Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 29.01.2024

Tratamento da vista A Secretaria da Saúde de Livramento alterou, parcialmente, o calendário da 2ª etapa do Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas, para tratamento do pterígio (carne no olho) e da catarata (vista embaçada). As cirurgias previstas para 3 e 4 de fevereiro foram remarcadas para 24 e 25, igualmente de fevereiro, com revisão dia 26, tudo no hospital local. As datas de revisão da 1ª etapa do mutirão e da triagem continuam sendo 1º e 2/2, respectivamente, na Escola Fernando Ledo. Fiquem atentos!  

Eleições municipais Persiste a nefasta conotação esportiva dada ao pleito, por muita gente. E as necessidades da comunidade seguem ignoradas, até por quem se queixa da má prestação dos serviços públicos, como na saúde e saneamento. Agora mesmo, circula notícia de falta de remédios da Farmácia Básica! Os grupos de Zap pouco ajudam nos debates das demandas da comunidade. Imperam conversas tolas e bate-bocas inúteis, no estilo botequim. Rolam até ofensas pessoais. Os bate-boca são sempre em defesa de políticos de estimação, de um lado e do outro!

São Gonçalo afrontado De novo, os políticos desfilaram, na festa da Canabrava, que seria em louvor a São Gonçalo! Foi clara a busca de proveito eleitoral, no evento, sem respeitar a religião, afrontando ma tradição de fé de mais de 300 anos! Na fala dos políticos, teve vaias, que Ricardo Ricar atribuiu, de forma desdenhosa e arrogante, a uma minoriazinha! Foi feita, ao lado da Igreja, uma praça para shows profanos e palco político, vilipendiando aquele lugar sagrado! E o cinismo dos políticos vai além! A pré-candidata Joanina, por exemplo, é emblemática nisso! Ela, Ricardo Ribeiro e a eminência parda Jânio Lima, vice na chapa de Joanina, não se amam!

Diferente do que Ricardo Ribeiro já comparou, prefeito e vice não são como o queijo e o doce na goiabada! Nem na marmelada! Ela sentiu-se tão desprezada que chegou a dizer que vice não serve pra nada, e que nem deveria existir. Isso ficou provado nesses 7 anos, pois ela nunca substituiu o prefeito! O substituto eventual, fora da lei, foi a eminência parda, dissimulado de Controlador Geral. Eles estão numa pré-campanha fria! E se ela, eleita, resolver provar que quem não serve pra nada, além do vice, são ex-prefeito e ex-controlador? Não tem como acreditar neles! Tudo ainda poderá acontecer, inclusive a defenestração política dela! Que São Gonçalo nos proteja!

Ação policial oportuna A Polícia Militar, de fato, restabeleceu a autoridade e a ordem pública, em sua ação na Canabrava, com apoio do Ministério Público e, ao que consta, também do prefeito Ricardo Ribeiro, como fez Paulo Azevedo (2013), em ação parecida, mais ampla, comandada pelo  major Luiz Afrânio, então comandante da 46ª CIPM. O objetivo era o mesmo, fazer cumprir as leis e proteger os cidadãos. O alvo, como agora, eram habilitação de motoristas, veículos adulterados ou sem documentação. Paulo, à época, pediu tolerância Zero, até para familiares dele, se flagrados. Até carros de luxo sumiram da cidade! Rogamos para que a ação atual não fique só na Canabrava!

Para refletir Para a reflexão de hoje, adaptei mais uma mensagem da Internet (site Paletrante). É mais um convite para se pensar no sentido da nossa vida na Terra. Uma reflexão sobre nossas ações do dia a dia!

Um senhor já idoso, cheio de sabedoria, amava muito as plantas. Acordava cedo, todos os dias, para cuidar do seu jardim, de beleza encantadora. Certo dia, resolveu plantar uma jabuticabeira. Nessa hora, um jovem aproximou-se dele e perguntou:

- Que planta é essa que o senhor está plantando?
- Acabo de plantar uma jabuticabeira, respondeu o homem.
- E em quanto tempo ela dá frutos?, quis saber o rapaz.
- De 15 a 20 anos, respondeu o dono do jardim.
- E o senhor espera viver ainda tanto tempo assim?, indaga o moço.
- Não, certamente não comerei do seu fruto, admitiu o senhor.
- E qual a vantagem, então, de plantar essa árvore, se o senhor não
   comerá de seus frutos?, insistiu o rapaz.

 
Na sua sabedoria, o velho, responde:

- Nenhuma, meu filho, mas ninguém comeria jabuticaba se
   todos só plantassem o que fosse colher para si!

Pensem nisso!