ARQUIVO

Julho de 2024

84 notícia(s) encontrada(s)

Atraente
Nutricionista Isadora Tanajura

Bahia supera média nacional em número de processos por uso de drogas

Bahia supera média nacional em número de processos por uso de drogas

Foto: Foto/Reprodução: Google

Mesmo antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a despenalização do porte de maconha que aconteceu em junho deste ano, o assunto já era pauta jurídica. Na Bahia, o número de processos na Justiça relacionados à posse de drogas para consumo pessoal cresceu 46,3% entre 2022 e 2023. O volume de novos processos no estado foi de 1.775 para 2.597, aumento acima do índice nacional, que teve crescimento de 130.034 para 146.228, um aumento total de 12,45%, no mesmo período. A expectativa é de que após a decisão do STF os números devem seguir em crescimento.


Mortes por dengue na Bahia chegam a 120; Número de cidades em epidemia reduz para 41

Mortes por dengue na Bahia chegam a 120; Número de cidades em epidemia reduz para 41

Foto: Foto/Reprodução: Google

O número de mortes por dengue na Bahia elevou para 120. As estatísticas estão disponíveis no painel de monitoramento da Secretaria de Saúde (Sesab), que fez a última atualização na segunda-feira (29). Embora o número de óbitos tenha aumentado, a ferramenta de controle aponta mudança no contexto epidemiológico: caiu para 41 o número de municípios do estado em situação de epidemia. No mês de junho, 93 das 417 cidades baianas enfrentavam esse cenário. Já o número de casos prováveis da doença chegou a 229.132, enquanto a quantidade de casos graves é de 4.940. Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, segue com a maior quantidade de óbitos na Bahia (24 casos). Ainda de acordo com a Sesab, foram aplicadas até o momento 176.187 doses da vacina contra a doença.


Amamentar por mais de um ano reduz risco de câncer de mama

Amamentar por mais de um ano reduz risco de câncer de mama

Foto: Foto/Reprodução: Google

Estudo publicado na Revista Cancer Medicine indicou que cada 12 meses de aleitamento materno pode reduzir em 4,3% a possibilidade de desenvolver câncer de mama.

“E isso é cumulativo: a cada nascimento, esse risco reduz 7%”, disse à Agência Brasil a coordenadora de Assistência do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Maíra Domingues.

Segundo a pesquisa, isso acontece em mulheres de diferentes países, rendas, idades, entrada na menopausa, grupos étnicos e idade do primeiro parto em todo o mundo.

“O que a gente tem são diversas evidências robustas que revelam esse dado de redução do câncer de mama”, explicou Maíra.

Ela informou que o Banco de Leite Humano sempre recomenda o aleitamento materno, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante seis meses, de forma exclusiva e, após seis meses, até dois anos ou mais, de forma continuada.


Brasil leva bronze inédito na ginástica feminina

Brasil leva bronze inédito na ginástica feminina

Foto: Foto/Reprodução: O Globo

Sob liderança de Rebeca Andrade, o Brasil fez pontuação de 164.497 na final por equipes da ginástica artística feminina e garantiu medalha de bronze inédita na modalidade. Na Bercy Arena, as brasileiras fizeram um espetáculo à parte na tarde de terça-feira (30) e conquistaram o pódio histórico nas Olimpíadas de Paris. Com equipe liderada por Simone Biles, os Estados Unidos terminaram com a medalha de ouro. A Itália adquiriu a prata olímpica, por menos de um ponto de distância para o Brasil, terceiro colocado. As brasileiras garantiram o pódio apenas na última rotação, com salto praticamente perfeito do maior nome da ginástica brasileira: Rebeca Andrade.


INFORME PUBLICITÁRIO

Show da Manhã: João e Gilberto do Grupo GS falam sobre os 2 anos da GS Material de Construção

Show da Manhã: João e Gilberto do Grupo GS falam sobre os 2 anos da GS Material de Construção

Foto: foto: Arquivo GS


Hoje, no Show da Manhã, o radialista Jicelmo Machado conduziu uma entrevista especial com os empresários João e Gilberto, fundadores do Grupo GS. O programa destacou a competição entre trabalhadores da construção Civil no aniversário de 2 anos da GS Material de Construção que acontecerá no dia 24 de agosto de 2024. Além da trajetória da GS, marcada por inovação e sucesso no setor da construção civil. Para conferir um trecho dessa conversa , acesse o vídeo a baixo. 


PRF apreende celulares e cigarros eletrônicos em Vitória da Conquista

PRF apreende celulares e cigarros eletrônicos em Vitória da Conquista

No último domingo (28), a Polícia Rodoviária Federal realizou uma apreensão significativa de dispositivos eletrônicos durante abordagens no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista. A ação ocorreu nos bagageiros de dois ônibus que transportavam mercadorias vindas de São Paulo. Os produtos, encontrados dentro de caixas e malas nos bagageiros dos veículos, incluíam 79 celulares e 45 cigarros eletrônicos. Os responsáveis pelo transporte não apresentaram a documentação fiscal dos itens. Além de configurar crime de descaminho, pelo transporte ilegal de mercadorias burlando a legislação aduaneira, o transporte dos cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida no Brasil, também configurou crime de contrabando. Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Receita Federal de Vitória da Conquista.


Motorista morre e duas pessoas ficam feridas após veículo cair de ponte em Caetité

Motorista morre e duas pessoas ficam feridas após veículo cair de ponte em Caetité

No final da tarde de domingo (28), um grave acidente ocorreu no distrito de Santa Luzia, zona rural de Caetité, no Sertão Produtivo, Sudoeste da Bahia. Um veículo caiu de uma ponte, resultando na morte do motorista e deixando outras duas pessoas feridas. O motorista, identificado como Leli Francisco Xavier, de 48 anos, morreu no local. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas a vítima já estava sem sinais de vida quando os socorristas chegaram. Os dois passageiros feridos foram levados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Não há informações adicionais sobre o estado de saúde deles. O corpo de Leli Francisco Xavier foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi, na mesma região. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pela delegacia local.


Homem morre carbonizado em Paulo Afonso

Homem morre carbonizado em Paulo Afonso

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência em Paulo Afonso, na madrugada de segunda-feira (29), no norte da Bahia, resultando na morte de um homem que foi encontrado carbonizado. O incidente ocorreu no bairro Perpétuo Socorro. Segundo informações, o Corpo de Bombeiros foi acionado e, ao chegar ao local, encontrou a casa completamente tomada pelas chamas. O combate ao fogo durou cerca de meia hora. Após controlar a situação, os bombeiros descobriram o corpo carbonizado de um homem, cuja identidade ainda não foi revelada. Ainda não se sabe o que causou o incêndio, e a Polícia Civil está investigando o caso. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado para realizar a perícia e encaminhar o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) para exames.


Cigarros contrabandeados são apreendidos em Urandi

Cigarros contrabandeados são apreendidos em Urandi

Na madrugada de segunda-feira (29), por volta das 4h30, uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar da Bahia (PMBA) resultou na apreensão de aproximadamente 750.000 maços de cigarros contrabandeados. A carga ilícita foi encontrada no compartimento de um caminhão abordado no km 16 da BR-122, no município de Urandi, na Bahia. Durante a inspeção inicial, o motorista apresentou documentação fiscal que indicava o transporte de baldes e papelão. No entanto, ao verificar o conteúdo do baú, as equipes descobriram que apenas algumas fileiras correspondiam aos itens descritos na nota fiscal, enquanto, escondidas atrás dessas, estavam cerca de 1.500 caixas de uma marca de cigarros proibida pela ANVISA. Os 750 mil maços de cigarros foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal. O motorista foi preso em flagrante pelo crime de contrabando e levado à Delegacia de Polícia Civil de Guanambi.


Homem morre após ser esfaqueado em Iramaia

Homem morre após ser esfaqueado em Iramaia

Na madrugada de segunda-feira (29), por volta de 01h30, ocorreu um homicídio no povoado da Placa, em Iramaia, na Chapada Diamantina. Um homem, cuja identidade permanece desconhecida, foi fatalmente esfaqueado no tórax. Testemunhas relataram que a vítima tentou buscar ajuda dos seguranças que patrulhavam a área. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi acionado rapidamente, mas ao chegar ao local, os socorristas apenas puderam constatar o óbito.


ANEEL aciona bandeira verde na conta de luz para o mês de agosto

ANEEL aciona bandeira verde na conta de luz para o mês de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na sexta-feira (26) que a bandeira tarifária será verde em agosto. Com essa decisão, as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo adicional neste mês. Segundo o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto. Após um mês de julho com bandeira amarela, a bandeira tarifária retorna à cor verde para agosto, devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país. A bandeira verde permaneceu em vigor por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas. Com as bandeiras tarifárias, o consumidor pode ter um papel mais ativo na gestão de sua conta de energia.


Motocicletas irregulares são apreendidas em Brumado

Motocicletas irregulares são apreendidas em Brumado

Na quinta-feira (25), o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conduziu mais uma fase da Operação Força Total em todas as cidades sob sua jurisdição. O Tenente Coronel Elson Pereira relatou à imprensa que a PM apreendeu 14 motocicletas por diversas irregularidades. Ele destacou que o foco nas motocicletas se deve ao fato de que elas são frequentemente utilizadas para o transporte de drogas e armas, além de serem comumente envolvidas em homicídios. A operação terá novas fases em breve.


Caminhão tomba na curva da morte em Guanambi

Caminhão tomba na curva da morte em Guanambi

Foto: Foto/Reprodução: WhatsApp

No último domingo (28), um caminhão transportando uma carga de maracujás virou na BR-030, na altura de Guanambi, em um trecho conhecido como "Curva da Morte". A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) foi acionada e registrou a ocorrência. Segundo informações do órgão, o motorista sofreu apenas ferimentos leves. Parte da rodovia precisou ser interditada para que o veículo pudesse ser removido. As primeiras investigações sugerem que o acidente foi provocado por uma falha mecânica.


Polícia descobre desmanche de veículos em Guanambi

Polícia descobre desmanche de veículos em Guanambi

Na quinta-feira (25), o setor de inteligência do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, no sudoeste da Bahia, recuperou uma caminhonete C-10 que havia sido furtada na madrugada do último domingo (21). De acordo com o radialista Rony Martins, da Rádio Alvorada FM, o veículo foi encontrado em uma oficina no Bairro Liberdade, junto com outros quatro veículos furtados. A oficina funcionava como ponto de desmanche de veículos. A caminhonete C-10 já estava parcialmente desmontada, sem a carroceria e partes da chaparia. Para localizar a oficina, a polícia analisou cerca de 29 câmeras de segurança. Além da caminhonete, os policiais também encontraram um Gol que havia sido furtado durante o São João do Gurutuba, em 2023. O proprietário da oficina era considerado acima de qualquer suspeita, e a descoberta chocou os vizinhos.


Morre terceira vítima de acidente entre carro e caminhão em Tanhaçu

Morre terceira vítima de acidente entre carro e caminhão em Tanhaçu

A terceira vítima do grave acidente ocorrido na BR-030, em Tanhaçu, no início deste mês, faleceu na quinta-feira (25). De acordo com informações obtidas, Lilian Caldas Santos, de 42 anos, estava internada no Hospital de Base de Vitória da Conquista após o acidente. O trágico incidente aconteceu no dia 08, quando o carro em que Lilian viajava com seu marido e dois filhos colidiu com um caminhão após uma tentativa de ultrapassagem malsucedida. Na hora do impacto, o filho do casal, um bebê de 1 ano e 7 meses, perdeu a vida. O marido, Josimar Ferreira dos Santos, de 44 anos, faleceu alguns dias depois no Hospital Municipal de Brumado. O filho mais velho, de 25 anos, sofreu apenas ferimentos leves. A família estava retornando para Goiânia após visitar parentes em Camaçari. As informações são do site Achei Sudoeste.


Homens são detidos suspeitos de importunação sexual em Caetité

Homens são detidos suspeitos de importunação sexual em Caetité

Dois homens foram detidos na madrugada desta sexta-feira (26) sob suspeita de importunação sexual e levados para a Delegacia Territorial de Caetité, no sudoeste da Bahia. Segundo a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a prisão ocorreu por volta das 5h, durante o terceiro dia das celebrações de Sant’Ana. As circunstâncias exatas do crime não foram divulgadas pela polícia, que também manteve em sigilo a identidade e a idade dos suspeitos. O crime de importunação sexual, de acordo com o artigo 215-A do Código Penal, é passível de uma pena de até cinco anos de reclusão. Os detidos foram encaminhados à delegacia e aguardam as medidas legais que serão tomadas pelas autoridades competentes.


Número de mortes por gripe em 2024 aumenta 74% na Bahia

Número de mortes por gripe em 2024 aumenta 74% na Bahia

Entre janeiro e julho de 2024, a Bahia notificou 882 casos de gripe e 61 mortes pela doença, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 434 casos e 35 óbitos, houve um aumento significativo de 103,2% nos casos e um crescimento de 74,3% no número de óbitos. No mesmo período de 2024, foram registrados 7.305 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), registrando 311 óbitos. Comparado ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 6.971 casos, houve um aumento de 4,8%. Os dados abrangem o período de janeiro a 22 de julho de ambos os anos. Especialistas atribuem esse aumento a vários fatores, incluindo a mudança das estações com a chegada do inverno e o período pós-festas de São João.


Animais são envenenados em Guanambi

Animais são envenenados em Guanambi

Desde a última segunda-feira (22), quatro gatos domésticos foram envenenados e mortos no Condomínio Eco Spa Resort, localizado em Guanambi. Eduardo Bacelar, morador do condomínio, denunciou o ocorrido através da Rádio Alvorada FM, na manhã de sexta-feira (26). Ele revelou que alguém está espalhando veneno nas áreas comuns do condomínio com a intenção de matar os animais. O morador exigiu que seja aberta uma investigação para identificar e punir os responsáveis pelo crime. Um Boletim de Ocorrência será registrado na Delegacia Territorial de Guanambi para que a investigação tenha início o quanto antes. Segundo informações, o Eco Spa Resort é um condomínio de luxo, habitado por pessoas de alto poder aquisitivo. Nos últimos meses, diversos animais de estimação e de rua foram encontrados mortos por envenenamento na cidade, evidenciando um problema recorrente que é alarmante.


Mãe e filho morrem após grave acidente em Mirabela

Mãe e filho morrem após grave acidente em Mirabela

Uma trágica colisão frontal entre dois veículos resultou na morte de uma mãe e seu filho de quatro anos na MGC-135, em Mirabela, na noite de quinta-feira (25). Segundo informações, as vítimas fatais eram naturais de Guanambi. Além disso, quatro outras pessoas ficaram feridas no acidente. A Polícia Militar Rodoviária informou que as vítimas fatais estavam em um carro conduzido por um jovem de 24 anos. No segundo veículo, estavam o motorista, uma mulher e uma adolescente de 11 anos. O condutor deste veículo relatou que se deparou com o carro das vítimas na contramão, desgovernado e com os faróis apagados. Ele passou pelo teste do bafômetro, que resultou negativo. O motorista do primeiro veículo, encontrado em estado grave, foi entubado e encaminhado à Santa Casa de Montes Claros. O menino foi arremessado do carro durante a colisão e morreu no local. A mãe foi levada ao hospital, onde seu óbito foi confirmado. O SAMU relatou que os dois adultos sofreram traumatismo cranioencefálico grave.


Homem morre eletrocutado em Barra da Estiva

Homem morre eletrocutado em Barra da Estiva

Um homem de 35 anos, cuja identidade não foi divulgada, faleceu após sofrer uma descarga elétrica na quinta-feira (25) no povoado de Geraizinho, localizado na região da Caatinga, em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o incidente ocorreu quando o homem tentava ligar uma bomba d'água. O proprietário da fazenda encontrou o corpo da vítima próximo ao equipamento e imediatamente chamou a Polícia Militar. A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para necropsia. A Delegacia Territorial de Barra da Estiva está investigando o caso.


Começa hoje o novenário do Senhor Bom Jesus do Taquari 2024

Começa hoje o novenário do Senhor Bom Jesus do Taquari 2024

Foto: Rádio 88 FM

Hoje inicia a Festa do Bom Jesus 2024, sob o tema "Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs". De 28 de junho a 6 de agosto, vamos celebrar juntos essa importante festividade.

"Acompanhe tudo de perto, mesmo à distância, com a nossa transmissão ao vivo."

Rádio 88 FM

Facebook @radio88fmoficial
YouTube @radio88fmoficial
Site - www.radio88fm.com.br
Aplicativo da Rádio 88 FM

Transmitiremos cada momento com amor e dedicação todos os dias sempre ás 18:30h, para que todos possam participar dessa festa tão especial.

Prepare seu coração e sua família para viver momentos de fé, esperança e fraternidade. Vamos celebrar o Bom Jesus como uma grande família, onde todos são bem-vindos!
#FestaDoBomJesus #VósSoisTodosIrmãosEirmãs #TransmissãoAoVivo #Rádio88FM


Moradora de Livramento ganha R$ 100 mil na Nota Premiada

Moradora de Livramento ganha R$ 100 mil na Nota Premiada

Foto: Drone Rádio 88 FM

Uma moradora de Livramento de Nossa Senhora, no Centro-Sul da Bahia, conquistou o prêmio principal de R$ 100 mil na campanha Nota Premiada Bahia, promovida pelo Governo do Estado. O resultado da premiação de julho foi divulgado nesta quinta-feira (25), revelando também que outros 90 baianos e uma residente de Recife foram agraciados. Entre os 90 prêmios de R$ 10 mil, 52 foram para moradores de Salvador, 37 para o interior da Bahia e um para Recife. 


Homem é preso suspeito de violar sepulturas para furtar ossadas na Bahia

Homem é preso suspeito de violar sepulturas para furtar ossadas na Bahia

Na terça-feira (23), a polícia prendeu um homem suspeito de violar sepulturas para roubar ossadas no cemitério da cidade. O crime foi descoberto após moradores registrarem queixas sobre o misterioso desaparecimento das ossadas. A denúncia levou à abertura de um boletim de ocorrência na 21ª Delegacia Territorial de São Francisco do Conde, iniciando as investigações. Durante uma das diligências, a polícia flagrou Israel dos Santos Assis, conhecido como Pinguim. Ao ser abordado, Israel confessou o crime e conduziu os policiais a um manguezal, onde um saco plástico contendo esqueletos foi encontrado. Israel foi preso em flagrante e, durante o interrogatório, revelou que as ossadas seriam entregues em Salvador para a realização de rituais, conforme encomenda recebida. Ele agora está à disposição da justiça, enquanto a polícia continua a investigar o caso para identificar possíveis cúmplices e esclarecer todos os detalhes do crime. A prisão de Israel dos Santos Assis traz alívio aos moradores de São Francisco do Conde e destaca a eficácia das autoridades locais em responder rapidamente às preocupações da comunidade e combater atividades criminosas.


Mãe e filha são assassinadas a facadas no norte da Bahia

Mãe e filha são assassinadas a facadas no norte da Bahia

Mãe e filha foram assassinadas a facadas, na madrugada de quarta-feira (24), no povoado de Jatobá, em Juazeiro, no norte do estado. O principal suspeito pelo crime é o ex-marido de uma das mulheres. De acordo com informações da Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Maria Batista de Souza e Taisa Maria de Souza, de 44 e 26 anos, respectivamente. O suspeito é ex-marido de Taisa. Ele teria pulado o muro da residência das vítimas e invadido o imóvel. Moradores relataram para a Polícia Civil que, após entrar na casa, o homem teve uma discussão com Taisa e a mãe dela também se envolveu na briga. Neste momento, o suspeito esfaqueou a ex-companheira. Ela tentou fugir e caiu na rua, já ferida, a alguns metros da residência.


Maconha escondida em pacotes de arroz é apreendida em Vitória da Conquista

Maconha escondida em pacotes de arroz é apreendida em Vitória da Conquista

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão significativa de drogas na tarde de terça-feira (23), na BR-116, no município de Vitória da Conquista. Por volta das 17h, os agentes pararam um ônibus que fazia a rota Paulicéia (SP) - Cajueiro (AL) para uma fiscalização de rotina. Durante a inspeção, os policiais contaram com a ajuda dos cães farejadores K-9 Friedel e K-9 Kaleu. Utilizando um procedimento padrão, as bagagens foram parcialmente removidas do compartimento inferior do ônibus para que os cães pudessem inspecionar todos os volumes. Os cães rapidamente indicaram a presença de substâncias ilícitas em um saco transparente que continha diversos produtos alimentícios. Ao investigar o saco indicado pelos cães, os agentes encontraram 4,54 kg de maconha cuidadosamente ocultados entre os alimentos. A droga foi imediatamente apreendida e removida do veículo. Esta operação destaca a eficiência e a importância do uso de cães farejadores na detecção de entorpecentes, contribuindo para a segurança nas estradas e a prevenção do tráfico de drogas. A PRF continua a intensificar as ações de fiscalização em toda a região, visando combater o transporte ilegal de substâncias ilícitas e garantir a segurança de todos os usuários das rodovias.


NO AR Locutor no Ar
Carregando... Aguarde...
AO VIVO Rádio 88 FM
TOCANDO
Carregando...
A SEGUIR
Aguarde...
ESC
Siga a 88 FM