Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 12.02.2024

Fantasias de Carnaval Estamos em pleno agito carnavalesco, tido como a maior festa popular do Brasil. Mexe com toda a comunidade, mas na verdade só uma minoria participa! Tem aspectos bonitos e culturais, como os desfiles de blocos afros (Salvador), escolas de samba (Rio de Janeiro/São Paulo)) e a tradição dos caretas (mascarados), na visinha Rio de Contas. Fora isso, é a festa do vale tudo, da licenciosidade, que alguns aproveitam para mostrar como de fato são! Espécie de catarse piscológica! Já chegou a ser demonizado pela Igreja! Mas, segundo a etimologia, a palavra Carnaval vem do Latim “carne vale”, que significa adeus à carne. Por que isso?

Porque era a festa que a Igreja fazia para as pessoas se despedirem da carne e se prepararem para a abstinência, logo a seguir, nos 40 dias da Quaresma, na qual as igrejas cristãs se preparam para a Páscoa, que rememora as torturas e o assassinato de Jesus. No fundo, porém, o espírito festivo e carnavalesco sempre animou o ser humano. Tipo de festa em que se vê a busca pela inversão de valores e das normas morais e sociais, violação dos bons costumes. No Carnaval, tudo fica informalmente “permitido”, desaparece a censura e a autocensura. Perde-se o pudor, enfim! E isso vem desde as bacanais da Roma Antiga, muito antes de Cristo. Então, brinquem com cuidado!

Campanha do Irmão Logo após a festa de Momo, chegará o Dia das Cinzas, a 4ª-feira, com todos de volta ao mundo real, sem fantasias! Muitos irão à igreja, limpos das purpurinas, para a imposição das cinzas. O sacerdote certamente lembrará: do pó viestes, ao pó retornarás. Com o início da Quaresma, na 4ª de Cinzas, também começará a CF-2024 (Campanha da Fraternidade), da CNBB, cujo tema  de reflexão é fraternidade e amizade social, e o lema vós sois todos irmãos e irmãs. O lema é inspirado no Evangelho de Mateus, em que Jesus alerta sobre a necessidade da humildade. E pede que todos ajam diferente dos que não fazem o que pregam, que gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, gostam de serem saudados nas praças e chamados de mestres.

E o Messias frisou: "Vocês não devem ser chamados mestres! Só um é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos”! (Mateus 23). O secretário executivo da CNBB, padre Jean Poul Hansen, disse que o tema da CF-2024 lembra a importância da amizade social e se baseia na encíclica Fratelii Tutti (todos irmãos), do papa Francisco. E que é um convite de conversão à amizade social e reconhecimento da vontade de Deus que todos sejam irmãos/irmãs. Seria inspirada em São Francisco de Assis. Como sabemos, São Francisco chamava de irmão até o Sol e a Lua. Talvez essa CF ajude, também, a minimizar as divergências  dentro da Igreja, inclusive entre bispos e o próprio Papa.
 
Para refletir A calma de espírito e a paz social exigem a execução regular de ações públicas e privadas, com a convivência harmoniosa entre as pessoas. Qualquer desvio desses itens desequilibra as relações, podendo gerar conflitos, insatisfações e desassossego. O funcionamento certo da ordem coletiva necessita da colaboração de todos. Por exemplo, as pessoas que assumem o compromisso de comandar as ações públicas devem honrar esse encargo, buscando sempre atender às necessidades da população. Do mesmo modo, cada indivíduo tem de fazer sua parte, para ter seus direitos respeitados. Se nada funcionar direito, inexistirá paz social e haverá mais sofrimento. Infelizmente, sempre há quem queira ter mais vantagem, descumpre as normas e prejudica toda a comunidade.

Ainda somos uma comunidade cheia de malfeitas. Os serviços públicos são ruins, o egoismo das pessoas é alto! Faltam civilidade, educação, generosidade, respeito, cortesia. Falta amor! Vamos pensar no que Jesus ensinou. Temos de usar a centelha divina que há em nós, e contribuir  para a paz social, na comunidade. Basta abrir o coração e a alma a Deus, estendendo o abraço a todos. Vamos fazer nossa parte e exigir, com gentileza e coragem, que os demais cumpram as suas, principalmente os governantes! Vamos mostrar que somos civilizados e merecemos as bênções de Deus! Vamos garantir alegria e paz no ambiente em que vivemos, para nós e todos os seres vivos! Pensem nisso!