga a 88 FM